A conta Wise (antiga conta Bordeless da TransferWise) é uma maneira prática e econômica para enviar e receber transferências e fazer compras no exterior. Acompanhe nosso artigo e descubra como funciona a conta digital. Também descubra se é uma opção confiável para enviar dinheiro do Brasil para outros países.

O que é a Conta Wise, antiga conta Borderless da TransferWise?

A Conta Wise é uma conta multimoeda que permite o envio e recebimento de dinheiro ao redor do mundo. Através dela, os usuários também podem guardar mais de 50 moedas e selecioná-las, a qualquer momento e independente do país.

Portanto, a Conta Wise é, sem dúvida, uma boa opção para quem pretende viajar ou morar no exterior, expatriados e inclusive para prestadores de serviços com clientes fora do Brasil. Isso porque, os usuários podem receber pagamentos, enviar e gastar dinheiro ao redor do mundo de maneira simples, prática, segura e econômica.

Como abrir a Conta Wise?

De forma simples, a Wise, antiga Transferwise, é uma fintech financeira com base no Reino Unido e escritórios espalhados pelo mundo. Atualmente, conta com mais de 10 milhões de clientes e é uma referência no envio de remessas para o exterior devido aos benefícios oferecidos aos usuários.

Para abrir uma Conta Wise, a plataforma precisa verificar a sua identificação. Por isso, pode solicitar documentos com foto, comprovantes de endereço e/ou uma selfie segurando o documento.

Geralmente, o processo de abertura da conta multimoeda demora poucos minutos e pode ser feito através do seguinte passo a passo:

  1. Primeiramente, acesse o site da Wise;
  2. Clique no botão “Criar Conta”;
  3. Digite um e-mail válido;
  4. Informe que tipo de conta você deseja criar (pessoal ou empresarial);
  5. Selecione o seu país de residência;
  6. Insira seu número de telefone e clique em “enviar código de verificação”;
  7. Insira o número de verificação enviado para o número de telefone;
  8. Crie uma senha e clique em “Continuar”;
  9. Preencha seu perfil com os dados solicitados;
  10. A seguir, realize o pagamento do cartão, ele pode ser feito por meio de outro cartão ou transferência.

Dessa forma, os usuários que tiverem um endereço residencial em um dos países elegíveis para receber o cartão de débito, devem informá-lo no momento do cadastro para que o cartão seja enviado. Vale lembrar que, se você estiver no Brasil, não poderá receber o cartão.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Nesses casos, a empresa somente disponibiliza os dados da Conta Wise no exterior para ser usada pelos usuários. Elas ficam na área de “Saldos” no seu painel de controle na própria plataforma.

O cartão Wise é gratuito?

Não. Apesar da conta não ter taxas de manutenção, para receber o cartão de débito Wise é preciso pagar.

O valor do cartão é de 8€ e o usuário recebe no endereço indicado. Lembrando que o cartão só é enviado para alguns países, como os que fazem parte do Espaço Econômico Europeu, Estados Unidos e Reino Unido.

Como funciona a Conta Wise?

A Conta Wise ou conta multimoeda funciona como uma alternativa para o recebimento e envio de dinheiro em moeda estrangeira. Após realizar o cadastro na plataforma, os usuários recebem dados bancários internacionais.

conta Wise cotação

Assim, com essas informações, você pode receber remessas de contas na Austrália, Reino Unido, Europa, Estados Unidos e até na Nova Zelândia sem pagar nada por isso. Também pode enviar dinheiro para mais de 80 países e/ou fazer a conversão em mais de 50 moedas.

Como adicionar dinheiro à conta?

Após criar sua Conta Wise, é preciso adicionar dinheiro à conta. Esse processo pode ser realizado de duas maneiras diferentes: pela Wise ou através da sua conta bancária. Saiba mais logo abaixo.

Adicionar dinheiro pela Wise

A primeira forma de adicionar dinheiro é por meio da sua própria conta da Wise. Confira o passo a passo.

  1. Selecione o saldo no qual você deseja adicionar dinheiro;
  2. Clique em “Adicionar”;
  3. Informe quanto deseja adicionar e a moeda com a qual gostaria de pagar;
  4. Selecione a forma de pagamento de clique em “Continuar”;
  5. Dependendo de como deseja pagar, você será orientado sobre as etapas de pagamento.

No entanto, para realizar esse procedimento, é necessário que o dinheiro seja enviado de uma conta bancária do mesmo titular da conta Wise. Além disso, também é importante mencionar que algumas moedas não podem ser utilizadas para recarregar o saldo da conta tais como Dirham, Peso chinelo, Libra egípcia, entre outras.

Assim, nesses casos, para fazer a recarga, os usuários devem adicionar dinheiro em outra moeda para depois fazer a conversão.

Adicione dinheiro pela conta bancária

A segunda forma de adicionar dinheiro à Conta Wise é por meio de transferência bancária. O processo é simples e similar as transações tradicionais. Para isso, basta você compartilhar os dados da sua conta Wise vinculado a moeda que deseja receber o dinheiro com a pessoa que vai realizar a transferência.

Veja a seguir um passo a passo de como realizar essa transferência na plataforma da Wise.

  1. Acesse o seu banco online;
  2. Crie uma transferência;
  3. Adicione os dados da conta disponibilizados pela Wise como beneficiário;
  4. Conclua a transação.

Além disso, para fazer esse processo, é necessário fazer a transferência na mesma moeda do seu saldo. Assim, se você estiver adicionando dinheiro ao seu saldo em Euro, terá que enviar dinheiro em Euro.

Como sacar dinheiro pela conta Wise?

Os correntistas da Wise, que possuem o cartão de débito, podem realizar saques gratuitos de £200 ou USD 250 por mês. Essa transação pode ser feita em qualquer um dos mais de 3,5 milhões de caixas eletrônicos ATM que aceitam a bandeira Mastercard pelo mundo.

O procedimento de saque é muito simples e segue as mesmas etapas dos cartões convencionais. Assim, para fazer o saque na Conta Wise, basta realizar esses passos:

  • Insira o cartão Wise no caixa eletrônico;
  • Digite a senha ou informe a impressão digital;
  • Selecione o saque com a moeda local;
  • Retire a quantia e finalize o processo.

Como converter moedas pela conta Wise?

Para converter moedas, os usuários da Conta Wise podem utilizar o conversor de moedas da empresa. Através dessa ferramenta, você pode verificar quanto o seu dinheiro vale em outras moedas com base na taxa de câmbio real.

É possível converter mais de 140 moedas de maneira simples, rápida e fácil. Para você ter uma ideia, esse processo pode ser realizado em apenas três etapas, confira:

  • Insira o valor: digite a quantia que deseja converter no espaço indicado;
  • Selecione suas moedas: clique na lista de opções e escolha as moedas que deseja fazer a conversão;
  • Conclua a conversão: a ferramenta mostra a cotação atual e as variações que ocorreram no último dia, semana ou mês.

A Conta Wise apresenta dados bancários?

Sim. Após fazer sua Conta Wise ou conta multimoeda, você receberá dados bancários exclusivos para receber remessas em qualquer moeda. Embora não estejam vinculados a uma conta bancária tradicional, a empresa fornece o código de IBAN e o SWIFT/BIC.

Além disso, esses códigos funcionam de maneira similar para o recebimento de dinheiro. Assim, basta fornecer seu nome e esses dados para receber remessas bancárias em sua conta da Wise.

Qual a diferença da conta Wise para a conta tradicional?

Apesar de se assemelhar muito com uma conta tradicional, a Conta Wise apresenta algumas diferenças em relação aos bancos digitais ou tradicionais.

A principal diferença em relação a bancos como o N26, é que o dinheiro depositado não está assegurado pelo Financial Services Compensation Scheme (FSCS), do Reino Unido. Esse sistema de proteção é usado em muitos países, especialmente na Europa, para evitar perdas dos clientes caso o banco entre em falência, por exemplo.

abrir conta Wise

Outra diferença da conta é que ela não oferece cheque especial ou empréstimos. Nesse sentido, a conta se assemelha aos bancos digitais que, em sua maioria, não oferecem o serviço. Além disso, a conta não permite fazer o dinheiro render, ou seja, não há opção de poupança.

Confira o comparativo entre o N26 e a Wise.

Em quais moedas é possível usar a Conta Wise, antiga Borderless?

É possível usar e fazer a conversão de mais de 50 moedas através da Conta Wise, antiga Borderless da TransferWise. Confira abaixo uma lista das principais moedas que estão disponíveis para os usuários da empresa no Brasil e no exterior:

Essas são as moedas mais comuns, mas vale a pena acessar o site da Wise para conhecer as demais moedas disponíveis da conta.

