Negócios rentáveis em Portugal: melhores setores e onde investir

Investir em Portugal  / 

Geralmente, quando se fala em negócios rentáveis em Portugal, o fantasma da crise financeira ainda está presente. Porém, esse mau momento já começa a fazer parte do passado no país, que se recupera economicamente e vem abrindo muitas oportunidades de prosperar e investir. Veja quais são os negócios mais rentáveis no país no momento, dentro e fora do eixo Lisboa-Porto.

Como está a economia em Portugal?

Mesmo que a crise mundial tenha começado em 2008, ela se abateu sobre a Europa, especialmente Portugal, apenas em 2012.

Na época, o índice de desemprego disparou, chegando a mais de 16% da população ativa sem emprego. Mas a economia portuguesa vem recuperando a olhos vistos e em dezembro de 2018 o desemprego chegou ao índice de 6,6%. As grandes empresas voltaram a investir em Portugal, os comércios, indústrias e serviços parecem, pouco a pouco, de volta aos velhos e bons tempos.

Você quer comprar Imóvel em Portugal? Seja orientado por especialistas

Quais são as melhores zonas para se comprar? Como funciona o financiamento? Como envio dinheiro para Portugal? Quais são os documentos necessários?


Compre um imóvel em Portugal com toda a segurança e conforto sendo orientado pelos especialistas da Atlantic Bridge.

SEJA ORIENTADO »

Por ser um país relativamente pequeno (aproximadamente 10 milhões de habitantes), Portugal sentiu muito rapidamente a crise, mas também muito rapidamente está saindo dela.

Taxa de crescimento do PIB de Portugal

Se você está buscando por negócios rentáveis em Portugal, a taxa de crescimento real do PIB (Produto Interno Bruto) português deve ser levado em consideração e pode lhe interessar. Veja a taxa de crescimento desde 2008 e perceba a melhora na economia portuguesa:

  • 2008: +0,20%
  • 2009: -2,98%
  • 2010: +1,90%
  • 2011: -1,83%
  • 2012: -4,03%
  • 2013: -1,13%
  • 2014: +0,89%
  • 2015: +1,6%
  • 2016: +1,43%
  • 2017: +2,8%
  • 2018: 2,16% (estimado)

Fontes/Entidades: INE, INE | BP, PORDATA

Portugal ganha prêmio por sair da crise: veja a notícia que reforça os argumentos acima.

Negócios rentáveis em Portugal com pouco investimento

Com tantas opções de negócios atualmente, o maior empecilho geralmente é o investimento inicial que não deve ser muito pesado e precisa trazer o retorno o mais rápido possível. Por isso, pensar em negócios rentáveis em Portugal que tenham pouco investimento se torna primordial. Confira cinco dicas que podem lhe ajudar:

1. Site de vendas

Pesquisar sites que vendem produtos no varejo, especialmente os chineses, com preço baixo e revender pode ser uma opção de negócio rentável e com baixo investimento.

2. Franquias low cost

Algumas grandes marcas têm a opção de franquia de baixo custo. No Brasil, por exemplo, a Chocolates Brasil Cacau permite que os interessados comecem com investimento de R$10 mil (taxa de franquia). Em Portugal, um estudo de mercado pode abrir possibilidades e mostrar outras opções.

Recomendamos ver o site www.franchisings.pt caso tenha interesse em franquias em Portugal. É possível ver as franquias por categoria, valor de investimento e etc.

Outras franquias que podem interessar os brasileiros são: www.bugbusters.pt (dedetização) e www.vancouver.com.pt (escola de inglês com foco em brasileiros).

3. Academia low cost

Com cada vez mais pessoas cuidando do corpo, profissionais da área do esporte e saúde pode, com investimento relativamente baixo, abrir um estúdio de pilates, um galpão para crossfit e até uma academia com preços mais acessíveis.

4. Vender experiências

Já pensou abrir uma agência de experiências “exóticas“? Pois é, pensar em coisas que não se encontram facilmente no mercado e abrir uma pequena empresa com este diferencial pode ser barato e muito rentável.

5. Consertar eletrônicos

Colocar capa de proteção em celulares caros, trocar telas quebradas, fazer backup e formatar computadores. Com tantos aparelhos eletrônicos em circulação, com a facilidade de se comprar peças pela internet e cobrar pelo serviço, consertar eletrônicos pode ser um dos negócios rentáveis em Portugal.

