TransferWise ou MoneyGram: saiba como escolher

TransferWise ou MoneyGram: qual dessas duas plataformas escolher para fazer transações internacionais? Ambas possuem vantagens e desvantagens e hoje vamos apresentar as principais características de cada uma, para que você descubra qual delas escolher e em que situações. Vamos lá?

Tudo sobre TransferWise ou MoneyGram

As duas são plataformas para envio e recebimento de dinheiro do exterior. Ambas são seguras, mas elas possuem características distintas. Confira sobre cada uma delas a seguir.

Conheça a TransferWise

Autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido, a TransferWise é um serviço online para envio de dinheiro para o exterior. A empresa atua como um intermediário seguro nas transferências internacionais e está disponível em 59 países. No site da plataforma você consegue verificar todas as rotas de câmbio cobertas.

Criada por duas pessoas que precisavam realizar transferências para o exterior sem perder muito dinheiro com o câmbio, a instituição oferece um serviço rápido, confiável e com taxas baixas e transparentes – conversão à taxa cambial média da cotação do dia.

transferência online

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

O processo funciona com a transferência dos valores para a conta bancária da TransferWise no seu país e, em seguida, o montante é transferido para a conta bancária do beneficiário, no país dele, usando o câmbio médio de mercado.

Conheça melhor a plataforma no artigo completo que escrevemos sobre a TransferWise.

Conheça a MoneyGram

Criada em 1940, a MoneyGram é a segunda maior empresa do mundo para transferências monetárias, com agentes e escritórios em diversas regiões do mundo todo, e uma das mais seguras do mercado. A empresa americana, com sede em Dallas, atua em 200 países.

A MoneyGram oferece um sistema que envolve duas transações: de reais para dólares e de dólares para euro. Alguns bancos permitem que o dinheiro seja depositado direto na conta-corrente, dispensando a necessidade de o destinatário ir a um posto de levantamento. O dinheiro fica disponível em minutos para recebimento.

As taxas de transferência podem ser pagas tanto pelo destinatário quanto pelo remetente, a ser escolhido no momento da transação – e variam de acordo com o país de emissão e de recebimento.

Se quiser saber mais sobre a Moneygram, leia esse artigo sobre ela.

Como usar a TransferWise

A TransferWise é uma ótima opção para fazer remessas de dinheiro entre contas bancárias internacionais, pois você pode pagar através de transferência bancária, cartões de débito e de crédito ou, até mesmo, com Apple Pay, mediante aplicativo TransferWise para iOS. Geralmente, o dinheiro chega na conta de destino em até 2 dias úteis.

Além disso, a TransferWise é uma das poucas empresas que oferece taxa real de câmbio. Seus encargos de transferência reduzidos e a transparência do serviço a tornam extremamente competitiva.

Passo a passo de como funciona a TransferWise

  1. Crie uma conta: acesse o site da TransferWise e clique em “Criar conta”. O processo é feito em poucos minutos. Você deve inserir seu e-mail e criar uma senha para se cadastrar no site. O acesso também pode ser feito pelo seu login do Facebook ou Google;
  2. Inicie o envio da remessa: clique em “Enviar dinheiro”, insira o valor que pretende enviar e a moeda, e clique em “Continuar”. Verifique a taxa e o valor do câmbio que será utilizado na transação;
  3. Insira os dados do destinatário do dinheiro: verifique se estão corretos e confirme. Se você mesmo for o beneficiário, selecione a opção “Pessoal” e cadastre os seus dados;
  4. Confirme os dados da transferência;
  5. Gere um boleto. Este boleto pode ser pago online. Após o pagamento, o destinatário é informado, via e-mail, sobre o prazo para receber o dinheiro em sua conta.

Como funciona a MoneyGram

Com a MoneyGram, o dinheiro chega ao destinatário de forma rápida e segura e ele pode levantar os valores nos pontos de atendimento ou diretamente na sua conta bancária. Pela instituição, é possível enviar o dinheiro pela internet, por transferência bancária, ou em espécie, através de um agente MoneyGram.

O processo online é parecido com a transferência bancária convencional e por intermédio de um agente. É preciso levar o dinheiro a ser enviado (mais as taxas cobradas) e a documentação necessária: carteira de habilitação ou carteira de identidade, CPF, nome completo do destinatário, acompanhado pelo número do documento de identificação e da sua localização.

