Com o fluxo imigratório de brasileiros em Portugal, muitos empresários brasileiros têm considerado empreender e internacionalizar a sua empresa no país luso. Mas, por onde começar esse processo? O estudo de mercado em Portugal é um dos primeiros passos para saber se a sua empresa consegue atuar e ter sucesso no mercado empresarial português.

Elaboramos este artigo para te ajudar a entender o que é um estudo de mercado, se vale a pena ou não fazer e como realizar um estudo detalhado e eficaz. Acompanhe!

O que é um estudo de mercado?

O estudo de mercado é uma análise detalhada do mercado empresarial com o objetivo de entender se um novo negócio é viável ou não naquele segmento ou lugar. A principal finalidade do estudo de mercado é saber se há um cenário favorável para uma empresa crescer no local ou segmento estudado.

Para que os dados sejam concretos e ajudem efetivamente o empresário, é necessário fazer uma análise detalhada sobre vários pontos, como concorrência, hábitos de consumo, entender se o tipo de negócio tem aderência naquele mercado, como ele pode ser escalável, entre outros aspectos.

E se você quer internacionalizar a sua empresa, o estudo de mercado é imprescindível. A análise do mercado internacional é indispensável para conhecer as oportunidades e possíveis desafios que podem ser enfrentados por uma empresa que quer atuar em outro país, antes mesmo de chegar lá.

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O governo português tem criado diferentes incentivos, o que atrai ainda mais novos investidores.

Mas algumas pessoas ainda acreditam que só pela proximidade da língua e de alguns costumes culturais entre Brasil e Portugal, esse processo de internacionalização pode ser muito bem aderido no país europeu. Na verdade, não é bem assim.

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Muitos costumes e hábitos de consumo dos portugueses diferem totalmente dos brasileiros. Por isso, um estudo de mercado em Portugal ajuda a entender se o seu negócio é viável no país, se é escalável, e como você pode minimizar riscos ao internacionalizar num setor do mercado português.

Ninguém quer empreender, investir e perder, certo? Para isso, um planejamento detalhado é muito importante. Mais para frente explicamos melhor como fazer um estudo de mercado, principalmente em Portugal. Acompanhe!

O que é analisado nesse estudo de mercado em Portugal?

Um estudo de mercado inclui avaliar diferentes fatores que são importantes na hora de abrir uma empresa em Portugal, entre eles:

  • Análise do ecossistema da sua empresa: como a organização opera, qual tipo de cliente é atendido (empresarial ou consumidor final), tipo de produto ou serviço, se é um produto que pode ser comercializado em Portugal e se há barreiras para a entrada no país, ganhos financeiros, o setor de atuação, entre outros;
  • Análise do setor em Portugal disponível para o seu tipo de negócio: análise da dimensão do setor do mercado português em que a sua empresa se enquadra, focando na dimensão econômica e oportunidades;
  • Concorrência: análise de empresas concorrentes, qual a lucratividade delas, comportamento empresarial, qual espaço ocupam no mercado empresarial de Portugal e tendências que podem ser oportunidades para a sua empresa angariar;
  • Regulamentações e questões jurídicas: verificar se o seu tipo de negócio necessita de regulamentações específicas que sejam exigidas pelo Governo de Portugal e/ou pela União Europeia;
  • Opções de financiamento: tipos de financiamentos ou incentivos por parte do governo, ou dos bancos portugueses, que podem viabilizar financeiramente a internacionalização e implementação do seu negócio no país;
  • Análise do seu negócio: com base nas informações colhidas sobre como funciona o setor do seu negócio em Portugal, fazer uma análise interna e externa da sua empresa, com pontos fortes e pontos fracos que devem ser considerados na internacionalização – como é feito na análise SWOT (conhecida em português como FOFA: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças);
  • Avaliação do mercado: tipos de empresas existentes que se equiparam ao seu tipo de negócio, propensão de crescimento e sustento do seu negócio no país, tendências futuras para a sua empresa no mercado empresarial português, segmentação de clientes e outros.

Após elaborar e estudar esses pontos, é possível analisar se a forma que você aplica o seu negócio no Brasil pode ser aplicada no país luso de maneira viável, ou se precisa de ajustes.

Lembrando que esses passos que apresentamos são a base essencial de um bom estudo de mercado em Portugal, mas é possível elaborar outros pontos específicos, dependendo do setor de atuação da empresa.

Aspectos jurídicos analisados no mercado empresarial

Antes de tudo, é preciso entender que na hora de internacionalizar a sua empresa, os aspectos jurídicos são essenciais para você fazer um processo tranquilo, sem surpresas negativas.

Um dos pontos mais importantes de um estudo de mercado é essa análise jurídica que verifica se o seu tipo de produto ou serviço necessita de licenças e outras requisições específicas que regulamentam as empresas naquele país.

Advogada em reunião
Durante o estudo de mercado em Portugal, tenha a ajuda de um advogado. O processo de licenças é muito importante.

