Enviar dinheiro para o exterior

TransferWise ou Paypal? Descubra qual a melhor opção

Se você precisar enviar dinheiro para o exterior, seja para uma viagem, por motivos profissionais ou de estudos, PayPal ou TransferWise são opções viáveis que podem ser consideradas. Esses dois players ​​surgiram no mercado para realmente mudar a forma como se faz transferência internacional e oferecer benefícios para quem precisa viajar, trabalhar no exterior ou estudar fora do país. Mas, na hora de fazer sua transferência surge a dúvida: qual plataforma usar? Saiba mais no artigo a seguir, que analisa condições como: custo, rapidez e conveniência.

TransferWise ou PayPal: qual a melhor plataforma de envio de dinheiro?

Quando precisamos enviar ou receber dinheiro no exterior, surge a dúvida de quais as maneiras mais seguranças, baratas e mais rápidas. Para enviar dinheiro para o exterior, existem diversas opções de serviços entre bancos, instituições financeiras, casas de câmbio e sistemas online.

Nem sempre a melhor forma de transferir dinheiro para exterior será a mesma para todo mundo, pois há quem prefira a rapidez em receber o montante (como em uma urgência, por exemplo), quem opte pelas melhores taxas para não perder nada na conversão, além das pessoas que preferem os métodos tradicionais, como bancos, pela confiança que já possuem nessas instituições.

Para dar início a nossa análise, apresentamos melhor cada uma das instituições, confira:

TransferWise

A TransferWise foi fundada em 2011 como uma empresa específica de transferência de dinheiro com alguns pontos de destaque: transparência em suas taxas, permissão para solicitar dinheiro de outras pessoas no exterior e cobrança de taxas muito menores durante todo o processo.

A  fintech cresceu rapidamente ao longo dos anos. Ela usa um modelo inovador de transferência peer-to-peer, que permite aos usuários transferir dinheiro sem enviar tecnicamente seu dinheiro para outro país. Isso permite que a TransferWise reduza realmente o valor que eles cobram nas taxas de transferência e é uma grande razão por trás do sucesso da empresa.

Como funciona a TransferWise

A TransferWise funciona assim: você paga por transferência ou boleto da sua conta bancária e envia fundos diretamente para a conta bancária do destinatário. As opções de pagamento variam de acordo com o corredor. Em outras palavras, depende de onde você está enviando e para onde. Por exemplo, se você estiver transferindo dinheiro do Brasil para os Estados Unidos, terá a opção de pagar por boleto ou TED; se for a partir de vários países da Europa, poderá fazer uma transferência Sofort (de forma imediata).

As taxas são transparentes e são claramente indicadas no site quando você faz a transferência. A TransferWise faz os cálculos da taxa e avisa quando pode haver uma taxa bancária local (a qual eles não podem controlar).

Paypal

Das duas empresas, o PayPal é o nome mais conhecido. A empresa foi fundada em 1998 e rapidamente cresceu depois de se tornar o método de pagamento preferido no site de leilões americano eBay. O PayPal é adequado para transferências domésticas dentro do país e continua sendo uma ótima solução para muitos casos, como efetuar pagamentos online ou enviar dinheiro a amigos, desde que você envie na mesma moeda.

Mas, se você estiver enviando dinheiro através de fronteiras em moedas diferentes, geralmente não é uma boa ideia usar a plataforma, porque fica muito caro. Assim que uma conversão de moeda é envolvida, grande parte dos seus custos de transferência fica oculta na margem que o PayPal recebe. Veja nosso artigo sobre como enviar dinheiro pelo Paypal e acompanhe o passo a passo.

Como funciona o PayPal

O PayPal funciona da seguinte maneira: você paga pela transferência com dinheiro da sua conta bancária, cartão de débito, crédito ou seu saldo do PayPal e envia os fundos para a conta do PayPal do destinatário. Ele pode retirar os fundos para sua própria conta bancária ou deixar o dinheiro em sua conta do PayPal (que pode ser usada para fazer outros pagamentos).

