Como receber dinheiro do exterior? Essa é uma dúvida frequente de milhares de pessoas que moram e trabalham no exterior e precisam receber dinheiro de outros países. Por isso, neste artigo, vamos esclarecer esta questão para você, apresentando as principais maneiras de recebimento de valores de outros países. Além disso, vamos explicar como declarar dinheiro recebido do exterior.

Como receber dinheiro do exterior?

Atualmente, existem diferentes formas para receber dinheiro do exterior. As principais delas são as plataformas online, os bancos tradicionais e os Correios. No geral, as plataformas online são as que oferecem melhor custo-benefício aos usuários, como taxas mais baixas, prazo menor para o beneficiário receber o dinheiro e comodidade, pelo fato de não ser preciso sair de sua casa para fazer a remessa internacional.

Mas, a seguir, explicaremos tudo sobre como receber dinheiro do exterior.

O que é preciso informar para receber dinheiro do exterior?

Na prática, é necessário que o beneficiário do dinheiro tenha uma conta corrente ativa e informe os seguintes dados bancários para o remetente enviar dinheiro do exterior:

  • Nome completo do beneficiário;
  • Nome do banco;
  • Número da sua conta e agência;
  • Tipo de conta;
  • Código SWIFT.

6 maneiras de receber dinheiro do exterior

Confira, adiante, as principais maneiras de receber dinheiro do exterior.

Como receber dinheiro do exterior pela Remessa Online

Para receber dinheiro do exterior pela Remessa Online é preciso, primeiro, considerar se você é uma Pessoa Física ou Jurídica. A seguir explicamos as duas maneiras:

Recebimento Pessoa física

Confira o passo a passo a seguir para saber como receber dinheiro do exterior na sua conta do Brasil com a Remessa Online.

1. Acesse a sua conta da Remessa Online;

2. Clique em “Receber Dinheiro”;

3. Selecione a moeda estrangeira que você irá receber;

4. Compartilhe os dados da sua conta com a empresa no exterior.

Depois que o remetente do dinheiro no exterior fizer a transferência, a Remessa Online identificará os valores em até 2 dias úteis e avisará o beneficiário, por e-mail, que o seu dinheiro já está disponível para saque. Para resgatá-lo, siga o passo a passo adiante:

1. Acesse a sua conta da Remessa Online;

2. Acesse o Dashboard* da Remessa Online para visualizar o valor recebido (*painel da sua conta na Remessa Online – nele, é possível acompanhar as suas transferências em aberto, acessar o histórico das suas remessas, consultar suas contas cadastradas nos envios e recebimentos, além de conferir o seu limite em tempo real). Basta clicar em “Resgatar”;

3. Escolha a opção que representa o seu recebimento (categoria do recebimento);

4. Se o valor recebido for a partir de 20 mil dólares, será preciso inserir um documento que comprove a origem dos recursos, como uma declaração de imposto de renda do remetente no exterior;

5. Após análise e aprovação do documento pela Remessa Online, o beneficiário deverá inserir sua conta bancária no Brasil em seu nome e confirmar.

Em até 2 dias úteis depois da confirmação do resgate, o valor será creditado na conta indicada pelo beneficiário.

Recebimento pessoa jurídica

1. Faça o seu cadastro na Remessa Online, selecionando a opção de Pessoa Jurídica. Adicione os documentos solicitados pela plataforma, de acordo com o tipo de sua empresa. Após enviar toda a documentação necessária, o cadastro é aprovado em até 2 dias úteis e a empresa será liberada para efetuar operações cambiais;

2. Para iniciar o recebimento de valores, você deve acessar a plataforma e cadastrar um novo recebimento em “Recebimentos”;

3. Escolha a moeda que deseja receber a quantia e, então, serão disponibilizados seus dados bancários para recebimento. Você deverá enviar esses dados para o remetente do dinheiro no exterior, para que ele faça o envio para a conta da Remessa Online. Após o envio, a plataforma tem o prazo de 2 a 3 dias para identificar o pagamento na sua conta e notificá-lo (o beneficiário do dinheiro), via e-mail;

4. Acesse o site da Remessa Online para entrar novamente na aba de “Recebimentos”. Nela, você irá enviar os documentos comprobatórios da operação. Depois dessa etapa, espere pela aprovação do recebimento em até 2 horas;

5. Com a aprovação, você visualiza o câmbio, com as taxas e impostos incididos na sua operação. Depois que solicitar o saque do dinheiro, a Remessa Online credita o valor do recebimento na conta bancária indicada em até 2 dias úteis.

Como receber dinheiro do exterior pela Wise?

