TransferWise ou MoneyGram: descubra qual escolher e em que situações

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Se você está sem saber a melhor opção para realização das suas transferências online, TransferWise ou MoneyGram, saiba aqui a diferença entre elas, como essas empresas funcionam e quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma.

TransferWise ou MoneyGram: quem são

TransferWise

Com um serviço de confiança em todo o mundo disponível em 72 países e cobrindo 504 rotas de câmbio, a TransferWise atua como um intermediário seguro nas transferências bancárias internacionais. Os encargos são baixos e transparentes nos envios de dinheiro, e a empresa faz a conversão à taxa cambial média da cotação do dia.

O processo funciona com a transferência do dinheiro para a conta bancária da TransferWise no seu país e em seguida o montante é transferido para a conta bancária do beneficiário, no país dele, usando o câmbio médio de mercado.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

MoneyGram

A MoneyGram é a segunda maior empresa mundial para transferências monetárias e possui um sistema onde envolvem duas transações: de reais para dólares e de dólares para euro. Certos bancos permitem que o dinheiro seja depositado direto na conta corrente, dispensando a necessidade de o destinatário dirigir-se a um posto de levantamento.

As taxas de transferência podem ser pagas tanto pelo destinatário quanto pelo remetente, a ser escolhido no momento da transação – e variam de acordo com o país de emissão e de recebimento.

O valor máximo permitido de transferência é de 10 mil dólares americanos. De acordo com o próprio MoneyGram, os postos de envio aceitam apenas pagamento em espécie. O dinheiro fica disponível para levantamento 10 minutos após transferência.

TransferWise ou MoneyGram: para que serve e como usar

TranferWise

A TransferWise é uma excelente escolha para remessas de dinheiro entre contas bancárias internacionais, pois você pode pagar através de transferência bancária, cartões de débito e de crédito ou, até mesmo, com Apple Pay, mediante aplicativo TransferWise para iOS . Na maioria dos casos, o dinheiro vai chegar de 1 a 2 dias úteis na conta bancária do destinatário.

Eles podem enviar 38 moedas diferentes para 72 países, e são uma das poucas empresas que oferece taxa real de câmbio. Seus encargos de transferência são reduzidos e a transparência do serviço a tornam extremamente competitiva.

Passo a passo de como funciona:

1. Criar uma conta: Abra uma conta na TransferWise em poucos minutos. Poderá fazê-lo através do login da sua conta do Facebook ou Google.

2. Configure sua transferência: Preencha o quanto e para quem deseja enviar. Pode ser para a sua própria conta no exterior ou para outra pessoa ou empresa.

3. Envio do dinheiro: Transfira seu dinheiro para a TransferWise por meio de uma conta bancária local, podendo ser utilizado o cartão de débito ou crédito ou usando o Apple Pay.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

4. Conversão: A TransferWise converte o seu dinheiro à taxa cambial média de mercado e, quando possível, sincroniza operações na direção oposta. É por isso que custa tão pouco.

5. Percurso do dinheiro: O dinheiro convertido é enviado para a conta bancária do beneficiário. Tudo é notificado por e-mail, para que se conheça sempre onde está o dinheiro.

MoneyGram

A MoneyGram permite realizar, de forma rápida e confiável, transferências de dinheiro para os destinatários levantarem nos pontos de venda ou receberem diretamente nas suas contas bancárias. É possível fazer o envio online através de transferência bancária ou em espécie através de um agente MoneyGram.

O processo online é semelhante a uma transferência bancária convencional e através do agente. Basta levar a documentação necessária e o montante que se deseja transferir mais as taxas cobradas.

Qual a documentação necessária

Carteira de Habilitação, ou Carteira de identidade + CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) + nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e a localização do mesmo.

TransferWise ou MoneyGram: vantagens e desvantagens

Vantagens da TransferWise

  • Confiável;
  • Taxa cambial de mercado;
  • Os encargos são mínimos e efetuados dentro da maior transparência;
  • O processo é simples, eficiente e completamente transparente;
  • A TransferWise possui uma alta relação custo-benefício para o dinheiro, mais barato do que os bancos.

Desvantagens da TransferWise

  • Número limitado de países;
  • O tempo de transferência pode ser um pouco longo, dependendo do país de origem
  • Você só pode enviar dinheiro para uma conta bancária;
  • Alguns clientes não gostaram da disposição do website e do processo de transferência de dinheiro.

Vantagens da MoneyGram

  • A segunda maior rede de agentes locais a nível mundial, que permite o envio e a recepção de dinheiro em 200 países;
  • As transferências monetárias podem ser recebidas não apenas em dinheiro, mas em contas bancárias e em carteiras móveis;
  • A maioria das transações são concluídas imediatamente, o que faz de MoneyGram uma boa escolha para transferências urgentes.

Desvantagens da MoneyGram

  • O serviço online e a aplicação móvel estão disponíveis atualmente apenas nos EUA, no Reino Unido e na Alemanha;
  • Em média, é mais cara dos que os provedores online especializados.

TransferWise ou MoneyGram: qual vale mais a pena?

Conhecendo as vantagens e desvantagens das duas opções, você pode identificar qual das duas opções atende melhor suas necessidades. De maneira geral, conheço muitos amigos que estão morando aqui na Europa e usam a TransferWise. Estão super satisfeitos, o site é bem fácil de usar, super confiável e tem as melhores taxas do mercado.

Veja ainda os comparativos entre Remessa Online vs MoneyGram e Remessa Online e TransferWise.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media , videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.