Bom investimento em Portugal: dicas, setores e franquias em alta

Investir em Portugal  / 

De um dos países mais afetados pela crise econômica mundial ao status do novo melhor destino para investir. Segundo especialistas do mundo inteiro, há muitos motivos para fazer um bom investimento em Portugal. Em janeiro de 2018, um artigo da edição francesa da Forbes elencou os prós de se prestar atenção ao mercado português.

Você quer comprar Imóvel em Portugal? Seja orientado por especialistas

Quais são as melhores zonas para se comprar? Como funciona o financiamento? Como envio dinheiro para Portugal? Quais são os documentos necessários?


Compre um imóvel em Portugal com toda a segurança e conforto sendo orientado pelos especialistas da Atlantic Bridge.

SEJA ORIENTADO »

Com qualidade de vida, apoio ao empreendedorismo, profissionais jovens e bem qualificados, além da procura cada vez maior por parte de celebridades interessadas no país, Portugal é um destino promissor para investir, e o futuro é agora!

Como fazer um bom investimento em Portugal

Cenário em constante crescimento, investir em Portugal é o desejo de muitas pessoas, especialmente brasileiros. Apesar dos índices favoráveis, para fazer um bom investimento em Portugal é preciso apostar na vertente correta, fazer um plano de negócio compatível e aproveitar de todas as facilidades que o país oferece aos empreendedores estrangeiros.

Vale saber também que, desde janeiro de 2018, o país vem disponibilizando outra modalidade de visto para empreendedores, o Startup Visa Portugal. Esse é um programa que busca atrair e fortalecer inovações no país, concedendo residência especial aos empreendedores nas áreas de tecnologia e demais projetos aprovados na avaliação de potencial econômico e inovação. Então já sabe, se esse é o seu perfil, agora há um facilitador para tirar seu projeto do papel.

A seguir, listamos algumas das áreas em maior ascensão para quem quer empreender neste e nos próximos anos. Seja criativo, prepare-se e sucesso!

Turismo

Não há como falar sobre um bom investimento em Portugal sem começar pelo turismo. O setor é exemplar no país, que reúne recordes e assume o compromisso em se tornar “o mais inovador e sustentável do mundo”, de acordo com a secretária do Estado do Turismo Ana Mendes Godinho.

De certo, o turismo é um dos setores mais promissores e aquecidos de Portugal, e uma ideia sob os moldes do futuro é garantia de sucesso.

Hostel

Com a difusão desse tipo mais acessível de hospedagem, muitas pessoas vêm preferindo ficar em hostels especialmente pela experiência que os mesmos oferecem. Sendo Portugal um destino que atrai visitantes do mundo todo, vale investir não só na estrutura, mas na inovação do local.

Alguns hostels ganham fama por serem sustentáveis, descolados, tecnológicos, dentre tantas classificações. É possível, inclusive, filtrar esses estabelecimentos por termos como Cheap, Design, Boutique, Adventure, Eco, Family, Party ou History.

Guia turístico privado

Responsável por apresentar o país aos estrangeiros, é fundamental que, para investir na tarefa ou na abertura de uma agência que ofereça o serviço, exista todo um cuidado e conhecimento como respaldo.

A função demanda fluência em mais de um idioma, profundo conhecimento sobre o país e localidades abrangidas, bem como a habilidade de desenvolver rotas de excursão individuais a cada perfil de cliente.

Cumprindo tais requisitos, já existem investidores que saíram na frente. Muitos apostaram no guia particular e motorizado, utilizando carros elétricos para levar os turistas de um ponto a outro — uma união de sucesso entre turismo, sustentabilidade e mobilidade urbana.

Veja também quais são os principais erros ao empreender em Portugal e como evitá-los.

Investimento imobiliário

O mercado imobilário em Portugal está aquecido por diversos fatores: chegada de imigrantes, crescimento do turismo, valorização dos imóveis no país e rentabilidade do aluguel são alguns deles. O retorno financeiro no investimento em imóveis é elevado, cerca de 10% ao ano, o que tem atraído investidores de todo o mundo – incluindo brasileiros.

Para fazer um investimento como esse, é preciso ter conhecimentos e experiência no setor, pois envolve burocracia, legislação de um país estrangeiro, envio de dinheiro, etc. Nossa sugestão é que faça todo o processo de compra de imóveis para investimento com a supervisão de um advogado e um consultor.

