Mais uma vez eleito o melhor destino europeu para turismo, Portugal consolida sua posição e atrai cada vez mais pessoas para este pequeno país que conta com toda a infraestrutura para quem deseja descansar, comer bem ou mesmo abrir empresa no turismo em Portugal.

Conheço Portugal de ponta a ponta e posso afirmar que cada região tem seus ativos individuais e seus encantos únicos. Dos bairros tradicionais às comidas típicas, Portugal acolhe e oferece atrativos para todos os gostos.

Neste artigo, relato nossa experiência neste segmento. Venha comigo e amplie sua visão de constituir uma empresa neste setor.

Existe mercado para investir no setor de turismo e entretenimento em Portugal?

Portugal oferece diversas oportunidades de empreendimento nestes setores. Alguns dos melhores segmentos para empreender na área relaciono abaixo, mas lembre-se que sempre o mais recomendável é fazer um estudo de mercado sobre o local e modelo de negócio que pretende empreender em Portugal.

Antes de apresentar as opções que devem estar no seu radar, gostaria de comentar sobre um cliente que, no ano passado, nos procurou para aprofundarmos uma análise de mercado em um restaurante que ele gostaria de abrir em Mafra, Portugal.

Esta é uma região de praia onde, em pelo menos oito meses do ano, não há o que fazer. Quando o verão está a pino, enche de turistas e não há lugar para ninguém. Quando o sol se vai, ficam apenas os moradores. Essa é a questão.

Como fica um restaurante que depende de turistas para ter suas vendas acontecendo se durante oito meses do ano não há clientes? Bem, nosso estudo apontou que não havia mercado para o modelo proposto no local que o cliente queria. Mesmo a contragosto dos nossos apontamentos, ele continuou o empreendimento e abriu o estabelecimento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

É fundamental estudar e entender o mercado

O setor de turismo é incrível em Portugal e seu crescimento tem sido acentuado ano após ano, mas saber onde e por que empreender é essencial.

Quando o assunto é esse segmento, existem sim possibilidades e tendências, mas fique atento ao que realmente importa. Tendências são comportamentos humanos. Assim, também após apresentar os mercados dentro do turismo que valem a pena, comento sobre três tendências que você deveria prestar atenção.

Segmentos no turismo que devem estar no seu radar

Conheça agora as informações sobre nove setores que podem ser boas possibilidades de investimento no turismo em Portugal.

1. Hospedagem e alojamento

Com o crescente turismo em Portugal, oportunidades no setor hoteleiro, como hotéis boutique, pousadas, hostels e aluguel de casas, continuam a se expandir.

Uma das empresas que auxiliamos a entrada em Portugal está inserida no segmento do turismo com alojamentos locais. A demanda por hospedagens fez esta empresa dobrar ano a ano nos últimos três anos. Empreender neste segmento é uma oportunidade única.

2. Gastronomia e vinho

A cozinha portuguesa é renomada, e abrir restaurantes, bares de tapas, adegas ou oferecer degustações de vinhos é uma opção atraente. Como comentei no caso que descrevi, este é um segmento muito importante, mas você deve estar atento a qual público irá atender.

3. Turismo cultural e histórico

Portugal tem um rico patrimônio cultural e histórico, incluindo cidades antigas, castelos, mosteiros e museus. Empreendimentos relacionados a passeios turísticos, visitas guiadas e interpretação histórica são populares e atraem cada vez mais turistas.

De passeios a pé pelas cidades de Portugal a experiências gastronômicas, existem oportunidades em todos os cantos do país.

A quantidade de patrimônio histórico em Portugal favorece o crescimento do setor de turismo cultural e histórico.

4. Turismo de natureza e aventura

Portugal oferece belas paisagens naturais, praias e oportunidades para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo, surf e observação de aves. Este é um segmento que ainda guarda grandes oportunidades.

Ano passado, estive na Serra da Estrela e não foi fácil encontrar uma empresa para que eu fizesse um tour pelos parques. Falta mão de obra e operadoras que façam trabalhos nesta região.

5. Turismo de saúde e bem-estar

Spa, centros de bem-estar, retiros de ioga e serviços de saúde e beleza são populares para turistas em busca de relaxamento e cuidados com a saúde.

6. Eventos e casamentos

Portugal é um destino popular para eventos, casamentos e conferências. Serviços de organização de eventos, planejamento de casamentos e aluguel de locais são áreas em crescimento.

Em uma visita em 2023, estive na Áustria estudando o turismo local, descobri que o número de estrangeiros que buscam casamentos por lá é o triplo de Portugal. Ou seja, este segmento pode crescer imensamente em Portugal.

7. Turismo de cruzeiros

Portugal tem portos costeiros importantes que atraem linhas de cruzeiros. Empreendimentos relacionados a excursões em terra e serviços para passageiros, como os cruzeiros no Rio Douro, são oportunidades de negócios.

8. Turismo de negócios e conferências

O país é um local atraente para conferências e reuniões de negócios. Empreendimentos que oferecem serviços de conferências e eventos corporativos podem prosperar.

9. Turismo digital e tecnológico

Com a crescente digitalização do setor, há oportunidades para startups que oferecem soluções tecnológicas para o turismo e entretenimento, como aplicativos, plataformas de reservas e experiências de realidade aumentada.

Um dos exemplos da pujança deste segmento é o Web Summit. Este é o maior evento de tecnologia do mundo, mais de 70.000 pessoas visitam Portugal no mês de novembro em busca das principais inovações tecnológicas que serão tendência nos anos seguintes.

E, quando falamos de turismo, não podemos deixar de analisar o mercado da restauração. Este é o segmento que congrega bares, restaurantes e bistrôs. Veja a seguir como existem oportunidades também nesta outra face do turismo.