Lojas de eletrônicos em Portugal: conheça as mais famosas.

Negócios rentáveis em Portugal nas cidades menores

No Brasil, existe uma concorrência grande em algumas áreas específicas por haver uma alta demanda e também oferta de serviços. No entanto, em Portugal pode ocorrer o oposto em algumas localidades menores.

O que está saturado em alguns lugares, pode ter um grande potencial de mercado em outros, com amplas chances de obter negócios rentáveis em Portugal em locais com menor densidade populacional, situadas fora do eixo Lisboa-Porto.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Para os brasileiros que pretendem abrir um micro negócio próprio, pode ser um bom momento para investir em alguns tipos de serviços ainda não muito populares em algumas localidades portuguesas, porém já comuns no Brasil.

Isso não quer dizer que nas cidades pequenas em Portugal não tenha alguns dos segmentos que iremos mencionar aqui; eles podem até existir, porém muitas vezes não suprem a demanda necessária ou mesmo pode ocorrer a sua inexistência (dependendo da localidade, hábitos e costumes e o setor).

Importante ressaltar que algumas áreas precisam de licença para operar, contudo não é uma tarefa tão burocrática como no Brasil.

Negócios rentáveis em Portugal dentro e fora do eixo Lisboa–Porto

Aluguel de imóvel por temporada (Algarve)

Se o investidor reside em uma região como o Algarve, por exemplo, repleto de belezas naturais com várias praias lindas cortadas por falésias, e possui uma quantia relativa disponível, investir em um apartamento pode ser uma das sugestões de negócios rentáveis em Portugal.

Dessa forma, você pode rentabilizá-lo de 3 formas:

  • Alugá-lo no período de férias quando o número de turistas no Algarve aumenta consideravelmente;
  • Cadastrar o imóvel no Airbnb (a maior plataforma online de locação de imóveis/alojamento), principalmente no verão quando a procura aumenta bastante, assim como os preços;
  • Aluguel mensal (existe uma maior disponibilidade de imóveis para venda do que para locação, neste caso pode ser uma boa forma de garantir uma renda fixa principalmente na baixa temporada, além da facilidade de arrendá-lo devido a escassez de imóveis nessa região).

Aluguel de temporada em Portugal para turistas: veja se vale a pena investir .

Dica: cidades como Lagos, Lagoa e Portimão, tem praias belíssimas de deixar qualquer turista encantado. Se não bastasse o mar, estas cidades também têm uma animada vida noturna, zona histórica e diversas opções de lazer (parque aquático, passeios de barco etc).

Um apartamento perto da praia ou situado em uma área histórica, atrai muito mais turistas interessados. Outras cidades além dessas mencionadas, podem ter também um grande apelo turístico se elas forem litorâneas.

Importante: aqueles que desejam investir na área de alojamento local, devem estar cientes que é necessário efetuar um registro junto à Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal. Além de uma comunicação prévia na Câmara Municipal, que repassará a solicitação para o Registro Nacional do Alojamento Local (RNAL).

Leia também nosso artigo sobre casas para venda no Algarve e veja se é um negócio rentável e viável para você.

Fornecimento/Entrega de comida

Um ramo não muito comum nas cidades menores de Portugal é o setor de fornecimento e entrega de comida, uma área já bastante explorada nas grandes e pequenas cidades do Brasil.

Para quem tem talento na cozinha, pode ser um dos exemplos de negócios rentáveis em Portugal, mesmo se o foco for marmita fitness e pratos congelados saudáveis, mas esteja atento a essas 2 dicas essenciais:

  • Preço justo e qualidade são fundamentais para o sucesso nesse mercado;
  • Divulgação (um cardápio bem elaborado com fotos chamativas, panfletos e promoções, são iniciativas que podem fazer uma enorme diferença).

Dica: o setor de comida saudável tem estado em evidência nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito a refeições vegetarianas e doces diet, isso pode revelar um bom nicho de mercado.

Pode ser interessante saber o preço do mercado em Portugal para saber o quanto vai gastar para confeccionar os alimentos.

Produção de bolos, salgados e doces para eventos

No Brasil é muito comum (e concorrido) encomendar bolos, salgados e docinhos para festas de aniversário e casamento. No entanto, em Portugal esse é um mercado ainda pouco explorado, mas com grande potencial de sucesso, principalmente em regiões menores.

