Abrir uma conta no exterior: saiba como fazer e os melhores bancos

Contas bancárias no exterior  / 

Abrir uma conta no exterior é necessário para quem pretende morar fora ou viajar por algum tempo. O processo pode parecer burocrático, mas muitas vezes é mais simples do que imaginamos. Existem muitos bancos disponíveis e muitos deles sem taxas de manutenção, facilitando a nossa vida.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Porém, devemos saber quais são os melhores bancos e como funciona o processo para abertura de conta.

Abrir conta no exterior

Se você pretende abrir uma conta no exterior, será necessário fazer uma pesquisa de quais são os melhores bancos no país onde você vai morar. A abertura de conta no exterior é importante para quem está de mudança, mas também pode ser feita por quem está programando uma viagem.

Quem precisa abrir uma conta no exterior

Como já explicamos, abrir conta no exterior é importante para quem vai morar fora. Por exemplo, quando você for receber o seu salário, a empresa irá pedir o seu número de conta de um banco local.

Além disso, se você resolver pagar as contas com débito direto, fazer transações, tirar dinheiro, em uma conta no exterior será mais fácil e as taxas serão menores do que continuar usando a sua conta do Brasil. As taxas para utilizar o cartão de uma conta do Brasil no exterior costumam ser imensas.

Como abrir uma conta no exterior estando no Brasil

Se você já quer tratar das questões bancárias antes de sair do Brasil, você pode abrir uma conta no exterior estando ainda no seu país. O processo para abrir conta no exterior estando ainda no Brasil é bem mais burocrático do que se você fizer no país onde vai morar, mas pode ser feito. Para isso, você deverá fazer uma pesquisa sobre quais bancos possuem esse processo. Para facilitar a sua vida, você poderá:

Conversar com seu gerente de conta

Não é um processo simples e pode ser bastante burocrático, mas caso você tenha a intenção, converse com o seu gerente de conta/relacionamento e explique seus motivos. Com certeza ele vai tentar encontrar uma solução.

Você também pode conferir que escrevemos sobre levar dinheiro para o exterior.

Bancos internacionais

Se você ainda estiver no Brasil e quiser abrir uma conta no exterior, o primeiro passo é procurar por bancos internacionais que atuam no país. Mantenha a calma, pois são dezenas.

Obviamente que um dos principais cuidados que se deve ter é com a solidez da instituição bancária internacional que atua no Brasil. Apesar de que, como ocorreu no caso do HSBC, isso pode ser subjetivo já que, de uma hora para outra, a instituição financeira com sede mundial no Reino Unido, decidiu paralisar suas operações no Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Confira também como:

Conheça bem o banco onde você pretende abrir conta

Se pretende morar fora, tenha atenção a influência do banco que você pretende abrir sua conta no país de destino. Por exemplo, caso você queira viver na Espanha, ter uma conta no Santander poderá facilitar muito a sua vida quando você chegar no país, já que como o Santander é um banco espanhol. Existe quase que uma agência em cada esquina do país Ibérico.

Quais são os melhores bancos tradicionais da Europa

Veja quais são os bancos mais famosos na Europa (e os que os estrangeiros mais gostam).

  • HSBC: presente em mais de 18 países europeus;
  • Santander: presente em mais de 10 países da Europa;
  • Deutsche Bank: presente em mais de 25 países europeus.

Como abrir uma conta no exterior online

Os bancos online estão em alta, e não faltam opções para os usuários. Esses bancos são excelentes, principalmente para quem está viajando e quer gerir mais facilmente o dinheiro e ainda economizar no câmbio. Uma das principais vantagens é a possibilidade de ter várias contas, em diferentes moedas, utilizando o mesmo cartão.

Como escolher seu banco online

Para poder abrir a sua conta no exterior em um banco online, você precisa primeiro escolher o melhor banco para o seu perfil. Normalmente os bancos exigem que você tenha um endereço fixo na Europa para poder fazer a abertura de conta.

Além disso, será necessário comprovar a sua identidade através de uma foto do seu documento de identificação. O processo de abertura de conta é muito simples e prático, em alguns bancos você pode fazer tudo diretamente no aplicativo.

Existem muitos bancos online. Veja a lista dos que nós confiamos e indicamos:

Confira os melhores bancos para abrir conta na Europa.

