Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

De mudança para o velho continente e na dúvida se abrir conta bancária em Portugal vale a pena? Saiba que são muitas as razões para ter uma conta bancária: manter seu dinheiro em segurança; ter facilidade para receber pagamentos e efetuar compras, ter acesso a crédito e mais.

Mas, quando você é imigrante em um novo país, as razões são ainda maiores. A conta bancária, muitas vezes, fará seu dinheiro atravessar o oceano para chegar até você.

Na hora de escolher em qual banco abrir conta bancária em Portugal, é preciso pesquisar as melhores opções. Vamos te apresentar todas elas neste artigo. Acompanhe!

Bancos online são os favoritos para abrir conta bancária em Portugal

A Deco Proteste, entidade de defesa do consumidor de Portugal, realiza anualmente uma pesquisa sobre a satisfação com os serviços bancários. No último levantamento, a conclusão é que os bancos online são os favoritos dos portugueses.

Os consumidores apontam que estas instituições financeiras têm menos encargos, maior transparência e um bom atendimento ao cliente.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Nos últimos três anos, os bancos mais bem avaliados pelos portugueses de acordo com a essa pesquisa tem sido o ActivoBank. Também despontam como favoritos o Banco Carregosa, o BNI Europa, o Finantia, o Invest, o BiG e o Best Bank.

Eu que moro em Portugal não conheço todos eles, mas vejo que muitos amigos têm conta no ActivoBank e no BNI, os demais bancos eu sinceramente nunca ouvi pessoas dizerem que têm contas neles ou são bons.

Os grandes bancos do país, que atuam também com endereços fixos e que muita gente tem conta são: Caixa Geral de Depósitos (semelhante à nossa Caixa Econômica Federal), Millennium, Novo Banco, Santander Totta e Deutsche Bank.

O CTT, apesar de ser um dos grandes e tradicionais, é apontado como o segundo lugar no quesito custos, atrás apenas do ActivoBank.

Na minha recomendação, eu sugeriria uma conta no N26 (digital), no Activo Bank ou no Millenium, são todos ótimos. Mas veja a lista de melhores bancos abaixo.

abrir conta bancária em Portugal jovem

Melhores bancos para abrir conta bancária em Portugal

Banco N26

O Banco N26 é um banco digital alemão lançado em 2015 que funciona de forma totalmente online. A abertura da conta é gratuita e sem burocracias, feita através do computador, celular ou tablet.

O N26 é seguro, é um banco pioneiro na Europa e que cumpre todos os requisitos de segurança de um banco tradicional. Além disso, é muito bem avaliado pelos seus clientes, tendo nota MUITO BOM no Trust Pilot.

O banco tem opção de conta gratuita, e também outras opções pagas com benefícios extras. Se você quer saber mais sobre esse banco, veja o artigo de avaliação do N26 que escrevemos aqui no Euro Dicas.

ActivoBank

O ActivoBank existe desde 1994 e iniciou em Portugal, surgindo como o primeiro banco telefônico do país. Ele pertence ao banco Millennium, que é o único banco português com presença no Brasil.

Praticamente todas as operações e movimentações podem ser feitas pela internet. O canal principal é o aplicativo do ActivoBank (iOS ou Android) e também o site ActivoBank.

O que diferencia o ActivoBank é a eliminação da maioria das taxas e também os produtos pensados para o público mais jovem. O custo de abertura de conta é de depósito a partir de 100 €.

Banco Millenium

O Banco Millenium é o maior banco privado de Portugal, fundado em 1985. Além de ser um banco com reputação constituída em Portugal e bem avaliada pelos clientes se destaca em operações internacionais de investimento imobiliário.

Durante a crise financeira em Portugal, de 2008 a 2014, muitos bancos portugueses quebraram ou precisaram de ajuda do Estado. O Banco Millenium foi o único que falhou no “teste de stress”, mostrando a solidez dessa banco.

BNI Europa

O banco BNI Europa oferece contas à ordem (contas correntes) sem taxa de manutenção. A única exigência é um depósito mínimo de 100€ na abertura.