Se você deseja acompanhamento para entrar no setor imobiliário em Portugal, sugerimos a assessoria da Atlantic Brigde, uma empresa que tem a confiança do Euro Dicas. Clique aqui para entrar em contato com um consultor, sem compromissos.

Franquias

Assim como acontece no Brasil, franquias são excelentes negócios para quem tocar um negócio mais estruturado, sem correr grandes riscos — especialmente se você ainda não tem muita experiência ou segurança em empreender do zero.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Se você busca por algo mais certeiro, pode apostar nas franquias em Portugal de maior público, considerando a cultura local. Um bom investimento em Portugal está, por exemplo, no setor de restauração. Cafés, pastelarias (padarias e confeitarias, aqui no Brasil), iogurterias, sorveterias e restaurantes são ótimos nichos para encontrar a franquia perfeita.

Outras negócios rentáveis estão nas áreas de perfumarias e franquias do setor da beleza e estética. A tecnologia, seja na venda de produtos ou serviços também vem ganhando força no país, assim como serviços imobiliários e de limpeza (empresarial ou doméstica).

Agora que já sabe mais sobre os setores em alta, vale a dica para não ficar preso somente às franquias portuguesas. Existem grandes nomes oriundos da Espanha, por exemplo, que crescem a passos largos em Portugal. Veja algumas franquias de destaque nos últimos meses e se inspire:

  • DIGItores: rede de marketing digital que oferece consultores digitais;
  • Llaollao: rede espanhola de iogurtes congelados;
  • 100 Montaditos: franquia espanhola de restaurantes;
  • Telepizza: rede de pizzarias com entrega a domicílio;
  • House Shine: serviços de limpeza para casas e empresas;
  • NueveNoventa: boutique de roupas e acessórios espanhola. Moda econômica;
  • ClickViaja.Com: agência de viagens.

Você pode navegar por diretórios mais completos e consultar as franquias que mais atendem o segmento desejado e, claro, o investimento necessário para a abertura da empresa. Fique de olho em sites como o Franchising, Best Franchising, InfoFranchising ou Franchising e Oportunidades.

Conheça também os principais restaurantes brasileiros em Lisboa e inspire-se!

Tecnologia

Se você é um entusiasta no ramo da tecnologia, deve saber que Lisboa se transformou num verdadeiro hub de inovação e empreendedorismo. A cidade conta com o investimento de gigantes como a Google, inúmeras startups fervilhando, mais de 30 incubadoras e aceleradoras, além de abrigar a maior conferência de tecnologia e inovação da Europa: a Web Summit.

drones

Superando inclusive a cidade de São Paulo, não há dúvidas que a capital portuguesa pode se tornar o local perfeito para você investir e desenvolver seu negócio.

EdTech

Muita gente ainda desconhece o termo EdTech, mas seu conceito é simples e fundamental: utilizar a tecnologia em prol da educação. Esse é um segmento muito amplo, onde há espaço para todas as mentes criativas e inovadoras conquistarem um lugar ao sol.

Dentre as possibilidades que a vertente permite está o desenvolvimento de softwares, aplicativos e jogos que visem introduzir algum tipo de aprendizado aos utilizadores. Profissionais da área de TI podem encontrar aqui um bom investimento em Portugal.

Realidades virtual e aumentada

Base para inúmeras inovações, você provavelmente anda ouvindo falar muito nessas duas áreas. Justamente, esse é um ecossistema muito promissor, ainda que com pouca visibilidade em Portugal — mas o cenário está muito próximo de mudar.

Com ideias inovadoras, talento, competências tecnológicas e o posicionamento geográfico favorável (pelo fato de estar na Europa), as tecnologias VR/VA devem contribuir em muito para acolher investidores e desenvolver projetos revolucionários.

Você também pode se interessar sobre o Visto de Empreendedor Portugal (Visto D2).

Impressão 3D

Se você tem a formação e investimento necessários para adquirir todo o maquinário relacionado, o mercado de impressão 3D é uma tendência e promete se firmar como um dos negócios mais promissores nos próximos anos.

Apesar de ainda pouco explorada — muito pela falta de profissionais na área —, o investimento em impressão 3D promete ser “revolucionário”. Segundo especialistas, em menos de 20 anos, um em cada dois produtos industriais será impresso em 3D. Estamos vivendo um período em que o setor está prestes a dar um enorme salto.