Portanto, aqueles que têm experiência na fabricação de bolos e doces, pode ter nas mãos uma ótima oportunidade de negócio rentável.

Dica: apenas não se esqueça que divulgação é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, isso sem mencionar preço justo e qualidade conforme já citamos anteriormente.

Importante: trabalhadores autônomos, freelancers e prestadores de serviços (sem vínculo empregatício) atuam com recibo verde (documento gerido por autônomos para comprovar que realizaram um serviço e foram remunerados por isso).

No entanto, é necessário dirigir-se a um Balcão das Finanças, onde um funcionário capacitado irá orientá-lo melhor em relação a sua atividade autônoma como trabalhador independente.

Observação: é possível fazer esse processo online também no site das Finanças, porém é aconselhável ir pessoalmente ao local para esclarecer melhor as dúvidas. Lembre-se que é imprescindível ter o NIF (número de identificação fiscal).

negocios rentaveis em portugal bolos

Comunicação visual

Criar materiais de marketing como cartões de visita, panfletos e banners pode ser também um bom nicho a ser analisado, até porque divulgação é a alma de qualquer negócio.

Com relação a esse setor, existe pouca oferta de modo geral mesmo em grandes cidades como Lisboa. Além disso, costuma ser um serviço caro, sendo realizado maioritariamente por portugueses.

Um amigo brasileiro que buscou empresas desse tipo em Lisboa com a intenção de fazer cartão de visita, encontrou raras opções nesse segmento, além de um atendimento ruim, poucas opções de modelo (design) e que deixavam a desejar pela ausência de bom gosto.

Logo, quem possui experiência nesse tipo de mercado gráfico, poder ter grandes chances de negócios rentáveis em Portugal.

Importante: além do Balcão das Finanças, é possível também obter informações no site ePortugal (antigo Portal do Cidadão) na categoria Balcão do Empreendedor.

Drone

O mercado de drones (veículo aéreo não tripulado) tem aumentado bastante nos últimos tempos, principalmente no setor turístico (imagens aéreas incríveis divulgando as belezas de um determinado local).

Um profissional experiente e com um modelo de drone eficiente, pode resultar na combinação ideal para um negócio rentável em Portugal. O site Central Drones mostra os melhores aparelhos disponíveis no mercado dividido por categorias, sendo muito útil na hora de adquirir um.

Muito além de servir apenas para filmar belas paisagens, os drones também podem ter outras funções, como: reflorestamento, prevenção a incêndios e também a produção de vídeos corporativos.

Em Portugal, a captação de imagens por drones deve ser feita com autorização prévia de no mínimo 48 horas para fins de audiovisual e cinema. De todo modo, esteja atento a legislação atual, levando em consideração que o Governo português planeja instituir em breve que a captação de imagens por drones dependa de uma permissão prévia do Estado Maior da Força Aérea.

Dessa forma, uma plataforma online está sendo elaborada pela Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) com o intuito de registrar os drones que possuem um peso superior a 250 gramas, sendo obrigatório essa inscrição de matrícula.

Uma vez que o aparelho esteja registrado online, possibilitará que a ANAC controle e supervisione os operadores de drones através de uma base de dados dessa plataforma.

Regras para o uso de drone em Portugal

  • Altura máxima permitida de até 120 metros e apenas de dia;
  • Proibido voar próximo de aeroportos;
  • Proibido voar sobre: embaixadas/consulados, áreas militares, presídios etc.

Para conferir o regulamento completo e também o código drone, acesse o site Voa na boa criado pela ANAC que possui todas as informações a respeito. Se preferir, pode enviar um e-mail para:  [email protected]

Food truck e outras opções

Os food trucks se tornaram um sucesso no Brasil, principalmente nas grandes cidades, entretanto é um mercado que pode ser explorado de diversas formas.

Em uma ocasião em Lisboa há poucos anos, me deparei com algo inusitado, ao invés de um “food” truck, havia na verdade um wine truck.
Taças de vinho tinto e branco eram comercializadas, tendo uma grande variedade de opções e marcas.

A criatividade faz o empreendedor sair do trivial e seguir por outros caminhos digamos incomuns, mas que podem revelar como boas oportunidades de negócios rentáveis em Portugal, principalmente em lugares menores.

Dica: para além de sanduíches e vinhos, esse tipo de mercado pode envolver também sorvete, lanches saudáveis, doces, comida vegana etc. Use a criatividade e mãos à obra.

Em Setúbal, um ônibus adaptado conhecido como Yellow Bus, bate ponto na orla com vista para o rio Sado, oferecendo bebidas diversas, desde café, cerveja e mojito.

Regras (licenciamento e legislação)

Antes de montar qualquer negócio, verifique antes as regras de licenciamento e legislação, alguns regulamentos são mais exigentes do que outros, dependendo do tipo de empreendimento.

De acordo com o Decreto-Lei n.ᵒ 48/2011 de 1 de abril, conhecido como Licenciamento Zero, possibilitou facilitar a abertura e alteração de alguns tipos de negócio por meio de um regime simplificado.

Em se tratando de um licenciamento específico para venda ambulante, é necessário tratar diretamente com a Câmara Municipal da localidade onde o negócio irá funcionar. Sendo assim, poderá consultar no site Portal do Cidadão os requisitos necessários e as entidades responsáveis em cada distrito.

O site aborda de forma clara e objetiva:

  • Procedimentos exigidos;
  • Custo e validade;
  • Documentação;
  • Critérios.

Conheça também as comidas típicas de Portugal.

Aluguel de equipamento doméstico

Não seria mais fácil alugar um cortador de grama ou mesmo uma furadeira do que comprá-la para ser usada apenas esporadicamente?

A ideia já existe nos Estados Unidos, onde máquinas e utensílios podem ser alugados por hora, sendo um serviço relativamente comum por lá, porém ainda inusitado em outras partes do mundo, inclusive no Brasil.

Dica: Além dos itens mencionados, por que não incluir ferramentas (martelo, chave de fenda etc) e até artigos como secador de cabelo, prancha de cabelo, cadeira de massagem e outros apetrechos.

Importante: verifique junto a Câmara Municipal de seu município, se este perfil de empreendimento é permitido e os procedimentos legais para iniciar esse tipo de atividade.

O Portal das Finanças ou mesmo a página Balcão Empreendedor são meios que podem ser úteis em relação a informações acerca do trabalho independente.

Aluguel de equipamentos esportivos, aquático e tours

Regiões litorâneas onde o sol é abundante, ficam lotadas de viajantes no verão que gostam de fazer atividades e esportes na terra e no mar.

Pensando nisso, o aluguel de pranchas de surf (para a prática de stand up paddle), caiaque, snorkel, segway ou até mesmo tuk tuk (aqueles mini carros asiáticos de três rodas) pode se tornar um dos negócios rentáveis em Portugal (principalmente se for no Algarve).

Na cidade de Lagos, é comum a locação de caiaques para conhecer as grutas das belas praias do local.

Dica: O tuk tuk inclusive pode ser usado para fazer tours guiados por praias, castelos e lugares históricos em cidades charmosas como Lagoa, Évora, Monsaraz, Óbidos, Silves, etc.

Importante: pesquise junto ao departamento de turismo da região, para averiguar a necessidade de alguma licença específica para essa categoria de atividade.

A Região de Turismo do Algarve (RTA) é o órgão responsável por promover os interesses turísticos de todos os concelhos que fazem parte do Distrito de Faro.

Lavagem de automóveis

Ideias não muito comuns podem gerar negócios rentáveis em Portugal, principalmente nas cidades de pequeno porte. A limpeza de automóveis a domicílio pode ser um bom exemplo disso, ou seja, alguém ir até a casa do cliente para lavar com o maior capricho o carro dele.

Dica: por que não investir também na lavagem a seco? É um setor pouco explorado em Portugal.

Importante: apure junto ao Portal das Finanças, orientações sobre esse modelo de negócio autônomo.

Conserto de roupas

Esta área pode até não ser original mas tem grandes chances de se tornar um negócio rentável em Portugal pelo pouco investimento exigido.

Um colega do Brasil que vive em Caldas da Rainha, comentou recentemente sobre a carência de lojas que consertam roupas. Portanto, em cidades não tão populosas assim, pode ser um bom ramo de trabalho para atuar por conta própria, principalmente para quem tem prática em costura.

Os ganhos podem variar muito, desde pequenos reparos em roupas a encomendas grandes (uniformes de estabelecimentos comerciais por exemplo).

Observação: busque informações no site Portal do Cidadão (atual ePortugal) e veja os endereços dos postos de atendimento de acordo com a sua região.

Lojas em Portugal: conheça uma lista completa das principais.

Cuidador de idoso

Portugal possui um alto índice de população idosa, e em razão disso a oferta de trabalho para cuidadores de idosos pode ser bem menos competitiva em cidades de pequeno porte.

Para atuar como cuidador em Portugal é necessário ter uma formação específica em uma dessas 2 áreas:

  • Técnico auxiliar de saúde (no Brasil chamado de técnico de enfermagem);
  • Auxiliar de geriatria (a duração do curso é menor em relação ao técnico).

Aqueles que fizeram o curso de técnico de enfermagem no Brasil, podem fazer a validação do diploma e dessa forma atuar em Portugal, ou se preferir pode fazer o curso no país, já que existem essas 2 opções de formação.

cuidar de idosos portugal

Além disso, há empresas nesse ramo em Portugal onde o profissional de saúde pode fazer um cadastro e ser direcionado para oportunidades de trabalho. Vale ressaltar que a maioria dessas empresas operam com recibos verdes.

Lidar com idosos não é uma tarefa fácil e requer habilidades como paciência e atenção, além de afeição também. Afinal, o cuidador vai lidar com idosos não apenas com a saúde debilitada, mas algumas vezes com o emocional fragilizado também.

O mercado de trabalho é amplo, podendo exercer a profissão em lares para idosos (casa de repouso), hospitais e também como cuidador particular (na residência do paciente). Devido ao grande número de idosos no país, é um dos exemplos de negócios rentáveis em Portugal que exige como investimento apenas a formação.

De acordo com o site de emprego Indeed, o salário estimado de um cuidador de idoso em Portugal está na faixa de 1.148€ por mês (referência: fevereiro de 2019).

Dica: se quiser obter mais informações a respeito desse mercado no âmbito geral, consulte o site cuidadores Portugal, que funciona como uma rede multidisciplinar, representando os cuidadores que atuam no país.

Veja como viver em Portugal depois de se aposentar: um guia completo.

Frete (recolher móveis e aparelhos sem uso)

A geladeira será trocada por uma nova, ou mesmo a estante da sala que pesa quase uma tonelada deixará de ser usada. Nessas horas, a simples ideia de se livrar desses objetos vem acompanhada do desânimo e transtorno de como fazer isso e onde despejá-los.

Se você tem um automóvel aberto como uma caminhonete, poderá investir nesse ramo de recolher mobília sem uso, se encarregando de ir até o local, retirar a peça e em seguida se livrar dela. Dependendo do estado do objeto, você pode inclusive revendê-lo.

A crise aliada a criatividade, podem ser a chave para a criação de negócios rentáveis em Portugal ou em qualquer outro país, basta analisar as necessidades que uma região demanda.

Dica: o profissional vai precisar de um carro com espaço amplo e uma boa divulgação dessa atividade. Esse tipo de serviço é relativamente mais comum em regiões menores do Brasil, onde em alguns casos, o frete é usado como meio de troca pelo objeto descartado.

Observação: consulte o site ePortugal, na seção “Balcão do Empreendedor” para ver notícias relacionadas a este segmento. Outra alternativa é ir pessoalmente no Portal das Finanças para sanar qualquer dúvida a esse respeito.

Bom investimento em Portugal: veja um artigo completo sobre o tema.

Beleza masculina

Homens também são vaidosos, e por que não investir em um espaço dedicado exclusivamente para eles? Oferecer tratamentos de beleza diferenciados, indo além do corte de cabelo e barba tão habitual nas barbearias tradicionais, pode ser uma opção interessante.

Em cidades maiores pode ser um mercado em expansão e de boa aceitação, propiciando possibilidades de negócios rentáveis em Portugal, especialmente em cidades de médio porte e turísticas.

Prover serviços como: limpeza de pele, depilação, drenagem linfática e serviços de podologia (cuidado com os pés) pode ser um diferencial no mercado de estética masculina.

Dica: você pode oferecer como cortesia bebidas (café, cerveja e sucos) aos clientes.

Importante: faça uma pesquisa de campo previamente, circule pelo local e observe se este tipo de negócio pode ser atrativo. Cidades com grande apelo turístico possuem maior receptividade nesse setor.

Observação: Sendo um tipo de comércio de rua e que exigirá um investimento, visite uma das unidades do Portal das Finanças, de acordo com a sua localidade.