De acordo com o site da instituição, o BNI é o banco digital com maior taxa de crescimento em Portugal.

Outra opção online: Revolut

O Revolut é outro banco digital que também é uma boa solução caso você goste de bancos online. Em franco crescimento em Portugal, esse banco não cobra taxa da maioria dos serviços. Na opção standard, que é gratuita, não há taxas para conta.

Se quiser saber mais sobre o Revout, leia esse artigo que escrevemos sobre ele.

Documentos para abrir uma conta bancária em Portugal

Após decidir em qual instituição você vai abrir sua conta bancária em Portugal, serão necessários os seguintes documentos:

  • Bilhete de Identidade (B.I.) ou Cartão de Cidadão ou ainda passaporte e autorização de residência no caso de cidadãos estrangeiros;
  • NIF (Número de Identificação Fiscal) que é o equivalente ao CPF no Brasil;
  • Comprovante de endereço (fatura de água, luz ou contrato de aluguel);
  • Recibo de vencimento ou Cartão Profissional;
  • Depósito de um valor para a abertura de conta, exigência esta que varia de banco para banco.

Conheça também todos os documentos necessários para morar em Portugal.

Como abrir conta em Portugal ainda estando no Brasil?

A grande dificuldade de abrir conta em Portugal ainda estando no Brasil é a exigência do NIF, que é o número de identificação fiscal e funciona como um CPF. Todos os bancos exigem esse documento, que você só consegue já estando em Portugal.

Entretanto, o Millenium dispensa o NIF. Com escritórios no Brasil (em São Paulo e no Rio de Janeiro), ele consegue emitir um NIF provisório para o cliente e gerar um IBAN (International Bank Account Number).

No entanto, por conta das medidas de isolamento social para contenção da pandemia de coronavírus, os escritórios ficaram fechados. Confira na agência da sua cidade se já estão em funcionamento.

Os escritórios ficam nos endereços abaixo e você deve agendar a visita:

  • São Paulo (SP)
    Rua Iguatemi, 192, 7º Andar – Conjunto 73
    Bairro: Itaim Bibi, CEP: 01.451-010
    Telefone: (11) 3191-0700
  • Rio de Janeiro (RJ)
    Praia de Botafogo, 228 – Ala B – Piso 9º
    Conj. 908, CEP: 22.250-040
    Telefone: (21) 2554-2100

Para abrir a conta, será solicitado:

  • RG;
  • Passaporte;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (que pode estar em seu nome, em nome dos pais ou do cônjuge).
  • Dupla cidadania, caso possua.
  • Registro comercial, se a conta for de pessoa jurídica.

Se você optar por abrir a conta via aplicativo ou site, saiba que, de toda maneira, será necessário ir até a um dos escritórios apresentar a documentação. Então, é preciso esperar a reabertura.

Como já dissemos, o Millenium é o maior banco privado português, o que é uma boa recomendação.

Outra alternativa: conta borderless da TransferWise

Uma possibilidade é criar uma conta multimoeda através do TransferWise. Essa plataforma de envio de dinheiro disponibiliza a opção de conta de forma gratuita e online, sendo possível abrir ainda no Brasil.

É possível abrir a conta borderless da TransferWise e colocar saldo em reais. Será atribuído a você um IBAN (número de identificação bancária europeia).

O cartão de débito da TransferWise não poderá ser enviado ao Brasil, pois a TransferWise ainda não disponibiliza essa opção.

Entretanto, ao chegar em Portugal, você pode solicitar o cartão e já começar a utilizá-lo cartão com o saldo já adicionado no Brasil, com uma taxa de conversão justa, como a TransferWise costuma praticar.

Para quem está organizando uma mudança para Portugal, essa é uma boa opção para ter disponibilidade financeira, conseguir um IBAN ainda no Brasil e fazer uma boa taxa de conversão de reais para euros.

Bancos sem custos

Segundo informação disponível no portal da DECO, é possível ter uma conta no banco sem custos, mesmo sendo uma conta-salário, uma vez que existem várias opções.

abrir conta bancaria em portugal bancos

Veja a lista de bancos que não cobram tarifas:

Neste artigo sobre bancos brasileiros em Portugal, você pode verificar as especificidades dos bancos preferidos pelos brasileiros que moram em Portugal e mais detalhes sobre os bancos sem tarifas.

