Muitos brasileiros têm o sonho de morar e empreender em Portugal: levar a sua empresa do Brasil ou mesmo abrir um novo negócio em terras lusas. Mas será que abrir uma empresa no continente europeu é parecido com a abertura no Brasil? Já adianto que não, conheça as dificuldades de empreender em Portugal – e o caminho para ultrapassá-las.

As dificuldades de empreender em Portugal (que aprendi em 8 anos de experiência)

Os últimos oito anos da minha vida foram compreender como é empreender em Portugal. Fundei em conjunto com outros sócios brasileiros e portugueses uma empresa (a Atlantic Hub) que justamente tem como objetivo auxiliar neste processo de construção de uma empresa em terras lusitanas.

Entre estadias longas e outras mais curtas desenvolvemos vários produtos que hoje auxiliam tanto o empreendedor brasileiro em fase inicial, validando se existe aderência do produto ou serviço dele neste país bem como estruturando tudo que ele precisa para efetivamente começar seu negócio em Portugal.

Aqueles negócios que em nossa análise tem aderência ao mercado português, literalmente pegamos pela mão deste empresário e desenvolvemos esta empresa do início ao ponto de ele poder tocar sozinho.

Estudo de aderência de mercado para empresas de brasileiros

Dos oito anos de atividade, muito aprendizado ficou evidente e alguns deles impressos em nosso DNA e em nossa vida. É até engraçado quando ouço determinado negócio que o empresário quer levar pois em muitos casos já fizemos estudos de mercado por mais de uma vez e já de início entendemos que não faz sentido levar este negócio para Portugal.

Apenas o estudo de aderência de mercado que comentei, já fizemos mais de cem estudos. Sendo que desenvolvemos mais de duzentos projetos com empresas brasileiras e levamos para Portugal bem mais de 2.000 empresários brasileiros.

E o que vou compartilhar aqui

Quero partilhar com vocês neste artigo um pouco desta experiência. Se o tema empreender em Portugal é bom aos seus ouvidos, fique comigo e juntos eu tenho certeza de que aprenderemos mais.

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Antes, porém gostaria de dizer que empreender em Portugal mais se assemelha a uma maratona do que uma corrida de cem metros. O porquê disso, bem, vou explicar a origem desta analogia.

Prefere ver o conteúdo em vídeo? Ele está também nesse vídeo gravado pelo próprio autor do artigo:

Conheça mais do trabalho desenvolvido pela Atlantic Hub e saiba como a empresa pode ajudar o seu negócio em Portugal.

Empreender em Portugal é uma maratona, não uma corrida de cem metros

Pode ser que este número pareça exagerado, mas nos últimos oito anos, estive em reunião com mais de 3.000 empresários por todo o Brasil com interesses diversos em internacionalizar suas empresas.

Com a grande maioria, estas reuniões foram presenciais. Veja a enormidade de pessoas interessadas no tema para a quantidade de projetos realmente efetivados.

O maior filtro quando o assunto é internacionalizar é o alinhamento da relação expectativa x realidade.

Na maioria dos casos, o empresário quer apenas o cliente ou ele acha que traduzir seu site para o inglês já atende a necessidade de um outro país.

O erro mais comum

Começar pela venda é o erro mais comum. Mas esse pensamento é para o empresário que pensa que internacionalizar é uma corrida de cem metros.

Frases como:

“Vamos logo achar cliente que é isso que eu preciso”
“Tenho certeza de que tem clientes que querem meu produto”
“Um amigo disse que isso aqui em Portugal será incrível”
“Meu preço está imbatível pelo câmbio”
“É só achar cliente”

Pois bem, isso sempre dá prejuízos para aqueles que insistem desta maneira em internacionalizar.

Digo que é maratona internacionalizar porque algumas questões precisam ser entendidas e validadas antes de abrir uma empresa em Portugal.

Veja o que é importante você validar antes de saber quais são os erros mais comuns.

Empresários fazem Análise de mercado em Portugal
Realizar uma análise de mercado é essencial para internacionalizar empresa

O que devo validar antes de internacionalizar?

Preste atenção nos sete itens que ao longo dos anos validamos como essenciais para um processo de validação quanto à oportunidade de internacionalizar.

1. Tendência

Seu produto ou serviço está alinhado a um comportamento ou é um moda momentânea?

2. Mercado

Existe mercado consumidor em escala para seu produto ou serviço? Portugal é excelente para as vendas B2B (Entre empresas), e muito pequeno para vendas em B2C (usuários finais).

3. Concorrência

Ela diz tudo sobre o mercado. Durante os estudos que fizemos, tivemos muitos casos em que os concorrentes estão no vermelho com prejuízo. Ou seja, por que entrar em um mercado que quem está lá está perdendo o jogo?

4. Aspectos Jurídicos

No Brasil, temos como parceiro de negócios os contadores. Em Portugal são os advogados. Estar atento aos contratos e regras legais pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso em Portugal.

5. Opções de financiamento

Muitos negócios para sua expansão em Portugal, fazem isso com dinheiro de fomento. Saber usar tanto este capital como o capital privado é essencial para estar em sintonia com as regras do jogo em Portugal.

6. Ecossistema de negócios

Uma empresa de um segmento sozinha não decola em nenhum lugar do mundo. Entender se sua empresa terá parceiros, órgãos de fomento e cadeia de fornecimento é estratégico.

Já tivemos casos de empresas que nos procuraram que, ao chegar com dois contêineres de produtos em Portugal, descobriram que seus produtos não podiam ser transportados por via terrestre naquele país. Imagine o prejuízo.

