Review TransferWise: veja avaliações da plataforma

O TransferWise é uma plataforma online de recebimento e envio de dinheiro para o exterior. Se você precisa fazer transferências de dinheiro com frequência para um país estrangeiro, com certeza, essa é uma das formas mais vantajosas. Por isso, hoje vamos fazer um review TransferWise e explicar todos os detalhes.

Tenha em mente que enviar dinheiro para o exterior já foi um grande desafio para os correntistas, em especial, no Brasil. Altas taxas, burocracias no envio e demoras nas transferências são as reclamações mais comuns entre os usuários.

Hoje, porém, plataformas como a TransferWise facilitam a vida daqueles que precisam dessas ferramentas e as disponibilizam a preços acessíveis. Para verificar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes, realizamos uma análise baseada em avaliações dos principais portais de reclamações no Brasil e mundo afora. Acompanhe!

Review TransferWise no Reclame Aqui

Se você mora no exterior, trabalha remotamente e precisa enviar seu salário todos os meses, a TransferWise é uma boa opção. Ele está disponível em diversas moedas e países.

Se você é aposentado ou possui rendimentos no Brasil, mora fora e, quer enviar o dinheiro para o exterior eu considero essa como a melhor opção.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

A plataforma do Reclame Aqui registra uma nota considerada ótima pela média obtida. As reclamações são respondidas em um curto prazo de tempo e apresentam uma boa avaliação da empresa e dos serviços prestados.

TransferWise Reclame Aqui Março

De todos que registraram reclamações, 80,6% voltariam a utilizar a plataforma e seus serviços e a média geral de avaliação ficou em 8.4, sendo 10 a nota máxima. A média geral é obtida por meio de cálculos que englobam o índice de resposta, média das avaliações dos consumidores, índice de solução das reclamações e o percentual de clientes que voltariam a fazer negócios com a empresa.

A média da nota do consumidor ficou em 7.4 de um total máximo de 10, o que também representa um consenso em relação à qualidade dos serviços prestados. Um dos pontos mais fortes da plataforma é o índice de solução dos problemas e o número de reclamações não respondidas. O primeiro ficou em 85.6%, enquanto o número de reclamações não respondidas ficou no zero.

Grande parte das reclamações envolvem falhas de sistema, como cancelamentos de cadastro sem aviso prévio, estorno de valores incorretos e não recebimento de bônus por indicações na indicação dos serviços.

Em uma avaliação geral, a empresa segue muito bem perante a opinião pública, sendo uma das maiores nas operações de transferência bancária, em especial quando é necessário enviar dinheiro para o exterior.

TransferWise no TrustPilot

A TrustPilot é uma plataforma internacional de avaliação de empresas e serviços, bastante semelhante ao Reclame Aqui, entretanto com um escopo maior, pois engloba nacionalidades diferentes e, portanto, avaliações de consumidores de todo o mundo.

TransferWise Trustpilot Março

Na TrustPilot, a TransferWise teve mais de 82 mil reviews registrados, sendo 86% deles considerados excelentes, 8% bons, 2% medianos e 4% entre ruins e péssimos. Por essa plataforma, vários usuários relataram suas experiências positivas em suas utilizações, com grande foco na velocidade das operações e facilidade de utilização tanto do site quanto do aplicativo mobile.

Outro ponto de destaque nos reviews deixados pelos usuários no TrustPilot é o valor das taxas cobradas. Grande parte deles relatam o quão acessível é o preço, com pouca burocracia para realizar transferências e sem abusos de cobranças nos procedimentos.

Review TransferWise no Monito

O Monito funciona como uma plataforma de reviews de usuários dos serviços de transferência virtual e fornece uma comparação entre os sistemas com o objetivo de indicar qual seria o melhor para a necessidade de cada consumidor.

Monito TransferWise Março

No Monito, o TransferWise obteve a média geral de 8.8/10, sendo considerado uma das opções mais acessíveis do mercado para transferências via online banking. A facilidade de utilização ganhou nota 9.0/10, seguida de 9.4/10 para credibilidade e segurança.

Garantias e Serviços ganhou a pior nota da plataforma, entretanto se manteve com a média de 8.5/10. A satisfação do cliente chegou a 9.3/10; o suporte ao cliente teve nota 9.5/10 e transparência ficou com nota máxima, 10/10.

Uma das grandes desvantagens apontadas pelos reviews no Monito foi a necessidade da transferência ser realizada para uma conta em bancos físicos. Alguns usuários reportaram que uma opção do serviço poderia ser a própria TransferWise permitir saques, evitando assim taxas cobradas pelos bancos em saques e até mesmo para receber o valor, em algumas situações. Veja como funcionam os saques na TransferWise em detalhes nesse artigo.