Passo a passo de como funciona a MoneyGram

  1. Localize uma agência da MoneyGram, com sua documentação em mãos e informe os dados do destinatário.
  2. Informe o montante a ser enviado e faça o pagamento: um número será gerado, que deverá ser repassado ao beneficiário. Ele deverá comparecer pessoalmente com seu documento de identificação com foto a uma agência para receber o valor.

Taxas da TransferWise e MoneyGram

As taxas são outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher TransferWise ou MoneyGram. A TransferWise oferece tarifas transparentes em suas transações e utiliza o câmbio real na conversão da moeda. A comissão da TransferWise é baixa, variando entre 1% e 2% do valor enviado (dependendo da moeda e da forma de pagamento). Se você enviar dinheiro para sua conta pessoal, o IOF cobrado é de 1,1%. Já se for enviar para conta de outro beneficiário, o valor é de 0,38%.

transferir dinheiro online

As taxas da MoneyGram variam de acordo com o tipo de transação, a localização e o valor da transferência. No entanto, é possível fazer uma simulação no site, com o custo das taxas e o valor do câmbio no dia. Mas, é importante dizer que o valor cobrado pelo serviço geralmente custa mais caro do que outras empresas especializadas em transferências de valores.

Vantagens e desvantagens da Transferwise e MoneyGram

Principais vantagens da TransferWise

  • O serviço oferecido é seguro e confiável;
  • Taxa cambial de mercado, cerca de 8 vezes mais baixas do que as dos bancos convencionais;
  • Transação rápida e sem estresse;
  • Acompanhamento de todo o processo de transferência de valores também por meio do aplicativo para Android e iOS;
  • Baixos encargos e taxas transparentes;
  • Elevado custo-benefício;
  • Possibilidade de pagamento por boleto bancário;
  • Possibilidade de não pagar comissão à TransferWise na sua primeira transferência.

Opinião sobre a TransferWise: quais são as vantagens do serviço.

Principais desvantagens da TransferWise

  • Número limitado de países;
  • Tempo de transferência longo, dependendo do país;
  • Possibilidade somente de enviar dinheiro para uma conta bancária.

Principais vantagens da MoneyGram

  • É a segunda maior rede de agentes locais ao nível mundial, e permite o envio e a recepção de dinheiro em 200 países;
  • As transferências monetárias podem ser recebidas em dinheiro em qualquer agência MoneyGram, em contas bancárias e em carteiras móveis;
  • A maioria das transações é concluída de maneira imediata (questão de minutos), facilitando transferências urgentes.

Principais desvantagens da MoneyGram

  • Atualmente, o serviço online e o aplicativo móvel estão disponíveis somente nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Alemanha;
  • Em média, a transferência do dinheiro é mais cara dos que em outras instituições online especializadas.

Qual vale mais a pena?

Se você está na dúvida sobre qual plataforma escolher: TransferWise ou MoneyGram, deve saber que ambas são seguras e confiáveis, porém, como você viu, ambas têm vantagens e desvantagens. Entre as duas, preferimos a TransferWise, principalmente pelas taxas. Mas, se o dinheiro tiver que chegar ao destinatário urgentemente, a melhor é a MoneyGram.

Alternativa à TransferWise e MoneyGram

No entanto, entre todas as formas de enviar dinheiro para o exterior, sempre usamos e recomendamos para nossos leitores a Remessa Online. A plataforma oferece muitas vantagens aos clientes como: segurança, taxas baixas e transparentes, rapidez no envio do dinheiro, instruções e atendimento em português, limite mais alto do mercado para envio de dinheiro, entre outras.

Para saber mais, confira os comparativos que fizemos: Remessa Online vs MoneyGram e Remessa Online ou TransferWise.

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos relacionados

TransferWise: como funciona? Veja nosso guia antes de usar

Será que é seguro enviar dinheiro pela TransferWise? É confiável? Mostramos tudo sobre essa plaforma, como utilizar, preços, vantagens e desvantagens.

Limite de remessas para o exterior: saiba quanto dinheiro pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Western Union: como funciona, taxas e passo a passo para enviar dinheiro

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou TransferWise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube