Existem muitas empresas brasileiras em Portugal que estão fazendo sucesso e nas mais variadas áreas: tecnologia da informação, cosméticos e maquiagem, vestuário e acessórios, televisão, indústria de motores e tantas outras.

Se você tem uma empresa no Brasil e deseja expandir o seu negócio, esse artigo é para você. Vou te apresentar algumas das empresas brasileiras em Portugal e como você pode abrir uma filial e internacionalizar o seu negócio. Preparado?

Principais empresas brasileiras em Portugal

A lista de empresas brasileiras em Portugal é bem extensa e abrange diferentes setores e segmentos. Então, preparei uma lista com as cinco delas e com atuação em diferentes áreas.

1. WEG

A WEG é uma empresa brasileira do Rio Grande do Sul e conta com filiais em 12 países, incluindo Portugal e presença comercial em mais de 135 países. Segundo o site oficial da Weg, em 2021, a empresa atingiu um faturamento líquido de R$ 23,56 bilhões, sendo que 54,5% desse faturamento vem de fora do Brasil.

A empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores e geradores, iniciou as suas atividades em Portugal há 20 anos na cidade da Maia. Recentemente, anunciou a criação de uma nova fábrica em Santo Tirso, que estará em plano funcionamento até o segundo trimestre de 2024.

2. O Boticário

A rede de perfumaria, maquiagem e cosméticos é outra empresa brasileira em Portugal, aliás O Boticário está presente em 10 países. Ao caminhar pelos estabelecimentos comerciais, facilmente vai se deparar com uma loja física da rede brasileira, são 60 lojas espalhadas no país e também um e-commerce.

O Boticário atua no mercado português desde 1986, quando abriu a sua primeira loja. Na época, foi uma novidade em termos de loja exlusiva de perfumaria e cosmética no país e por esse motivo, rapidamente caiu no gosto dos portugueses.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

3. Chilli Beans

A loja de óculos mais descolada do Brasil, também iniciou o seu processo de internacionalização ao inaugurar em 2002, o seu primeiro quiosque fora do Brasil. Hoje, a Chilli Beans é considerada a maior loja de óculos e acessórios da América Latina, sendo possível encontrá-la nos seguintes países:

  • Portugal;
  • Estados Unidos;
  • Colômbia;
  • Kuwait;
  • Peru;
  • México;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Tailândia;
  • Israel.

Apesar de 20 anos no mercado português, a ótica pioneira no conceito self-service ainda é uma novidade em terras lusitanas, mas ano após ano vem conquistando o seu público fiel.

4. Embraer

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, conhecida por Embraer, também está presente em Portugal desde 2012. A iniciativa de abrir a filial no país luso se deu por conta da sua estratégia de internacionalização para o mercado europeu.

Embraer é uma das empresas brasileiras em Portugal
Embraer é uma das empresas brasileiras em Portugal com forte atuação no mercado.

Para quem não sabe, a Embraer é a maior empresa brasileira de fabricação de aeronaves, sejam elas comerciais, executivas, agrícolas ou até mesmo militares. Em Portugal, a Embraer atua com três empresas com foco diferente.

  • Embraer Portugal Estruturas Metálicas S.A, com foco na fabricação de estruturas em alumínio para revestimento de aviões;
  • Embraer Portugal Estruturas em Compósitos S.A, com foco na fabricação de empenagens (cauda do avião que estabiliza a aeronave);
  • Embraer Portugal S.A, que concentra todos os serviços fabris, como administração, logística, financeiro, RH, etc. Essa unidade também possui um Centro de Engenharia e Tecnologia responsável pelo desenvolvimento dos seus produtos.

No primeiro semestre de 2022, a Embraer anunciou a venda das duas primeiras unidades para a líder mundial Aernnova, cujo investimento foi de USD 174 mihões. Segundo a reportagem da CNN Brasil, a parceria entre as duas empresas significam a criação de novos postos de trabalho e aumento da capacidade produtiva.

5. Rede Globo

Falar sobre as empresas brasileiras em Portugal e não citar a Rede Globo é até um pecado. A empresa é referência em exportar novelas para o mundo inteiro, mas em terras lusitanas, a Globo conta com um escritório e uma programação bem extensa.

Já o público português, simplesmente adora acompanhar a programação diária. Tanto, que muitos conhecem a nossa cultura através telas da Rede Globo. E é também por isso, que eles estão muito acostumados com o nosso sotaque brasileiro, enquanto para nós, existe uma dificuldade em entendê-los em alguns momentos. Afinal, no Brasil não consumimos conteúdos portugueses.

6. Cluster em Portugal

Em tecnologia, cluster significa computadores interligados e trabalhando juntos. Já em Portugal, os clusters estão ligados aos segmentos e setores mais produtivos e competitivos no país. Saber quais são os principais, pode te auxiliar a entender um pouco mais o mercado português.

Nesse sentido, os principais clusters em Portugal são:

  • Cluster TICE: voltado para Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrônica (TICE). Portanto, se você quer abrir uma empresa brasileira em Portugal e trabalhar como TI, saiba que é um cluster em alta;
  • Cluster Engineering & Tooling: uma das áreas mais dinâmicas do emrcado português, esse cluster de competitividade é voltado para o setor metal mecâncico com a produção de moldes, ferramentas especiais e peças maquinadas de alta pressão;
  • Cluster do Mar Português: esse cluster ter como foco criar estratégias de cooperação entre setores privados e públicos para garantir o desenvolvimento econômico com exportações, tendo em mente a sustentabilidade;
  • Cluster do Turismo: não é novidade que o turismo em Portugal vem crescendo significativamente a cada ano. No caso desse cluster, é preciso ter em mente o desenvolvimento de estratégias eficientes e de financiamento do setor.

Como abrir filial de empresa brasileira em Portugal?

O primeiro passo para abrir filial de empresa brasileira em Portugal é iniciar pelo estudo de mercado para saber se o segmento da empresa e os seus produtos/serviços terão uma boa aceitação e, consequentemente, sucesso.

Após a conclusão do estudo de mercado, o segundo passo é preparar um bom plano de negócios. Ele será fundamental para você ter um entendimento 360º da empresa que deseja abrir a filial e vai te auxiliar no alcance dos objetivos de curto a longo prazo. O plano de negócios será necessário também para solicitar o visto de empreendedor.

Estudo feito, plano de negócios finalizado, é hora de olhar o seu capital. Você tem dinheiro suficiente para abrir a filial? Será necessário solicitar um financiamento? Esses pontos também precisam estar bem detalhados.

O último passo se caracteriza na parte burocrática:

  • Contratos da filial em si;
  • Documentação para visto para Portugal;
  • Documentação para abrir uma empresa em Portugal;
  • Arrendamento do local onde será a sede da filial;
  • Contratação de funcionários;
  • Equipamentos de operacionalização;

Esses são os principais pontos que precisam de atenção na hora abrir filial de empresa brasileira em Portugal.

Internacionalização de empresas brasileiras

Já tem uma empresa brasileira e deseja iniciar o processo de internacionalização? Bom, preciso repetir mais uma vez: comece estudando o mercado português para entender se a sua empresa pode alcançar o sucesso em terras lusitanas.

Além disso, contar com uma ajuda profissional pode fazer toda a diferença. A Atlantic Hub, por exemplo, é uma empresa especializada em internacionalização de empresas brasileiras em Portugal, e trabalha com auxiliando em todo o processo de transculturização e preparação para a entrada no mercado português, aumentando assim, as chances de sucesso.

Reunião entre empresário e assessoria
A busca por uma assessoria especializada vem ajudando no sucesso de muitas empresas brasileiras em Portugal.

Inclusive, segundo o site oficial da Atlantic Hub, eles fazer uma análise completa para viabilizar a internacionalização da sua empresa, passando por pontos de extrema importância que já listei no tópico acima:

  • Análise de mercado em Portugal;
  • Levantamento e análise de concorrentes em Portugal e na Europa;
  • Viabilidade financeira;
  • Estudo de oportunidades de negócio;
  • Análise de público em potencial;
  • Formas de implementação da sua empresa brasileira em Portugal.

A assessoria completa vai muito mais além, oferecendo apoio jurídico, presença nas redes sociais e internet, geração de lead qualificado, plano de reuniões e suporte burocrático com relação à documentação e criação da empresa em solo português, suporte na contratação de colaboradores, abertura de conta bancária empresarial, entre vários outros.

Conheça o comportamento dos consumidores brasileiros e portugueses e suas principais diferenças.

O que é preciso para uma empresa brasileira ter sucesso em Portugal?

Abrir uma empresa brasileira em Portugal pode ser simples por um lado, mas para garantir o sucesso no negócio é preciso muito estudo e pesquisa.

Você precisa ter em mente que o mercado português é extremamente pequeno se comparado ao do Brasil, assim como os hábitos de consumo dos portugueses são bem diferente do nosso. Então, uma empresa que funciona muito bem no Brasil, pode não funcionar em Portugal.

Uma vez, uma amiga que trabalha na maior distribuída de bebidas do Brasil, questionou o motivo de encontrar uma única marca de cerveja nos bares: aqui no Porto a Super Bock e em Lisboa a Sagres. E brincou:

“eu vou abrir uma filial da Ambev e revolucionar esse mercado!”

Será mesmo que a gigante brasileira iria mesmo revolucionar Portugal? É aí que o estudo e a pesquisa de mercado entram.

Os portugueses são bem fiéis a sua própria marca de cerveja. Quando encontramos outras marcas que servem cerveja na pressão (chopp), o máximo que costumamos encontrar é a Heineken ou as artesanais em bares especializados. Por outro lado, a Ambev se faz presente no mercado português com os sucos de caixinha da marca “Do bem”.

Pode parecer um exemplo bobo, mas a verdade é que estudar o mercado português para entender as suas necessidades, seus hábitos de consumo, suas forças e fraquezas são fundamentais para quem deseja abrir filiais de empresas brasileiras em Portugal.

Brasileiro pode abrir empresa em Portugal?

Sim, brasileiros podem abrir empresa em terras lusitanas, tanto que já existem muitas empresas brasileiras em Portugal e nos mais variados setores, desde restauração a indústria de motores.

Seja para abrir uma filial, uma nova empresa ou até mesmo uma franquia em Portugal, o governo português tem se mostrado muito aberto para receber brasileiros empreendedores e investidores. Tanto que existem vistos específicos para atrair esse público como:

Esses vistos permitem não só que você abra uma empresa no país, como também oferecem bons incentivos para morar em Portugal.

Como abrir empresa em Portugal sendo brasileiro?

Abrir a empresa em Portugal é relativamente simples e pode ser realizado online. Desde que atenda os requisitos e tenha toda a documentação em mãos, basta acessar o portal e-Portugal e dar início a abertura da sua empresa.

Se você já mora em Portugal e desejar fazer a abertura presencialmente para evitar qualquer erro, deverá agendar um atendimento em um balão de atendimento da Empresa na Hora. Na data e horário agendados, você deverá comparecer com toda a documentação em mãos e terá que pagar algumas taxas.

É importante ressaltar que na altura do pedido da criação da empresa, todos os sócios precisam estar presentes. Nesse momento, será feito o pacto da sociedade, o registro comercial e o número de Segurança Social da empresa. Também será necessário abrir uma conta empresarial, onde o capital deverá ser depositado em até 5 dias úteis após o registro.

Se desejar contratar uma assessoria especializada como a Atlantic Hub, eles vão prestar todo o suporte nesse processo de abertura, incluindo apoio jurídico. Afinal, as leis de Portugal não são as mesmas do Brasil e isso pode acabar gerando algumas dúvidas.

Vale a pena abrir empresas brasileiras em Portugal?

Sim, vale a pena abrir empresas brasileiras em Portugal desde que você faça o dever de casa: um bom estudo do mercado português e elaboração do plano de negócios para entender se a empresa em questão tem chance de obter sucesso e se o país luso está pronto para absorver o seu produto ou serviço.

Sem esse estudo e sem um plano de negócios muito bem estruturado, a sua chance de fracasso aumenta significativamente. Não deixe esses pontos de lados, pois eles são fundamentais para quem deseja abrir empresas brasileiras em Portugal, seja filial ou uma nova empresa.