Quando falamos em Portugal, muitos empresários quase que imediatamente já despertam para as oportunidades que existem neste pequeno país do outro lado do oceano atlântico. A internacionalização deve ser considerada por todos os empresários que desejam criar novas fontes de receita em suas empresas e adquirir posicionamento em outros mercados. Mas será que este percurso é simples? Hoje trataremos da importância de fazer um estudo de mercado em Portugal e mostraremos alguns exemplos práticos que ressaltam essa importância para que seu sonho de internacionalizar não se torne um pesadelo.

Empresários brasileiros aprendem na prática

Se você é um empresário no Brasil, sabe muito bem que não fizemos formação ou aprendemos na universidade a empreender. Fomos forjados na vida dura e real de construir empresas em uma das economias mais difíceis do planeta.

Isso tem uma vantagem. Um bom número de CEOs ao redor do mundo são brasileiros e o fato para isso é simples, nós somos mais resilientes que a grande maioria dos demais. Construímos e administramos empresas em um cenário que quase sempre representa uma guerra.

Inflação, choques econômicos, mudanças de governos, mudança de rotas da economia, etc. Este é apenas um resumo, mas você sabe que a infinidade de desafios no Brasil é enorme.

Outro ponto que nos torna realmente especiais é a convivência com a burocracia que temos quando falamos de recolhimento de impostos no Brasil ou ainda os processos trabalhistas. Pelo menos neste último, as reformas atuais reduziram o número de processos, mas estamos longe de estar tranquilos.

Ter experiência é bom, mas não é tudo

Nossa coragem de empreender nos traz muita experiência, mas isso não nos credencia a ter sucesso em outro país. Reside sobre este ponto uma linha tênue sobre nossa capacidade em internacionalizar uma empresa.

Munidos de nossa coragem, achamos que se conseguirmos empreender no Brasil, será fácil em qualquer outro lugar do mundo. Ledo engano.

O cenário em outros países tem seus desafios, e acredite não existe paraíso na terra quando o assunto é criar uma empresa. Mas longe de ter os desafios do Brasil, Portugal sim apresenta muitas oportunidades.

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Estudar o mercado é fundamental

O que nos falta então com a vasta experiência que temos em cenários críticos internacionalizar para Portugal e conseguir êxito? Bem, a resposta é mais simples do que você imagina. Não subestimar os desafios é o primeiro ponto, mas o essencial é estudar o mercado.

Neste artigo, quero levar você a considerar o que é importante quando falamos de aspectos jurídicos, tributários e legais em Portugal. Se no Brasil nosso parceiro de negócio são os contadores, em Portugal são os advogados.

Isso muda sensivelmente as regras do empreender e ter um bom planejamento é essencial reduzindo riscos, custos e ampliando as chances de sucesso.

Abaixo cito 4 exemplos de expansões de negócios que não deram certo ou enfrentaram barreiras, nem todos para Portugal, mas eles ajudam a demonstrar a importância de um estudo de mercado na expansão de qualquer negócio.

Entenda as diferenças de comportamento dos consumidores brasileiros e portugueses.

Exemplo 1: a expansão do mercado agro brasileiro para a Europa

Um estudo de mercado é fundamental para qualquer processo de expansão. Um exemplo que vale a pena ser exposto para você refletir é um caso que temos em uma empresa do segmento agro do Brasil. Na internacionalização deste projeto, nos deparamos com grandes dificuldades.

A primeira delas foi a barreira aos produtos pela comunidade europeia. Este é um segmento que exige grandes estudos e a aprovação por licenças dos produtos que se deseja ofertar.

No nosso caso, eram insumos que substituem os agrotóxicos. Além de mais sustentáveis, eles colaboram com as metas da União Europeia de redução destes produtos.

O desafio para entrar no mercado europeu

Qual o desafio então uma vez que esta empresa tem justamente os produtos que a Europa deseja? Passar pelos marcos regulatórios que são unificados no continente. Uma vez aprovados, o que pode levar até dois anos, você pode ofertar seus produtos por toda a Europa.

Mas isso exige um grande trabalho de planejamento. Imagine você dois anos tentando aprovar algo sem que tenha certeza de que irá conseguir vender. Este é o planejamento que não adianta ser pensado já estando em Portugal. Você precisa estar ciente dos desafios e construir o melhor caminho.

Exemplo 2: mercado de frutas brasileiro também encontrou barreiras

Em um outro bom exemplo sobre o mercado de frutas em Portugal (mas entenda aqui como União Europeia), um grande produtor do Brasil desejava entrar com suas frutas no mercado.

Logo no início dos estudos, nos deparamos com a questão de que na lista de produtos aprovados pela União Europeia para entrar no continente, apenas dois dos cinco que ele desejava já haviam sido aprovados.

O trâmite de aprová-los poderia levar até três anos. Por outro lado, um dos produtos já aprovados, representava cerca de 40% do faturamento projetado nesse mercado.

Nossa estratégia precisou mudar, mas não inviabilizou a internacionalização. Veja, quanto antes nos debruçamos em estudar o mercado de Portugal, mais tempo teremos e melhores condições de avançar com as estratégias mais alinhadas.

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Exemplo 3: a expansão das Casas Bahias para o sul do Brasil

Um caso famoso no Brasil foi a expansão das Casas Bahia, tradicional loja de produtos e eletrodomésticos de São Paulo para o Sul do Brasil.

