MoneyGram: descubra como funciona e se vale a pena

Cada vez mais pessoas usam os serviços de transferência internacional, seja para pagar por cursos no exterior, manutenção de residente ou outros objetivos. Entre as opções disponíveis, a norte-americana Moneygram é uma alternativa prática e segura para enviar dinheiro do Brasil para mais de 200 países.

Confira neste artigo o que é a Moneygram, como funciona o processo de envio e recebimento e quais as taxas cobradas. Ainda, aproveite para conhecer outras alternativas de remessa internacional de dinheiro.

O que é a MoneyGram?

Fundada em 1940, a MoneyGram é uma empresa americana especializada no envio de remessas internacionais. Com presença global, a empresa possui mais de 350 mil postos de atendimento em todo o mundo.

Através das suas agências, os clientes podem realizar transferências em espécie ou bancárias para mais de 200 países. O processo é rápido e em poucos minutos o beneficiário pode receber a quantia.

Como funciona a MoneyGram?

Diferente de outros provedores, para enviar dinheiro do Brasil para o exterior com a MoneyGram, você precisa realizar o processo presencialmente em um dos agentes mais próximos. Para fazer as suas transferências internacionais, será necessário seguir o passo a passo abaixo:

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

  1. Realizar um cadastro com um agente MoneyGram;
  2. Apresentar um documento de identificação com foto;
  3. Preencher o formulário de envio;
  4. Informar os dados pessoais completos do destinatário e a cidade em que ele se encontra;
  5. Fazer o pagamento do valor a ser enviado e o montante relativo aos custos da transação (em dólares);
  6. Por fim, anote a referência do formulário de envio. Ele será solicitado quando o beneficiário for retirar o dinheiro.

E fique atento porque você só pode pagar por suas transferências com dinheiro em espécie e em dólares. Isso significa que o valor da remessa internacional será convertido de reais para dólares e, caso a sua transferência seja para outra moeda, será feita a conversão de dólares para a moeda de destino.

Sem contar que a MoneyGram estabelece um limite máximo de envio de USD 10 mil, ou equivalente em outra moeda estrangeira, por agente. O limite de remessas para o exterior é um ponto negativo, uma vez que outras plataformas apresentam limites mais altos ou mesmo a inexistência dele.

MoneyGram plataforma

Documentos necessários

Os documentos necessários para fazer os envios de dinheiro são:

  • Brasileiros: carteira de habilitação ou carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros residentes no Brasil: carteira de habilitação ou carteira de identidade de estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): carteira de identidade do estrangeiro ou passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: passaporte.

Envio de dinheiro do Brasil para o exterior

Para enviar dinheiro do Brasil para outros países, basta encontrar um agente MoneyGram na sua cidade, e seguir as instruções. O processo é rápido e pode ser feito nos mais agentes da MoneyGram espalhados nas principais cidades do país.

A Confidence Câmbio é um desses agentes, você pode recorrer às casas de câmbio para realizar a transação. No site MoneyGram você encontra os agentes no Brasil mais próximo de você.

Receber dinheiro do exterior no Brasil

Para receber dinheiro enviado do exterior, você deve comparecer a uma das agências da MoneyGram no Brasil e seguir o passo a passo abaixo:

  1. Solicite o número de referência da sua transferência;
  2. Preencher o formulário de recebimento, informando o número de referência fornecido pelo remetente da remessa;
  3. Com o formulário preenchido, e de posse de um documento de identificação válido com foto, será possível receber a transferência internacional.

Entre os documentos necessários para retirar o dinheiro do exterior, você pode apresentar alguns dos seguintes:

    • Passaporte;
    • Carteira de habilitação;
    • Carteira de identidade nacional;
    • Identificação oficial emitida pelo governo;
    • Comprovante de residência, se necessário.

É importante destacar que os requisitos para receber dinheiro do exterior variam de acordo com o país do beneficiário e o agente em que será realizado o recebimento. Por isso, lembre-se de entrar em contato com o agente local da MoneyGram para conhecer o procedimento correto.

Tem que ir até a agência?

Sim. Para enviar dinheiro do Brasil para o exterior e vice-versa, é necessário se deslocar até um agente local. Todas as transações são presenciais, ou seja, não é possível enviar dinheiro online.

É possível acompanhar o andamento da transferência por meio do site da MoneyGram. Para isso, é necessário ter o número de referência e o sobrenome do emissor da transferência.

Alguns países, como os Estados Unidos, por exemplo, permitem que sejam realizadas transferências internacionais diretamente para uma conta bancária. Portanto, o método de envio e recebimento vai variar de acordo com os países de origem e destino da remessa de dinheiro para o exterior.

Lista de agências MoneyGram no Brasil

Você pode conferir todas as agências MoneyGram no localizador oficial ou por meio do Google. Para ajudar, acompanhe uma lista com alguns agentes nas principais cidades do país:

 Agência Cidade    Endereço  Contato
Confidence Curitiba – Shopping Itália Curitiba Rua Marechal Deodoro, 630 Loja 66V – Centro (41) 4004-5700
Banco DayCoval Curitiba Rua Brigadeiro Franco, 2300 – Loja 342, Centro (41) 3015 – 9500
Invest Câmbio & Viagens Porto Alegre Rua dos Andradas, 1001 – Loja 127, Centro histórico (51) 2111 – 6200
Banco DayCoval Porto Alegre Avenida Assis Brasil, 2611 – SUC 15, Cristo Redentor (51) 3398-6592
Confidence Florianópolis Florianópolis  venida Madre Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Loja 131 Piso L (11) 4004-570
Dantur Turismo Rio de Janeiro Rua do Catete, 228 – Loja 122, Catete (21) 3199 – 1144
Cotação Shopping Rio Center  Rio de Janeiro Rua Lauro Muller, 116 – Loja 101-1 PAV. – Shopping Rio Center (21) 4002 – 1010
Azevedo Tur Fortaleza Avenida Monsenhor Tabosa, 361 – Loja 06, Praia de Iracema (85) 3248 – 9000
Global Money São Paulo Rua Conselheiro Furtado, 309 – Liberdade (11) 95000-0822
Confidence São Paulo Rua Barão de Itapetininga, 37 – República (11) 4004 – 5700

Preços e taxas MoneyGram

Segundo a MoneyGram, as taxas cobradas para o envio de dinheiro variam de acordo com os agentes e também com o valor enviado. Além disso, as tarifas mudam segundo a moeda de envio.

Para ter uma ideia do quanto você deve pagar em tarifas, é possível utilizar a ferramenta de estimativa de custos da MoneyGram.

Simulação de envio

As transferências do Brasil para o exterior pela MoneyGram são limitadas ao dólar e recebimento em espécie. Simulamos o envio de USD 1.000 do Brasil para a Espanha pela plataforma. Confira abaixo as taxas cobradas por envio em espécie para a Europa:

Método de envio Valor de envio Taxas Custo total Beneficiário recebe
Espécie USD 1.000 USD 46 USD 1.046 EUR 834,43
Espécie (via text) USD 1.000 USD 30 USD 1.030 EUR 897,67

Quanto tempo demora para cair o dinheiro?

De acordo com a própria MoneyGram, geralmente o dinheiro está disponível para recebimento pelo destinatário em poucos minutos depois da realização da operação de envio do pagamento.

Lembrando que o tempo para conclusão da remessa internacional depende também do horário de funcionamento do agente no país do emissor da transferência, considerando feriados, leis e regulamentações locais.

enviar dinheiro pela Moneygram

Precisa ter conta na Europa?

Se você mora no exterior e deseja receber seu dinheiro diretamente em sua conta, então é preciso ter conta na Europa para receber transferências bancárias da MoneyGram. Para tanto, o destinatário deve informar os dados completos do beneficiário como nome, IBAN e código SWIFT da conta do banco no exterior.

Por outro lado, para receber transferências em espécie da MoneyGram não é preciso ter conta na Europa. O beneficiário precisa apenas ir até uma agência da empresa no exterior, para retirar a quantia enviada.

Tire suas dúvidas sobre como abrir conta digital no exterior.

Vantagens e desvantagens da MoneyGram

Apesar da Moneygram ser segura e ser a segunda maior empresa de transferências internacionais do mundo, existem vantagens e desvantagens no serviço.

