Sim, vale a pena usar. A Wise, antiga TransferWise, é uma plataforma britânica de transferências internacionais. Há mais de 10 anos no mercado, ela permite enviar e receber dinheiro do exterior, ter uma conta multimoedas e um cartão de débito.

Veja neste artigo uma análise completa de todos os recursos da Wise. Vamos lá?

Pergunta Resposta
O que é a Wise? Uma plataforma destinada para enviar e receber dinheiro do exterior
Quanto tempo demora para enviar dinheiro pela Wise? Entre 4 horas a 4 dias (mas normalmente o dinheiro cai muito rápido)
A Wise é confiável? Sim, a plataforma é segura e confiável.

O que é a Wise?

A Wise é uma plataforma destinada ao envio de dinheiro para o exterior, autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido, e pelos órgãos regulatórios nos países em que atua.

A instituição foi criada por duas pessoas que necessitavam fazer transferências para fora do país, não queriam perder muito dinheiro com o câmbio e decidiram criar um serviço diferente: rápido, confiável e com taxas baixas.

Antiga TransferWise: a marca mudou de nome em 2021

Atuando em mais de 70 países por mais de 10 anos, em 2021 a empresa fez uma grande mudança na sua identidade, e adotou a marca Wise. A mudança, no entanto, em nada afeta a qualidade ou os serviços prestados pela empresa.

Mudanças recentes da Wise no Brasil

A primeira mudança é no correspondente cambial, já que a plataforma realizou mudanças depois do fim da parceria com o MS Bank. Apesar dos ajustes, o envio de dinheiro para o Brasil e os demais serviços da Wise continuam funcionando normalmente e com toda a segurança.

A segunda mudança foi a chegada no Cartão Wise no Brasil. Desde 8 de dezembro de 2021, a plataforma passou a enviar o seu cartão de débito para clientes brasileiros.

Abrir conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. O cartão de débito é entregue no Brasil e você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 200 países.

Abrir Conta →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Até essa data, era possível abrir a conta Wise, mas o cartão não era entregue no país. Agora sim, o cartão chegou ao Brasil e os clientes brasileiros podem ter o seu Wise Card multimoeda para usar para compras internacionais, viagens e muito mais.

Como funciona a Wise?

Criada em 2011 em Londres, a Wise é uma ferramenta que possibilita o envio e o recebimento de dinheiro do exterior diretamente na conta bancária no Brasil, com taxas muito mais baixas do que as dos bancos tradicionais.

Aliás, o sucesso e a popularidade da plataforma se devem à facilidade de movimentar dinheiro para o exterior de forma ágil, segura e barata, através do site ou do aplicativo.

Você poderá utilizar a Wise para enviar e receber dinheiro (através da plataforma ou aplicativo), para guardar dinheiro (através da conta Wise) e para gastar dinheiro em compras e pagamentos (através do cartão Wise).

Wise é segura? É confiável?

Sim. A plataforma Wise é confiável e segura.

Para confirmar a credibilidade da TransferWise, é importante mencionarmos aqui que ela é apoiada por empresas multinacionais conhecidas, como o Paypal e o Skype.

Wise é regulada pelo Banco Central

O Banco Central do Brasil autorizou a Wise a operar como corretora de câmbio licenciada, sem intermediários. Ou seja, toda a responsabilidade sobre as suas transferências são da Wise.

Isso quer dizer que a própria plataforma tem controle sobre a transação do início ao fim, mesmo que a Wise não seja um banco, ela conta com a parceria do Banco Votorantim e do JP Morgan.

Wise no Reclame Aqui

Segundo o site Reclame Aqui, a empresa é muito bem recomendada e está com ótima avaliação nos últimos seis meses (entre outubro de 2021 e março de 2022). Todas as reclamações foram respondidas e o índice de solução é de 87,8%.

Site Wise no Reclame Aqui
Print do site Wise no Reclame Aqui em Abril de 2022

Wise no Trustpilot

No portal Trustpilot, a TransferWise é igualmente bem avaliada. A empresa tem mais de 151 mil avaliações e tem 4,6 estrelas em 5. De todos os usuários que avaliaram, 85% consideraram que a plataforma é Excelente, o que é um feito impressionante.