As taxas não são claras e transparentes — você deve procurá-las em “Perguntas frequentes” e, mesmo que encontre a informação, você mesmo deve fazer todos os cálculos e nunca sabe realmente quanto pagará.

transferência de dinheiro online

Então, agora que você sabe um pouco sobre cada uma dessas empresas, vamos descobrir qual é a melhor para enviar dinheiro para o exterior. Primeiro, vamos analisar o custo do envio de dinheiro de cada uma.

TransferWise e PayPal são confiáveis?

Sim, ambas as plataformas de envio de dinheiro são confiáveis.

A TransferWise é confiável e recomendada, além da recomendação de revistas e publicações financeiras, a plataforma também é indicada pelo usuário. No Reclame Aqui da TransfeWise, por exemplo, a empresa tem nota 8.4 no que se refere ao período de seis meses, de setembro de 2019 até fevereiro de 2020. Além disso, mais de 80% dos reclamantes voltaria a fazer negócio com a empresa.

O Playplal no Reclame Aqui também é muito bem avaliado. No mesmo período de análise da TransferWise, a nota da plataforma é 9, o que dá a ela o selo RA1000 de recomendação. O índice de solução também é alto, mais de 90% das reclamações.

Como funcionam as taxas e custos de transferências

Para muitas pessoas, o melhor serviço de transferência de dinheiro será sempre o mais barato. Afinal, as taxas elevadas de transferência são exatamente o motivo pelo qual você deseja evitar o uso do seu banco. Em resumo, as taxas na tabela abaixo são as principais cobradas pelas plataformas. Na sequência do texto, explicamos cada uma delas em mais detalhes.

Plataforma IOF Câmbio Taxa de transferência
TransferWise 0,38% (titular diferente) e 1,1% (mesmo titular) Média do mercado De 1,5% a 2,5% (conforme combinação de moedas)
PayPal 6,38% Média do mercado + 2,5% De 1,9% a 3,4% (euro) e 4,4% (dólar)

Taxas de envio

A TransferWise cobra uma porcentagem do valor total da transferência, o que equivale a aproximadamente 1,5% a 2,5% das taxas da transferência, dependendo da combinação de moedas. Se você pagar através de uma transferência bancária tradicional o valor da taxa é mais baixo, mas vale considerar que muitos bancos cobram pelo TED.

Abrir conta no PayPal é gratuito, mas você pagará conforme o tipo de operação que efetua (pagamento ou recebimento) e de acordo com os países envolvidos na operação. Existe um custo de envio de remessa que é cobrado do beneficiário da transferência. Trata-se de uma tarifa fixa mais um custo percentual em cima do valor recebido, que varia para a moeda de cada país.

Veja abaixo os custos do PayPal para algumas moedas:

Moeda de recebimento Tarifa fixa de recebimento Custo percentual
Real R$ 0,60 6,4%
Dólar americano U$ 0,30 4,4%
Euro 0,35€ De 1,9 a 3,4% (depende das quantias)

A TransferWise é o vencedor aqui. Suas taxas são claras, transparentes e você sabe exatamente quanto está pagando.

Taxas de câmbio

A taxa de câmbio da TransferWise é baseada na taxa média do mercado. Isso significa que, diferentemente de outros provedores de transferência de dinheiro, eles não adicionam uma margem acima desse câmbio. A taxa de câmbio do PayPal baseia-se na taxa que eles recebem do banco (em comparação com a taxa de câmbio padrão do mercado) e a esse câmbio é adicionada uma margem de 2,5%.

É impossível saber qual é a taxa do banco, mas as taxas de câmbio são notórias por serem elevadas. Em outras palavras, geralmente são ruins para o cliente e boas para o banco (devido a uma margem alta). As taxas de câmbio da TransferWise são muito mais competitivas do que as oferecidas pelo PayPal.

IOF

Com a TransferWise, os valores de IOF mudam de acordo com o destinatário do dinheiro. Se você envia dinheiro para si mesmo, ou seja, de uma conta pessoal sua para outra conta sua no exterior, o IOF cobrado é de 1,1%. Caso envie dinheiro para conta de outro titular, o valor do IOF é de 0,38%.