Os clientes preferem enviar e receber dinheiro nas agências da Moneygram por oferecer as seguintes vantagens:

  • Agências físicas da Moneygram em mais de 200 países;
  • Envio de transferências financeiras em espécie nas agências ou por conta bancária;
  • Recebimento de remessa rápida, em questão de minutos;
  • Empresa confiável com mais de 30 anos no mercado.

Apesar desses benefícios, os clientes devem ficar atentos sobre alguns pontos negativos dos serviços da Moneygram tais como:

  • Aplicativo e serviço online não estão disponíveis em todos os países, inclusive o Brasil;
  • Limites para a moeda e tipo de envio da transferência para o exterior, no Brasil apenas é possível enviar dinheiro em dólar e em espécie para outro país;
  • Taxas de envio mais cara quando comparadas com outras plataformas do mercado;
  • A empresa não é bem avaliada pelos clientes no Reclame Aqui.

Alternativas à Moneygram

Empresas como a Remessa Online, TransferWise e Western Union, são outras alternativas à Moneygram para enviar dinheiro para o exterior. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma dessas empresas:

TransferWise

A TransferWise é uma alternativa segura e rápida para enviar dinheiro para o exterior. As remessas pela empresa são econômicas, pois é usado o câmbio comercial, sem margem de lucro, na conversão da moeda.

Ademais, a empresa cobra uma taxa de envio barata com IOF incluso no valor da transferência. A TransferWise funciona de forma simples, por realizar apenas duas transferências locais – entre o banco de envio e destino, não são aplicadas tarifas bancárias que encarecem o valor da remessa. O envio é realizado em no máximo dois dias úteis e pela internet de forma segura.

Remessa Online

A Remessa Online é uma plataforma brasileira para envio e recebimento de transferências internacionais. As taxas cobradas pela empresa são econômicas e é aplicado o câmbio comercial, sem margem de lucro incluída.

O envio da remessa é realizado pelo site da Remessa Online. Além disso, o valor da transferência é compensado em até 1 dia útil. Aqui no Euro Dicas, usamos e recomendamos essa plataforma.

Confira neste artigo como funciona a Remessa Online e economize nas suas transferências.

Western Union

Com mais de 500 mil agências em 200 países, a Western Union é uma empresa líder no mercado de pagamentos e transferências internacionais. Os clientes têm a opção de enviar remessas em espécie para uma das agências físicas da Western Union e recebem em minutos.

A empresa também oferece serviços de transferências bancárias pelo aplicativo ou site. Contudo, apesar de a Western Union ser confiável, as taxas da remessa costumam ser altas.

Moneygram ou Western Union? Veja qual é a melhor forma de enviar dinheiro.

Tabela de preços comparativa

Veja quais os custos cobrados de uma transferência internacional para o exterior, cobrados pela Moneygram e empresas como TransferWise, Remessa Online e Western Union. Simulamos o envio de EUR 1.000 de Portugal para o Brasil nos sites de cada empresa:

Provedor Valor de envio Taxas Beneficiário recebe
Moneygram EUR 1.000 Taxa de 2,90 EUR + IOF R$5.373,03
Remessa Online EUR 1.000 Taxa de 1,30% + IOF R$ 5.594,10
TransferWise EUR 1.000 EUR 17,82 (taxa de envio c/ IOF incluído) R$ 5.579,80
Western Union EUR 1.000 Taxa de 2,90 EUR + IOF R$ 5.505,33

Pelo comparativo é possível perceber que a MoneyGram não tem o melhor custo-benefício para quem precisa enviar dinheiro para o Brasil. Assim, vale a pena recorrer a outras alternativas, como a Remessa Online, que apresenta a melhor conversão.

Portanto, agora que você já sabe como enviar dinheiro com a MoneyGram, aproveite e descubra as melhores formas de enviar uma remessa de dinheiro para Portugal.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

TransferWise: como funciona? Veja nosso guia antes de usar

Será que é seguro enviar dinheiro pela TransferWise? É confiável? Mostramos tudo sobre essa plaforma, como utilizar, preços, vantagens e desvantagens.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Limite de remessas para o exterior: saiba quanto dinheiro pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Remessa Online ou TransferWise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Western Union: como funciona, taxas e passo a passo para enviar dinheiro

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube