Enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal: veja o passo a passo

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Atualmente, há diversas formas de enviar dinheiro para outros países. E hoje você saberá tudo sobre como enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal. Você entenderá o passo a passo de como a plataforma funciona e poderá analisar se vale a pena usá-la para este serviço.

O que é o PayPal

Criado em 1998 e com sede na Califórnia (EUA), o PayPal é uma empresa bancária de propriedade da eBay, que ajuda os usuários a enviarem valores para pessoas físicas (cidadão comum) ou jurídicas (empresas), de forma online.

Ambas as partes (remetente e beneficiário) devem possuir uma conta do PayPal, para que a transferência do dinheiro seja concluída. Caso a pessoa para qual pretenda enviar dinheiro não possua uma conta do PayPal, ela receberá uma mensagem, solicitando que abra uma conta para que possa receber o dinheiro.

O pagamento pode ser realizado no mesmo país ou em países diferentes. Este é um dos meios de pagamento mais conhecidos no mundo!

Conta Comercial

Para quem pretende criar uma conta comercial no PayPal, existem as seguintes opções para seu tipo de negócio:

  • E-commerce;
  • Market Place;
  • Aplicativo Mobile;
  • Pagamentos por e-mail.

Como funciona a plataforma

Se você deseja saber como enviar dinheiro par ao exterior pelo PayPal, deve entender que a grande vantagem da plataforma é que tudo funciona pela internet, no site do PayPal. Nele, o processo de envio de dinheiro é mais simplificado do que nas demais instituições financeiras, sendo necessário somente possuir o e-mail do destinatário para o envio da remessa (não são necessários boletos ou códigos para sacar os valores).

enviar dinheiro para o exterior pelo paypal como funciona

A transação financeira é realizada no mesmo dia e o beneficiário do dinheiro pode escolher o banco para receber seu dinheiro, que geralmente entra em sua conta em até dois dias e em poucos cliques.

Saiba como enviar dinheiro para o Brasil.

Como enviar dinheiro usando o PayPal

Para enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal, é necessário seguir os passos adiante.

Cadastro no site

  1. Acesse o site do PayPal e crie uma conta no PayPal, com seu e-mail e senha;
  2. Escolha se será uma conta pessoal ou uma conta comercial;
  3. Selecione o país;
  4. Informe seus dados e leia o contrato do usuário;
  5. Verifique seu e-mail para ativação da conta;
  6. Logue-se novamente.

Como fazer para enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

Confira, agora, o passo a passo para enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal depois de acessar a plataforma:

  1. Informe sua conta bancária para recebimento do dinheiro ou um cartão de débito ou de crédito para pagamento e adicione ou garanta que há saldo na sua carteira PayPal;
  2. No canto superior do site, acesse “Enviar e Solicitar”;
  3. Em “Enviar pagamento para”, na primeira seção, insira o número de telefone ou o e-mail do beneficiário;
  4. Informe o valor a ser enviado (em reais) e selecione a moeda em que o dinheiro será recebido (convertido);
  5. Na opção “Adicione um meio de pagamento”, você pode cadastrar o cartão de crédito ou de débito, se não tiver feito isso antes;
  6. Confira os dados da transação. Se tudo estiver ok, clique em “Enviar pagamento agora” e aguarde a confirmação. Você pode consultar as suas transações feitas em “Atividades da sua conta”.

Leia também sobre as diversas maneiras de enviar dinheiro para o exterior.

Prazo para o dinheiro estar disponível

O dinheiro é disponibilizado pelo PayPal no mesmo dia da transferência e em instantes ele já está na conta do destinatário, que deve acessar o site e escolher a conta (bancária e internacional) em que deseja receber o dinheiro e estipular o valor, que cai na sua conta em até dois dias, dependendo do destino.

É importante dizer que não é possível transferir dinheiro para sua conta do PayPal por meio de sua conta bancária. As contas vinculadas ao PayPal são utilizadas somente para o envio de seu saldo para a conta bancária selecionada.

Taxas para enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

O foco do PayPal é em pagamentos e recebimentos, mas a plataforma também disponibiliza a opção de envio de valores, que não é muito atrativa pelas taxas, que variam de acordo com o país.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pago pelo usuário que fizer transferência pelo seu cartão de crédito é de 6,38%. Além disso, deve ser paga uma tarifa fixa, independentemente da forma de envio e este valor só é confirmado depois que a transação é efetuada. Esta taxa é dispensada para operações realizadas com a mesma moeda.

No site do PayPal, é possível conferir todos os custos envolvidos na operação, de acordo com o país.

Quanto custa transferir dinheiro para o exterior: dicas para poupar.

Principais vantagens e desvantagens em enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

Vantagens em enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

  • Segurança;
  • Facilidade para enviar dinheiro pela internet e em poucos cliques;
  • Sistema gratuito para quem vai enviar a mesma moeda, sem a necessidade de conversão;
  • Possibilidade de efetuar todas as transações pelo aplicativo para celular, disponível para Android e iOS;
  • Tarifas especiais para entidades beneficentes, sem fins lucrativos. Para isso, é necessário entrar em contato com a equipe comercial do PayPal.

Desvantagens em enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal

  • Altas taxas para enviar dinheiro para o exterior;
  • Não é informado o valor da tarifa que será cobrado pela transação; apenas depois da transação ser efetuada;
  • O beneficiário deve pagar a tarifa quando receber os valores;
  • O prazo para recebimento do dinheiro varia de acordo com o país. Em média, é de dois dias, mas pode aumentar para até cinco dias.

Veja como enviar dinheiro para o exterior com taxas baixas.

Alternativas à plataforma

Como vimos, apesar de prático e seguro, o PayPal apresenta grandes desvantagens ao usuário, principalmente quando se trata de pessoa física e quando a moeda precisa ser convertida, pois a plataforma cobra altas taxas e, consequentemente, a quantia recebida pelo beneficiário acaba sendo menor.

Já fizemos artigos sobre algumas plataformas que são boas alternativas ao PayPal. A Remessa Online, TransferWiseWestern Union são algumas delas. No entanto, por já termos testado diversas formas de envio de dinheiro para o exterior, nós, da equipe do Euro Dicas, sempre recomendamos para nossos leitores a Remessa Online.

PayPal X Remessa Online

Agora que você já sabe como enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal, veja um quadro comparativo entre a plataforma e a Remessa Online.

PAYPAL REMESSA ONLINE
Câmbio utilizado na transação Turismo Comercial
IOF cobrado 6,38% 0,38% ou 1,1%, dependendo do motivo da remessa
Taxas Altas. São reveladas somente após a concretização da operação Baixas e transparentes: é possível realizar uma simulação no site para saber exatamente quanto pagará pela operação
Prazo para o dinheiro cair na conta do beneficiário De 1 a 5 dias, dependendo do país de destino Até 1 dia útil
Limite de envio Deve ser consultado em “Exibir seu limite” na seção “Minha conta”, havendo a possibilidade de aumentá-lo · Cadastro simples: até R$ 32.500 por dia e até R$ 65 mil ao ano

· Cadastro completo: de acordo com o seu imposto de renda apresentado

Como vimos, o PayPal tem foco em pagamentos e recebimentos. Mas, se ainda tem dúvidas se é melhor enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal ou pela Remessa Online, confira o artigo que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre a Remessa Online.

COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.