MoneyGram: o que é, como funciona e quais os requisitos

Enviar dinheiro para o exterior  / 

A MoneyGram é um empresa multinacional americana de serviços financeiros. Especializada em transferências bancárias, ordens de pagamento e serviços de pagamento de contas, a companhia mantém a sua sede na cidade de Dallas, no estado do Texas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O que é a MoneyGram

Atuando em 200 países, a MoneyGram conta com mais de 347 mil agentes e escritórios e é considerada a segunda maior empresa de serviços financeiros do mundo. Ela simplesmente opera no envio e no recebimento de montantes para qualquer país do mundo.

Como funciona?

A MoneyGram oferece uma gama de serviços destinados ao envio e recebimento de dinheiro de um país para outro em qualquer lugar do mundo. Caso você precise enviar ou receber dinheiro através da MoneyGram, é necessário encontrar um dos milhares de agentes da companhia para que isso seja possível.

Remessa Online ou Transferwise, descubra qual serviço é melhor?

Como enviar dinheiro: requisitos e documentos

Se você quiser enviar dinheiro utilizando os serviços da MoneyGram, primeiro você precisa encontrar um agente autorizado da empresa mais perto de você. Muitas casas de câmbio no Brasil prestam esse serviço.

Depois disso, ao se dirigir a uma loja você precisará dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação (passaporte, RG ou cartão de cidadão e etc.);
  • Fornecer o nome completo de quem irá receber o montante e, claro, essas informações precisam bater com os documentos de quem for receber o dinheiro;
  • Também será necessário informar a localização de quem vai receber;
  • A quantia em dinheiro que você vai enviar e mais despesas de envio.

Importante saber: será necessário, em caso de envio de dinheiro para uma conta bancária, o nome do banco do destinatário e o número da conta bancária.

Além disso, se você optar pelo envio de dinheiro através da modalidade de carteira móvel, a empresa solicitará um número de telefone celular do destinatário com o prefixo internacional de chamada.

Saiba como comprar euro mais barato.

Quanto tempo demora o envio?

Apenas 10 minutos. Sim, parece estranho, mas de acordo com a MoneyGram, dependendo do país de origem e de destino do dinheiro, em 10 minutos o montante estará disponível para o recebimento.

Descubra nossa opinião se MoneyGram é seguro.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Como são as taxas?

As taxas aplicadas pela MoneyGram dependem de alguns fatores, são eles: a moeda, o país de origem e de destino e o montante. Para lhe ajudar, nós fizemos uma simulação:

Para enviar 1.000€ (mil euros) de Portugal para o Brasil com a retirada em uma loja física da MoneyGram, a taxa cobrada pela empresa é de 8,50€ (oito euros e cinquenta cêntimos) na transação.

O que você precisa saber sobre a taxa de câmbio.

Bancos que trabalham com a empresa

São, ao todo, mais de 400 bancos que possuem parceria e trabalham com a MoneyGram em todo o mundo. Portanto, muito provavelmente alguma agência bancária próxima de onde você reside possui parceria com a MoneyGram.

Saiba também como levar dinheiro para o exterior.

Dicas para enviar dinheiro com a MoneyGram

A MoneyGram é uma excelente opção se você precisa enviar dinheiro para alguém que não possui uma conta bancária ou se encontra em algum país remoto e sem muito acesso. Porém, essa facilidade tem custo e existem atualmente outras formas mais baratas de enviar dinheiro.

moneygram envio de dinheiro

Como usar a MoneyGram para enviar dinheiro para o Brasil?

Se você quer e precisa enviar dinheiro para o Brasil, a MoneyGram oferece alguns serviços que suprem essa necessidade. O primeiro passo a ser dado é encontrar uma loja da empresa ou agente autorizado.

Depois de levar os documentos já referidos, a quantia, o valor da taxa, preencher o formulário fornecido pela empresa, e após realizar a transação, comunicar quem vai receber o dinheiro.

A empresa também possibilita o envio de dinheiro online, nas lojas físicas, para uma conta bancária ou ainda para uma carteira móvel.

Para o envio online, a transação precisa ser feita no site da empresa depois de se criar uma conta. Saiba mais no site da MoneyGram.

Vale a pena usar?

Vale a pena se você tiver muita pressa no envio ou se a pessoa que você vai mandar o montante não possua uma conta em banco.

Além disso, o serviço da MoneyGram é bastante eficiente e seguro. Por isso também é muito utilizado por quem se encontra em algum país “isolado” e sem muito acesso a bancos ou tecnologia.

Alternativas para envio de dinheiro para o exterior?

Alternativas não faltam e, caso você tenha a necessidade de enviar dinheiro para o exterior, poderá utilizar as seguintes empresas:

Ainda na dúvida se o MoneyGram é a melhor alternativa? Veja os comparativos entre Remessa Online vs MoneyGram e Remessa Online e TransferWise.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.