Transferwise é confiável? Veja nossa avaliação completa

Enviar dinheiro para o exterior  / 

Há diversas plataformas online de transferência de dinheiro para o exterior. Uma das mais conhecidas é a TransferWise. Mas a principal pergunta é: a TransferWise é confiável de fato? Criada em Londres pelos amigos Taavet Hinrikus e Kristo Käärmann, em 2011, tinha como objetivo ser um serviço rápido, seguro e com o mínimo de taxas para movimentações.

Desde então, esta instituição financeira ou fintech já foi utilizada por mais de 5 milhões de pessoas e coleciona outros números que chamam a atenção. Confira então o nosso review detalhado da marca com 10 critérios para avaliar sua credibilidade.

Como saber se a TransferWise é confiável?

As fintechs ganham espaço no mercado, mas nem sempre as pessoas confiam nestas empresas jovens que prometem inovação e preços muito menores do que os oferecidos pelas instituições financeiras convencionais. Quando surgiu, a agilidade de abrir uma conta em poucos minutos e movimentar dinheiro em poucas horas levou as pessoas a perguntar se a TransferWise é confiável. Com o passar do tempo, vimos que seu crescimento veio acompanhado do fortalecimento de sua credibilidade.

Hoje, a TransferWise é responsável pelo envio mensal de quatro bilhões de euros, aproximadamente. Atua em 59 países e opera em 49 moedas.

Para saber se a TransferWise é confiável de verdade, analisamos um conjunto de plataformas e informações para chegar à percepção desta empresa no mercado e entre os clientes que utilizaram seus serviços.

Reconhecimento na imprensa

Quem duvida se a TransferWise é confiável, um primeiro ponto a favor da empresa é sua valorização no mercado europeu. Há poucos meses, o reconhecido jornal The Economist destacou a marca como a mais valiosa no continente, o que é um forte indício de boa reputação, conquistada em 8 anos.

TransferWise no Reclame Aqui: ótimo

A opinião de pessoas que já utilizaram a plataforma é fundamental. Segundo o portal Reclame Aqui, a TransferWise é confiável e recebeu avaliação ótima nos últimos 6 meses, com nota 8,4 de 10 (outubro de 2019). A empresa está cadastrada há 3 anos no site e, neste período, recebeu um total de 923 queixas, sendo 921 respondidas (99,8%) em até 3 dias e 2 horas. O índice de solução é alto, de 86%. Quase 77% das pessoas que já utilizaram o serviço voltaria a usar a plataforma.

Transferwise Reclame Aqui

TransferWise no Trustpilot: excelente

Aqui, a avaliação da TransferWise no Trustpilot também é excelente, com nota 4,6 de 5. Em outubro de 2019, 94% dos quase de 74 mil clientes que já utilizaram o serviço avaliam a plataforma como ótima ou excelente. Confira algumas opiniões que confirmam a percepção positiva:

  • “Ótimo atendimento, serviço desburocratizado, eficiente. Precisei de atendimento telefônico e tive um ótimo atendimento” – Katia Gomes (08/10/2019);
  • “Fiquei impressionado com o tempo da transferência e também com o valor da cotação. Já indicando a outras pessoas” – Nize Lopes (08/10/2019);
  • “Pode confiar” – Lucas Almeida (08/10/2019);
  • “Excelente empresa, séria, confiável e me sinto seguro diante da honestidade apresentada. Preços justos e aplicativo funciona de forma simples e objetiva” – Wilson Moura Candido (08/10/2019).

Transferwise Trustpilot

TransferWise no Monito: excelente

Em outubro de 2019, a TransferWise estava com uma excelente avaliação no site Monito. Sua nota média é bastante alta, 9,2 de 10. A nota detalhada em cada ponto revela um elevado padrão de qualidade em diferentes aspectos ligados a serviço, credibilidade e satisfação do cliente.

  • Comissões e Taxas de Câmbio: 8.8;
  • Facilidade de utilização: 9.0;
  • Credibilidade e Segurança: 9.4;
  • Serviço e Cobertura: 8.5;
  • Satisfação do cliente: 9.3;
  • Apoio ao cliente: 9.5;
  • Transparência: 10.

Transferwise avaliação

Além disso, o próprio texto da resenha completa no Monito destaca a experiência de usuário, utilizando palavras como “revolucionário”, “inovador” e “espetacular”.

Facebook

Com mais de 472 mil curtidas no Facebook (outubro de 2019), a página da TransferWise Brasil também dá visibilidade a muitas opiniões. Vários usuários utilizam o espaço para reclamações e dúvidas, que normalmente eram respondidas de forma atenciosa pela empresa. Seguem alguns comentários de quem utilizou o serviço:

“Excelente! Utilizei pela primeira vez e a transação foi realizada com sucesso! Aplicativo de fácil utilização, ferramentas intuitivas! Recomendo!” – Ramon Mendonça (agosto de 2019);

“Pois toda vez que envio dinheiro para a Espanha chega no dia certinho, nada a reclamar da transferwise, muito boa” – Ines Peroti (agosto de 2019).

Confira neste artigo outras opinões sobre a TransferWise.

