Se você acaba de mudar para Portugal ou vai chegar em breve ao país, já deve ter se perguntado como funcionam os bancos portugueses, certo? Neste artigo você vai ficar sabendo como funcionam os serviços bancários e o que é preciso para abrir uma conta bancária em Portugal.

Como abrir conta bancária em Portugal?

Abrir uma conta bancária no país não é muito complicado, além de ser essencial para quem vai morar em Portugal.

O primeiro passo é escolher o banco dentre as várias instituições que atuam no país. E são muitas!

Depois de fazer a escolha, basta verificar a lista de documentos necessários e ir até a agência bancária mais próxima ou ao aplicativo, caso escolha um banco digital.

Além dos bancos tradicionais, há bancos que funcionam 100% online. Nesses, todo o processo de abertura de conta é feito através do site ou do aplicativo do banco. N26 e Revolut são dois exemplos de bancos que trabalham dessa forma e que vêm ganhando muitos adeptos nos últimos anos.

Melhores bancos para abrir conta em Portugal

O país oferece muitas opções de instituições para abrir conta bancária em Portugal. Vale a pena pesquisar cada uma delas para encontrar o melhor banco em Portugal de acordo com o seu perfil e que oferece serviços e taxas de acordo com o que você procura. O Portal da Queixa publicou em 2020 uma análise sobre as preferências bancárias dos portugueses, os principais destaques são:

Além desses, outros bancos que são bem populares em Portugal são:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Bancos online

Como mencionei, há ainda as opções de bancos em Portugal 100% online, como é o caso do N26 e do Revolut. Ambos oferecem contas simples e sem tarifas.

O N26 é um banco alemão que iniciou os serviços em 2015 e toda a movimentação bancária é online. Há opções de contas gratuitas e contas com tarifas, com serviços agregados.

O Revolut é um banco britânico que também vem ganhando espaço em Portugal e, assim como o N26, oferece uma conta de serviços básicos sem cobrança de taxas.

abrir conta bancária em Portugal online

Se você tiver interesse em bancos digitais, leia nossos artigos sobre o Banco N26 e o Revolut.

Ajuda para escolher o melhor banco

São muitas opções de bancos em Portugal, não é mesmo? Se você quiser uma mãozinha para decidir qual a melhor opção para a sua situação, use o comparador de comissões que está disponível no site do Banco de Portugal (que equivale ao Banco Central do Brasil).

Documentos necessários para abrir conta

Pode ser que exista alguma diferença de um banco para outro. Mas, em geral, para poder abrir conta em um destes bancos é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação que pode ser o Cartão de Cidadão ou Autorização de Residência, mas caso tenha chegado a Portugal há pouco tempo e ainda não tenha o Título de Residência emitido, fique tranquilo, é possível usar o Passaporte;
  • NIF, Número de Identificação Fiscal que deve ser emitido nas Finanças ou pela internet;
  • Comprovante de endereço, podendo apresentar uma fatura de água, luz ou outro documento semelhante;
  • Comprovante de situação profissional como contrato de trabalho, recibos verdes, Declaração de Início de Atividade ou no caso dos estudantes é possível apresentar comprovante de matrícula e desempregados podem utilizar um documento que demonstre a situação.

Quase todos os bancos exigem um depósito inicial para efetivar a abertura da conta, cerca de 100€ para alguns bancos.

Há também opções de contas em que não é preciso fazer um depósito, como é o caso das chamadas Contas de Serviços Mínimos Bancários. Esse tipo de conta oferece as funcionalidades básicas, como conta com possibilidade de depósito e cartão de débito.

Comprovar rendimentos nem sempre é obrigatório

Caso você ainda não tenha como comprovar renda, fique tranquilo. Há alguns bancos que podem não fazer essa exigência, como nos casos de contas destinadas especialmente a estudantes.

Para saber mais detalhes, recomendo que entre em contato com o banco no qual pretende abrir a conta para consultar as opções disponíveis para essa situação.

Também é possível usar a conta para receber rendimentos do Brasil no exterior e transferir dinheiro entre países.

Como abrir conta em Portugal ainda estando no Brasil?

Para poder abrir conta em Portugal ainda estando no Brasil é necessário ter o NIF (que equivale ao CPF). Esse número é obtido quando, geralmente quando você já mora em Portugal, mas também pode solicitado com a ajuda de um representante fiscal que já esteja em Portugal.

Porém, mesmo que você ainda não tenha chegado ao país, existem duas maneiras de abrir uma conta:

Millennium BCP

Essa opção é válida para quem vive ou pode ir até São Paulo ou Rio de Janeiro. No atendimento presencial, você consegue abrir uma conta, desde que leve consigo os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade;
  • Passaporte;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência.

Os endereços dos escritórios Millennium BCP no Brasil são:

  • São Paulo (SP) – Rua Iguatemi, 192, 7º Andar. Telefone: (11) 3191-0700;
  • Rio de Janeiro (RJ) – Praia de Botafogo, 228 – Ala B – Piso 9º. Telefone: (21) 2554-2100.

Conta multimoeda Wise

A Wise, (antiga TransferWise) que é conhecida por ser uma plataforma de envio de dinheiro, oferece a opção de uma conta multimoeda. Ao abrir a conta na Wise, você receberá um IBAN (International Bank Account Number – número internacional de conta bancária).

Apesar de não ser possível receber o cartão no Brasil, é possível armazenar o dinheiro na conta e, ao chegar no país, solicitar o cartão para movimentá-la.

Como funcionam os bancos em Portugal?

O funcionamento dos bancos em Portugal pode variar um pouco de um banco para outro, mas, de modo geral, eles são bem semelhantes. Por isso, apresentamos algumas informações importantes na hora de abrir conta no país.

Tipos de contas

Em Portugal há basicamente 4 tipos de contas que oferecem diferentes funcionalidades. Veja as opções para saber qual delas é a melhor opção para suas necessidades.

1. Conta de serviços mínimos: conta que oferece serviços básicos, como pagamentos, transferências e saques. Normalmente são gratuitas ou só exigem pagamento após um determinado limite de operações.

Algumas instituições que oferecem essa conta são Santander, Millennium BCP, Novo Banco, Banco BPI e Caixa Geral de Depósitos.

2. Conta à ordem: oferece uma gama um pouco maior de serviços, que inclui direito a cartão de crédito (com comprovação de renda) e possibilidade de acesso a empréstimos bancários. A conta à ordem pode incluir a cobrança de tarifas pelos serviços.

Todos os bancos oferecem conta à ordem, já que é a conta padrão.

3. Conta poupança: a conta poupança em Portugal funciona como as poupanças brasileiras. Entretanto, não é um investimento muito aconselhável, já que o rendimento desse tipo de conta é baixíssimo.

Caso você pretenda investir dinheiro em Portugal, é aconselhável optar por outros investimentos que, normalmente, têm algum risco.

4. Conta de investimentos: é a conta mais adequada para fazer investimentos. Com ela, é possível investir em títulos, fundos e ações, por exemplo.

Saque de dinheiro

Saques de dinheiro, em Portugal são chamados de levantamento, podem ser feitos 24 horas por dia nos terminais de autoatendimento dos bancos ou nos caixas Multibanco (MB) espalhados pela cidade.

Uma curiosidade é que em Portugal os caixas eletrônicos estão espalhados pela cidade e ficam na rua mesmo, não é preciso entrar em estabelecimentos comerciais ou dentro de agências para realizar saques. Assim, é muito comum ter caixas de fácil acesso espalhados pelas cidades.

funcionamento dos bancos em Portugal

Horários de atendimento

O horário padrão do funcionamento dos bancos em Portugal é das 8:30h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Cartão de crédito

Normalmente, para ter direito a um cartão de crédito, é preciso comprovar uma renda mínima. O valor do plafond (limite do cartão) também é determinado com base nos seus rendimentos.

