É o fim da TransferWise no Brasil?
Provavelmente não. A plataforma não está fazendo transferências de Reais para moedas internacionais, confirma o problema e avisa aos seus clientes que será temporário. Isso aconteceu devido ao fim da parceria com a MSBank, que era a correspondente cambial da TransferWise no Brasil.
MSBank anunciou o Cloudbreak
O MSBank anunciou ontem por e-mail o fim da parceria com a TransferWise no Brasil ao mesmo tempo que fez o pré-lançamento da Cloudbreak, a nova plataforma própria para fazer envio de Reais para o exterior.
A nova plataforma claramente quer fazer concorrência à TransferWise no Brasil, veja a comparação presente no site da Cloudbreak abaixo:
Precisa enviar dinheiro para outro país?
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
A ideia da plataforma é trazer preços mais atrativos do que as atuais concorrentes do mercado.
A TransferWise conquistou o mercado brasileiro desde que começou a atuar no país. O Brasil é um dos 5 mercados prioritários da plataforma no mundo, com demanda 57% maior do que nos demais países que a marca atua. Baixas taxas, transparência e um suporte personalizado fizeram com que milhões de brasileiros deixassem de fazer as dispendiosas transferências bancárias internacionais para optar por um serviço rápido, seguro e barato.
Mas a Cloudbreak é boa? É confiável?
Ainda não conseguimos garantir.
A plataforma é recente, e apesar de contar com credibilidade da MSBank, será preciso avaliar a opinião dos clientes quanto às transferências de dinheiro para o exterior antes de indicar a plataforma aos nossos leitores.
Por enquanto, sugerimos que você envie dinheiro para o exterior através da Remessa Online, que segue funcionando normalmente, é uma empresa brasileira e tem preços muito competitivos (normalmente mais baixos do que da TransferWise).
O que vai acontecer com a TransferWise?
Ainda não sabemos. Ao tentar enviar dinheiro de reais para qualquer moeda internacional pelo site atualmente nos deparamos com a seguinte mensagem:
Em contato com o suporte da TransferWise, fomos informados que o problema é temporário e que em algumas semanas estará resolvido e a TransferWise irá avisar os seus clientes quando o serviço voltar a funcionar.
Mas é importante alertar que: para quem vive no exterior e precisa enviar dinheiro para o Brasil, a plataforma segue funcionando normalmente. O bloqueio é apenas de envio de dinheiro do Brasil para o exterior.
Um rebrand vem aí
A TransferWise conseguiu em junho de 2020 a autorização do Banco Central para atuar como corretora de câmbio no Brasil e pode vir daí a atual mudança.
Com essa autorização, a empresa pode integrar os sistemas de transações cambiais, permitindo diminuir seus custos e ampliar o seu portefólio de serviços, como, por exemplo, permitindo que pessoas físicas enviem dinheiro para empresas (pessoas jurídicas), o que até então não era possível.
Portanto, a notícia é boa para nós consumidores. Com essa mudança, a TransferWise poderá abaixar os custos (que é em média de 1,5% do valor enviado, e poderá se aproximar da média global que é de 0,74% do valor enviado), terá mais serviços disponíveis no Brasil (como o envio de dinheiro para PJ e a conta borderless) e terá um novo concorrente de peso, a Cloudbreak, o que nos dá mais alternativa e garante que as duas marcas irão melhorar as ofertas aos clientes para disputar a preferência do mercado.
Mas ainda falta a confirmação da marca, que deverá ser noticiado nos próximos dias.
E agora, como transfiro dinheiro para o exterior?
Se você é um cliente da TransferWise e precisa enviar dinheiro para o exterior nesse momento, nossa recomendação é utilizar a Remessa Online.
Quem acompanha o Euro Dicas sabe que nós indicamos tanto a TransferWise quanto a Remessa Online, pois ambas as plataformas são excelentes, seguras e com ótimas taxas. Nesse momento, com a TransferWise bloqueada para envio de reais para fora do país, a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior é utilizando a Remessa Online.
Se você ainda não conhece esse plataforma, leia esse artigo sobre a Remessa Online que nós escrevemos.