Como abrir conta em Portugal estando no Brasil: tire suas dúvidas

Contas bancárias no exterior  / 

Uma das maiores preocupações de quem está pensando em sair do país e morar fora é em como abrir conta em Portugal estando no Brasil. Por isso, hoje vamos falar mais sobre essa questão para que você tenha uma preocupação a menos no momento da sua mudança para o continente europeu. Confira tudo a seguir e descubra quais as suas opções.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saiba como abrir conta em Portugal estando no Brasil

Existem basicamente duas maneiras de abrir uma conta bancária em Portugal. A primeira é estando presencialmente no país europeu. Porém, vamos explicar como abrir conta em Portugal estando no Brasil e quais as facilidades, dificuldades, melhores bancos e tudo o que você precisa saber.

Pessoalmente no Brasil

Existem alguns bancos portugueses que atuam no Brasil e o Millenium é um exemplo deles. A instituição financeira portuguesa pode ser uma boa opção em como abrir conta em Portugal estando no Brasil.

Para isso você só vai precisar reunir os seguintes documentos:

  • RG;
  • Passaporte;
  • CPF;
  • Comprovante de residência (que pode estar em seu nome, em nome dos pais ou do cônjuge).

Caso você tenha dupla cidadania, é sugerido também levar um documento que comprove. É possível abrir conta para pessoa física e jurídica. Em caso de pessoa jurídica, você deve entregar também certidão do registo comercial ou código de acesso à certidão permanente, cartão de pessoa jurídica, e depósito mínimo de 500 euros.

Depois de reunir os documentos, entre em contato com a agência mais próxima e agende um horário. Vá a um dos escritórios do banco no Brasil com todos os documentos solicitados. O banco Millenium BCP conta com escritórios nas cidades de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Confira abaixo os respectivos endereços:

São Paulo (SP)
Rua Iguatemi, 192, 7º Andar – Conjunto 73
Bairro: Itaim Bibi, CEP: 01.451-010
Telefone: (11) 3191-0700

Rio de Janeiro (RJ)
Praia de Botafogo, 228 – Ala B – Piso 9º
Conj. 908, CEP: 22.250-040
Telefone: (21) 2554-2100

Depois de levar todos os documentos no dia e hora marcada, basta aguardar para saber se a sua conta foi aprovada ou não. Em caso afirmativo, basta voltar a agência para retirar o seu cartão. Se preferir, pode também receber em casa num prazo de 40 dias. A taxa paga é de 12 euros.

Principal dificuldade para abrir conta em Portugal estando no Brasil

A maior dificuldade em como abrir conta em Portugal estando no Brasil é que as instituições financeiras irão lhe exigir o NIF (Número de Identificação Fiscal).

Para os portugueses o NIF é como o CPF é para os cidadãos brasileiros. Ou seja, poucos são os bancos que poderão abrir uma conta sem que você tenha um NIF atribuído ao seu nome. E, para conseguir um NIF português, você vai precisar de um endereço no país europeu e comprovar esse endereço através de um documento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Para abrir uma conta estando no Brasil, o banco Millenium exige apenas o RG, CPF, passaporte, comprovante de renda e de residência, como já dissemos. Importante dizer que o banco irá atribuir automaticamente um NIF provisório (Número de Identificação Fiscal) e um IBAN (International Bank Account Number) . Dessa forma, o correntista já pode iniciar as operações financeiras.

Bancos brasileiros em Portugal: tudo o que precisa saber.

Online

Alguns bancos de Portugal disponibilizam o serviço de abertura de conta à distância. Porém, eles são exclusivos para cidadãos portugueses e que já possuem o NIF.

Uma possibilidade é criar uma conta multimoeda através do TransferWise. A plataforma financeira disponibiliza essa opção de forma gratuita e, estando em Portugal, você pode alterar o tipo da conta junto ao seu banco de escolha.

Internet Banking

Se você ainda não conhece bem a TransferWise, veja como funciona.

Melhores bancos

Portugal conta com mais de 30 instituições financeiras atuando em seu território e o melhor banco vai depender da sua intenção. Se você for estudante, uma boa opção é a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Isso porque a CGD possui opções voltadas para os estudantes e facilidades em relação às taxas cobradas pela instituição. Em muitas universidades, a conta pode ser aberta dentro da universidade, com o cartão de estudante.

Caso você pretenda viajar pela Europa, a sugestão é que escolha um banco que possua agências em outros países europeus. O Santander Totta, por exemplo, conta com caixas eletrônicos e agências em praticamente todos os países da Europa.

Confira abaixo a lista dos bancos que atuam em Portugal:

  1. Banco N26;
  2. Banco Primus;
  3. Banco L.J. Carregosa;
  4. Banco Invest;
  5. Novo Banco dos Açores;
  6. Banco Efisa;
  7. Banco Bic Português;
  8. Banco Santander Consumer Portugal;
  9. Montepio Investimento;
  10. Banco Credibom;
  11. Banco BPI ;
  12. Banco BNP Paribas Personal Finance;
  13. Best – Banco Electrónico de Serviço Total;
  14. Banif – Banco de Investimento;
  15. Banco Português de Gestão;
  16. Banco de Investimento Global;
  17. Banco Madesant – Sociedade Unipessoal;
  18. Banco Bai Europa;
  19. Banco de Investimento Imobiliário;
  20. Banco Finantia;
  21. Haitong Bank;
  22. Novo Banco;
  23. Banco CTT;
  24. BNI – Banco de Negócios Internacional (Europa);
  25. Caixa Geral de Depósitos;
  26. Banco Comercial Português;
  27. Banco Atlântico Europa;
  28. Banco Português de Investimento;
  29. Caixa – Banco de Investimento;
  30. Banco Activobank;
  31. Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (Portugal);
  32. Banco Santander Totta.

Bancos sem tarifa em Portugal: descubra quais são e como abrir uma conta bancária.

Custos para abrir uma conta em Portugal estando no Brasil

A maioria dos bancos não cobra taxa para abertura de conta, mas exigem que você faça um depósito inicial. Os valores variam entre 25€ e 500€.

Depois de escolher em qual banco você vai abrir uma conta, você poderá verificar o tarifário e, dessa forma, se informar em relação às taxas cobradas em cada conta.

Banco em Portugal

Documentos necessários

Agora que você já sabe como abrir conta em Portugal estando no Brasil, confira lista de documentos necessária abaixo:

No Brasil

  • RG (Identidade);
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de Residência;
  • Comprovante de Renda.

Em Portugal:

  • Bilhete de identidade (cartão de cidadão em Portugal) ou algum outro documento de identificação;
  • Passaporte ou Cartão de Autorização de Residência ou Cartão de Cidadão;
  • Documento com o Número de Identificação Fiscal (NIF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Veja também: como abrir empresa em Portugal sendo brasileiro.

Vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária em Portugal, existem vantagens e desvantagens. Confira quais são a seguir:

Vantagens

Dentre as principais vantagens de se ter uma conta bancária em Portugal está o fato que o país europeu pertence à área SEPA (Single Euro Payments Area ou “Área Única de Pagamentos em Euro”).

O resumo disso é que se você utilizar o seu cartão para fazer compras em outro país europeu (França, Espanha, Alemanha, etc.) não terá cobrança extra ou taxas adicionais. Sem contar que os custos de transferências entre países que pertencem à SEPA são reduzidas.

Desvantagens

A principal desvantagem é que, se você não pretende morar em Portugal e não vai movimentar muito sua conta, terá que pagar as taxas habituais de manutenção e isso pode ser um custo extra. Tirando isso, não há desvantagens.

Outra opção para quem viaja bastante e precisa ter uma conta bancária no exterior são os bancos digitais. Muitos bancos digitais europeus abrem a conta apenas com o passaporte e muitas vezes o endereço para entrega do cartão pode ser no Brasil.

Sugestão Euro Dicas

Nós do Euro Dicas costumamos utilizar o Banco N26, que é um banco sem tarifas, 100% digital e confiável. Visite o site do N26 e confira as vantagens oferecidas. Se quiser saber mais sobre esse banco, leia esse artigo onde explicamos como funciona o N26.

Morar no interior de Portugal vale a pena? Veja vantagens e desvantagens.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.