Com milhões de pessoas morando e trabalhando no exterior, é cada vez mais comum o recebimento de dinheiro de outros países. Por isso, neste artigo vamos te mostrar como receber dinheiro do exterior por meio de diferentes instituições. Além disso, você verá se receber dinheiro do exterior paga imposto e, ainda, qual é a forma mais barata para realizar o serviço. Confira!

Qual é a melhor forma de receber dinheiro do exterior?

Atualmente, as plataformas online são a melhor forma de receber dinheiro do exterior. Os custos são mais baratos do que os métodos tradicionais, como os bancos e os Correios, e o beneficiário recebe o dinheiro diretamente em sua conta em um prazo geralmente menor do que os bancos.
Veja adiante como receber dinheiro do exterior por meio de diferentes plataformas.

1. Receber dinheiro do exterior pela Remessa Online

O procedimento para receber dinheiro do exterior pela Remessa Online é simples:
1. Primeiramente, cadastre-se no site da Remessa Online; o procedimento é rápido, demora menos de 2 minutos;
2.Em seguida, solicite o recebimento: para isso, selecione a moeda, compartilhe os dados da sua conta com o remetente do dinheiro e solicite que ele faça a transferência internacional;
3. Por fim, é hora de resgatar os valores: a Remessa Online enviará para você uma notificação e você poderá decidir o momento ideal para resgatar seu dinheiro. Informe uma conta bancária em seu nome e a quantia estará na sua conta em 2 dias úteis.
O processo de recebimento de dinheiro com a Remessa Online é totalmente online. Com a instituição, o usuário pode receber salário de serviços prestados no exterior, do Google Adsense, investimentos e, caso você seja uma pessoa jurídica, até aporte de capital.

2. Receber dinheiro do exterior pela Wise (antiga TransferWise)

Após o remetente fazer o cadastro na Wise, fazer a simulação na plataforma e efetuar o pagamento de sua remessa, o dinheiro é convertido e enviado para a conta bancária de destino (seja no Brasil ou no exterior) de forma local, como se fosse uma transferência TED nesse país. Isso significa que não é cobrada taxa SWIFT de transferência.
Não é necessário possuir uma conta da Wise para receber o dinheiro.
Veja também informações sobre a conta Wise.

3. Receber dinheiro do exterior pelo PayPal

Primeiramente, o beneficiário precisa criar uma conta no PayPal para receber o dinheiro.
Para receber em uma conta bancária no Brasil dinheiro de outros países, o beneficiário pode solicitar o saque diretamente em sua conta-corrente. Mas, como é um pagamento, ele precisará pagar uma tarifa fixa, além de um percentual sobre a quantia recebido.
No PayPal é o beneficiário que paga o custo da transferência.

4. Western Union

Com a Western Union, o beneficiário pode escolher sacar o dinheiro em uma agência ou, dependendo de onde more, solicitar ao remetente que o dinheiro seja depositado em sua conta bancária e, assim que estiver disponível, fazer o saque.
Para receber seu dinheiro em uma loja física ou em um correspondente autorizado WU, é preciso levar seu documento de identificação oficial com foto (com validade máxima de 10 anos) e número de identificação da transferência de dinheiro (MTCN), que é informado ao remetente no ato da transação.
Para receber os valores em sua conta bancária, o beneficiário deve solicitar ao remetente que escolha essa modalidade de envio quando for fazer a transação. Após finalizada a transação, a quantia deve estar disponível para o beneficiário em até 3 dias úteis.

5. Moneygram

Assim como a Western Union, é possível escolher sacar o valor no Brasil pessoalmente em uma agência da MoneyGram ou recebê-lo na sua conta bancária. É de suma importância saber que quem escolhe como a cobrança de taxas será feita é o remetente do dinheiro, quando ele faz a transferência, e isso pode ter influência no valor a ser recebido pelo beneficiário.
Além disso, para receber dinheiro do exterior da MoneyGram, é preciso preencher um formulário com o número de referência, a ser informado pelo remetente, e apresentar o seu documento de identidade.

6. Ria Money Transfer

Se você pretende descobrir como receber dinheiro do exterior pela Ria Money Transfer no Brasil, deve saber que é possível receber os valores por meio de depósito bancário (quando o remetente deposita o dinheiro diretamente na conta do beneficiário) ou retirada de dinheiro (o beneficiário poderá retirar a quantia enviada pelo remetente por meio de um agente da Ria ou correspondente).
A Ria Money Transfer mantém o remetente atualizado, por e-mail, durante todo o processo de transferência da remessa para o exterior, incluindo quando o beneficiário recebe o dinheiro. Ele também pode utilizar a ferramenta rastrear uma transferência, para monitorar a transação quando quiser.

Receber dinheiro do exterior pelo banco

Diversos bancos têm o serviço de recebimento de dinheiro por meio de transferência bancária internacional; basta que o beneficiário possua conta-corrente no Brasil para receber valores de outros países.
Mas, além das tarifas que o remetente já paga para enviar dinheiro, a maioria dos bancos no Brasil cobra taxas altas para o beneficiário receber o dinheiro, como IOF, taxa de recebimento e custos SWIFT, além do prazo maior para recebimento do dinheiro pelo beneficiário (na maioria dos bancos, as remessas demoram cerca de 3 dias úteis para cair na conta de destino).

