Contas bancárias no exterior

Melhor banco para brasileiros em Portugal: veja qual é

Se você está planejando morar em Portugal ou mesmo acabou de desembarcar no país, abrir uma conta bancária é uma das primeiras etapas que você precisará realizar para se estabelecer no país. Porém, como saber qual o melhor banco para brasileiros em Portugal?

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Para te ajudar a tomar a melhor decisão,  elencamos, a seguir, os bancos que apresentam mais benefícios para os brasileiros que precisam abrir conta em terras lusitanas. Além disso, explicamos quais requisitos são necessários e a documentação solicitada por cada instituição.

Top 3: confira o melhor banco para brasileiros em Portugal

Portugal possui um sistema bancário sofisticado. O país pertence ao Espaço Econômico Europeu (EEE) e possui 43 instituições bancárias. Segundo o Banco Mundial, isso corresponde a quase três vezes a média global, que é de aproximadamente 12 bancos por cidade.

São mais de 150 opções de agências bancárias locais e internacionais espalhadas pelo país. No entanto, cada banco oferece uma variedade de contas, bem como serviços adicionais.

Para os brasileiros que estudam ou trabalham no país, há serviços que são ainda mais importantes e urgentes, como transferências internacionais. Por isso, separamos 3 melhores instituições para você avaliar qual o melhor banco para brasileiros em Portugal, que mais atende às suas necessidades.

1. ActivoBank

Se você já pesquisou sobre contas bancárias em Portugal ou conversou com algum brasileiro que mora no país, provavelmente, já deve ter ouvido falar que o ActivoBank é considerado um dos melhores bancos para brasileiros em Portugal.

Existem várias razões para essa fama. A primeira delas é o fato de que, no ActivoBank,  não são cobradas tarifas mensais de manutenção da conta. Além disso, a instituição é uma subsidiária do maior banco privado de Portugal, o “Banco Comercial Português (BCP)”, o que significa que você pode depositar dinheiro em todos os caixas eletrônicos do Millennium BCP.

Facilidade para abrir conta

Outro fator, que faz o ActivoBank ser o primeiro da lista como melhor banco para brasileiros em Portugal, é que os documentos necessários para a abertura de conta são mais simples do que em outras instituições financeiras do país. A desburocratização de documentos tem sido uma das principais estratégias dos bancos para atrair as pessoas e, com ActivoBank, isso não tem sido diferente.

Se quiser saber mais, leia esse artigo que já escrevemos sobre o ActivoBank.

Documentos necessários para abertura da conta

  • Passaporte, cartão de cidadão ou cartão de autorização de residência;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF) de Portugal;
  • Comprovante de residência (qualquer documento no seu nome emitido nos últimos 3 meses, como uma conta de luz, água, certificando seu endereço);
  • Comprovante de rendimentos (quando aplicável).

2. Banco CTT

O Banco CTT tem um sistema de custos semelhante ao ActivoBank. Isto é, não há taxas de manutenção da conta. Por isso, também é uma das instituições mais procuradas pelos brasileiros que desejam usufruir dos serviços bancários em Portugal.

Outro fator que contribui para que o CTT esteja em segundo lugar da lista, como melhor banco para brasileiros em Portugal, é que não é preciso ter título de residência para abrir a conta. Dessa forma, o processo se torna bem menos burocrático para quem acabou de chegar no país.

conta em banco em Portugal para brasileiros

Entenda também como receber dinheiro de Portugal no Brasil.

Depósito inicial com valor baixo

Aliás, outra vantagem oferecida pelo CTT é que a conta pode ser aberta com um depósito inicial de apenas 100€. Esse valor de depósito inicial pode ser bem maior em outras instituições. O banco também disponibiliza cartão de crédito, desde que sejam cumpridos alguns requisitos da instituição.

Documentos necessários para abertura da conta

  • Cartão Cidadão/B.I. ou Passaporte;
  • Cartão Cidadão ou Cartão Contribuinte;
  • Comprovante de residência (qualquer documento no seu nome emitido nos últimos 3 meses, como uma conta de luz, água, certificando seu endereço);
  • Comprovante de rendimentos (quando aplicável).

3. Banco Atlântico Europa

Com a promessa de uma conta desenhada para atender as necessidades do mundo atual, como mobilidade, acessibilidade e tecnologia, o Banco Atlântico Europa oferece a abertura de online. O processo pode ser feito em 20 minutos, em qualquer parte do mundo, a partir do smartphone e/ou por videochamada. Portanto, a abertura da conta no Banco Atlântico Europa pode ser realizada ainda no Brasil, antes do viajante chegar em Portugal.

Por fim, a conta do Banco Atlântico Europa também não tem taxas de manutenção. Desse modo, a instituição não poderia ficar de fora da lista como o terceiro melhor banco para brasileiros em Portugal.

Abertura de conta online

Todo o procedimento de abertura de conta é pela internet, feito através do aplicativo ou site do próprio banco, com mensagens de autenticação via email. No entanto, o valor de ativação da conta é de 250€, no mínimo. Isso pode desapontar uma parcela dos futuros correntistas. Contudo, as facilidades oferecidas pelo banco e o tipo de atendimento chamam atenção e podem valer a pena.

Documentos necessários para abertura da conta

  • Passaporte, cartão de cidadão ou cartão de autorização de residência;
  • Número de Identificação Fiscal (NIF) de Portugal (se residir em Portugal);
  • Comprovante de residência (qualquer documento no seu nome emitido nos últimos 3 meses, como uma conta de luz, água, certificando seu endereço);
  • Comprovante de rendimentos (quando aplicável).

Bancos digitais ou convencionais?

A diferença mais evidente entre banco tradicional e banco digital é a presença física. Enquanto o banco tradicional direciona seus serviços para o cliente que usa cartão e necessita ir frequentemente às agências bancárias, o banco digital aposta na mobilidade e disponibiliza todos os seus serviços online, através do seu aplicativo.

Em resumo, bancos digitais são instituições que oferecem toda a funcionalidade e segurança de um banco convencional, mas sem agências físicas. Por exemplo, ações como pedido de crédito, aumento de limite, dúvidas, entre outros serviços são resolvidos à distância.

Nós do Euro Dicas somos parceiros e recomendamos o Banco N26. Esse banco digital alemão tem conta gratuita, um aplicativo com diversas funcionalidades para gestão financeira, suporte ao cliente eficiente e muitas outras vantagens. Se você ainda não conhece o N26, leia nosso artigo que fala tudo sobre ele.

Facilidades dos bancos digitais

Abrir uma conta digital no exterior tem sido uma opção de muitos brasileiros que vivem em Portugal.As taxas de manutenção de contas e serviços como transferências, saques e depósitos, em bancos digitais, podem ser gratuitos ou com valores mais baixos quando comparados aos dos bancos convencionais.

Outra característica dos bancos digitais é que eles possuem processos de abertura de conta menos burocráticos do que os bancos tradicionais.

No entanto, devido à forte concorrência entre as instituições bancárias digitais e tradicionais, muitos procedimentos de abertura têm sido flexibilizados e alguns bancos convencionais oferecem, inclusive, uma versão digital de conta, com taxas mais baratas, o que torna os serviços mais atraentes.

Afinal, qual o melhor banco para brasileiros em Portugal?

A escolha pelo banco ideal para brasileiros em Portugal é uma decisão pessoal, de acordo com as necessidades de cada um e a disponibilidade de investimento. Uma grande oferta de agências e terminais de atendimento podem ser fatores decisivos para alguns correntistas. Para outras pessoas, mobilidade e recursos tecnológicos devem ser o essencial.

Por isso, recomendamos que pesquise bastante sobre os serviços oferecidos por cada banco, compare as facilidades e escolha a opção que você mais se identifica. Sem dúvida, a abertura de uma conta tornará sua permanência em Portugal bem mais prática e confortável.

Envio de dinheiro de forma econômica

Depois de abrir conta você pode enviar dinheiro do Brasil para Portugal de forma simples e rápida pelas plataformas online de envio de dinheiro. Recomendamos aos nossos leitores a Remessa Online e a TranferWise, ambas são totalmente seguras e confiáveis, além de oferecem as melhores taxas de envio.

Saiba também como conseguir um empréstimo em Portugal nesse artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Andréia Xavier

Andréia é brasileira, jornalista e consultora de viagens. O seu interesse por lugares, culturas, comidas locais, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso ela resolveu unir suas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar!

Artigos Relacionados

Fechar