É válido ressaltar que dois bancos se destacam quando analisamos os benefícios de tarifas: o N26, Activo Bank e o Banco CCT.

Dica para garantir a menor tarifa

Para você garantir a menor tarifa nos serviços bancários, vale uma dica: o Banco de Portugal, banco central do país, oferece um comparador de comissões, onde você pode selecionar até três instituições bancárias e comparar lado a lado os valores cobrados para cada transação.

A ferramenta engloba os bancos que possuem agências físicas e também os bancos online e dá uma boa base de comparação para você fazer a escolha pelo banco que melhor atende aos seus interesses, cobrando os menores valores.

Tipos de contas

Na hora de escolher sua conta no exterior, é preciso avaliar o pacote de serviços oferecidos. Eles atendem bem a todas as suas necessidades?

Conta de serviços mínimos

Se você quiser uma conta apenas para o básico – receber salário, pagar contas, fazer transferências, utilizar a função débito e poder sacar em caixas eletrônicos – , você deve optar por uma conta de serviços mínimos.

Esta modalidade é a que mais cresce em Portugal e no mundo todo, já que todo mundo está buscando pagar menos taxas.

Dentre os bancos que não cobram tarifas de manutenção nem depósito mínimo para abertura de conta são: N26, Revolut, Finantia, Invest, BIG, BestBank e Activo Bank.

Conta à ordem

Agora, se você quer ter um cartão de crédito, talão de cheques e acesso a linhas de empréstimo, vai precisar de uma conta à ordem, que é similar à conta-corrente no Brasil. Estes serviços podem ter tarifas e limitações de uso que variam de um banco para o outro.

Conta-poupança

A conta-poupança em Portugal funciona como a brasileira também. Você coloca o dinheiro, teoricamente, para render.

No entanto, com os juros negativos na Europa, não aconselhamos fazer esta opção. Com toda certeza, a taxa de manutenção da conta sairá mais cara do que qualquer possibilidade de rendimento.

Em Portugal, e na Europa como um todo, a intenção é que o consumidor não deixe o dinheiro parado. Mas, sim, que ele estimule a economia fazendo compras.

Isto pode parecer muito estranho para brasileiros, que vêm de um passado de inflação e juros altos. Mas não para europeus, que estão há anos trabalhando com juros negativos, lutando para chegar aos 2% de inflação para estimular o consumo e, assim, incentivar a produção e gerar empregos.

Em um cenário de baixa inflação, o consumidor está sempre postergando o gasto, já que não corre o risco de perder uma grande oportunidade de preço. E isto é prejudicial para a economia.

O investidor que reside em países com taxas de juros negativas acaba tendo que optar por investimentos com maior risco para poder ter algum rendimento.

Conta de investimento

Neste contexto, citamos outra opção de conta, esta mais interessante para quem deseja ver o rendimento do dinheiro no banco: a conta de investimento.

Com ela, você passa a poder aplicar em fundos, ações e títulos. As taxas de corretagem variam de um banco para o outro e vale a pena comparar os precários, além do desempenho dos investimentos, para garantir o maior rendimento pelo menor custo de manutenção.

Veja como abrir conta bancária pela internet em Portugal.

Cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser solicitado dependendo da sua movimentação na sua conta bancária e mediante custo extra. Raramente o banco lhe oferecerá um cartão de crédito, mas você pode solicitá-lo se for do seu interesse.

Há uma grande diferença entre os bancos de Portugal e do Brasil, por exemplo, nas taxas cobradas nos juros dos cartões de crédito no país europeu. A média é de 16% ao ano em Portugal. Já no Brasil, essa média é mensal.

Você sabia que o brasileiro é o povo que paga a taxa mais alta de juros de cartão de crédito no mundo? São mais de 200% ao ano, segundo dados da Proteste.

Bancos para estudantes

Estudantes universitários podem abrir uma conta bancária em Portugal na Caixa Geral de Depósitos. Esse banco é equivalente, no Brasil, à Caixa Econômica Federal e tem algumas vantagens para quem está abrindo a conta na instituição e é estudante.

Além dos baixos custos de operação, é possível solicitar um cartão de crédito, com limite que pode aumentar conforme a conta movimente montantes maiores.

O Activo Bank também é bem conhecido entre os estudantes, principalmente pelo fato de não cobrar nenhum tipo de taxa para gestão da conta.

Se você pensa em morar em Portugal e estudar no país, confira o artigo que fizemos sobre como estudar em Portugal de graça.

Cheques em Portugal

Apesar de a utilização de cheques estar (quase) em desuso, ainda é possível solicitar cheques na instituição bancária de Portugal onde você vai abrir sua conta. O processo é semelhante do Brasil e as folhas de cheque são impressas nos caixas automáticos de autoatendimento.

abrir conta bancaria em portugal cheques

Horário de Atendimento dos bancos em Portugal

O horário de atendimento dos bancos em Portugal é das 8h30 às 15:00, de segunda a sexta-feira. O ActivoBank é o único que funciona até as 20h, pois tem agências dentro dos shoppings.

Existe também uma rede nacional de caixas eletrônicos que permite o saque de dinheiro 24 horas por dia, inclusive nos feriados e aos finais de semana. Em Portugal, é identificada como MB (Multibanco) e é possível encontrar nas ruas das cidades.

Curiosidades dos bancos em Portugal

Caso você pretenda abrir uma conta bancária em uma agência física em Portugal (e não de forma online), vai reparar que não existe porta-giratória no local e não é preciso abrir bolsa ou tirar tudo que você tenha no bolso, até moedas, para que o equipamento não barre a sua entrada. Em Portugal a porta dos bancos é de vidro simples.

Além disso, você não verá nem um segurança armado. Claro, a questão da segurança é resolvida com câmeras e somente isso.

Para sacar dinheiro (em Portugal se diz “levantar dinheiro”, pois sacar é equivalente a roubar), você pode ir a um caixa eletrônico, de dia ou de noite, no meio da rua, sem se preocupar. Normalmente os equipamentos já estão instalados em fachadas de bancos, virados para a rua.

Confira neste artigo como funciona a polícia em Portugal e como é a segurança em Portugal.

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal

Enviar dinheiro do Brasil para Portugal ou vice-versa pelo banco custa mais caro e geralmente demora mais tempo do que pelas plataformas online de envio de dinheiro, como a TransferWise, a Remessa Online, a Western Union, entre outras.

Nós do Euro Dicas utilizamos e recomendamos a Remessa Online. Confira aqui 10 vantagens da Remessa Online.

Escrevemos também um artigo sobre como enviar dinheiro para Portugal, quais são as melhores formas e os cuidados a ter. Confira.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Artigos relacionados

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Brasileiros podem abrir conta no Banco N26? Vale a pena ter conta nesse banco? Mostramos vantagens, desvantagens, custos e muito mais.

Procuração para movimentação bancária: o que é e como fazer

Entenda o que é a procuração para movimentação bancária, onde e para qual finalidade utilizar, documentos necessários, cuidados a tomar e como revogar.

Como funciona o ActivoBank: o banco digital de Portugal

Descubra como funciona o ActivoBank, como abrir uma conta bancária, quais os documentos necessários, onde existem agências e como utilizar.

Bancos brasileiros em Portugal: tudo o que precisa saber

Existem bancos brasileiros em Portugal? Quais são os melhores bancos para brasileiros em Portugal, com as melhores taxas e menos burocracia? Descubra aqui.

Como abrir conta em Portugal estando no Brasil? Saiba aqui

Saiba como abrir conta em Portugal estando no Brasil, quais os documentos necessários, as opções de bancos e como fazer a abertura da conta.

Abrir conta na Europa: o que é preciso e os melhores bancos

Abrir conta na Europa: veja os motivos, quais são os melhores bancos, quanto custa, documentos necessários e se é possível abrir conta ainda no Brasil.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube