Não se assuste caso você precise fazer uma transação bancária e necessite usar o código Swift.  Veja nesse artigo o que é e como ele funciona.

O que é o Código Swift

O código Swift (Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication) também recebe uma outra denominação que é Bank Identifier Code, BIC.
Trata-se de um código que foi criado para aumentar a segurança nas transferências de dinheiro internacionais. Graças a esta série alfanumérica que pode ser composta de 8 ou 11 dígitos, erros nas transferências internacionais foram eliminados, além de diminuir o tempo da transação e evitar custos adicionais.
Não sabe como abrir uma conta no exterior? Aprenda aqui.

O que significa cada elemento do código Swift

O código Swift ou BIC, como dito antes, pode ser composto por 8 ou 11 dígitos, isto porque os 3 últimos dígitos são opcionais. Dessa forma, o código Swift fica da seguinte maneira:

  • Os 4 primeiros dígitos do código está representando o código do banco, servindo assim, para identificá-lo.
  • O quinto e o sexto dígito do código Swift servem para identificar o país do banco, por exemplo, Espanha, código ES.
  • O sétimo e o oitavo número representam a cidade do banco e, normalmente, as letras iniciais da cidade são usadas para essa identificação. Como por exemplo, Barcelona, BB e Madrid, MM.
  • Por fim, os três últimos dígitos que, como dissemos anteriormente, são opcionais. Quando eles aparecem servem para identificar uma determinada agência bancária do banco. Quando os três últimos números não aparecem no código Swift significa que o envio é relacionado ao banco principal da rede bancária escolhida.

Veja um exemplo de um código Swift: WWWW XX YY ZZ
A instituição bancária é representada pelas letras WWWW e são sempre letras no código.
Serve para identificar o código do país e também é preenchido com letras: XX. Se você envia dinheiro do Brasil para outro país, o XX será sempre BR.
Para identificar a região na qual pertence o banco, e neste caso, podemos ter caracteres ou letras, temos o YY. Um banco de São Paulo, por exemplo, pode estar representado por SP, porém, poderia aparecer números também, depende da instituição bancária.
Para terminar, o ZZZ, é o número da agência bancária e quando se trata de uma instituição cuja transferência vai para a sede principal, o código não se faz necessário.
Neste link você pode pesquisar os códigos Swift ou BIC de qualquer agência bancária.
Enviar dinheiro com taxas baixas: veja as melhores maneiras de enviar dinheiro e pagar pouco.

Intermediários podem ajudar nas transações bancárias

Caso seja necessário fazer uma transação bancária internacional e você encontre problemas, é possível usar intermediários que ajudam na operação, como por exemplo, a Wise.
A Wise, antiga TransferWise, é uma das muitas empresas que fazem remessa de dinheiro e você pode simular online antes de realizar a operação. O que ajuda, principalmente, a entender o câmbio. Saiba tudo sobre essa empresa no nosso artigo especial sobre a Wise.
Conheça também a Remessa Online, outra plataforma de envio de dinheiro que confiamos.

Qual a diferença entre Código Swift e IBAN?

Seja para fazer transferências internacionais ou para abrir uma conta na Europa, ouvirá falar de IBAN muitas vezes.
No Brasil, pedimos número da conta e agência e em alguns casos CPF, porém, em muitos países da Europa, como na Itália e Espanha, por exemplo, a operação será feita com o número do IBAN.
IBAN (Internacional Bank Account Number) não é o mesmo que Código Swift. O IBAN inicialmente era usado para as transações entre bancos dos países membros da União Europeia. O código foi criado em 1997, e de lá para cá ganhou mais funções. Sessenta e nove países usam o IBAN para fazer transações, como exemplificamos com Espanha e Itália. Diferente do Código Swift, o IBAN pode chegar até 34 dígitos.

IBAN no Brasil

No Brasil, o número deste código é de 29 caracteres, e começou a ser usado em 2013, por determinação do Banco Central.
Porém, diferente do que acontece na Espanha ou Itália, que o IBAN é usado em transações nacionais, o IBAN no Brasil, assim como Código Swift, serve para operações internacionais de dinheiro de contas mantidas no Brasil.
Na prática, significa que se um cliente de um banco brasileiro precisa fazer uma transferência internacional, além do Código Swift, para segurança, ele irá precisar de um número de IBAN.
Você conhece o LeuPay? Ele simplifica o processo de abrir conta no exterior, conheça.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Swift e BIC têm a mesma função

Enquanto o Código Swift e IBAN são diferentes e ambos são necessários na transação internacional, BIC e Swift possuem a mesma função.
Swift é um código de segurança e o BIC também, Bank Internacional Code. Portanto, ambos os códigos possuem a finalidade de identificação da instituição bancária usando um código único e universal.
A quantidade de números de ambos os códigos, Swift e BIC pode ser entre 8 a 11 caracteres. Ambos servem para facilitar e evitar erros nas transações internacionais entre bancos.
Apesar dos códigos Swift e BIC terem a mesma função, o código Swift é mais usado. Além disso, é possível que um banco possua mais de um código. Algumas instituições bancárias possuem um código Swift ou BIC para cada região em que atuam, para individualizar a agência.
Para saber como enviar dinheiro para o exterior pelo banco, clique aqui.