Enviar dinheiro para a conta no exterior

Depois de abrir uma conta bancária no exterior, o próximo passo é enviar dinheiro do Brasil para essa conta. A Remessa Online e a TransferWise são, na nossa opinião, as melhores opções para quem quer enviar dinheiro a taxas baixas.

Veja como funciona a Remessa Online e como funciona a TransferWise e compare as plataformas.

Quanto custa abrir conta no exterior

Normalmente os bancos não cobram taxa para fazer a abertura de conta (nem os digitais). Porém, alguns bancos podem pedir que seja feita um depósito na hora da abertura (eles estabelecem o valor de acordo com o tipo de conta).

Abrir uma conta no exterior

Uma dica para você verificar os custos que você terá com a conta no banco é verificar as taxas que deverá pagar (manutenção, transferências, saques…). Mas não desanime. Existem bancos na Europa que não cobram taxas.

Por que você deve abrir uma conta no exterior?

Abrir uma conta no exterior poderá facilitar muito a sua vida caso você pretenda morar fora. Além disso, para quem possui conhecimentos e pretende fazer investimentos internacionais, ter uma conta no exterior pode ser uma excelente sacada.

Fazer operações em diferentes moedas

Em alguns bancos, é possível diversificar as moedas de recebimento em contas alternadas, o que quer dizer que se você negocia com os Estados Unidos (empresas, produtos ou serviços), pode receber e fazer pagamentos em dólar.

Receber, enviar e pagar em Euro

Caso seus negócios sejam em algum país pertencente a Zona do Euro, depois de abrir uma conta no exterior e dependendo da instituição financeira que você escolher, poderá receber ou pagar em Euro. Ou seja, para morar ou para diversificar seus investimentos, abrir uma conta no exterior pode ser uma excelente alternativa.

Se vai morar fora, ter uma conta é essencial para o dia-a-dia

Se você vai morar fora, saiba que é muito importante ter uma conta bancária. Por exemplo, em Portugal é muito comum pagar as contas do mês (água, eletricidade, gás) através da caixa eletrônico ou e-banking (internet).

Abrir uma conta no exterior

Em alguns países, como na Dinamarca e Suécia, muitos dos pagamentos são realizados através de mobile banking. Ou seja, através do seu smartphone. Parece incrível, mas ninguém quer andar com dinheiro no bolso!

Além disso, ter uma conta bancária ajuda você a gerir o seu dinheiro ao registar todos os movimentos.

Tenho que declarar o dinheiro que tenho no exterior?

Depende. Se você continuar residindo no Brasil, você precisa fazer a sua declaração de imposto de renda e declarar o dinheiro que você possui em uma conta aberta no exterior.

Agora, se você saiu do Brasil e está morando em outro país, já fez a sua declaração de saída definitiva exigida pela Receita Federal, quando chegar a hora de fazer a sua declaração de imposto de renda, você deve fazê-la no país onde está residindo cumprindo requisitos e prazos legais na legislação vigente.

Se ainda têm dúvidas se receber dinheiro do exterior paga imposto, veja o que escrevemos sobre o assunto.

Vantagens e desvantagens de abrir uma conta no exterior

Como tudo na vida tem vantagens e desvantagens, com os bancos não seria diferente não é mesmo?

Algumas vantagens

Sinceramente eu não consigo achar muitas desvantagens de ter uma conta no exterior. Com a conta no exterior você recebe o seu salário sem problemas, faz os pagamentos sem taxas (ou com taxas mínimas) e pode sacar dinheiro sem perder no câmbio.

Além disso, é muito fácil abrir uma conta no exterior, principalmente presencialmente, onde a burocracia é menor.

Algumas desvantagens

Para não dizer que tudo é maravilhoso, uma desvantagem dos bancos online é a necessidade de comprovar residência na Europa.

Outra desvantagem em alguns bancos europeus é o alto valor das taxas de manutenção. Por isso  você deve pesquisar sobre isso antes de abrir a sua conta.

Sugestão

Aqui no Euro Dicas, todos têm o cartão do N26, é o nosso banco preferido e o menos burocrático. A única exigência é que você more na Europa – pois precisa apresentar cartão de residente europeu e endereço na Europa para abrir conta. Se você mora ou vier morar na Europa, é a nossa recomendação.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.