Avaliação da Wise no Trustpilot
Print da Wise no site Trustpilot em Abril de 2022

Como transferir dinheiro pela Wise?

Transferir dinheiro para o exterior com a plataforma é muito fácil, veja o passo a passo:

  1. Clique em “Criar sua conta” no site da Wise;
  2. Escolha o tipo de conta: pessoal ou comercial;
  3. Faça seu registro escrevendo os seus dados pessoais, seu e-mail e criando uma senha. Ou, caso já tenha um cadastro, entre no site e faça login na Wise;
  4. Clique em “Enviar dinheiro”, aponte qual a moeda deseja enviar e qual moeda o beneficiário vai receber;
  5. Insira o valor a enviar e observe as taxas e valor a receber. Se estiver de acordo com todos os valores, clique em continuar;
  6. Indique os dados do beneficiário e em seguida clique em continuar. Se o beneficiário for você mesmo, clique em “Pessoal” e insira os seus dados;
  7. Escolha a forma de pagamento;
  8. Faça o pagamento e pronto! Agora é só aguardar o dinheiro chegar na conta.

Quanto tempo demora a transação pela Wise?

De uma forma geral, o tempo para receber o dinheiro pela Wise pode variar de quatro horas a até quatro dias úteis. Mas normalmente o dinheiro chega muito rápido, em questão de horas.

Você e o destinatário do dinheiro acompanham a transação através de notificações e emails da plataforma.

O tempo que o destinatário leva para receber o dinheiro depende de uma série de fatores como:

  • Os países de origem e de destino do dinheiro: normalmente a plataforma pede um prazo de dois dias úteis para transferir o dinheiro;
  • A forma de pagamento: alguns métodos são mais rápidos do que outros. Com o pagamento em cartão é praticamente instantâneo, o dinheiro cai na conta em cerca de quatro horas. Outras formas de pagamento como o boleto bancário demora mais tempo para compensar;
  • O horário da transferência: se a transferência é feita em horário de funcionamento dos bancos, o valor cai na conta mais rapidamente. Se não, tem que aguardar o próximo dia útil;
  • Verificações de segurança: dependendo da transação, a plataforma pode precisar conferir o documento de identidade, endereço e fonte de rendimento de quem envia o dinheiro.

Quais as taxas da Wise?

A taxa de transferência do dinheiro é bem pequena, independentemente do valor a ser enviado e principalmente se comparada à taxa cobrada pelos bancos tradicionais – cerca de seis vezes menor.

De forma geral, as tarifas cobradas pela marca são:

  • Tarifa de envio;
  • IOF (já incluído na tarifa de envio);
  • Taxa de câmbio comercial, sem margem de lucro.

As taxas cobradas pela Wise são transparentes e eles mostram para você o quanto cobram antes da transferência, incluindo o IOF. As tarifas oscilam de acordo com o valor a ser enviado, moedas de transferência, método de pagamento e origem da transferência, variando entre 0,35% a 2% do valor enviado.

Ao ser um cliente dessa plataforma, você pode enviar dinheiro para diversos países do mundo com base no câmbio verdadeiro (e não no câmbio de turismo, como ocorre nas casas de câmbio, por exemplo).

Para verificar quanto vai custar a sua transferência, faça uma cotação no site da Wise. Ele te mostra imediatamente quanto vai custar a sua operação, veja o exemplo abaixo:

Cotação feita no site da Wise
Print feito no site da Wise em Abril de 2022

IOF

Lembramos também que os valores de IOF alteram de acordo com o destinatário do dinheiro.

  • Se você envia dinheiro para si mesmo, ou seja, de uma conta pessoal sua para outra conta sua no exterior, o IOF cobrado é de 1,1%;
  • Caso envie dinheiro para conta de outro titular, o valor do IOF é de 0,38%.

Importante notar que: para efeitos de cotação no site, a Wise utiliza o IOF de 1,1% na sua simulação. Ou seja, se você estiver enviando dinheiro para a conta de outra pessoa, o custo será mais baixo (pois utilizará o IOF de 0,38%) e o beneficiário receberá um valor mais elevado do que apresentado no print acima.

O que é a conta Wise?

Além de fazer o envio de dinheiro com taxas baixas e com toda a segurança, a plataforma oferece também a conta Wise, antigamente chamada de conta Borderless ou multimoeda.

Trata-se de uma conta que pode ser aberta no Brasil e que você pode depositar dinheiro em reais e gastar em outras 50 moedas diferentes.

Portanto, se você precisa ter uma conta na Europa, ter dados bancários europeus ou quiser garantir uma conta para ter saldo em euros (ou outras 49 moedas), basta abrir a conta na Wise, rápido e sem burocracia.

Como abrir a conta Wise?

Para abrir uma conta Wise é muito simples. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site da Wise e clique no botão “Criar Conta”;
  2. Digite um e-mail válido;
  3. Informe que tipo de conta você deseja criar (pessoal ou empresarial);
  4. Selecione o seu país de residência;
  5. Insira seu número de telefone e clique em “enviar código de verificação”;
  6. Insira o número de verificação enviado para o número de telefone, crie uma senha e clique em “Continuar”;
  7. Preencha seu perfil com os dados solicitados.

Como pedir o cartão Wise?

É muito simples.  Veja o passo a passo para solicitar o seu.

Pedir cartão Wise no Brasil

  1. Caso ainda não tenha, crie uma conta na Wise;
  2. Envie os documentos para verificar sua identidade;
  3. Adicione R$25,00 em sua conta (depois você poderá usar esse dinheiro normalmente);
  4. Defina uma senha de quatro dígitos;
  5. No site ou aplicativo vá em “Solicitar Cartão”;
  6. Com a aprovação, você já pode usar o cartão virtual e aguardar a chegada do cartão físico;
  7. Ative o seu cartão Wise: após receber o seu cartão, realize o processo de desbloqueio para usá-lo.

Não consegui pedir o cartão no Brasil, e agora?

Muitos leitores nos disseram que estavam com problemas para fazer o pedido do seu cartão no Brasil, por isso entramos em contato com a Wise. A resposta foi: o número de pedidos do Cartão Wise no Brasil está tão elevado que eles não conseguiram suportar a demanda. Mas calma, há uma solução.

Quem não consegue solicitar o cartão físico da Wise irá receber temporariamente os dados de um cartão virtual da Wise, que funciona exatamente como o físico. Assim você já pode usar para consultar o saldo, enviar dinheiro fazer pagamentos online.

E claro, você entra na fila para receber também o seu cartão físico. Assim que for possível, o seu cartão físico chegará na sua casa. Pode solicitar o seu sem preocupação.

Pedir cartão Wise na Europa

Por outro lado, se você tem um endereço na Europa, siga os seguintes passos para solicitar seu cartão:

  1. Acesse o site da Wise e selecione sua “Conta Wise”;
  2. Acesse sua conta e clique em “Cartão de débito” e em “Adicione os seus dados”;
  3. Selecione conta pessoal ou conta empresarial;
  4. Informe os dados solicitados;
  5. Anexe um documento com foto e um comprovante de residência.

Vale a pena usar a Wise?

Sim, vale a pena.

A plataforma tem inúmeros benefícios, portanto, vale a pena ser usada. Ela tem boas referências online, taxas econômicas e cada vez mais está aumentando o portfólio de serviços oferecidos no Brasil.

Vantagens

Algumas vantagens da Wise são:

  • Uma das taxas mais baratas do mercado;
  • Envio do dinheiro de forma completamente online;
  • Wise é seguro e confiável;
  • Transparente, pois o cliente sabe desde a cotação exatamente o quanto vai pagar;
  • Não precisa ter uma conta da Wise para receber o dinheiro;
  • Pode ter conta em qualquer banco do Brasil para enviar dinheiro pela plataforma;
  • Não precisa deslocar com dinheiro em espécie até a casa de câmbio ou banco – o que é mais seguro;
  • Fácil de usar;
  • Suporte em Português por e-mail ou por telefone (de segunda a sexta de 6h às 20h);
  • É possível enviar dinheiro para os Estados Unidos, Europa e vários outros países do mundo;
  • Aplicativo fácil de usar que simplifica as operações e o acesso às transações.

Desvantagem

Veja quais as limitações da plataforma:

  • Não possui agência física. Apesar de ser simples e intuitivo, quem não confia ou não tem habilidade para utilizar a internet pode encontrar dificuldades;
  • Cobra o envio do cartão no exterior. Desde maio de 2020, a plataforma passou a cobrar o envio do cartão para a residência do cliente, o custo é de 5 libras/6 euros. No Brasil, o cartão não é cobrado;
  • Só é possível enviar dinheiro do Brasil em reais, não é possível enviar em euro ou dólar, por exemplo;
  • Só pode enviar dinheiro de pessoa física para pessoa física em reais. Portanto, não é possível realizar transferências para empresas nem a partir de empresas em reais.

Opinião dos usuários

Sempre ouvimos bons comentários sobre a plataforma em relação às boas taxas e à facilidade para envio de dinheiro. Já testamos diferentes formas de envio de dinheiro do Brasil para o exterior e vice-versa.

Aprovamos a Wise, confiamos na plataforma e a indicamos como uma das opções para realizar transferências para o exterior.

De acordo com avaliações do site Trustpilot, os usuários da Wise (antiga TransferWise) apontaram como principais qualidades, nas palavras deles:

  • “Muito bom e eficiente nas transações” – Alessando Floriano (13/04/2022)
  • “Excelente e rápidos” – Priscila Andrade (10/04/2022)
  • “Muito confiável. Nunca tive problemas com a Wise, desde o início muito confiável” – Luiz Carlos Oliveira Santos (06/07/2022)
  • “Wise é top pois resolve tudo com rapidez amo Wise. Obrigado. Wise é essencial” – Helia Nunes (04/01/2022)
  • “Sou Brasileira e gosto muito do trabalho do seu banco online pois me facilita e muito minha vida ,além de enviar dinheiro a Portugal e Brasil. Excelente empresa online gosto indico para amigos” – Kátia Caetano (22/12/2021)
  • “Perfeito. Muito fácil e intuitivo de usar, simples, direto, perfeito, com taxas concorrenciais muito boas.” – Fernando Costa (31/10/2021)

Também gostamos e utilizamos bastante a Remessa Online, pois é uma plataforma confiável com boas taxas, principalmente se o envio for de remessas maiores.

Se você busca uma alternativa, vale a pena realizar a simulação em ambas as plataformas e verificar qual delas oferece melhor custo-benefício para você.

Limites Wise e métodos de pagamento

Os limites da Wise não são os maiores do mercado, mas a plataforma costuma atender plenamente a quem precisa enviar dinheiro para outro(s) país(es).

São três os limites estipulados pela plataforma para envio de remessas. Veja a seguir.

Pagamento por boleto bancário

Você pode transferir do Brasil para o exterior até US$3 mil (ou o equivalente em reais) ou R$10 mil para pagamento por boleto bancário. Esse é o limite mensal estabelecido pelo Banco Central do Brasil para as instituições financeiras (e consequentemente para a plataforma).

Porém, como o câmbio oscila frequentemente, foi necessário estabelecer um limite próprio que se mantivesse dentro desses dois limites. Assim, a plataforma definiu o limite mensal do calendário e também por transferência de R$9 mil no pagamento por boleto bancário.

Pagamento por transferência bancária (apenas TED)

Caso a sua conta da Wise esteja registrada com um endereço do Brasil, o limite é de R$30 mil por transferência bancária (TED). Não existe um limite mensal.

Caso você more fora do Brasil, o limite é de R$9 mil por transferência. Também não existe um limite mensal.

Pagamento no cartão de crédito

Em alguns países, a plataforma disponibiliza o pagamento por cartão de crédito ou débito. Porém, no Brasil ainda não é possível optar por essas modalidades.

Limite maior para envio de dinheiro do Brasil

Se você precisar enviar R$50 mil ou mais por ano (de abril a abril), deve enviar uma documentação extra para fazer a transferência do dinheiro: identidade, comprovante de residência e origem da renda (imposto de renda).

Quanto custa enviar dinheiro pela Wise?

Antes mesmo de fazer seu cadastro, é possível usar o simulador Wise para analisar os valores de envio. Para que você tenha uma ideia de custos e taxas, fizemos uma simulação de envio de dinheiro para os Estados Unidos e Europa, o valor é de R$1.000.

A simulação foi feita em 13 de Abril de 2022; a cotação era 1 USD = 4,67 BRL | 1€ = 5,199 BRL. Veja a cotação Wise com os valores praticados e quanto o beneficiário receberá.

Países Zona do Euro Estados Unidos
Moeda € (euro) USD (dólar)
Preço total cobrado, incluindo IOF Preço por TED: R$ 24,82
Preço por boleto: R$ 26,28
Preço por TED: R$ 25,83
Preço por boleto: R$ 27,29
Economia em relação aos bancos Por TED: R$ 24,65
Por boleto: R$ 23,19
Preço por TED: R$ 23,64
Preço por boleto: R$ 22,18
Valor recebido pelo beneficiário Por TED: 192,64€
Por boleto: 192,33€
Por TED: USD 208,39
Por boleto: USD 208,08

Como funciona o aplicativo da Wise?

O aplicativo Wise é fácil de usar e muito seguro. Além disso, ele é bastante completo. Com o app é possível:

  • Enviar dinheiro para o exterior de qualquer lugar com internet;
  • Verificar o status de transferências;
  • Cancelar transferências;
  • Fazer pagamentos por cartão de débito ou crédito;
  • Enviar documentos para verificação;
  • Criar Transferências de valor específico para o seu beneficiário nas rotas de envio disponíveis;
  • Criar novas transferências com os dados e beneficiários já salvos anteriormente.

Essas e outras funcionalidades estão disponíveis no aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em seu smartphone. Aliás, a avaliação dos usuários do Wise app é positiva:

Ou seja, os usuários estão satisfeitos com o serviço prático de transferir dinheiro pelo celular através do aplicativo da marca.

Perguntas frequentes

O que é IBAN na Wise?

A sigla IBAN significa International Bank Account Number (Número de conta bancária internacional).

Este não é um código da plataforma, mas sim estabelecido internacionalmente com uma identificação de até 34 letras e números, e que ajuda os bancos a processar transferências ao redor do mundo. Veja aqui como saber o IBAN.

Como cancelar a conta Wise?

Primeiramente, você deve retirar qualquer dinheiro que tenha na conta e aguardar as transferências em andamento.

Então, basta acessar as configurações no site ou app e ir em “Desativar minha conta”.

Como declarar Wise no IRPF?

Ao preencher o seu imposto de renda, você deverá declarar a sua conta no exterior na ficha “Bens e Direitos – Depósito bancário em conta-corrente no exterior”.

Como falar com a Wise?

Apesar da plataforma não ter uma agência física para contato com os clientes, a plataforma possui algumas formas de sanar as dúvidas.

A primeira delas é o Centro de Suporte, que contém as dúvidas mais frequentes sobre cada seção da plataforma e como resolvê-las sozinho.

A outra é o atendimento remoto através do telefone ou do e-mail, que o cliente tem acesso quando tem uma conta da Wise. O contato é todo feito em Português do Brasil e o atendimento é rápido.

Wise e Wise Up são a mesma empresa?

Não.

A Wise é uma plataforma de envio de dinheiro e de cartão de débito internacional. A Wise Up é uma rede de franquias de ensino do inglês com unidades por todo o Brasil e possibilidade de aprendizado online. As duas marcas não estão relacionadas.

Wise e Wise Eco estão relacionadas?

Não.

A Wise Eco é uma empresa nacional produtora de resina termoplástica localizada em Atibaia, São Paulo. Com missão de desenvolver soluções sustentáveis através da reciclagem de plástico, a fábrica não tem qualquer relação com a gigante de envio de dinheiro britânica Wise, antiga TransferWise.

Alternativas à Wise

Se você quiser saber mais sobre outras plataformas, veja os artigos comparativos que fizemos de empresas de envio de dinheiro online:

Conclusão sobre a Wise (antiga TransferWise)

Antes de indicar a plataforma aqui no site, eu já tinha ouvido bons comentários de amigos que usam e decidi testar a Wise como funciona enviando dinheiro do Brasil para Portugal.

Criei uma conta, escolhi o quanto queria transferir e coloquei os dados da minha conta de Portugal (onde eu queria receber). Achei muito fácil de usar. Depois fiz o pagamento pela minha conta bancária e poucas horas depois recebi o valor em euro na minha conta.

Além de ser muito mais fácil e rápido do que no banco tradicional, chegou um valor maior do que chegava através do banco, porque as taxas são menores.
De qualquer forma, eu recomendo 100% essa plataforma.

Criar conta grátis e conhecer cotação na Wise.