Atualmente, a impressão 3D é mais utilizada no maquinário industrial, engenharia aeroespacial, automóveis, próteses no setor da saúde e produtos eletrônicos de consumo. Cerca de 80% dos investimentos em impressão 3D nos últimos anos está localizado nestes setores.

Saiba quais são os profissionais em falta em Portugal e seus salários médios.

Desenvolvimento de aplicativos

Vivemos em um tempo em que os smartphones se tornaram praticamente uma extensão de nossos corpos. Seja por questões profissionais, pessoais ou ambas, os aplicativos instalados nos smartphones facilitam nossa vida de inúmeras formas — e sempre há mais espaço para aperfeiçoamento e novas ferramentas.

Programadores, designers e outras profissões relacionadas podem encontrar no desenvolvimento de apps um bom investimento em Portugal.

Aplicativos para morar em Portugal: veja os 10 melhores.

Drones

Operadores, desenvolvedores, projetistas, cinegrafistas… se você tem conhecimento profissional com drones, provavelmente tem nas mãos um bom investimento em Portugal. E no caso, não estamos restringindo a ação somente a filmagens e outras funções comumente associadas a eventos.

Para os próximos anos, o uso dos drones deve crescer dentro de vários segmentos empresariais: segurança, agricultura, inspeções e até mesmo entrega de produtos.

Lojas Virtuais

O comércio eletrônico é outra vertente em constante expansão, tanto por não necessitar de um espaço físico para atuar quanto pela possibilidade de vender produtos e serviços para o mundo todo, se assim desejar.

Apesar de ainda longe da maturidade no setor, só em 2017 o e-commerce em Portugal cresceu 12,5%, e seu potencial de crescimento continua muito elevado.

Conheça as principais lojas online em Portugal em diversos setores.

Gestão de Redes Sociais

Quem não pretende abrir uma loja virtual pode muito bem prestar consultoria ou gerir o comércio de outras empresas por meio das redes sociais. Esse tipo de negócio está inclusive disponível em formato de franquia, mas se você pretende empreender de forma independente, pode elaborar um bom plano de negócios e oferecer produtos e serviços relacionados.

É brasileiro? Então veja como abrir empresa em Portugal.

Sustentabilidade

Como dissemos logo no início deste artigo, a sustentabilidade é uma palavra muito presente na realidade — e no futuro — português. Portanto, se quer a dica para fazer um bom investimento em Portugal, saiba casar perfeitamente a sua área de interesse e a sustentabilidade desse projeto.

sustentabilidade

Consultoria ambiental

Especialmente no continente europeu, vivemos uma era de transição energética, onde a descarbonização migra de forma mais descentralizada para a digitalização — tudo está conectado, bastando um clique.

Diante dessa nova consciência, empresas e consumidores podem sentir a necessidade de uma espécie de consultoria ambiental, a qual busca informar os clientes sobre hábitos de consumo, otimizando e fazendo com que busquem cada vez mais produtos e serviços que envolvam energia.

Energias renováveis

Quando falamos em energias renováveis, automaticamente Portugal nos vem como um dos países que mais se destaca no assunto. Ainda em 2018, o consumo de eletricidade pelos portugueses se deu exclusivamente durante 69 horas, um marco inédito nos últimos 40 anos.

Até 2040 espera-se que a produção da energia renovável garanta a totalidade do consumo elétrico de Portugal Continental. Esse crescimento exponencial abre margem para investimentos nesse setor, não necessariamente na produção dessa energia, mas no desenvolvimento de produtos e serviços compatíveis com ela.

O bom investimento em Portugal pode estar na venda de equipamentos, aerogeradores, painéis fotovoltaicos e tantas outras possibilidades.

Alimentação saudável e inclusiva

Seja em um estabelecimento ou por meio de entrega de marmitas, o mercado de alimentação saudável e inclusiva vem ganhando enormes proporções. As oportunidades podem, por exemplo, serem direcionadas a um público “fitness” ou que apenas está buscando por mais saúde. Outros segmentos podem incluir vegetarianos, veganos e pessoas com restrições alimentares, como celíacos e intolerantes a lactose.

Quer morar em Portugal? Leia o nosso Ebook Como Morar em Portugal e veja todo o passo a passo para fazer o seu planejamento e se mudar para o país dentro da legalidade e sem complicações, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.