Na Wise também existem dois processos diferentes, um para Pessoa Física e outro para Jurídica, entenda como funciona cada um:

Pessoa física

1. Acesse o site da Wise;

2. Informe os seus dados bancários para o remetente do dinheiro e solicite-o que ele realize uma transferência;

3. Você receberá seus pagamentos, na moeda que escolheu, diretamente em sua conta.

Não é necessário que o beneficiário do dinheiro possua conta na Wise.

Recebimento pessoa jurídica

Assim como com a Remessa Online, também é possível receber dinheiro do exterior com a Wise. Para isso, é necessário abrir uma conta gratuitamente como pessoa jurídica na plataforma, que possibilita o recebimento dos valores de forma prática e rápida.

Para receber dinheiro do exterior com a Wise, você deve entrar no site da instituição, acessar os dados e enviar para o remetente do dinheiro. As taxas da Wise variam de acordo com o valor enviado, da moeda e até do método de pagamento. Mas é importante deixar claro que o IOF já está incluso na taxa.

Veja também informações sobre a conta Wise.

Como receber dinheiro do exterior pela Western Union?

Com a Western Union, o beneficiário tem a opção de sacar o seu dinheiro em uma agência ou, dependendo de onde more, solicitar ao remetente que deposite o dinheiro diretamente em sua conta bancária e, assim que estiver disponível, realizar o saque.

Para receber seu dinheiro em uma loja física ou em um correspondente autorizado da instituição, o beneficiário do dinheiro deve levar o seu documento de identificação oficial com foto (com validade máxima de 10 anos). Além disso, deve apresentar o número de identificação da transferência de dinheiro (MTCN), que é informado ao remetente no momento da transação.

Para receber os valores em sua conta bancária, é necessário que o beneficiário solicite ao remetente que escolha essa modalidade de envio ao efetuar a transação. Depois que a transação for finalizada, os valores estarão disponíveis para o beneficiário em até 3 dias úteis.

A Western Union realiza transferências somente com pessoas físicas por meio do seu aplicativo.

Como receber dinheiro do exterior pelo PayPal?

Pelo PayPal também é possível receber dinheiro do exterior como PF e PJ.

Recebimento pessoa física

1. O beneficiário deve criar uma conta no PayPal para receber o dinheiro;

2. Se você deseja saber como receber dinheiro do exterior em uma conta bancária no Brasil, deve entender que o beneficiário pode solicitar o saque diretamente em sua conta corrente. No entanto, como é um pagamento, será necessário que pague uma tarifa fixa, além de um percentual sobre a quantia recebido. No PayPal, é o beneficiário que paga o custo da transferência.

Recebimento pessoa jurídica

Apesar de o PayPal ser uma plataforma conhecida no mercado de transferências online para outros países, os custos para enviar e receber dinheiro são mais altos do que nas plataformas Remessa Online, Wise e Western Union. Por exemplo, sem contar com a taxa de recebimento, o que prejudica a pessoa jurídica de receber pagamento do exterior.

Mas o PayPal tem uma plataforma online exclusiva para PJ (empresas) e permite que os clientes paguem em até 12 parcelas. Por isso, é bastante utilizado no comércio eletrônico, principalmente no exterior.

Como receber dinheiro do exterior pelo PicPay?

Ainda não é possível receber dinheiro do exterior com o PicPay. Por isso, os usuários da carteira digital podem somente receber pagamentos em reais, a única moeda aceita pela conta, de outros usuários com conta bancária no Brasil.

Como receber dinheiro do exterior pelo Correio?

Para receber dinheiro do exterior por meio de vale postal internacional, o beneficiário precisará esperar o recebimento da notificação, por meio de uma carta no endereço informado pelo remetente. Este documento vai informar que o dinheiro já está disponível para saque e o local onde o beneficiário deverá comparecer para fazer o resgate da quantia.

É necessário comparecer ao local portando um documento de identificação com foto (como RG, CNH ou Passaporte) e o seu CPF.

O serviço disponibilizado pelos Correios está disponível tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas.

Veja informações sobre como enviar dinheiro pelos Correios.

Como receber dinheiro do exterior pelo banco?

Vários bancos oferecem a possibilidade de receber dinheiro do exterior por meio de transferência bancária internacional. Para receber valores de outros países, basta que o beneficiário possua conta corrente no Brasil.

receber dinheiro correios

Porém, além das tarifas que o remetente já paga para enviar dinheiro, a maioria dos bancos no Brasil cobra taxas altas para o beneficiário receber o dinheiro. Além do IOF, é cobrada taxa de recebimento e custos SWIFT.

