Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

Contas bancárias no exterior  / 

Seja para efetuar pagamentos, receber salário, fazer transações financeiras ou para outras funções, os serviços bancários são essenciais atualmente. É muito raro encontrar alguém que não possua uma conta em um banco no local onde more. Então, você deve abrir uma conta bancária em Portugal caso pretenda morar na terrinha.

É comum vermos pessoas com dúvidas sobre como abrir uma conta bancária em Portugal, quais são os bancos do país e aqueles sem custos, quais são os documentos necessários para a abertura de uma conta etc. Por isso, fizemos este artigo para esclarecer essas questões.

Bancos de Portugal

Definir em qual banco abrir sua conta depende de cada um e das suas preferências. Algumas pessoas optam por bancos privados e outras, por bancos públicos. Veja a seguir bancos que atuam em Portugal:

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Documentos para abrir uma conta bancária em Portugal

Após decidir em qual instituição você vai abrir sua conta bancária em Portugal, serão necessários os seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade (B.I.) ou Cartão de Cidadão;
  • Passaporte no caso de cidadãos estrangeiros;
  • NIF (Número de Identificação Fiscal) para quem não possui Cartão de Cidadão;
  • Comprovante de endereço (fatura de água, luz ou contrato de aluguel);
  • Recibo de vencimento ou Cartão Profissional;
  • Depósito de um valor para a abertura de conta, que depende da instituição financeira. Caso você pretenda abrir conta no Activo Bank, por exemplo, deve depositar 250 euros na sua conta. Segundo um levantamento feito pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), esse é o banco que mais satisfaz os portugueses com os seus serviços. Já para abrir uma conta no Banco Santander Totta, é necessário depositar, no mínimo,  150€; no caso do BPI, para abrir uma Conta à Ordem, o montante mínimo que deve ser depositado é de 100€.

Conheça também todos os documentos necessários para morar em Portugal.

Bancos sem custos

Segundo informação disponível no portal da DECO, é possível ter uma conta no banco sem custos, mesmo sendo uma conta-salário, uma vez que existem várias opções.

abrir conta bancaria em portugal bancos

Veja a lista de bancos que não cobram tarifas:

  • Activo Bank;
  • Banco CTT;
  • Banco Atlântico Europa;
  • Banco BNI Europa;
  • Best Bank;
  • BIG.

Neste artigo sobre bancos brasileiros em Portugal, você pode verificar as especificidades dos bancos preferidos pelos brasileiros que moram em Portugal e mais detalhes sobre os bancos sem tarifas.

É válido ressaltar que dois bancos se destacam quando analisamos os benefícios de tarifas: o Activo Bank e o Banco CCT. Veja mais informações no artigo que fizemos sobre os bancos sem tarifa em Portugal.

Conta no Banco N26

O Banco N26 é uma boa alternativa para quem vai viver em Portugal. O banco, que tem sede na Alemanha, não possui agência física e todas as transações financeiras são feitas de forma online.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A conta bancária pode ser criada em poucos minutos, apenas usando a internet e seus documentos de identificação. Depois, sua identidade é confirmada por meio de uma videochamada.

Além da praticidade para abrir sua conta, o cliente não paga nenhum tipo de taxa ou comissões mensais. Outra vantagem do banco em relação aos demais é que não é necessária a comprovação de rendimentos mensais. Porém, para abrir sua conta, é necessário ter mais de 18 anos de idade e possuir um endereço na Europa, onde você receberá o seu cartão.

Uma novidade: o banco N26 está a chegar ao Brasil.

Serviços online dos bancos portugueses

Cada banco oferece diferentes possibilidades de serviços online e aplicativo tanto para Android quanto para iOS. No Santander Totta, Activo Bank e no BPI, as instituições disponibilizam um aplicativo que pode ser baixado para o telefone celular e ainda possuem sites onde todas as operações podem ser realizadas com login e senha de usuário.

Cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser solicitado dependendo da sua movimentação na sua conta bancária e mediante custo extra. Raramente o banco lhe oferecerá um cartão de crédito, mas você pode solicitá-lo se for do seu interesse.

Há uma grande diferença entre os bancos de Portugal e do Brasil, por exemplo, nas taxas cobradas nos juros dos cartões de crédito no país europeu. A média é de 16% ao ano em Portugal. Já no Brasil, essa média é mensal.

Você sabia que o brasileiro é o povo que paga a taxa mais alta de juros de cartão de crédito no mundo? São mais de 200% ao ano, segundo dados da Proteste.

Bancos para estudantes

Estudantes universitários podem abrir uma conta bancária em Portugal na Caixa Geral de Depósitos. Esse banco é equivalente, no Brasil, à Caixa Econômica Federal e tem algumas vantagens para quem está abrindo a conta na instituição e é estudante.

Além dos baixos custos de operação, é possível solicitar um cartão de crédito, com limite que pode aumentar conforme a conta movimente montantes maiores.

O Activo Bank também é bem conhecido entre os estudantes, principalmente pelo fato de não cobrar nenhum tipo de taxa para gestão da conta.

Se você pensa em morar em Portugal e estudar no país, confira o artigo que fizemos sobre como estudar em Portugal de graça. Veja também como fazer intercâmbio de graça na Europa.

Cheques em Portugal

Apesar de a utilização de cheques estar (quase) em desuso, ainda é possível solicitar cheques na instituição bancária de Portugal onde você vai abrir sua conta. O processo é semelhante do Brasil e as folhas de cheque são impressas nos caixas automáticos de autoatendimento.

abrir conta bancaria em portugal cheques

Horário de Atendimento dos bancos em Portugal

O horário de atendimento dos bancos em Portugal é das 8h30 às 15:00, de segunda a sexta-feira. Porém, existe uma rede nacional de caixas eletrônicos que permite o saque de dinheiro 24 horas por dia, inclusive nos feriados e aos finais de semana. Em Portugal, é identificada como MB (Multibanco).

Curiosidades dos bancos em Portugal

Caso você pretenda abrir uma conta bancária em uma agência física em Portugal (e não de forma online), vai reparar que não existe porta-giratória no local e não é preciso abrir bolsa ou tirar tudo que você tenha no bolso, até moedas, para que o equipamento não barre a sua entrada. Em Portugal a porta dos bancos é de vidro simples.

Além disso, você não verá nem um segurança armado. Claro, a questão da segurança é resolvida com câmeras e somente isso.

Para sacar dinheiro (em Portugal se diz “levantar dinheiro”, pois sacar é equivalente a roubar), você pode ir a um caixa eletrônico, de dia ou de noite, no meio da rua, sem se preocupar. Normalmente os equipamentos já estão instalados em fachadas de bancos, virados para a rua.

Confira neste artigo como funciona a polícia em Portugal e como é a segurança em Portugal.

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal ou vice-versa pelo banco custa mais caro e geralmente demora mais tempo do que pelas plataformas online de envio de dinheiro, como a TransferWise, a Remessa Online, a Western Union, entre outras.

Nós do Euro Dicas utilizamos e recomendamos a Remessa Online. Confira aqui 10 vantagens da Remessa Online.

Escrevemos também um artigo sobre como enviar dinheiro para Portugal, quais são as melhores formas e os cuidados a ter. Confira.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.