Como comprar casa em Portugal: quanto custa e como financiar imóveis.

Outros negócios rentáveis em Portugal para brasileiros

O português adora um bom lugar para comer bem e jogar conversa fora. Se você está pensando em abrir um negócio em Portugal, pesquise melhor sobre a área de restaurantes, padarias e cafés.

Muitas vezes com um investimento relativamente acessível, é possível abrir um lugar que sirva boa comida com preço baixo, com o diferencial de ter iguarias brasileiras. As chances de sucesso são grandes, mas lembre-se: pesquise muito e se informe para evitar a tomada de decisões erradas.

Saiba quais são as empresas brasileiras que fazem sucesso em Portugal aqui.

Pontos relevantes a serem considerados para investir em negócios rentáveis em Portugal

  • Um determinado segmento pode ser um sucesso em uma localidade e um fracasso em outra, sendo assim, pesquise antes se a área que você deseja investir pode ser algo inédito e acima de tudo com uma boa aceitação de mercado na região escolhida;
  • Verifique (dependendo do empreendimento) a necessidade de uma licença específica para atuar, como ocorre no caso de drones;
  • Divulgação é fundamental para tornar qualquer negócio rentável, então abuse das redes sociais criando uma página sobre o seu negócio, além de um site atrativo e distribua panfletos em locais estratégicos de grande circulação de moradores e turistas;
  • Tenha planejamento, persistência, disciplina e uma reserva financeira;
  • Errar não significa desistir, aprenda com os erros e siga adiante com os seus sonhos e projetos;
  • Ética, excelência, comprometimento, inovação e disciplina são fundamentais em qualquer empreendimento.

Dicas importantes

Na hora de fazer uma pesquisa a respeito da localidade onde pretende abrir um negócio, uma boa sugestão é consultar o site PorData.

Sendo uma base de dados de Portugal com referências em estatísticas oficiais, o site informa a respeito de assuntos como: educação, saúde, população, emprego e mercado de trabalho, cultura, atividades econômicas, turismo, transporte e outros temas.

Esse tipo de pesquisa pode ser útil a título de conhecimento sobre a economia da cidade. Basta selecionar o local e acompanhar todos os dados atualizados sobre ele.

Tenha em mente que as principais ferramentas de informação que você precisará consultar para o seu futuro empreendimento são: o Portal das Finanças, Portal do Cidadão e a Câmara Municipal de sua cidade.

Por serem segmentos de mercado completamente diferentes (e alguns até inovadores), os regimentos/normas e órgãos responsáveis serão diferentes dependendo do setor escolhido. Por isso, consulte os canais de atendimento citados neste artigo para averiguar qual deles é o mais apropriado para o seu ramo de negócio.

Saiba também por que comprar em imóvel em Portugal: um negócio rentável no país.

Visto e planejamento para investir em negócios rentáveis em Portugal

Depois de considerar a economia atual e algumas possibilidades para abrir um negócio em Portugal, o próximo passo é conseguir um visto de empreendedor para poder morar em Portugal e começar o seu negócio.

O planejamento nesse caso é fundamental, por que além de mudar de país e ter que planejar a sua vida, precisa planejar um negócio baseado em uma cultura que você não conhece, por isso as franquias oferecem menos risco para os brasileiros que querem ter um negócio rentável em Portugal.

Os portugueses costumam dar muito valor ao dinheiro e não são tão gastadores como os brasileiros. Em Portugal, um centavo faz diferença e, por isso, pensar em um negócio que tenha baixo custo de operação é fundamental.

Você não vai ver, de maneira geral, um português pagando muito caro para comer ou para adquirir algum produto. Então, a lógica do Brasil do consumismo exagerado não funciona por aqui. Você também dever ler o que escrevemos sobre empreender em Portugal, que mostra os principais erros ao investir no país e como evitá-los.

Está decidido a mudar para Portugal e quer começar o seu planejamento? Nós ajudamos. Sugerimos a leitura do nosso E-book Como Morar em Portugal, um guia completo com o passo a passo para realizar essa mudança dentro da legalidade e sem imprevistos. Clique aqui e confira, vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Jornalista, vive no Brasil e ama Portugal, tem passagens pela África, Europa e América do Norte/Sul. Além da paixão por viagens, também adora animais e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul e Brasil.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.