7. Matriz de decisão

Quando todos os dados apresentados aqui, estão em uma matriz de decisão, tudo fica mais evidente. Tomar decisões com o coração apenas é a melhor receita para o fracasso. Dados são dados, não subestime o que está sendo apresentado como inviável.

Agora que percorremos este roteiro de validações, quero apresentar a você os cinco erros mais comuns que empresários aventureiros correm ao estarem sozinhos neste processo.

Conheça os casos de cinco empresas que tiveram sucesso na internacionalização de seus negócios em Portugal e descubra os melhores setores para internacionalização.

5 erros que você não pode cometer ao abrir empresa em Portugal

Está pronto? Então vamos conhecer o que você não deve fazer se pensa em internacionalizar a sua empresa a partir de Portugal ou abrir um negócio em terras lusitanas:

1. Apostar em produtos que não fazem sentido no exterior

Você ficaria assustado com a quantidade de pessoas que nos procuram com os mais variados produtos ou serviços com a esperança de que eles façam sentido fora do Brasil.

Existem realmente produtos e serviços que nasceram para atender nosso país. Este ponto não pode ser ignorado. Mas também existe uma enorme quantidade de oportunidades para produtos ou serviços genuinamente nacionais.

O ponto de partida é entender se alguém de Portugal compraria ou usaria o que você criou. Mas mesmo sendo algo que Portugal tivesse interesse, em muitos casos pelo ineditismo, o preço para tornar isso popular por lá é todo seu.

O exemplo do pão de queijo

Um dos exemplos mais clássicos foi o pão de queijo. Ele hoje é popular em Portugal, mas os primeiros que tentaram entrar no mercado, investiram muito dinheiro e depois voltaram para o Brasil.

Tempos depois, tendo sido criado na mente do português o sabor do pão de queijo e compreendido que ele não é consumido como no Brasil, este produto começou a fazer sentido por lá.

2. Pensar que Portugal é o Brasil (é preciso respeitar a cultura local)

Este erro não é irrelevante. Ele na verdade deveria estar todo em negrito. Quando falo de cultura, estou falando justamente do que cria ligação entre nós seres humanos.

Nos identificamos com os nossos iguais. Um país em termos de mercado econômico pode ser descrito quanto à questão cultural como uma caixa fechada.

Algumas culturas têm tamanho isolamento que é quase impossível entrar. Veja que no Brasil mesmo as Casas Bahia não conseguiram entrar no Rio Grande do Sul. Fecharam as lojas pois o gaúcho apenas compra de lojas locais.

Outro exemplo é a cerveja AB Inbev de marca Polar. Ela apenas existe no Rio Grande do Sul. Quem quer entrar no mercado de Portugal, precisa entender o que faz sentido para eles. Não o que você acha que eles querem comprar.

Como superar isso? Estudo de mercado e análise de comportamento. Não existe receita fácil para quem quer internacionalizar. Lembra que disse que este processo é uma maratona?

Mas você não está sozinho, nós podemos ajudar você.

Empresárias de moda
A cultura empresarial em Portugal é diferente da brasileira

3. Pensar que as relações comerciais são semelhantes nos dois países

Imagine você enviar uma proposta comercial e simplesmente ninguém responder nada a você. E pior que isso, se você ligar para o cliente ele acha ruim por você fazer isso e provavelmente não comprará mais seu produto ou serviço.

Bem, esta é uma das diferenças nas relações comerciais entre brasileiros e portugueses. Eles não suportam venda ativa e nossa agressividade em obter um sim.

Se eles têm interesse no que você está ofertando, procurarão você.

Fique atento a estas diferenças

Vender por redes sociais e whatsapp também praticamente não existe. A venda olho no olho vale para quase tudo em Portugal.

Do café da manhã, da roupa, da pizza ou do carro e do apartamento.

Entender como ter acesso ao mercado consumidor em Portugal vale para vendas B2C como entre empresas no B2B. Sem um manual de boa conduta, apenas portas fechadas que dificilmente se abrem novamente você terá.

4. Esquecer de analisar o sistema de impostos do país

Nosso sistema tributário é um dos mais complicados do mundo. Neste ponto a simplicidade do IVA (que é o imposto único Europeu) é uma paz imensa para quem vende no Brasil.

Mas, não se iluda. O sistema deles é mais parecido com nosso lucro real e não com o simples nacional presente em mais de 80% das empresas do Brasil.

No sistema de Portugal, contabilizar custos é essencial. O lucro paga impostos, diferente do Brasil e isso pode deixar sua empresa muito onerosa e até dar prejuízo.

Você precisa estar bem assessorado para fazer tudo correto, caso contrário, em poucos meses já está inadimplente e pagando multas ou perdendo oportunidades por estar negativado.

5. Não apostar no que o brasileiro tem de diferencial

Um dos nossos maiores ativos é justamente nossa energia e alegria. Enquanto brasileiros, nós temos um diferencial enorme no atendimento ao público.

Muitos empresários brasileiros se preocupam mais com seu produto ou serviço e esquecem que tem em mãos um dos mais competitivos ativos do mercado. Nosso carisma.

Portugal assim como toda a Europa valoriza isso e somos insistentemente elogiados e muitas vezes preferidos quando o assunto é relacionamento com clientes.

Não subestime nossa natureza, ela pode mudar o mundo! Estou muito feliz em iniciarmos este contato aqui no Euro Dicas. Será um prazer ajudá-los nesta maratona de internacionalização.

Acreditem, vale a pena! Forte abraço e até a próxima.