A MSBank divulgou um comunicado acusando a TransferWise de envio ilegal de dinheiro utilizando dados de clientes. Essa acusação ocorreu depois do fim da parceria entre a plataforma TransferWise com o até então correspondente cambial, MSBank. Saiba tudo abaixo e descubra se é o fim da TransferWise no Brasil.

Acusação à TransferWise pelo MSBank

Na última sexta-feira, 12 de março, o MSBank divulgou um comunicado alertando os clientes que a TransferWise usou dados financeiros de clientes para enviar dinheiro para o exterior de forma ilegal.
De acordo com o comunicado, o MS Bank comunicou ao Banco Central inconformidades nos valores de algumas operações realizadas pela plataforma TransferWise, que alterava cotações de moedas estrangeiras para enviar dinheiro ilegal para o exterior.
Em um vídeo explicativo, o MS Bank exemplifica como a ilegalidade teria acontecido.
Um cliente faz uma compra hipotética de 1.000 euros a uma taxa de R$7, totalizando R$7.000 de pagamento. Segundo o MSBank, ao invés da correspondência de mil euros, a plataforma transformaria o valor em um pouco maior, como 1.005 euros, utilizando a transação do cliente para enviar 5 euros para o exterior sem pagar impostos.

TransferWise nega todas as acusações

A plataforma TransferWise, que agora é Wise, negou no dia 14 de março todas as acusações.
De acordo com comunicado no site oficial, disse:

Antes de mais nada, as acusações do MS Bank são falsas e infundadas – e estamos tomando as medidas legais adequadas contra elas. O MS Bank encerrou nosso relacionamento comercial por conta própria e, em seguida, iniciou uma campanha de difamação. Fique tranquilo, nunca usamos seus dados de maneira ilegal. Somos uma empresa regulada que conta com a confiança de milhões de clientes em todo o mundo, e que nunca colocaria esta confiança em risco.

O comunicado da TransferWise busca tranquilizar seus clientes sobre a segurança de seus dados e diz estar em contato com instituições pertinentes para prestar os devidos esclarecimentos. Reforça ainda não há nenhuma investigação ou acusação em seu nome por nenhum orgão regulador ou autoridade.

Então as acusações são verdadeiras ou falsas?

Ainda não sabemos. TransferWise sempre foi reconhecida como segura e confiável. Mas cabe às autoridades competentes analisar a situação para saber se a TransferWise cometeu a ilegalidade ou se as acusações do MS Bank são infundadas.
Assim que tivermos mais notícias, atualizaremos esse artigo.

Conta Bancária Europeia Online

Você pode abrir a sua conta bancária multimoeda grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise. Poderá fazer transferências instantâneas para mais de 50 países com taxa de câmbio até 8x mais barata.

Abrir Conta →

Então não é seguro utilizar as plataformas online para envio de dinheiro?

Sempre recomendamos os nossos leitores que utilizassem plataformas registradas no Banco Central (BACEN), que é o caso da Wise (TransferWise), da Remessa Online, da Western Union e muitas outras. Sempre utilizamos todas as citadas acima e nunca tivemos problemas.
Se você não sabe o que aconteceu em fevereiro pelo fim da parceria, continue a leitura do artigo.

É o fim da TransferWise no Brasil?

Não. A plataforma já está funcionando normalmente. Houve uma interrupção do serviço, mas foi temporário. Isso aconteceu devido ao fim da parceria com a MSBank, que era a correspondente cambial da TransferWise no Brasil.

MSBank anunciou o Cloudbreak

O MSBank anunciou ontem por e-mail o fim da parceria com a TransferWise no Brasil ao mesmo tempo que fez o pré-lançamento da Cloudbreak, a nova plataforma própria para fazer envio de Reais para o exterior.

Nota de esclarecimento da MSBank
Nota de esclarecimento presente no site da MSBank

A nova plataforma claramente quer fazer concorrência à TransferWise no Brasil, veja a comparação presente no site da Cloudbreak abaixo:
Cloudbreak vs TransferWise
Reprodução do site Cloudbreak

A ideia da plataforma é trazer preços mais atrativos do que as atuais concorrentes do mercado.
A TransferWise conquistou o mercado brasileiro desde que começou a atuar no país. O Brasil é um dos 5 mercados prioritários da plataforma no mundo, com demanda 57% maior do que nos demais países que a marca atua.  Baixas taxas, transparência e um suporte  personalizado fizeram com que milhões de brasileiros deixassem de fazer as dispendiosas transferências bancárias internacionais para optar por um serviço rápido, seguro e barato.

Mas a Cloudbreak é boa? É confiável?

Ainda não conseguimos garantir.
A plataforma é recente, e apesar de contar com credibilidade da MSBank, será preciso avaliar a opinião dos clientes quanto às transferências de dinheiro para o exterior antes de indicar a plataforma aos nossos leitores.

O que vai acontecer com a TransferWise?

Um reformulação da marca, a TransferWise agora é Wise. A plataforma já voltou a funcionar normalmente e continua tudo como sempre foi: mesmo site, mesmas contas, mesmas taxas, mas agora com um correspondente cambial novo.
A intenção da Wise é ampliar os seus serviços, funcionando como mais do que um transfer, mas por enquanto, a marca mantém os mesmos serviços com a eficiência de sempre. Continuamos utilizando e funciona bem.