Existem taxas na Conta Wise?

Apesar de a conta ser gratuita e não cobrar mensalidade, existem taxas da Wise que estão embutidas em algumas funcionalidades da conta multimoeda. A conversão, por exemplo, é feita com base no câmbio do dia e paga-se uma tarifa entre 0,35% a 2% a depender da moeda.

Além disso, os saques feitos em caixas eletrônicos com valor de até £200 por mês são gratuitos. No entanto, esse limite varia de acordo com cada moeda. Também existe uma tarifa fixa sobre as transferências de dinheiro de sua conta para outra com a mesma moeda.

A Conta Wise, antiga conta Borderless da TransferWise, é confiável?

Sim. A Conta Wise é uma conta multimoeda segura e todas as transferências internacionais são regulamentadas pelo Banco Central do Brasil. Também recolhe impostos correspondentes como o IOF e os declara para a Receita Federal.

A Wise é autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA) e recebeu licença para atuar como Corretora de câmbio pelo Banco Central do Brasil. Isso garante a segurança do dinheiro os usuários da conta multimoeda no país e no exterior.

Além disso, para avaliar se a empresa é confiável, consultamos alguns sites de avaliação dos consumidores como o Reclame Aqui e no TrustPilot.

Wise no Reclame Aqui

Em julho de 2021, a Wise possuía uma ótima avaliação no Reclame Aqui de acordo com as avaliações dos clientes. Ainda como TransferWise na plataforma, a empresa recebeu uma nota 8,1 nos últimos seis meses, de janeiro a junho de 2021.

No período foram realizadas 189 queixas no site, todas respondidas em um tempo médio de 9 horas. A empresa também possui um índice de solução de problemas 87% e 71% dos clientes afirmam que voltariam a fazer negócios com a Wise.

Wise no TrustPilot

Na plataforma do TrustPilot, a Wise possui uma excelente avaliação dos clientes que contrataram seus serviços. Ainda cadastrada como TransferWise, a empresa recebeu uma pontuação de 4,6, em 5.

Até julho de 2021, a Wise recebeu mais de 120 mil avaliações e 93% dos clientes avaliaram a empresa como excelente ou ótimo. Isso comprova tanto a segurança quanto a qualidade dos serviços prestados pela mesma.

É possível abrir a Conta Wise no Brasil?

Sim, é possível abrir uma Conta Wise no Brasil, colocar dinheiro e adicionar saldo. Contudo, ela só poderá ser utilizada quando você estiver fora do território brasileiro.

conta Wise no Brasil

Além disso, para receber o cartão de débito, é preciso ter um endereço comprovado no exterior porque a empresa não realiza esse tipo de envio para o Brasil.

E usar o cartão no Brasil?

Sim, é possível usar o cartão de débito da Conta Wise em qualquer lugar que aceite a bandeira Mastercard no Brasil. No entanto, os países que não aceitam esse cartão são os seguintes:

  • Afeganistão;
  • Burundi;
  • Chade;
  • Congo e República Democrática do Congo;
  • Coreia do Norte;
  • Cuba;
  • Eritreia;
  • Iêmen;
  • Irã;
  • Iraque;
  • Líbia;
  • República Centro-Africana;
  • Somália;
  • Sudão e Sudão do Sul;
  • Síria;
  • Territórios Palestinos;
  • Venezuela.

Vale a pena ter uma Conta Wise?

A Conta Wise, antiga conta Borderless da TransferWise, certamente vale a pena para quem viaja, trabalha ou mora fora do Brasil porque ela facilita o envio e recebimento de remessas internacionais de forma simples, prática e econômica.

Contudo, é importante lembrar que a conta multimoeda não é uma conta bancária convencional. Por meio dela, você recebe os códigos de IBAN e SWIFT/BIC para o recebimento de dinheiro.

Dessa forma, para receber remessas do exterior, basta informar o nome que consta em sua conta e os códigos acima para que seus clientes, amigos, familiares ou empresas possam enviar dinheiro.

Além disso, você também pode enviar, receber, guardar e converter diversas moedas em uma conta com tarifas mais baixas. Aliás, a isenção de algumas tarifas de transação internacional e taxas de câmbio mais baixas são alguns dos principais benefícios dessa conta multimoeda da Wise.  Visite o site da Wise, antiga TransferWise, para saber mais sobre os benefícios dessa conta e abra sua Conta Wise em apenas alguns minutos.