Longe dos holofotes e das histórias horríveis que hoje sabemos dos fundadores das Casas Bahia, a família Klein, a história da marca pode também nos ensinar o que não fazer quanto à expansão dos negócios.

Em uma expansão adotada pelo grupo nos anos 80 e 90, iniciaram uma forte abertura de lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em poucos anos, fecharam tudo.

Faltou estudar e conhecer o mercado local

A resposta para o fracasso foi simples. A cultura da região sul do Brasil é mais conservadora e não aceita com facilidade marcas de fora. Por seu forte regionalismo, a população não aderiu à marca Casas Bahia.

Mesmo um grupo grande como as Casas Bahia erra na estratégia por arrogância e falta de análise do mercado. Esta é uma lição que você deveria levar em consideração quanto ao seu projeto de expansão para Portugal.

Analisar o mercado é essencial para que tenhamos o menor risco possível para você e sua família. Não é nada trivial internacionalizar. Ter cautela é importante, mas saber onde se está pisando é ainda melhor. Um bom estudo de mercado atenua as variáveis e gera valor para seu próprio negócio.

Exemplo 4: as dificuldades que o imobiliário em Portugal pode oferecer

Um dos exemplos que gosto de comentar é a dinâmica do imobiliário em Portugal. Quase sempre em uma simples locação ou na compra de um imóvel, é necessário compreender uma série de aspectos do prédio, terreno dentro das câmaras (que são as prefeituras) para que você não entre em algum empreendimento que não possa usar.

A famosa árvore que através do seu caule fornece a cortiça, o Sobreiro, é uma enorme dor de cabeça se ela estiver presente em seu terreno. Ela não pode ser cortada e, se você fizer isso, poderá ir preso e tomar multas altíssimas. Em outras situações, muitos dos prédios são centenários, o que inviabiliza a instalação de uma enorme quantidade de empresas.

De tomadas inexistentes para os equipamentos eletrônicos ao número restrito de banheiros. Compreenda que não se trata de reformar, você em muitos casos não pode devido a questões históricas.

Para conhecer mais sobre os motivos para fazer um estudo de mercado em Portugal, veja o vídeo abaixo em que explico mais detalhes:

É preciso conhecer as especificidades de Portugal

Acredito que não seja correto dizer que apenas Portugal tenha as suas especificidades. Precisamos compreender que temos em toda a União Europeia um conjunto de países que vive a chamada união econômica, mas mantendo sua independência.

Os Estados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Desta maneira, precisamos fazer um esforço de estarmos abertos a perceber que não se trata de pensar apenas em Portugal mas sim, pensar Portugal como uma porta de entrada para os outros 26 países que fazem parte deste bloco.

Se por um lado temos benefícios justamente por que, uma vez validado em Portugal, você poderia iniciar uma entrada nos demais países pensando de maneira estratégica, por outro lado, eles também representam 26 variáveis quanto a aspectos culturais.

Para inserir produtos brasileiros em Portugal é preciso conhecer o mercado

Em se tratando apenas de Portugal, tenha claro em sua mente que a absorção de produtos brasileiros se dá de maneira lenta, e a não ser que você esteja pensando em uma empresa pequena onde trabalha você, sua família próxima e mais um ou dois empregados, você deveria analisar de maneira mais ampla sobre o mercado que deseja atingir.

Se existe um conservadorismo na adoção de novos produtos, no caso das plataformas digitais, o ambiente de teste de Portugal torna-se uma importante região para validar o que pode ou não dar certo, em se tratando da expansão natural para os outros países da região.

O advogado como seu parceiro de negócio

Dentro do estudo de mercado necessário para que sua empresa decole em Portugal, você não poderá ignorar a importância de estar próximo a bons advogados. Este é um dos pilares para o sucesso em Portugal.

Contratos, regulamentações e alinhamentos serão necessários o tempo todo e, tendo sido construída a base do negócio, você poderá compreender como mantê-lo e estruturar a operação em si.

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Conte com quem conhece o mercado

Saber onde podemos instalar nossa empresa é essencial e isso passa por conhecer o mercado, regiões e cidades. Há dez anos atuamos em Portugal e conhecemos este país de ponta a ponta.

A beleza cultural, gastronômica e natural é incrível, mas no mundo real do construir empresas em Portugal não se pode ignorar os desafios e as restrições. Pense bem antes de começar sozinho a levar sua empresa para Portugal.

Conhecer os melhores caminhos, ter em mãos um bom planejamento e contar com uma rede de parceiros especializados não é pouco, isso na verdade economiza uma incrível quantidade de recursos.

Estude o mercado de Portugal antes de internacionalizar

Sua empresa pode ter sucesso em Portugal. Como você percebeu ao longo deste artigo, precisa estar atento a alguns pontos essenciais para que seu negócio tenha o caminho correto percorrido e não esbarre em desafios criados por falta de planejamento.

Não subestime a necessidade de adequar seu produto ou serviço à cultura local. Cada vez que você deixa de atender a um ponto que o consumidor português entende como importante você pode estar fechando uma porta para sempre.

Quando estamos falando em internacionalizar, estamos acima de tudo construindo uma nova empresa em um novo país. Desta maneira, tudo que já fizemos na vida, conta como experiência, mas não como certeza de que dará certo. Planejar assim, reduz investimento, riscos e estratégias baseadas no emocional. Claro que nosso coração deve estar no nosso projeto, mas ele não pode cegar os indicadores.

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Forte abraço e até a próxima.