TransferWise na Imprensa mundial

A TransferWise foi apontada pela Revista Forbes no final de 2017 como o futuro das transações financeiras, apontando a ferramenta como uma das mais simples de se utilizar em todo o mundo, ressaltando as baixas taxas cobradas e a segurança oferecida pelo sistema.

O Telegraph também foi um dos veículos de comunicação internacionais a destacarem a versatilidade e facilidade da ferramenta de transferências, que hoje movimenta mais de quatro bilhões de euros por mês.

A plataforma já conta com mais de seis milhões de usuários, com 12 escritórios espalhados por todo o mundo. Um dos pontos mais fortes apontados pelos desenvolvedores é a economia que seus clientes têm. A cada ano, estima-se que são economizados mais de um bilhão de euros em taxas pelos envios feitos pela ferramenta ao invés dos bancos tradicionais.

Casal discutindo finanças

TransferWise é bom mesmo para enviar dinheiro para o exterior?

Sim! Como vimos nessa Review TransferWise, a plataforma é de nome bastante conhecido mundialmente e bastante recomendada pela maior parte de seus usuários. Transferências, principalmente internacionais, são grande parte dos motivos de reclamações dos usuários de bancos, que pagam taxas altas para enviar dinheiro para o exterior e também para receber valores vindos de outros países.

A TransferWise permite que esses procedimentos sejam realizados sem burocracias, aprovações prévias dos bancos, taxas consideravelmente altas e prazos longos de espera na concretização dos procedimentos.

A média geral de nota nas três maiores plataformas de avaliação de serviços utilizadas nesta matéria foi de 8.6/10, indicando que uma maioria significativa dos clientes estão satisfeitos com a plataforma e suas ferramentas.

Os fatores mais apontados nas três pesquisas como pontos positivos da ferramenta são as taxas baixas nas transferências, transparência nos processos e facilidade de utilização da plataforma.

Detalhes da transferência via TransferWise

Enquanto realizar transferências internacionais por meio de bancos tradicionais pode ser uma tarefa cansativa e burocrática, a TransferWise facilita a vida dos usuários e permite que todo o processo seja feito de forma rápida e prática.

Só dá para enviar a partir de reais do Brasil

Primeiramente é importante saber que só é possível enviar transferências da sua própria moeda local para a da nacionalidade do destino. Não é possível, por exemplo, enviar dólares pelo Brasil para outro país.

No Brasil, só se pode transferir para pessoas físicas

É importante também verificar qual o tipo de transferência será feita, visto que algumas nacionalidades só aceitam via SWIFT. No Brasil não existe ainda a possibilidade de contas empresariais, sendo somente possível realizar operações de pessoas físicas.

É preciso ter conta aberta no exterior

Nessa review TransferWise você ficará sabendo do passo a passo para utilizar a plataforma online. Para utilizar a TransferWise, você precisa ter uma conta bancária já aberta no exterior.

Passo a passo para abrir conta

  • O primeiro passo para fazer um envio, é acessar o site da TransferWise e criar uma conta. O processo é simples e bem fácil;
  • Após criar uma conta na plataforma com o registro dos seus dados, é possível realizar pagamentos por meio de Boleto bancário ou TED. As taxas de boleto bancário costumam ser mais altas e podem demorar um pouco mais para que o processo se concretize;
  • Por meio de TED, basta cadastrar a sua conta bancária na plataforma e realizar o pagamento online por meio do seu online banking. Dessa forma o pagamento cairá mais rapidamente e a transferência se concluirá com mais velocidade;
  • A própria plataforma, antes de concretizar o procedimento para que seja feito o pagamento, disponibiliza o cálculo real dos valores negociados. Nele, é possível verificar o valor que será pago, qual o valor cobrado de taxas e IOF e o valor que será recebido na conta de destino.
  • Pronto!

Algumas localidades permitem que você pague diretamente na plataforma por meio do seu cartão de débito ou crédito, com as bandeiras Visa, Mastercard e alguns cartões Maestro.

A TransferWise acredita fornecer mais transparência e permitir que o usuário tenha uma visão mais concreta do valor final, verificando se a sua necessidade será atendida completamente ou se um novo valor deve ser considerado.

Depois, você deve fazer um pedido de transferência de dinheiro escolhendo a moeda de destino e a de chegada. Ex: real para euro.