No PayPal, o IOF pago pelo usuário que fizer transferência pelo seu cartão de crédito é de 6,38%. Mais uma vez, a TransferWise oferece o menor custo para fazer sua transferência.

Qual serviço de envio de dinheiro é mais rápido?

Além dos custos, outro ponto de destaque para quem quer transferir dinheiro para o exterior e está em dúvida entre a TransferWise ou PayPal é a rapidez com que o montante é enviado para o remetente. Na TransferWise, os tempos de transferência variam de acordo com a moeda que você envia e a forma de pagamento selecionada. Embora a maioria das transações leve entre um e dois dias úteis, é possível enviar fundos para alguns destinos em poucos minutos.

No PayPal, o destinatário deve poder acessar os fundos que você envia para a conta do PayPal dele quase imediatamente. No entanto, observe que, se o destinatário não quiser deixar esse saldo na conta do PayPal, a retirada para a conta bancária levará um ou mais dias úteis.

As transferências do PayPal geralmente são mais rápidas, mas apenas se o destinatário quiser gastar o dinheiro diretamente da conta do PayPal. Se ele quiser enviar para a conta bancária, você pode descobrir que pela TransferWise receberá o dinheiro mais rapidamente.

plataforma paypal

Conheça os diferenciais da TransferWise ou PayPal

Embora a TransferWise ofereça uma calculadora prática sobre taxas em seu site, você precisará criar uma conta na plataforma antes de poder enviar dinheiro para o exterior. Você pode iniciar uma transferência especificando o valor e a moeda que deseja enviar e fornecendo os detalhes da conta bancária do destinatário. Você receberá atualizações por e-mail durante todo o processo de transferência e poderá rastrear sua transação online ou usando o aplicativo de envio de dinheiro.

Antes de poder enviar dinheiro para o exterior com o PayPal, você e seu destinatário precisarão ter suas próprias contas do PayPal. Você pode vincular sua conta bancária ou cartão de crédito/débito à sua conta do PayPal para financiar sua transação.

Para enviar dinheiro para o exterior, digite o endereço de e-mail ou o número de telefone do seu destinatário. Você precisará inserir os detalhes de sua transação, especificar o motivo pelo qual está enviando fundos e, em seguida, reservar um momento para revisar o custo total de sua transação antes de enviar sua transferência.

Qual a melhor opção entre TransferWise e PayPal?

Existem diferenças funcionais claras entre as duas plataformas na hora de enviar dinheiro para o exterior. A TransferWise pode ser usada para transferências internacionais através do sistema bancário ou como uma conta prática de várias moedas com um cartão de débito – o Borderless – que pode ser usado em todo o mundo.

Hoje, o PayPal funciona principalmente como um sistema de pagamento em lojas online. Como vimos nos cálculos da tabela acima, as taxas do PayPal são compostas de comissões fixas, tarifas adicionais para transferências estrangeiras e aumentos na taxa de câmbio, tornando o serviço mais caro para enviar dinheiro para o exterior. O PayPal é útil principalmente para pagamentos online e transferências bancárias pessoais no mesmo país, já que nesse caso não há a conversão de moeda.

Recomendamos que use a TransferWise para:

  • Economizar em transferências para o exterior;
  • Ter uma conta multimoeda;
  • Evitar as altas taxas de câmbio durante viagens ao exterior.

Recomendamos que use o PayPal para:

    • Transferir na mesma moeda;
    • Forma de pagamento em lojas online.

Agora que você conhece as duas plataformas é hora de escolher a melhor opção para enviar dinheiro para o exterior: TransferWise ou PayPal. Confira também nosso comparativo entre a TransferWise e a Remessa Online, e descubra qual a melhor escolha para seus envios de dinheiro.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Amanda Veloso

Meio engenheira e meio jornalista, Amanda é redatora em tempo integral e viajante nas horas extras. Tendo morado na Alemanha por quase um ano, quer passar um pouco do que viu e viveu.

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar