Enviar dinheiro para o exterior

MoneyGram é seguro? Veja se a empresa é confiável

A MoneyGram é uma empresa que permite enviar e receber dinheiro entre diferentes países em um processo de menos de 10 minutos. Mas será que usar a MoneyGram é seguro? Acompanhe o artigo e descubra.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

MoneyGram é seguro?

Sim. A plataforma de remessa de dinheiro é segura.

Nos Estados Unidos, por conta de lavagem de dinheiro e possíveis financiamentos a ações de terroristas, empresas como a MoneyGram são altamente fiscalizadas, inclusive pelo Federal Bureau of Investigation (FBI).

No Brasil, ela é fiscalizado por órgãos governamentais como Receita Federal, Ministério da Fazenda, Banco Central entre outros, que temem evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Por isso, a empresa segue um rigoroso esquema de segurança do sistema e de controle sobre os montantes enviados.

Phishing e a recomendação da MoneyGram

Em seu site brasileiro, a MoneyGram faz um alerta sobre o phishing, prática criminosa de roubo de dados pessoais e de números e senhas de cartões.

Geralmente, o phishing é realizado através de e-mail, em uma mensagem dissimulada de empresas conhecidas, com links que encaminham para sites falsos, onde são solicitadas as informações.

A recomendação é (não apenas para a MoneyGram, mas para toda empresa que for ilegalmente usada na prática do phishing) não clicar nos links e comunicar a empresa para ela tomar as devidas providências. O contato da MoneyGram é o 0800-892-0540.

O que é a MoneyGram

A plataforma MoneyGram viabiliza envio e recebimento de dinheiro entre diferentes países.

Para usá-la a partir do Brasil, o cliente precisa ir até uma das agências conveniadas com documentos em mãos. No mesmo dia, outra pessoa pode receber o dinheiro em diversas localidades do mundo, presencialmente ou via conta bancária.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Em outros países, há a possibilidade de fazer o envio online, mas essa ferramenta ainda não está disponível para residentes no Brasil.

Avaliação do consumidor

Fizemos uma consulta no portal Reclame Aqui dia 5 de dezembro de 2019 e constatamos que a última avaliação da empresa é de 2017, quando ela foi indicada como “não recomendada”. No período avaliado, ela recebeu 11 reclamações e não respondeu a nenhuma.

Vale lembrar que o Reclame Aqui é um portal de reclamações e que não ter avaliação nele não é, necessariamente, ruim. No entanto, não ter resposta a nenhuma das queixas deixa subentendido que a empresa não tem ou não valoriza relacionamento com o cliente brasileiro tanto quanto as concorrentes.

MoneyGram é seguro Reclame Aqui

No Trustpilot, há avaliações para a MoneyGram da Dinamarca, da Suécia, do Reino Unido e dos Estados Unidos. A avaliação de todas elas deixa a desejar. Citamos como exemplo a avaliação no Trustpilot nos Estados Unidos, país-sede da empresa, onde, teoricamente, os serviços deveriam funcionar melhor.

Lá, a avaliação é “muito ruim” por 92% dos consumidores que responderam à pesquisa. A consulta ao portal também foi feita em 5 de dezembrode 2019.

Moneygram é seguro Trustpilot

Confira um depoimento traduzido do portal:

“Apenas tentei me inscrever. Da primeira vez, recebi um e-mail imediato dizendo que, ‘após uma análise cuidadosa, não podemos aprovar sua solicitação’. Revisão cuidadosa? Isso foi respondido imediatamente após eu enviar o cadastro. Na segunda tentativa, tentei criar uma conta usando um número de telefone que correspondesse ao meu país de residência e um endereço de e-mail diferente, e então fui capaz de avançar um pouco mais e fazer o upload da minha carteira de motorista. Então, 30 minutos depois, recebo um e-mail ‘Bem-vindo à MoneyGram! Seu perfil está ativo agora’. Ótimo! Porém, quando tento fazer login, recebo imediatamente outra mensagem de que ‘após uma análise cuidadosa, sua conta foi permanentemente fechada’. Se eles são tão ruins em me permitir registrar, não há absolutamente nenhuma maneira de eu confiar neles para enviar dinheiro corretamente”.

Em nossa pesquisa, tentamos inúmeras vezes, realizar o cadastro na plataforma. O site em português da MoneyGram automaticamente remete ao portal em inglês da MoneyGram. Não foi possível completar o cadastro em nenhuma das tentativas.

Outras opções para remessa de dinheiro

Outras duas opções de transferência de valores são a TransferWise e a Remessa Online. Ambas as empresas têm avaliações positivas e taxas baixas para enviar dinheiro para o exterior.