As leis em Portugal, por exemplo, podem diferir muito das leis brasileiras, principalmente quando falamos sobre a implementação de um novo negócio. Isso pode modificar o acesso ao mercado internacional do seu empreendimento.

Além disso, Portugal é um dos 27 países que fazem parte da União Europeia, que também implementa regulamentações específicas para a entrada de novos produtos e negócios no continente.

Ou seja, dependendo do seu tipo de produto, talvez seja necessário avaliar regulamentações exigidas pelo governo de Portugal e pela UE. Por isso o estudo de mercado é tão importante.

Como fazer um estudo de mercado em Portugal?

Para fazer essa análise, você pode, inicialmente, começar a pesquisar e responder questões básicas, como:

  • Qual o público-alvo da minha empresa e como ela opera?
  • O meu tipo de produto é conhecido em Portugal e já tem aderência no país?
  • Existem empresas concorrentes à minha em Portugal? Se sim, qual o tamanho delas e quais os lucros possíveis?
  • Qual o passo a passo para legalizar o meu produto em Portugal?
  • É possível obter incentivos do governo português para implementar meu negócio no país?

Além desses pontos, muitos outros são necessários para compor um estudo de mercado sólido, que efetivamente responda se internacionalizar a sua empresa em Portugal é viável ou não, e qual o melhor método para fazer isso.

Estudo de mercado completo e eficaz

Acho que até aqui você já percebeu que um estudo de mercado internacional não é tão simples de ser elaborado e precisa ter um conhecimento aprofundado do mercado empresarial do novo país que você quer investir.

Vendo essa necessidade, algumas empresas e consultorias especializadas neste tipo de assunto surgiram para ajudar empresários que querem atuar em Portugal. A Atlantic Hub, por exemplo, é uma empresa que ajuda brasileiros a internacionalizarem a suas empresas, fazendo um estudo de mercado detalhado e específico para o seu tipo de negócio.

O MarketFit, um dos principais serviços da Atlantic Hub, é uma análise completa e personalizada que indica se é viável ou não internacionalizar o seu negócio, se é necessário ter licenças específicas ou regulamentações exigidas por Portugal ou pela União Europeia, quais são as oportunidades da sua empresa, entre outros pontos importantes.

A empresa já atua há 8 anos, e conta com uma equipe experiente, com amplo conhecimento sobre o mercado empresarial em Portugal. Entre em contato com a Atlantic Hub para saber se é o melhor caminho para você e sua empresa.

Qual a importância de fazer um estudo de mercado em Portugal?

Fazer um estudo de mercado é muito importante se você quer levar a sua empresa para Portugal e, posteriormente, para outros países da Europa.

É ele quem dará uma resposta mais sólida e respaldada se o seu tipo de negócio é viável ou não no mercado português e quais são os passos a serem dados para ter uma internacionalização de sucesso.

Reunião para estudo de mercado
Portugal difere muito do Brasil no universo empresarial. Por isso o estudo de mercado é tão importante!

O estudo de mercado guiará você nesse processo, deixando-o preparado para realizar uma internacionalização mais coerente e precisa. Além disso, é através dele que você consegue saber qual é o melhor caminho a ser seguido, evitando erros e prejuízos.

Brasileiros podem conseguir financiamento para empresa em Portugal? Confira tudo neste artigo!

Mesmo para um empreendedor experiente a análise do mercado é importante

Na hora internacionalizar a sua empresa, a experiência conta muito para gerir bem o seu negócio. Porém, é difícil analisar profundamente um mercado ainda desconhecido, com uma cultura e hábitos de consumo diferentes do que está acostumado.

Lembre-se: ter um negócio no Brasil não é a mesma coisa e nem sempre tem o mesmo resultado em Portugal.

Apesar da língua e de alguns costumes em comum, quando você mora em Portugal percebe que os portugueses consomem de forma diferente do brasileiros e isso pode afetar diretamente a aderência e escalabilidade do seu negócio.

Se você é um empresário experiente, o estudo de mercado será ainda mais importante, já que o seu senso crítico e capacidade de análise no meio empresarial são maiores, o que torna o estudo ainda mais aprofundado.

Os pontos analisados também podem ser ampliados e as oportunidades muito mais abrangidas quando você entende bem do seu negócio e tem a ampla experiência de atuação nele.

Vale a pena fazer um estudo de mercado?

Sim, vale a pena.

Após avaliar todos os pontos que falamos ao longo do artigo, você vai notar que o estudo de mercado não só vale a pena, como é essencial se você quer ter uma internacionalização de sucesso da sua empresa.

Analisar o mercado português fará com que você venha mais preparado, sabendo das oportunidades e dos melhores caminhos a seguir ao longo da jornada para trabalhar em Portugal com o que você já faz no Brasil.

Pronto para fazer o seu estudo de mercado e internacionalizar a sua empresa? Desejamos sucesso no seu caminho!