Portugal

Empresas brasileiras em Portugal: conheça as 12 principais

Apesar da instabilidade econômica e política do Brasil, apenas no ano de 2018 brasileiros abriram 2,5 milhões de empresas. Um aumento considerável de 15,1%, em comparação a 2017. Esse processo de expansão não fica restrito apenas ao nosso território. Diversas organizações estão também abrindo filiais no exterior, como é o caso das empresas brasileiras em Portugal.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Principais empresas brasileiras em Portugal

Dizem que todo o brasileiro se sente em casa em Portugal. Com uma grande quantidade de empresas e produtos do Brasil no país europeu isso soa como verdade. Veja abaixo as principais empresas brasileiras em Portugal.

1. Banco do Brasil

Primeiro banco em solo brasileiro, o Banco do Brasil foi fundado em 12 de Outubro de 1808, pelo Príncipe-Regente Dom João de Bragança, que se tornaria Rei Dom João VI. A instituição financeira brasileira é formada pela sociedade de uma economia mista, na qual o Governo Federal é o seu maior acionista, possuindo 54% das ações disponíveis no mercado.

O Banco do Brasil se estabeleceu em Portugal, tendo uma agência em Porto e outra em Lisboa, devido ao fato da grande presença de brasileiros em solo português. Diversos correntistas brasileiros que estão no país, como funcionários públicos aposentados, recebem os salários ou aposentadorias pelo Banco do Brasil. Veja outros bancos brasileiros em Portugal nesse artigo.

2. O Boticário

Outra empresa genuinamente brasileira que atua em Portugal é a rede de perfumaria e cosméticos O Boticário. A empresa, foi fundada em 1977, conta com uma rede de colaboradores com milhares de profissionais. Sua sede está situada na cidade paranaense de São José dos Pinhais, na grande Curitiba.

A empresa possui lojas em diversos países no mundo, inclusive em Portugal. No total, são 52 lojas em todo o país, contando as Ilhas da Madeira e Açores. A Quem disse, berenice?, marca do Grupo Boticário, também possui lojas no território lusitano.

3. Azul / TAP

Em 2016, a companhia aérea brasileira Azul comprou 40% das ações da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) num negócio de 100 milhões de dólares. Dessa forma, as duas empresas atuam em conjunto desde então e formam uma parceria que derruba fronteiras entre Brasil e Portugal.

Conheça o acordo entre Brasil e Portugal que visa ampliar os vôos entre os dois países.

4. Rede Globo

Maior rede de televisão brasileira e umas das principais do mundo, a Rede Globo de Televisão não poderia ficar de fora dessa lista. É uma das empresas brasileiras em Portugal mais conhecidas devido às novelas. O escritório da Rede Globo em Portugal foi instalado apenas em 2012, com sede em Lisboa, capital do país.

A Globo Portugal, como é chamado o canal por assinatura da emissora no país, mescla a sua programação com a transmissão de programas da TV Globo, GNT e filmes do cinema brasileiro. O Grupo Globo disponibiliza toda a sua grade de futebol através do seu canal de esporte Premiere, transmitindo jogos do Campeonato Brasileiro e Libertadores, entre outros.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Veja também quais são os canais da TV brasileira em Portugal que mais fazem sucesso.

5. Rede Record

A emissora de TV do Bispo Edir Macedo começou a atuar em Portugal em 2005. Transmitida em sinal aberto, todos os programas que passam no Brasil são transmitidos no país europeu. A emissora também conta uma programação local e possui sede em Lisboa.

6. Banco Itaú

O Banco Itaú, outro gigante brasileiro, também se encontra em terras portuguesas. Seu escritório de investimentos está na capital Lisboa.

7. Suco do bem/Ambev

Uma das mais recentes empresas brasileiras em Portugal, a Suco do Bem foi criada em 2007 no Rio de Janeiro. A empresa comercializa chás prontos e barras de cereais, além dos seus sucos. Em 2016, foi comprada pela Cervejaria Ambev, uma multinacional brasileira de capital aberto dedicada à produção de bebidas, como cervejas, refrigerantes, sucos e energéticos.

Independente dessa aquisição por parte da Ambev, a Suco do Bem mantém operações internacionais na França, Espanha e também Portugal. A sua forma de comunicação mais despojada e engraçada fez da marca uma das mais conhecidas quando o assunto é suco integral, seja no Brasil ou até mesmo em Portugal.

Quer saber como morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar a planejar e concretizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

8. Embraer

A Embraer mantém duas fábricas na cidade portuguesa de Évora, na região do Alentejo. Em 2016, a multinacional investiu mais de 90 milhões de euros em novos projetos e na preparação para a fabricação de novos modelos de avião da empresa.

9. WEG

Um gigante no setor de fabricantes de equipamentos elétricos no mundo, a WEG S.A. tem a sua sede localizada em Jaraguá do Sul, cidade do estado de Santa Catarina. Somente em 2018, a empresa registrou uma receita líquida de R$ 12 bilhões. Um significativo aumento de 25,7% em comparação ao ano anterior.

A WEG conta com mais de 30 mil colaboradores espalhados em fábricas em todo mundo, incluindo Portugal. A sede da empresa em solo lusitano se encontra na cidade da Maia, no Grande Porto, norte do país.

10. Odebrecht

A construtora Odebrecht, principal investigada na Operação Lava Jato, atua em Portugal há bastante tempo. A empresa está sob investigação por conta da realização de obras públicas no período em que José Sócrates atuava como primeiro-ministro do país. O escritório da Odebrecht fica na Grande Lisboa.

11. Havaianas

As Havaianas estão no topo da nossa lista dos produtos brasileiros de sucesso na Europa, e em Portugal não seria diferente. Antes ter um chinelo nas Havaianas era sinônimo de ter visitado o Brasil, mas agora qualquer pessoa disposta a gastar uns bons euros pode comprar nas lojas das Havaianas em Portugal ou online.

12. Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática

Terceira empresa brasileira mais internacionalizada, a Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática apresenta cerca de 46,5% dos seus funcionários fora do país. Grande parte desses funcionários estão em Portugal, mais precisamente na sede da empresa, em Lisboa. Essa multinacional brasileira é considerada uma das maiores e mais importantes consultorias de T.I. do mundo.

A Stefanini surgiu em 9 de agosto de 1987, na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo. A organização já foi considerada como a primeira na lista das melhores empresas de outsourcing da América Latina, segundo o estudo do Black Book de Outsourcing.

Saiba também quais são as empresas portuguesas no Brasil.

Portugal e Brasil: história e conexões

Muitos outros aspectos unem Portugal e Brasil, além da utilização do mesmo idioma. Hoje considerados países-irmãos, as duas nações têm uma forte conexão pela colonização portuguesa no Brasil. Os países apresentam grandes afinidades culturais, gastronômicas e de comunicação, facilitando o intercâmbio de pessoas e materiais. Esse tráfego de mercadorias, mão de obra e até de empresas se torna mais fácil devido a uma série de acordos que foram estabelecidos entre Brasil e Portugal.

Estatuto da Igualdade de Direitos

O chamado Estatuto de Igualdade de Direitos entre Portugal e Brasil, assinado em 2000, talvez seja o mais importante dos acordos estabelecidos entre os países. O mesmo beneficia brasileiros que vivem em Portugal e portugueses que moram no Brasil. O acordo assegura que um brasileiro tenha os mesmos direitos e deveres de um português e vice-versa, mesmo que seja estrangeiro.

Assim, é comum vermos tanto o caso de brasileiros indo para a Europa, como portugueses vindo para a América do Sul. Conheceremos algumas empresas brasileiras que estão atuando em Portugal, além da melhor forma de se conseguir um emprego no país.

Empresas Brasileiras em Portugal

Produtos portugueses no Brasil

Muitos produtos portugueses são facilmente encontrados em lojas, shoppings e supermercados de todo o Brasil. Além dos vinhos de qualidade indiscutível, Portugal também exporta azeites. O Brasil consome 1/3 de tudo que é exportado pelo irmão europeu.

Empresas brasileiras em Portugal: como conseguir emprego

Assim como em qualquer outro lugar no mundo, a melhor maneira de se conseguir um emprego é através da indicação. Ou seja, por meio do processo chamado de networking – criar uma rede de contatos. Ter contatos dentro do ramo que você deseja trabalhar em Portugal é uma primordial para quem deseja estar sempre empregado,.

Se estiver começando na sua profissão ou ainda não tem muitos contatos em Portugal, é recomendado se aprofundar o máximo possível em sua área, tornando-se um especialista. Além disso, também existem outras formas de conseguir uma colocação dentro do mercado de trabalho português. Confira abaixo:

  • Sites de emprego em Portugal: existem diversos sites especializados em vagas de emprego que você pode utilizar para encontrar o seu trabalho. Algumas empresas brasileiras em Portugal também fazem uso desses sites para fazer o recrutamento de novos funcionários;
  • Envio de currículo: uma tarefa muitas vezes cansativa, mas que possui a capacidade de render bons frutos rapidamente. O envio de currículos para as empresas é fundamental para quem está na busca por um emprego. Coloque no seu currículo apenas informações verdadeiras e com a maior clareza possível. Não esqueça de demonstrar todas as suas aptidões e experiências;
  • LinkedIn: a plataforma LinkedIn também se mostra uma aliada para quem almeja um cargo nas empresas brasileiras em Portugal. Diversas organizações colocam suas vagas e procuram profissionais através dessa rede social. Mantenha o seu perfil atualizado e procure as vagas nas áreas que mais te interessam.

Empresas brasileiras em Portugal: visto para trabalho

Não é necessário que brasileiros apresentem qualquer tipo de visto para entrar em Portugal. Mas, no caso daqueles que desejam trabalhar nas empresas brasileiras em Portugal, essa documentação se faz obrigatória. Quem deseja passar mais de 90 dias no país de maneira ininterrupta tem que apresentar o visto no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras do país. O governo português oferece 18 tipos diferentes de vistos para estrangeiros. Quatro desses tipos se enquadram na situação de pessoas que desejam trabalhar em empresas brasileiras em Portugal.

Visto para estrangeiros

São quatro os tipos de visto para quem deseja trabalhar em Portugal. Confira abaixo:

Visto para exercício de atividade profissional subordinada

Esse tipo de visto é destinado para brasileiros que já possuem uma indicação de emprego e pretendem passar mais de um ano no país. Para conseguir esse tipo de liberação é necessária a apresentação do contrato de trabalho assinado. Além disso, uma carta da empresa contratante, comprovante de alojamento e formas de subsistência e outros documentos são obrigatórios.

Visto para prestadores de serviço

Mais comum para profissionais que já possuem algum negócio no Brasil e desejam prestar o serviço em Portugal, como advogados e médicos. Esse visto exige que ocorra a apresentação de uma declaração emitida pela ordem portuguesa, na qual o profissional deve estar inserido. O visto também pode servir para os profissionais que já possuem uma ordem de trabalho ou desejam abrir o seu primeiro empreendimento em Portugal.

Visto para exercício de atividade profissional altamente qualificada

Essa autorização só é concedida para as pessoas que apresentam qualificações elevadas. Ou seja, aqueles profissionais que foram qualificados como docentes em alguma instituição de ensino superior ou estudantes de doutorado. Nesses casos, será preciso apresentar para o SEF o contrato de trabalho ou estudo, um comprovante das capacidades acadêmicas e o currículo.

Visto para aposentados ou titulares de rendimento

Esse é o visto D7, o mais requerido por brasileiros que desejam morar no país europeu, independente se vão trabalhar em empresas brasileiras em Portugal ou não. Para conseguir essa liberação, é necessário comprovar renda mensal mínima de um salário mínimo português, de 600€ ou R$ 2.500 (em 2019). Após essa liberação, é possível validar o seu diploma e passar a exercer a profissão que deseja sem nenhum problema, desde que sempre mantenha essa renda mínima.

Empresas brasileiras em Portugal: vale a pena?

Apesar da instabilidade política e econômica brasileira afetar o setor industrial, diversas empresas conseguiram estabelecer operações em outros países. Assim, essas organizações geram maiores lucros que também retornam para o Brasil como investimento, além de gerar vagas de emprego.

Conseguir uma vaga de emprego, seja em empresas brasileiras em Portugal ou em outras organizações, continua uma tarefa difícil. Mas, com especialização e força de vontade, tudo é possível. Portugal também se apresenta como um excelente mercado para os brasileiros que procuram uma vaga de trabalho.

Se mudar para Portugal está nos seus planos, sugerimos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal. É um guia completo com todos os passos que você precisa seguir para morar legalmente no país: visto, declaração de saída definitiva, como conseguir apartamento, custo de vida, como é a vida no país, etc. Vale a pena, confira!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Danilo Comenda

Danilo é um estudante de jornalismo da Universidade Estadual Paulista (UNESP) apaixonado por esportes, cultura e curioso por natureza. Desenvolve conteúdos para diversas mídias, tendo uma paixão em escrever sobre viagens, lugares e os melhores destinos para se conhecer no mundo.

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar