MoneyGram é seguro?

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Sim, de maneira geral a MoneyGram é seguro. Émo uma empresa multinacional que presta um serviço muito bom no envio e recebimento de dinheiro para diversos países do mundo. A MoneyGram está entre as três maiores empresas prestadoras de serviço desse tipo de serviço no mundo, tendo como maior concorrente a Western Union e, há não muito tempo, o Wal-Mart.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Conheça também a TransferWise, um serviço de envio e recebimento de dinheiro para o exterior.

MoneyGram é seguro? E como funciona?

A MoneyGram International Inc. foi fundada em 1940 na cidade de Dallas, capital do estado do Texas, nos Estados Unidos. Com operação em todos os países do mundo, a MoneyGram afirma possuir quase 350 mil pontos de atendimento. Suas ações são negociadas na NASDAQ.

Documentos exigidos para o envio de dinheiro

Para enviar dinheiro através da MoneyGram para um dos países atendidos pela empresa, você vai precisar apresentar um documento oficial com foto que pode ser o passaporte, a carteira de habilitação, cartão de cidadão, bilhete de identidade, título de residência ou alguma identificação emitida pelo governo do país em que você reside.

Algumas vezes e dependendo do montante, a MoneyGram pode exigir um comprovante de residência.

Já escrevemos um guia sobre as melhores formas de enviar dinheiro para o exterior.

Documentos para quem vai receber o dinheiro

Quem for receber o montante enviado, será necessário apresentar um documento oficial com foto que conforme o nome completo informado por quem enviou e o número de referência que o agente da MoneyGram informou para quem está lhe enviando o dinheiro de um dos países atendidos pela multinacional americana.

[contentblock id=dinheiro-typeform]

Qual o montante que pode ser enviado em cada transação?

Em cada agente da MoneyGram, só é possível enviar o valor máximo de 10 mil dólares em cada transação.

A empresa possui regras que obedecem a legislação de cada país sobre o montante total que pode ser enviado por ano e, ultrapassando a cota, é possível que mais documentos, comprovantes de origem de dinheiro e outros papeis sejam exigidos.

Quanto tempo leva para que o dinheiro esteja disponível?

Depende do tipo de serviço que o remetente selecionou, mas geralmente o dinheiro pode ser sacado 10 minutos após o envio.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Um fator importante é que quem está mandando o dinheiro escreva de maneira correta e exata o nome de quem vai receber, pois isso precisará ser confirmado e se houver erro a empresa não entrega o dinheiro sob hipótese alguma.

A pessoa que vai receber o dinheiro, pode escolher a moeda para recebimento?

Não, não pode. Mesmo que o remetente esteja enviando dinheiro para o Brasil, por exemplo, e fosse aceitável receber em dólares ao invés de reais, o remetente precisa indicar em qual moeda o dinheiro será recebido, por isso, geralmente isso é pré-definido por quem envia e quem recebe não consegue mudar isso.

Saiba qual é o melhor momento para comprar Euro e Dólar.

Mas o serviço da Moneygram é seguro?

Empresas como a MoneyGram são bastante fiscalizadas por órgãos governamentais como Receita Federal, Ministério da Fazenda, Banco Central entre outros e, por isso, levam bastante a sério as regras de cada país para evitar problemas.

Também por possuir uma política rígida em relação ao envio e recebimento de montantes, geralmente não ocorrem graves problemas. Por isso tudo, o Moneygram é seguro, sem sombra de dúvidas.

Também já escrevemos sobre como enviar dinheiro para o exterior com o Paypal, e pode ser uma boa alternativa.

Problemas que podem acontecer

O que pode acontecer é, por exemplo, você escrever o nome de quem vai receber o dinheiro de maneira abreviada (João D. Santos) e quando o destinatário for levantar a quantia e apresentar o documento oficial com foto ser barrado pela MoneyGram, pois em seu documento estará o nome completo (João Dênis Santos).

Evitar usar nomes abreviados

A empresa é bastante clara em afirmar que nomes abreviados são um problema e, na maioria dos casos, os agentes estão atentos e não permitem que isso ocorra, mas pode acontecer.

Em relação ao número de referência também existe uma certa segurança, pois ele só será validado com a apresentação de um documento de identidade oficial e, por isso, erros em relação a isso quase não acontecem.

Não deixe de ler a nossa comparação entre os serviços de envio de dinheiro TransferWise e Western Union.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.