Para abrir uma conta em ambas, você preenche um formulário nos sites das empresas e envia print de um documento. Feita a verificação pela empresa, você já pode começar a usar.

Transferwise

No caso da TransferWise, você pode fazer uma transferência, gerar um boleto para pagar o valor referente à remessa ou até mesmo pagar via cartão de débito, crédito ou Apple Pay.

Pago o boleto, você recebe um e-mail informando quando o dinheiro cai na conta do exterior – geralmente, de dois a cinco dias.

Remessa Online

Já na Remessa Online, só é possível realizar a remessa via Transferência Eletrônica Disponível (TED). Ao concluir a sua remessa, você recebe um e-mail com os dados bancários para realizar o pagamento. Aí sim a transação ficará confirmada.

Moneygram é seguro placas

Vantagens da MoneyGram

  • É a segunda maior empresa de transferência de dinheiro;
  • Tem agências em 200 países;
  • As transferências monetárias podem ser recebidas em dinheiro em qualquer agência MoneyGram ou em contas bancárias;
  • A maioria das transações é concluída de maneira imediata (questão de minutos), facilitando transferências urgentes.

Desvantagens da MoneyGram

  • Atualmente, o serviço online e o aplicativo móvel não estão disponíveis em todos os países, o Brasil incluso. Para fazer remessa de valores, apenas entrando em contato com um dos agentes da MoneyGram no país. Você pode consultar o mais próximo na página de agentes do portal brasileiro da empresa.
  • O site, tanto em inglês quanto em português, não informa para quais países o serviço online está disponível. Tentamos por diversas vezes fazer cotações, simulando inúmeras possibilidades de envio entre diferentes países. O portal responde apenas que “um erro ocorreu” e não dá a informação correta, o que dificulta bastante a relação com o cliente.
  • Devido às falhas e limitações do portal, o cliente, especialmente no Brasil, fica dependente dos agentes para fazer uso do serviço;
  • A transferência do dinheiro é mais cara dos que em outras instituições online especializadas. De acordo com o site da empresa, a taxa cobrada varia de acordo com o valor da operação e o local de envio/recebimento. Essa taxa é paga somente no momento do envio do dinheiro, não no recebimento dele. Para as operações de envio de dinheiro, incide o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 0,38%.

MoneyGram é seguro: veja como funciona

Para enviar dinheiro

1. Ir a uma loja de agente autorizado. A empresa afirma que você também pode ser atendido via telefone, chat, e-mail ou WhatsApp. Testamos o atendimento via chat, mas não obtivemos sucesso.

2. Levar documentos de identificação pessoal:

  • Brasileiros: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Estrangeiros residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela): Carteira de identidade do Estrangeiro ou passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: passaporte.

4. Informar o nome completo do destinatário (cuidado com abreviações e apelidos), acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo;

5. Levar com você a quantia de dinheiro que deseja enviar, mais um extra para as taxas. Leve o dinheiro em espécie ou consulte o agente escolhido para verificar outras formas possíveis de pagamento (que pode variar de um para outro).

6. Preencher um formulário de envio e entregar ao agente.

7. Notificar o destinatário. Guarde o recibo e compartilhe com o destinatário o número de referência de oito dígitos que permite a retirada dos recursos.

Em 10 minutos a empresa promete entregar a quantia em qualquer lugar do mundo.

Para receber dinheiro

1. Ir a uma agência da MoneyGram com documento de identificação pessoal com foto. O documento pode ser:

  • Brasileiros: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade mais CPF;
  • Estrangeiros Residentes no Brasil: Carteira de Habilitação ou Carteira de identidade de Estrangeiro;
  • Estrangeiros do Mercosul: Carteira de identidade do Estrangeiro ou Passaporte;
  • Estrangeiros de outros países: passaporte.

2. Apresentar o número de referência – solicite o número de referência à pessoa que lhe enviou a transferência de dinheiro.

Taxas e impostos

A taxa cobrada pela MoneyGram varia de acordo com o valor da operação e o local de envio/recebimento. Essa taxa é paga somente no momento do envio do dinheiro, não no recebimento dele.

Para as operações de envio de dinheiro, também há incidência de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 0,38%.

Em uma simulação de envio de mil libras esterlinas para o Brasil, a taxa cobrada foi de 5 libras esterlinas, o equivalente a R$ 27 (cotação feita no dia 6 de dezembro de 2019).

Moneygram é seguro: quanto dinheiro é possível enviar?

Isso varia de acordo com a legislação de cada país e das limitações de pagamento de cada agente parceiro. A Confidence Câmbio, por exemplo, que é agente parceiro da MoneyGram, permite o envio de até 3 mil dólares.

O ideal é entrar em contato previamente com o agente do exterior (onde o dinheiro será retirado) para saber se é possível receber determinada quantia.

Já para as transferências internacionais, é necessário ter uma conta bancária no exterior para o envio, ou uma conta bancária no Brasil para o recebimento.

As transferências internacionais podem ser feitas por pessoa física e também pessoa jurídica. Para essa modalidade, o dinheiro fica disponível em até 48 horas, ou seja, demora um pouco mais de tempo para os valores estarem liberados, porém, ela permite limites de envio mais altos.

A pessoa que vai receber o dinheiro, pode escolher a moeda para recebimento?

Não, não pode. Mesmo que o remetente esteja enviando dinheiro para o Brasil, por exemplo, e fosse aceitável receber em dólares ao invés de reais, o remetente precisa indicar em qual moeda o dinheiro será recebido, por isso, geralmente isso é pré-definido por quem envia e quem recebe não consegue mudar isso.

Saiba qual é o melhor momento para comprar Euro e Dólar.

Problemas que podem acontecer

O que pode acontecer é, por exemplo, você escrever o nome de quem vai receber o dinheiro de maneira abreviada (João D. Santos) e quando o destinatário for levantar a quantia e apresentar o documento oficial com foto ser barrado pela MoneyGram, pois em seu documento estará o nome completo (João Dênis Santos).

Evitar usar nomes abreviados

A empresa é bastante clara em afirmar que nomes abreviados são um problema e, na maioria dos casos, os agentes estão atentos e não permitem que isso ocorra, mas pode acontecer.

Em relação ao número de referência também existe uma certa segurança, pois ele só será validado com a apresentação de um documento de identidade oficial e, por isso, erros em relação a isso quase não acontecem.

Não deixe de ler a nossa comparação entre os serviços de envio de dinheiro TransferWise e Western Union.

MoneyGram vale a pena?

A empresa é confiável e está no mercado há anos. No entanto, nós acreditamos que existam empresas com sistemas online mais modernos e fáceis de serem usados, dispensando a presença física nas lojas parceiras, como exige a MoneyGram.

Basicamente, ela seria útil nos casos em que é preciso fazer uma transferência com urgência e a pessoa que irá receber o dinheiro ou não possui conta bancária ou não pode aguardar a compensação do valor pelo banco. Isto porque a operação é realizada em questão de minutos.

Entretanto, a TransferWise, Remessa Online e Western Union são mais eficientes.

MoneyGram é mais barata?

Comparamos os valores praticados pela MoneyGram com a Transferwise e com a Remessa Online. Na simulação, é feito o envio de mil libras esterlinas para o Brasil.

Valor da transferência Valor recebido na MoneyGram Valor recebido na Remessa Online Valor recebido na Transferwise
£ 1 mil R$ 5.074 R$ 5.468 R$ 5.369

Ou seja, entre as três opções, a MoneyGram tem o custo mais elevado. E a Remessa Online se apresenta como a melhor opção.

Então, a conclusão é: Moneygram é seguro, e se tem urgência na transferência de valores, pode ser sua melhor escolha. Caso contrário, vale economizar nas demais alternativas apresentadas.

História da empresa

A história da MoneyGram tem início em 1940, com a fundação da empresa Travelers Express Co. Inc., sediada em Mineápolis, nos Estados Unidos, que integrava o grupo Viad Corp. Rapidamente, ela se tornou uma das maiores empresas do mundo em ordens de pagamento.

Em 1998, a Viad Corp. comprou a empresa internacional de transferência de dinheiro MoneyGram Payment Systems Inc., sediada em Denver. Fundada em 1988, a MoneyGram Payment Systems Inc. era uma subsidiária de uma empresa que também possuía a Western Union, outra plataforma de envio de dinheiro.

A Travelers Express e a MoneyGram Payment Systems Inc. uniram-se, então, na MoneyGram. Em 2004, a MoneyGram se tornou uma empresa de capital aberto (com ações vendidas na bolsa de valores).

MoneyGram na atualidade

Hoje, ela é a segunda maior empresa de transferência de dinheiro do mundo – um setor que movimenta US$ 600 bilhões.

A MoneyGram conta com aproximadamente 350 mil agências em mais de 200 países e possui um plano de expansão nos canais de autoatendimento, incluindo online, celular, depósito em conta, caixas eletrônicos e quiosques.

No Brasil, atualmente, só é possível enviar dinheiro indo até umas das agências credenciadas. E o saque acontece também presencialmente ou, então, via conta bancária.

Agora que você já conhece a empresa e sabe que Moneygram é seguro, pode decidir se vale ou não a pena utilizá-la nas suas transferências internacionais.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar