Enviar dinheiro para o exterior

Review TransferWise: veja avaliações da plataforma

O TransferWise é uma plataforma online de recebimento e envio de dinheiro para o exterior. Se você precisa fazer transferências de dinheiro com frequência para um país estrangeiro, com certeza, essa é uma das formas mais vantajosas. Por isso, hoje vamos fazer um review TransferWise e explicar todos os detalhes.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que, neste preciso momento, recomendamos é a TransferWise.


A Transferwise está com cotações bastante atrativas atualmente e você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Tenha em mente que enviar dinheiro para o exterior já foi um grande desafio para os correntistas, em especial, no Brasil. Altas taxas, burocracias no envio e demoras nas transferências são as reclamações mais comuns entre os usuários.

Hoje, porém, plataformas como a TransferWise facilitam a vida daqueles que precisam dessas ferramentas e as disponibilizam a preços acessíveis. Para verificar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos clientes, realizamos uma análise baseada em avaliações dos principais portais de reclamações no Brasil e mundo afora. Acompanhe!

Review TransferWise no Reclame Aqui

Se você mora no exterior, trabalha remotamente e precisa enviar seu salário todos os meses, a TransferWise é uma boa opção. Ele está disponível em diversas moedas e países.

Se você é aposentado ou possui rendimentos no Brasil, mora fora e, quer enviar o dinheiro para o exterior eu considero essa como a melhor opção.

A plataforma do Reclame Aqui registra uma nota considerada ótima pela média obtida. As reclamações são respondidas em um curto prazo de tempo e apresentam uma boa avaliação da empresa e dos serviços prestados.

TransferWise Reclame Aqui Março

De todos que registraram reclamações, 80,6% voltariam a utilizar a plataforma e seus serviços e a média geral de avaliação ficou em 8.4, sendo 10 a nota máxima. A média geral é obtida por meio de cálculos que englobam o índice de resposta, média das avaliações dos consumidores, índice de solução das reclamações e o percentual de clientes que voltariam a fazer negócios com a empresa.

A média da nota do consumidor ficou em 7.4 de um total máximo de 10, o que também representa um consenso em relação à qualidade dos serviços prestados. Um dos pontos mais fortes da plataforma é o índice de solução dos problemas e o número de reclamações não respondidas. O primeiro ficou em 85.6%, enquanto o número de reclamações não respondidas ficou no zero.

Grande parte das reclamações envolvem falhas de sistema, como cancelamentos de cadastro sem aviso prévio, estorno de valores incorretos e não recebimento de bônus por indicações na indicação dos serviços.

Em uma avaliação geral, a empresa segue muito bem perante a opinião pública, sendo uma das maiores nas operações de transferência bancária, em especial quando é necessário enviar dinheiro para o exterior.

TransferWise no TrustPilot

A TrustPilot é uma plataforma internacional de avaliação de empresas e serviços, bastante semelhante ao Reclame Aqui, entretanto com um escopo maior, pois engloba nacionalidades diferentes e, portanto, avaliações de consumidores de todo o mundo.

TransferWise Trustpilot Março

Na TrustPilot, a TransferWise teve mais de 82 mil reviews registrados, sendo 86% deles considerados excelentes, 8% bons, 2% medianos e 4% entre ruins e péssimos. Por essa plataforma, vários usuários relataram suas experiências positivas em suas utilizações, com grande foco na velocidade das operações e facilidade de utilização tanto do site quanto do aplicativo mobile.

Outro ponto de destaque nos reviews deixados pelos usuários no TrustPilot é o valor das taxas cobradas. Grande parte deles relatam o quão acessível é o preço, com pouca burocracia para realizar transferências e sem abusos de cobranças nos procedimentos.

Review TransferWise no Monito

O Monito funciona como uma plataforma de reviews de usuários dos serviços de transferência virtual e fornece uma comparação entre os sistemas com o objetivo de indicar qual seria o melhor para a necessidade de cada consumidor.

Monito TransferWise Março

No Monito, o TransferWise obteve a média geral de 8.8/10, sendo considerado uma das opções mais acessíveis do mercado para transferências via online banking. A facilidade de utilização ganhou nota 9.0/10, seguida de 9.4/10 para credibilidade e segurança.

Garantias e Serviços ganhou a pior nota da plataforma, entretanto se manteve com a média de 8.5/10. A satisfação do cliente chegou a 9.3/10; o suporte ao cliente teve nota 9.5/10 e transparência ficou com nota máxima, 10/10.

Uma das grandes desvantagens apontadas pelos reviews no Monito foi a necessidade da transferência ser realizada para uma conta em bancos físicos. Alguns usuários reportaram que uma opção do serviço poderia ser a própria TransferWise permitir saques, evitando assim taxas cobradas pelos bancos em saques e até mesmo para receber o valor, em algumas situações.

TransferWise na Imprensa mundial

A TransferWise foi apontada pela Revista Forbes no final de 2017 como o futuro das transações financeiras, apontando a ferramenta como uma das mais simples de se utilizar em todo o mundo, ressaltando as baixas taxas cobradas e a segurança oferecida pelo sistema.

O Telegraph também foi um dos veículos de comunicação internacionais a destacarem a versatilidade e facilidade da ferramenta de transferências, que hoje movimenta mais de quatro bilhões de euros por mês.

A plataforma já conta com mais de seis milhões de usuários, com 12 escritórios espalhados por todo o mundo. Um dos pontos mais fortes apontados pelos desenvolvedores é a economia que seus clientes têm. A cada ano, estima-se que são economizados mais de um bilhão de euros em taxas pelos envios feitos pela ferramenta ao invés dos bancos tradicionais.

Casal discutindo finanças

TransferWise é bom mesmo para enviar dinheiro para o exterior?

Sim! Como vimos nessa Review TransferWise, a plataforma é de nome bastante conhecido mundialmente e bastante recomendada pela maior parte de seus usuários. Transferências, principalmente internacionais, são grande parte dos motivos de reclamações dos usuários de bancos, que pagam taxas altas para enviar dinheiro para o exterior e também para receber valores vindos de outros países.

A TransferWise permite que esses procedimentos sejam realizados sem burocracias, aprovações prévias dos bancos, taxas consideravelmente altas e prazos longos de espera na concretização dos procedimentos.

A média geral de nota nas três maiores plataformas de avaliação de serviços utilizadas nesta matéria foi de 8.6/10, indicando que uma maioria significativa dos clientes estão satisfeitos com a plataforma e suas ferramentas.

Os fatores mais apontados nas três pesquisas como pontos positivos da ferramenta são as taxas baixas nas transferências, transparência nos processos e facilidade de utilização da plataforma.

Detalhes da transferência via TransferWise

Enquanto realizar transferências internacionais por meio de bancos tradicionais pode ser uma tarefa cansativa e burocrática, a TransferWise facilita a vida dos usuários e permite que todo o processo seja feito de forma rápida e prática.

Só dá para enviar a partir de reais do Brasil

Primeiramente é importante saber que só é possível enviar transferências da sua própria moeda local para a da nacionalidade do destino. Não é possível, por exemplo, enviar dólares pelo Brasil para outro país.

No Brasil, só se pode transferir para pessoas físicas

É importante também verificar qual o tipo de transferência será feita, visto que algumas nacionalidades só aceitam via SWIFT. No Brasil não existe ainda a possibilidade de contas empresariais, sendo somente possível realizar operações de pessoas físicas.

É preciso ter conta aberta no exterior

Nessa review TransferWise você ficará sabendo do passo a passo para utilizar a plataforma online. Para utilizar a TransferWise, você precisa ter uma conta bancária já aberta no exterior.

Passo a passo para abrir conta

  • O primeiro passo para fazer um envio, é acessar o site da TransferWise e criar uma conta. O processo é simples e bem fácil;
  • Após criar uma conta na plataforma com o registro dos seus dados, é possível realizar pagamentos por meio de Boleto bancário ou TED. As taxas de boleto bancário costumam ser mais altas e podem demorar um pouco mais para que o processo se concretize;
  • Por meio de TED, basta cadastrar a sua conta bancária na plataforma e realizar o pagamento online por meio do seu online banking. Dessa forma o pagamento cairá mais rapidamente e a transferência se concluirá com mais velocidade;
  • A própria plataforma, antes de concretizar o procedimento para que seja feito o pagamento, disponibiliza o cálculo real dos valores negociados. Nele, é possível verificar o valor que será pago, qual o valor cobrado de taxas e IOF e o valor que será recebido na conta de destino.
  • Pronto!

Algumas localidades permitem que você pague diretamente na plataforma por meio do seu cartão de débito ou crédito, com as bandeiras Visa, Mastercard e alguns cartões Maestro.

A TransferWise acredita fornecer mais transparência e permitir que o usuário tenha uma visão mais concreta do valor final, verificando se a sua necessidade será atendida completamente ou se um novo valor deve ser considerado.

Depois, você deve fazer um pedido de transferência de dinheiro escolhendo a moeda de destino e a de chegada. Ex: real para euro.

Saiba também como enviar dinheiro pelo Remessa Online, a plataforma brasileira de envio de dinheiro para o exterior.

Review TransferWise: taxas e conversões

Para utilizar o TransferWise na hora de enviar dinheiro para o exterior é preciso entender como são cobradas as taxas e como funcionam as conversões de moedas.

Taxas

É importante saber que a TransferWise utiliza a câmbio comercial na transferência (e não o câmbio turismo, que é mais caro), o IOF varia de 0,38% a 1,1% e a tarifa cobrada pela plataforma varia de 1,4% (enviar dinheiro do exterior para o Brasil) a 2,5% (enviar dinheiro do Brasil para o exterior).

Fatores que influenciam no valor recebido

No total, são três fatores que influenciam diretamente no valor recebido após a transferência:

  • A conversão de moeda é realizada sempre considerando uma média que os próprios bancos trabalham. Em geral, utilizar a TransferWise pode significar em uma valorização da quantidade transferida, considerando a utilização da taxa média de conversão ao invés de uma taxa real;
  • A plataforma trabalha com cobrança de percentuais sobre os valores transferidos e eles podem variar de moeda para moeda. Dessa forma, quanto maior o valor enviado, maior será o acumulado da taxa cobrada. A variação fica entre os 2% e 4% para o real quando é feita por meio de online banking e pode passar dos 10% por boleto bancário;
  • A forma de pagamento é o terceiro fator que interfere no valor a ser recebido no destino da transferência. Como citado acima, ela pode ultrapassar os 10% se utilizado o boleto bancário, que é liberado apenas para operações de valores mais baixos.

Para valores muito pequenos de transferência, a plataforma cobra uma taxa mínima pela transferência e todos as operações incluem o custo do IOF.

Quem pode utilizar?

Podem utilizar a plataforma pessoas físicas para duas situações:

  • Manutenção de residentes: envio de dinheiro para o exterior para familiares e amigos que moram fora (pessoas diferentes da que envia e da que recebe);
  • Disponibilidade no exterior: envio feito pela própria pessoa que mora fora do país e possui conta bancária ativa nos dois lugares.

A transferência é declarada?

Sim. Toda transferência pela TransferWise é declarada ao Banco Central e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é pago no nome e CPF da pessoa que criou a conta.

Review TransferWise: quais são as vantagens da plataforma?

Utilizar o TransferWise se tornou uma solução para muitas pessoas de todo o mundo. Enviar dinheiro para o exterior, para familiares, amigos ou até mesmo comprar produtos se tornou extremamente fácil e rápido.

Das grandes vantagens da utilização da plataforma, podemos destacar:

  • Procedimentos bastante seguros;
  • Envios rápidos;
  • Sem burocracias;
  • Baixas taxas;
  • Facilidade de utilização.

O surgimento de ferramentas como o TransferWise aponta para um problema sistêmico nos bancos tradicionais, que permanecem dificultando a vida de seus usuários com burocracias, serviços limitados e taxas altas para a utilização de serviços básicos.

O futuro da tecnologia ruma para o desenvolvimento de ferramentas desse tipo, que facilitem a vida dos usuários por um preço justo e com serviços de qualidade. Visite o site da TransferWise e veja quanto vai ficar a sua transferência.

Gostou do nosso review Transferwise? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de dicas sobre como viajar o mundo e se preparar para isso sem dificuldades!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Amanda Veloso

Meio engenheira e meio jornalista, Amanda é redatora em tempo integral e viajante nas horas extras. Tendo morado na Alemanha por quase um ano, quer passar um pouco do que viu e viveu.

Amanda Corrêa

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Artigos Relacionados

Fechar