Como receber dinheiro do exterior pela Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal recebe dinheiro de outros países por meio de bancos correspondentes no exterior, pela transferência SWIFT.
Após a remessa ser feita para a conta da caixa de destino no Brasil, o beneficiário deverá ir presencialmente até a sua agência da Caixa Econômica Federal, portando a documentação necessária para que a quantia seja convertida em reais, com base no câmbio estipulado pela Caixa.
Caso o recebimento seja de quantia maior que USD 3 mil – ou o equivalente em outras moedas –, o beneficiário precisa apresentar uma documentação complementar, de acordo com o motivo do envio.

Como receber dinheiro do exterior pelo Banco do Brasil

Com o Banco do Brasil, o beneficiário pode receber seu dinheiro em conta-corrente ou poupança ou retirar o valor disponível nas agências do BB no Brasil. Para isso, basta preencher o formulário Autorização permanente para crédito em conta.

Como receber dinheiro do exterior pelo Nubank

A partir de julho de 2021 é possível fazer transferências internacionais através do Nubank. O banco fechou uma parceria com a Remessa Online e a transferência é feita diretamente pelo aplicativo Nubank.

Para fazer a transferência através do aplicativo do banco, siga estes passos:

  1. Escolha “Transferir Internac.” no menu principal do aplicativo Nubank;
  2. Preencha o valor que pretende transferir;
  3. Escolha o país de destino e confira no simulador o valor que vai ser convertido;
  4. Clique em “Continuar”. Você será direcionado para o site da Remessa Online (você deve fazer login ou criar uma conta, se ainda não tiver uma);
  5. Escolha a categoria da transferência;
  6. Insira os dados da conta bancária para onde o dinheiro deve ser enviado;
  7. Confirme o valor final;
  8. Faça uma transferência (TED) para a conta indicada pela Remessa Online (fazer TED pelo Nubank não tem custo).

Receber dinheiro do exterior por Vale Postal Eletrônico

É possível receber dinheiro pelos Correios em mais de 41 países.
O serviço conhecido como Vale Postal Eletrônico, para receber valores do exterior no Brasil, é simples: o remetente deverá ir até uma agência dos Correios no exterior para enviar o dinheiro, e, quando a quantia já puder ser sacada no Brasil, o beneficiário receberá uma carta, informando a agência dos Correios que ele deverá ir para fazer o saque do dinheiro.

Receber dinheiro do exterior paga imposto?

Sim, receber dinheiro do exterior paga imposto.
O principal deles é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide sobre as transações financeiras internacionais. Ele pode ser de 1,1%, para transferências entre contas da mesma titularidade (você mesmo) ou de 0,38% do valor enviado, quando a remessa é feita para uma conta de titularidade diferente da sua.
Como receber dinheiro do exterior taxas
Além do IOF, podem ser cobrados outros tributos, como as Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Como declarar dinheiro recebido do exterior

É muito importante saber como declarar remessas para o exterior. Todo ano, é recomendado declarar no imposto de renda os valores recebidos, mesmo que não seja obrigatório declarar todos os valores. Geralmente, o procedimento para fazer esta declaração é simples. Veja o passo a passo adiante:
1. Baixe o programa da Receita Federal no seu computador ou smartphone;
2. Clique na seção “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior”. Depois, na aba “Outras Informações”;
3. Faça a conversão do valor recebido para reais, com base no valor do câmbio fixado pelo BACEN para compra. Insira os campos dos meses, com o respectivo valor que recebeu;
4. Confira todos os dados e envie a declaração do seu IR.

Quanto posso receber do exterior?

Você pode receber qualquer quantia do exterior. Mas, de acordo com o Banco Central do Brasil, recebimentos de até USD 3 mil – ou equivalente em reais – são considerados movimentações de pequeno valor, sem a necessidade de apresentação de documentação e de declarar no seu imposto de renda (mas, como dissemos, é recomendado declarar todas as movimentações feitas).
Caso precise receber mais do que o equivalente a USD 3 mil, será obrigatório declarar no seu imposto de renda.

Simulação de recebimento de dinheiro do exterior

Veja, a seguir, um comparativo feito em fevereiro de 2021 para uma pessoa receber no Brasil R$ 9 mil, enviados por ela da Europa, por diferentes instituições: Remessa Online, da Wise, do banco Itaú, PayPal e dos Correios.

Instituição Prazo para recebimento Custo em taxas Valor recebido
Remessa Online Até 1 dia útil R$ 213,23 1.360,60 €
Wise Até 1 dia útil R$ 232 1.359,87 €
Itaú Em média, 2 dias úteis R$ 409 1.330,29 €
PayPal Até 2 dias úteis R$ 756,46 1.276,48 €
Correios Até 5 dias úteis R$ 170 + euro comercial com margem de lucro 1.284,24 €

Observação: utilizamos o nosso comparador de envio de dinheiro para fazer a simulação.

Qual é a forma mais barata de receber dinheiro do exterior?

A Remessa Online e a Wise são os métodos de receber dinheiro mais vantajosos para o usuário em termos de taxas. Mas sempre antes de fazer transações internacionais, não custa nada você fazer uma simulação, no próprio site da instituição, para saber qual delas escolher. Aqui no Euro Dicas, nós usamos a Remessa Online com maior frequência.