Caso tenha interesse em obter um, fale diretamente com o seu banco para confirmar quais são os requisitos de solicitação.

Não esqueça de observar quais são as taxas cobradas para não ter surpresas no dia do pagamento da fatura. A TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) fica em torno de 15%.

Cheques em Portugal

Os cheques já são pouco usados em Portugal, mas ainda existem. Caso você deseje utilizá-los, pode fazer o pedido diretamente no seu banco e assinar um contrato chamado “convenção de cheque”. A impressão das folhas é feita nos caixas de autoatendimento.

Como escolher um banco para abrir conta em Portugal?

Veja agora as opções que podem ser mais úteis para trabalhadores, estudantes e viajantes.

Bancos para trabalhadores

Para os trabalhadores, vale a pena ficar de olho em bancos que ofereçam vantagens, como a conta ordenado, que é uma conta à ordem, mas com opções que podem auxiliar quem trabalha.

Entre as facilidades é possível encontrar adiantamento do salário, gratuidade nas transferências e conta sem taxa de manutenção. Alguns bancos que oferecem esses benefícios aos trabalhadores são Banco BNI, Banco Best e Bankinter.

Se você está se planejando para morar no país, saiba como é trabalhar em Portugal.

Bancos para estudantes

Os bancos que podem ser excelentes opções para quem estuda são ActivoBank, Santander Totta, Novo Banco e Caixa Geral de Depósitos. O ActivoBank é bastante usado por universitários por ter uma conta sem taxas.

Os outros três oferecem modalidades de contas especiais com facilidades para estudantes, como gratuidade na taxa de movimentações e transferências gratuitas.

Bancos para quem viaja muito

Para quem viaja bastante, os bancos digitais podem ser uma excelente escolha. Uma boa opção pode ser a conta multimoeda da Wise, que permite que você deposite um valor na conta e faça pagamentos e transferências diretamente na moeda do local onde você está.

Outra possibilidade é o banco digital N26. Dentre as facilidades que podem ser muito úteis para os viajantes, destaco que o banco oferece uma opção de seguro viagem por um baixo valor.

O banco oferece a opção na Conta N26 You, que tem taxa de manutenção de 9,90€ por mês. Além do seguro, a conta também permite saques gratuitos em outras moedas.

Como enviar dinheiro do Brasil para sua conta portuguesa?

Se você recebe algum tipo de rendimento e precisa enviar dinheiro do Brasil para Portugal, saiba que isso é possível de várias maneiras. Você pode enviar dinheiro através de uma transferência bancária ou por plataformas de transferência.

Os bancos oferecem esse serviço, mas normalmente as taxas cobradas não compensam e o envio acaba saindo mais caro. Por vezes, pode compensar para o envio de grandes quantias. Para poder avaliar se vale a pena fazer a transferência, consulte o seu banco e verifique com atenção todas as taxas cobradas.

As plataformas de transferência como a Remessa Online e Wise oferecem um serviço de envio de dinheiro com taxas bastante competitivas, que costumam ser bem mais em conta em comparação com os preços praticados pelos bancos. Elas são seguras e usadas todos os dias por brasileiros que vivem fora do país.

A melhor maneira de enviar dinheiro do Brasil para Portugal vai depender do dia, do montante e das taxas. Para ajudar você a encontrar a melhor forma, o comparador de envio de dinheiro do Euro Dicas apresenta os valores em tempo real das principais plataformas.

Com a conta aberta, você pode adicionar reais no valor que quiser e utilizar o saldo para fazer pagamentos e compras online com a moeda local.

Agora que você já sabe como abrir conta bancária em Portugal, escolha a melhor instituição para a sua necessidade e tenha uma boa estada em Portugal!