TransferWise ou PayPal?

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Quando precisamos enviar ou receber dinheiro no exterior surge a dúvida de quais as maneiras mais seguranças, mais baratas e mais rápidas. Para enviar dinheiro para o exterior existem diversas opções de serviços, entre bancos, instituições financeiras, casas de câmbio e sistemas online.

Nem sempre a melhor forma de transferir dinheiro para exterior será a mesma para todo mundo, pois há quem prefira a rapidez em receber o dinheiro (como em uma urgência, por exemplo), quem opte pelas melhores taxas para não perder dinheiro na conversão, além das pessoas que preferem os métodos tradicionais, como bancos, pela confiança que já possuem nessas instituições.

Também já falamos sobre as vantagens e desvantagens de comprar euro em casa de câmbio.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

TransferWise ou PayPal?

Nesse artigo vamos te contar qual a melhor opção para transferir dinheiro para exterior: TransferWise ou PayPal?

TransferWise, o que é?

O Transferwise é um sistema online de envio de dinheiro para o exterior e está disponível para conversão entre diversas moedas. Possui mais de 1 milhão de clientes e é em média 8x mais barato que um banco.

O TransferWise cobra uma tarifa de 2,5% por cada transferência, além disso há o Imposto sobre Operações Financeiras – IOF de 0,38%.

Como funciona?

Pelo site é possível fazer o cálculo de quanto você quer enviar e quanto receberá na outra moeda. O primeiro passo para a utilização do serviço, é a criação de uma conta com seus dados, depois deverá indicar quanto quer enviar e colocar suas informações bancárias no país de destino do dinheiro.

O sistema então, gera um boleto bancário para pagamento em um dia. Após o boleto pago, você receberá o dinheiro na sua conta em até 4 dias (o tempo de recebimento depende do valor enviado).

Você pode conferir mais dicas sobre como funciona o TransferWise.

Vantagens do TransferWise

As taxas são bem mais atrativas do que outros sistemas de transferência de dinheiro. O site é de fácil utilização, possui versão em português e é bem dinâmico.

Além disso, é possível saber a tarifa cobrada em cada transação, ficando mais fácil de calcular e saber quanto irá receber na moeda estrangeira.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Desvantagens do TransferWise

Entre as desvantagens de se usar o TransferWise é a limitação de valores de até R$ 9.000,00 por transferência única ou dentro do mesmo mês. Outro fator importante é que o envio de dinheiro ainda não está disponível para empresas, por isso é utilizado apenas para pessoa física.

Além disso, o TransferWise só serve para transferência de dinheiro entre moedas diferentes. Por exemplo: de real para euro, de real para libra, e assim por diante. Não é possível enviar de euro para euro (de países diferentes da Europa, por exemplo).

Muitas pessoas se questionam sobre a segurança dos serviços online antes de decidir usar um. Entenda se o TransferWise é seguro.

PayPal

Já o PayPal é excelente para quem faz compras online, ou então, precisa receber pagamentos online. É utilizado tanto pessoas físicas, quanto empresas. O sistema é muito seguro, possui anos de atuação no mercado e conta com mais de 200 milhões de utilizadores.

Você pode as dicas que partilhamos para utilizar o Paypal, para enviar dinheiro.

Vantagens do PayPal

As vantagens de se usar o PayPal são a facilidade e a rapidez do serviço. Após o pagamento, já aparece no sistema o recebimento e você pode selecionar a conta em que quer receber, dentro de 1 a 2 dias o valor já está na sua conta bancária.

O PayPal também é ideal para pagamentos dentro do mesmo país (mesma moeda) e para pagamento de serviços no exterior. Além de ser possível fazer o pagamento por cartão de crédito.

É uma excelente ferramenta principalmente para empresas, sites de comércio eletrônico, ou serviços feitos à distância.

Veja aqui como criar uma conta no Paypal.

Desvantagens do PayPal

As taxas cobradas pelo PayPal podem variar entre 1,9% a 3,4% dependendo do valor, além de uma tarifa fixa de € 0,35 por transação (na Europa) quando há conversão de moedas. Já para de euro para euro não há custos extras.

Veja mais informações sobre as taxas do PayPal, no site oficial da empresa.

TransferWise ou PayPal, afinal qual é melhor?

A resposta à questão, “TransferWise ou Paypal”, é depende, pois ambos os serviços são excelentes e tudo depende do seu objetivo.

Para pessoas físicas que precisam transferir dinheiro do Brasil para o exterior o melhor é o Transferwise. Já para pessoas que estão na zona do euro e precisam receber dinheiro de países diferentes na Europa, o PayPal é mais vantajoso.

Já para empresas, o PayPal é o serviço mais adequado de pagamento no momento.

Não deixe de ler consultar as nossas dicas para enviar dinheiro para o exterior de forma simples.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.