Apoio de empresas e investidores conhecidos

Para confirmar se a TransferWise é confiável mesmo, vale mencionar que ela construiu apoios e parcerias com multinacionais renomadas. Entre elas, Paypal, Skype e Virgin. Sinal de que a empresa tem credibilidade no mercado e maior garantia de retornos aos investidores.

Selo de Segurança

Mais um fator que reforça a ideia de que a TransferWise é confiável está nas instituições que autorizam suas operações de envio de dinheiro para o exterior. A FCA (Financial Conduct Authority), como o nome já diz, é a autoridade de conduta financeira do Reino Unido. Junto com a HMRC (Her Majesty’s Revenue and Customs), atesta a segurança de nível institucional da empresa.

Em outras palavras, a TransferWise garante a cifragem dos dados SSL de 256-bit, com chave de 2048-bit. Junto com as informações criptografadas, a empresa possui uma política sólida de proteção de dados pessoais e financeiros, detalhada na Política de Privacidade e nos Termos de Uso.

Empresa regulamentada e registrada

Legalizada em todos os países onde opera, a TransferWise é confiável e regulada por bancos centrais e órgãos de regulação locais. Ou seja, ela exerce a responsabilidade legal de manter o seu dinheiro seguro por meio de uma instituição financeira de baixo risco. No Brasil, ela é correspondente cambial do Banco Rendimento e do Banco de Câmbio MS Bank. Portanto, todas as transferências são declaradas à Receita Federal e incluem a taxa IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Confira no site oficial da TransferWise os correspondentes bancários e regulações nos países onde atua.

Garantias e proteção ao cliente

Outra postura que reforça a visão de que a TransferWise é confiável de fato está na garantia que oferece aos cientes. Os fundos dos clientes são separados das contas de negócios da empresa.

Deste modo, caso a empresa enfrente alguma dificuldade financeira e até a falência, o dinheiro dos usuários estará protegido e fica inacessível para a TransferWise. O cliente o recebe em até 10 dias úteis. No Reino Unido e na Europa, ele é mantido de forma segura nas contas do Barclays, instituição financeira respeitada em todo o continente.

Prêmios e menções recebidos

Pode parecer exagero, mas de fato a TransferWise (site oficial) tem atraído a atenção do mercado com um desempenho acima da média. Especialmente em um contexto global de baixo crescimento econômico em boa parte dos países. Se considerarmos o cenário do Reino Unido e todas as dificuldades e incertezas geradas pelo Brexit, a resiliência e a liderança da empresa são ainda mais expressivas. Nos últimos anos, a TransferWise vem recebendo uma série de reconhecimentos, e destacamos apenas alguns deles:

Então vale a pena usar a TransferWise?

Sim, vale muito a pena. A TransferWise é confiável e altamente transparente nas taxas e no relacionamento, tanto com o cliente quanto com o mercado. O próprio site disponibiliza um gráfico que permite acompanhar a taxa média de mercado e converter a moeda dentro desse valor, sem juros ou acréscimos.

utilizar plataforma online

Além de serviços seguros e rápidos, suas taxas estão entre as mais vantajosas – cerca de 8 vezes mais baixas que as de instituições bancárias convencionais. Entre no site da TranferWise e faça sua cotação para ver quanto custa e como é fácil. Se tiver dúvidas, neste artigo, você fica sabendo como a TransferWise funciona e todos os detalhes.

Alternativas à TransferWise que também são confiáveis

Você já sabe que a TransferWise é confiável, mas vale a pena conhecer outras opções bastante utilizadas por quem precisa transferir dinheiro. Confira algumas:

Remessa Online

A Remessa Online vem ganhando destaque no mercado, que é a primeira plataforma de transferências internacionais totalmente digital. Foi criada em 2016, dentro da empresa BeeTech. Aqui no Euro Dicas, nós utilizamos bastante a Remessa Online. Pois, além de boas taxas, permite enviar ou receber dinheiro do exterior, incluindo salários, pagamentos e transferências entre contas.

A vantagem é poder resgatar o dinheiro quando quiser, escolhendo o câmbio mais favorável para fazer o saque. Saiba como usar a Remessa Online neste artigo.

Western Union

A Western Union foi fundada em 1851 e é uma das mais conhecidas em todo o mundo, presente em mais de 200 países e territórios. As transações podem ser realizadas online, por telefone ou pessoalmente no banco e em agências autorizadas. Basta apenas o nome completo de quem vai receber o dinheiro, CPF, endereço e o IBAN ou Swift da conta. A transferência do dinheiro é feita em poucos minutos, mas a retirada é realizada pessoalmente e as taxas são um pouco mais altas.

Neste artigo, detalhamos o processo de como funciona a Western Union.

PayPal

Outra empresa bancária bastante conhecida, criada na Califórnia (Estados Unidos) em 1998. É especialmente utilizada por quem trabalha com comércio eletrônico, aplicativos e outros segmentos. O envio é extremamente simples, sendo necessário apenas o email do destinatário. Não é preciso pagar boletos ou ter códigos para sacar valores. Por outro lado, uma desvantagem é que envia e quem recebe o dinheiro precisa necessariamente ter uma conta PayPal.

Veja como enviar dinheiro para o exterior pelo Paypal neste artigo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.