O prazo maior para recebimento do dinheiro pelo beneficiário (em grande parte das instituições bancárias, as remessas demoram, em média, de 2 a 4 dias úteis para cair na conta de destino) é outra desvantagem dos bancos.

Como receber dinheiro do exterior pela Caixa Econômica Federal?

A Caixa Econômica Federal recebe dinheiro de outros países por meio de bancos correspondentes no exterior, pela transferência SWIFT.

Após a remessa ser feita para a conta da caixa de destino no Brasil, o beneficiário deverá ir presencialmente até a sua agência da Caixa Econômica Federal, portando a documentação necessária para que a quantia seja convertida em reais, com base no câmbio estipulado pela Caixa.

Caso o recebimento seja de quantia maior que USD 3 mil – ou o equivalente em outras moedas –, o beneficiário precisa apresentar uma documentação complementar, de acordo com o motivo do envio.

Como receber dinheiro do exterior pelo Banco do Brasil?

Com o Banco do Brasil, o beneficiário pode receber seu dinheiro em conta corrente ou poupança ou retirar o valor disponível nas agências do BB no Brasil. Para isso, basta preencher o formulário Autorização permanente para crédito em conta.

Como receber dinheiro do exterior pelo Nubank?

Desde julho de 2021 é possível fazer transferências internacionais através do Nubank. O banco fechou uma parceria com a Remessa Online e a transferência é feita diretamente pelo aplicativo Nubank.

Para fazer a transferência através do aplicativo do banco, siga estes passos:

    1. Escolha “Transferir Internac.” no menu principal do aplicativo Nubank;
    2. Preencha o valor que pretende transferir;
    3. Escolha o país de destino e confira no simulador o valor que vai ser convertido;
    4. Clique em “Continuar”. Você será direcionado para o site da Remessa Online (você deve fazer login ou criar uma conta, se ainda não tiver uma);
    5. Escolha a categoria da transferência;
    6. Insira os dados da conta bancária para onde o dinheiro deve ser enviado;
    7. Confirme o valor final;
    8. Faça uma transferência (TED) para a conta indicada pela Remessa Online (fazer TED pelo Nubank não tem custo).

Como declarar dinheiro recebido do exterior?

É essencial compreender como declarar remessas para o exterior. Todo ano, é recomendado declarar no imposto de renda os valores recebidos, mesmo que não seja obrigatório declarar todos os valores no seu imposto de renda. Geralmente, o procedimento para elaborar esta declaração é simples. Veja o passo a passo adiante.

1. Baixe o programa da Receita Federal no seu computador ou smartphone;

2. Clique na seção “Rendimentos Recebidos de Pessoa Física ou do Exterior”. Em seguida, na aba “Outras Informações”;

3. Realize a conversão do valor recebido para reais, baseando-se no valor do câmbio fixado pelo BACEN para compra. Insira os campos dos meses, com o respectivo valor que recebeu;

4. Confira todos os dados e envie a declaração do seu IR.

Qual é a forma mais barata de receber dinheiro do exterior?

A maneira mais barata de receber dinheiro do exterior é por meio das plataformas online Remessa Online e Wise, que cobram a taxa de conversão da moeda com base no câmbio comercial, taxas mais baixas e transparentes. Veja, a seguir, uma simulação que fizemos em dezembro de 2021 no comparador de envio de dinheiro do Euro Dicas para que o beneficiário receba no Brasil o equivalente a R$ 9 mil e comprove.

Serviço Cotação Custo em taxas Total recebido
Remessa Online R$ 6,288 R$ 213,23 EUR 1.397,39
Wise R$ 6,2693 R$ 194,21 EUR 1.404,59
Itaú R$ 6,2749 R$ 409 EUR 1.369,11
PayPal R$ 6,2749 R$ 756,4 EUR 1.313,74

Observação: o IOF incidido nesse comparativo foi de 1,1%, ou seja, o remetente no exterior enviou dinheiro para a sua conta no Brasil.

No entanto, a Remessa Online é uma plataforma brasileira, com sede em São Paulo, que possui ótimas taxas para envios do Brasil para o exterior. Com ela, é possível enviar dinheiro para o Brasil, mas o processo que a instituição realiza é o de recebimento do dinheiro.

Caso o seu objetivo seja enviar dinheiro para o Brasil com a Remessa Online, o remetente precisa fazer uma transferência do seu banco no exterior para uma conta da Remessa Online, que faz o recebimento.

Remessa Online ou Wise? Confira o comparativo que fizemos entre as duas plataformas e escolha aquela que mais se encaixe nas suas necessidades para enviar dinheiro para o exterior.