Bares, restaurantes e bistrôs em Portugal

O mercado de restauração e similares (inclui estabelecimentos de bebidas e de catering de eventos) é composto por 36.506 empresas portuguesas, sendo que 88% são microempresas.

Estas empresas situam-se, maioritariamente, na área metropolitana (A. M.) de Lisboa (36%), na A. M. do Porto (16%), no Algarve (8%), em Coimbra (4%) e na Ilha da Madeira (4%). O volume de negócios deste setor em 2021 foi de 7.023,2 milhões de euros, números ainda inferiores aos de 2019 (8.848,1 milhões de euros).

Além disso, para as pessoas que pretendem trabalhar no turismo em Portugal, é válido saber que este setor emprega cerca de 201.000 pessoas.

Recuperação do setor pós-pandemia

Em 2021, o setor registou uma recuperação face a 2020, com um crescimento de 14,2%. Segundo a Informa D&B, o segmento de comida rápida foi o mais dinâmico, algo que se atribui à competitividade de preços e às mudanças nos hábitos de consumo da população. No setor, o volume de negócios cresceu 19% em 2021, alcançando 1,1 mil milhões de euros.

restaurante em Lisboa, Portugal
Em 2022, o crescimento se manteve e as previsões indicam que o cenário segue melhorando nos próximos anos.

Portugal tem apresentado grandes crescimentos no setor, não só porque os portugueses estão cada vez mais a comer fora de casa ou em take-away/entrega ao domicílio, mas também porque o país tem atraído cada vez mais turistas, que incluem a visita a espaços de restauração no seu roteiro turístico.

Ainda, o fato de os chefs portugueses estarem a ter cada vez maior reconhecimento internacional, tem atraído muito turismo gastronômico. Já é possível encontrar em Portugal comida de qualquer parte do Globo, e restaurantes com vários modelos de negócio.

Segmentos da restauração em Portugal

Dos vários tipos de restaurantes que existem em Portugal, podemos agrupá-los em várias categorias:

  • Fast-food (por exemplo, McDonald’s ou Pizza Hut);
  • Casual Rápido (como H3 ou Vitaminas);
  • Restaurantes Gourmet (por exemplo, Belcanto ou O Talho);
  • Restaurante Temático (por exemplo, Zenith ou Beco-Cabaret Gourmet);
  • Buffets (como o Sabor Mineiro ou Chinês Royal);
  • Cozinha de autor (como o 100 Maneiras ou Alma);
  • Cozinha de Fusão (por exemplo, Rio Maravilha ou Volver de Carne Y Alma);
  • Gastro Pubs (como o Rossio GastroBar ou Mini Bar);
  • 100% Take-away (como o A-100 ou Pinguim-Refeições Take Away).

Relativamente aos bares, em 2021 existiam 1930 empresas, que apresentavam um volume total de vendas de 149,5 milhões de euros. A maioria (95%) são microempresas e localizam-se na A. M. Lisboa (27%), no Algarve (13%), na Madeira (13%) ou na A. M. do Porto (13%).

Hábitos portugueses na restauração

Cerca de 70% dos portugueses prefere ir a restaurantes ao jantar, enquanto apenas 30% mostra preferência pelo horário do almoço. Os dias preferidos para a ida a um restaurante são sábados (48,8%) ou sexta-feira (22,0%).

Os principais motivos de ida a um restaurante são:

  • Passar tempo com a família/amigos (35,4%);
  • Experimentar novas comidas (30,3%);
  • Descontração (26,5%);
  • Qualidade da comida (5,9%).

Os principais fatores valorizados na escolha de um restaurante e gastrobar são: comida de qualidade (36,7%), preços acessíveis (23,9%) e a proximidade do local de residência (22,5%).

Tecnologia na restauração

Ressalta-se ainda a crescente digitalização de processos e o prolongamento da tendência dos serviços de entrega ao domicílio e de recolha no restaurante, em consequência das mudanças nos hábitos dos consumidores durante a pandemia.

Neste ponto, também existem diversas oportunidades, uma vez que além do crescimento das entregas estamos diante de uma mudança comportamental dos consumidores. Dos estrangeiros, no turismo e mesmo na sociedade mais tradicional, acentua-se o crescimento neste segmento.

Eu falo dessa oportunidade de investimento no turismo em Portugal neste vídeo que gravei para complementar este conteúdo, me acompanhe:

Portugal como melhor destino turístico

Mais uma vez, Portugal foi eleito o melhor destino turístico da Europa no World Travel Awards, a entrega de prêmios aconteceu em outubro de 2023 em Batumi, na Geórgia.

Na mesma cerimônia, o país recebeu outros destaques no World Travel Awards 2023:

  • A cidade do Porto foi distinguida como o melhor destino europeu para Escapadela Urbana;
  • O Algarve foi vencedor do melhor destino de praia da Europa;
  • Lisboa foi considerado o melhor destino de cidade da Europa;
  • A Ilha da Madeira é o Melhor Destino Insular da Europa;
  • Os Passadiços do Paiva, em Arouca (distrito de Aveiro), como melhor atração de Turismo de Aventura.

Este prêmio é um reconhecimento internacional de Portugal, das empresas, dos seus trabalhadores e dos portugueses. É uma distinção que enaltece a excelência do nosso turismo. Portugal, em todo o seu território, é o melhor destino europeu.

Esta premiação não é uma novidade para o país, afinal os milhões de turistas que já descobriram este destino ano a ano retornam e ampliam o dinamismo deste importante segmento da economia.

Comece certo em Portugal

A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.

O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.

O segundo passo é marcar um momento conosco para conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado. Tenha certeza de que você estará com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.

Venha conosco começar esta nova fase da sua vida. Nós da Atlantic Hub, queremos fazer parte desta sua nova história.

Forte abraço e até o próximo artigo.