Saiba também como enviar dinheiro pelo Remessa Online, a plataforma brasileira de envio de dinheiro para o exterior.

Review TransferWise: taxas e conversões

Para utilizar o TransferWise na hora de enviar dinheiro para o exterior é preciso entender como são cobradas as taxas e como funcionam as conversões de moedas.

Taxas

É importante saber que a TransferWise utiliza a câmbio comercial na transferência (e não o câmbio turismo, que é mais caro), o IOF varia de 0,38% a 1,1% e a tarifa cobrada pela plataforma varia de 1,4% (enviar dinheiro do exterior para o Brasil) a 2,5% (enviar dinheiro do Brasil para o exterior).

Existem taxas ocultas?

Não, mas existem taxas além do valor médio do câmbio. A diferença em relação a outras empresas é que a TransferWise informa os usuários sobre essas taxas antes da operação, e elas já estão embutidas no valor repassado.

Desde 3 de março de 2018 o governo brasileiro alterou a taxa de IOF para transferências internacionais para conta no exterior da mesma titularidade. Agora o IOF é de 1,1% sobre a quantia enviada, contra 0,38% cobrado anteriormente.

Isso significa que o custo total, incluindo comissão do site (que não foi alterada) + IOF.

Fatores que influenciam no valor recebido

No total, são três fatores que influenciam diretamente no valor recebido após a transferência:

  • A conversão de moeda é realizada sempre considerando uma média que os próprios bancos trabalham. Em geral, utilizar a TransferWise pode significar em uma valorização da quantidade transferida, considerando a utilização da taxa média de conversão ao invés de uma taxa real;
  • A plataforma trabalha com cobrança de percentuais sobre os valores transferidos e eles podem variar de moeda para moeda. Dessa forma, quanto maior o valor enviado, maior será o acumulado da taxa cobrada. A variação fica entre os 2% e 4% para o real quando é feita por meio de online banking e pode passar dos 10% por boleto bancário;
  • A forma de pagamento é o terceiro fator que interfere no valor a ser recebido no destino da transferência. Como citado acima, ela pode ultrapassar os 10% se utilizado o boleto bancário, que é liberado apenas para operações de valores mais baixos.

Para valores muito pequenos de transferência, a plataforma cobra uma taxa mínima pela transferência e todos as operações incluem o custo do IOF.

Quem pode utilizar?

Podem utilizar a plataforma pessoas físicas para duas situações:

  • Manutenção de residentes: envio de dinheiro para o exterior para familiares e amigos que moram fora (pessoas diferentes da que envia e da que recebe);
  • Disponibilidade no exterior: envio feito pela própria pessoa que mora fora do país e possui conta bancária ativa nos dois lugares.

A transferência é declarada?

Sim. Toda transferência pela TransferWise é declarada ao Banco Central e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é pago no nome e CPF da pessoa que criou a conta.

Review TransferWise: quais são as vantagens da plataforma?

Utilizar o TransferWise se tornou uma solução para muitas pessoas de todo o mundo. Enviar dinheiro para o exterior, para familiares, amigos ou até mesmo comprar produtos se tornou extremamente fácil e rápido.

Das grandes vantagens da utilização da plataforma, podemos destacar:

  • Procedimentos bastante seguros;
  • Envios rápidos;
  • Sem burocracias;
  • Baixas taxas;
  • Facilidade de utilização.

O surgimento de ferramentas como o TransferWise aponta para um problema sistêmico nos bancos tradicionais, que permanecem dificultando a vida de seus usuários com burocracias, serviços limitados e taxas altas para a utilização de serviços básicos.

O futuro da tecnologia ruma para o desenvolvimento de ferramentas desse tipo, que facilitem a vida dos usuários por um preço justo e com serviços de qualidade. Visite o site da TransferWise e veja quanto vai ficar a sua transferência.

Taxa de câmbio verdadeira

A taxa média de mercado é aquela considerada como verdadeira, pois leva em conta o valor médio entre a oferta e procura por uma determinada moeda. Ela oscila o tempo inteiro e pode ser consultada em fontes como Google, XE e Yahoo Finance.

Considerada a taxa mais justa a ser repassada para o cliente, ela não é repassada da forma como deveria pelos bancos, serviços de câmbio e instituições financeiras. Na verdade, ela vem oculta em meio a outras taxas.

Por exemplo, a taxa média de mercado da libra esterlina (GBP) para o euro (EUR) é de £1 para 1.43€. Se você for a uma casa de câmbio e quiser converter £ 1.000 deveria receber 1.430€, mas, na verdade, recebe 1.370€ porque foi informado que a taxa de câmbio é 1.37€.

Isso significa que a empresa cobrou secretamente 60€. A maioria dos serviços do tipo afirma que não há taxas ou aponta comissão zero, além de estabelecer uma taxa de câmbio diária, que nada mais é do que a taxa média de mercado + uma margem de lucro.

Isso não acontece na TransferWise: o próprio site disponibiliza um gráfico para que você acompanhe a taxa média de mercado e converta a moeda dentro desse valor. O cliente paga o valor justo e sem acréscimos.

TransferWise é legal? Descubra nesse artigo.

Mais barato do que enviar pelo banco

Bancos, instituições financeiras e casas de câmbio podem cobrar até 5% em tarifas ocultas para transferências internacionais de dinheiro.

Além disso, tanto o remetente quanto destinatário, desembolsam uma quantia para enviar/receber o dinheiro, que fica entre 20 e 100 dólares. Falamos mais sobre isso nesse artigo sobre enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

As taxas da TransferWise são muito mais baratas do que as taxas cobradas por instituições bancárias, segundo um estudo independente conduzido pela própria empresa.

No Reino Unido, enviar libras esterlinas para euro, dólar americano e dólar australiano é até nove vezes mais em conta do que fazer o mesmo serviço através de bancos. Na Alemanha, esse valor é quatro vezes mais barato para converter euro em dólares australianos e americanos.

Rápido e sem estresse

Para quem deseja pagar funcionários e colaboradores através do site, a TransferWise é a que oferece um dos serviços mais rápidos. O dinheiro é disponibilizado na conta entre um e cinco dias úteis.

Entretanto, vale frisar que algumas transferências podem demorar mais tempo, dependendo do país para onde o dinheiro está sendo enviado. Na maioria dos casos, porém, o processo é rápido e totalmente transparente.

100% seguro

A TransferWise é uma instituição de dinheiro eletrônico licenciada e regulada pela FCA – Financial Conduct Authority – e HMRC – Her Majesty’s Revenue and Customs – do Reino Unido.

Ambas as instituições oferecem segurança de nível institucional, incluindo cifragem dos dados SSL de 256-bit com chave de 2048-bit.

Além disso, os fundos dos clientes são separados das contas de negócios da empresa; portanto, em caso de dificuldades financeiras e até falência, o dinheiro dos usuários está protegido.

Todo o processo de transferência é notificado por e-mail ou pelo aplicativo da TransferWise para garantir segurança e transparência aos envolvidos. O site é legalizado e certificado no Brasil e no mundo todo.

Ampla cobertura

Poucos sites oferecem uma cobertura tão grande quanto a TransferWise, que está disponível em 59 países do globo e cobre 504 rotas de câmbio.

Além disso, é possível descobrir quais moedas serão inclusas futuramente para já se preparar e criar uma conta.

Gostou do nosso review TransferWise? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de dicas sobre como viajar o mundo e se preparar para isso sem dificuldades!

Meio engenheira e meio jornalista, Amanda é redatora em tempo integral e viajante nas horas extras. Trabalha desde 2015 como freelancer, o que lhe deu a oportunidade de morar na Alemanha por um ano e conhecer a Europa vivendo de freela. Agora, quer passar um pouco do que viu e viveu para quem tem o sonho de fazer o mesmo.

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

TransferWise: como funciona? Veja nosso guia antes de usar

Será que é seguro enviar dinheiro pela TransferWise? É confiável? Mostramos tudo sobre essa plaforma, como utilizar, preços, vantagens e desvantagens.

Limite de remessas para o exterior: saiba quanto dinheiro pode enviar

Enviar dinheiro para fora é sempre complicado por causa das várias taxas e regras. Veja qual é o limite de remessas para o exterior e como enviar.

Remessa Online vale a pena? Veja como funciona e se é seguro

Saiba como poupar, quais as taxas aplicadas e o passo a passo para utilizar a Remessa Online. Leia ainda o que dizem os utilizadores.

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Descubra aqui

Receber dinheiro do exterior paga imposto? Esclareça essa e outras dúvidas que muitas pessoas têm na hora de enviar dinheiro para o exterior.

Western Union: como funciona, taxas e passo a passo para enviar dinheiro

Western Union: como funciona o envio e recebimento de dinheiro, quais são as taxas cobradas e se é confiável fazer transferências nessa plataforma.

Remessa Online ou TransferWise: qual é melhor para enviar dinheiro?

Remessa Online ou Transferwise? Comparamos as duas plataformas de envio de transferência internacional e descobrimos a melhor opção. Confira.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube