Alternativas à Western Union: conheça outras formas de enviar dinheiro

Enviar dinheiro para o exterior  / 

A Western Union é uma conceituada empresa de transferência de dinheiro para o exterior, de maneira fácil, rápida e segura. Ela atua no mercado há mais de 160 anos e está presente em mais de 200 países no mundo todo. Mas há outras maneiras de fazer remessas de recursos, e neste artigo vamos apresentar para você alternativas à Western Union.

Para saber mais sobre a Western Union, confira o artigo que fizemos.

Alternativas à Western Union: Remessa Online

A Remessa Online tem sido a maneira preferida pela equipe do Euro Dicas para enviar dinheiro para o exterior pelo seu custo-benefício. Além de oferecer taxas atraentes, bem menores do que as dos bancos, a Remessa Online oferece para seus usuários atendimento em português, um diferencial no mercado de câmbio, e as taxas e as cobranças ainda podem ser negociadas com mais facilidade no seu idioma.

Realizar transações financeiras por meio da plataforma é:

  • Rápido: o dinheiro demora até 24 horas úteis para cair na conta do beneficiário. Apesar de o beneficiário ter a possibilidade de receber seu dinheiro no mesmo dia com a transação feita com a Western Union, ele precisa ir a uma de suas agências para receber seu dinheiro e o usuário que fez a remessa paga mais taxas;
  • Prático: a Remessa Online é 100% digital, o que significa que você não precisa sair da sua casa para fazer a transferência do dinheiro para qualquer lugar do mundo;
  • Confiável: a plataforma é credenciada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) a intermediar transações financeiras internacionais.

Saiba mais sobre a Remessa Online neste artigo que fizemos.

Alternativas à Western Union: TransferWise

A TransferWise também está entre as alternativas à Western Union. É uma instituição financeira de serviço online para envio de dinheiro para o exterior, autorizada pela Financial Conduct Authority (FCA), no Reino Unido, portanto, 100% segura.

A TransferWise tem um câmbio justo e as taxas praticadas pela empresa são bastante atraentes, até oito vezes menores do que as praticadas pelos bancos. Além disso, a transação financeira é feita de maneira online e simples.

O beneficiário demora até 72 horas para receber o dinheiro.

Saiba mais sobre a TransferWise no artigo que fizemos sobre essa plataforma.

Não deixe de ler também um artigo comparativo: Transferwise vs Western Union e descubra qual dessas formas de envio de dinheiro para o exterior é melhor.

Alternativas à Western Union: MoneyGram

A MoneyGram disponibiliza serviços em cerca de 350.000 agências em mais de 200 países. Você pode enviar dinheiro para o exterior pela MoneyGram diretamente para uma conta bancária ou para uma agência MoneyGram (onde a pessoa precisa buscar o dinheiro).

Saiba mais sobre a MoneyGram no artigo que fizemos. E veja também um comparativo entre o Moneygram e Western Union e decida qual delas é melhor.

Alternativas à Western Union: PayPal

PayPal é uma forma de transferir dinheiro de forma online (por meio do site) entre pessoas físicas (cidadão comum) ou jurídicas (empresas). O pagamento pode ser feito no mesmo país ou em outros países.

O processo é mais simples do que em outras instituições financeiras e é necessário somente um e-mail do destinatário para enviar o dinheiro e que ele tenha conta em banco. Não são necessários boletos ou códigos para o saque ou o levantamento do dinheiro.

Com a utilização do PayPal, a transação é efetuada no mesmo dia e quem recebe o dinheiro pode escolher o banco para depósito. O dinheiro entra na conta em 1 ou 2 dias e em poucos cliques.

Confira mais informações no artigo que fizemos sobre como enviar dinheiro para o exterior pelo PayPal.

Alternativas à Western Union: Agências de Correios

Você também pode enviar dinheiro para o exterior pelas Agências dos Correios. A taxa é de R$35,00 mais 1,5% sobre o valor enviado. O prazo médio para a transação é de 2 a 5 dias.

O beneficiário recebe uma notificação da chegada da remessa por meio de uma carta, indicando qual agência será a responsável pelo pagamento.

Alternativas à Western Union: Bancos

Os bancos também realizam o serviço de transferências internacionais de maneira segura. Porém, a grande desvantagem são as taxas praticadas, que são bem mais altas do que as plataformas online. Além disso, o tempo para o dinheiro cair na conta é maior. Normalmente, são dois dias úteis, mas esse tempo pode ser ainda maior, dependendo do banco.

Confira se vale a pena enviar dinheiro para o exterior pelo banco.

Alternativas à Western Union: Cartão pré pago (Visa Travel Money)

Visa Travel Money é um cartão que funciona igual a um cartão de crédito, destinado exclusivamente para uso internacional, com a quantia que você já pagou por ele.

Esse cartão pré-pago é aceito em todos os estabelecimentos que trabalham com a bandeira Visa e pode ser adquirido diretamente no site, por meio do seu banco ou em casas de câmbio. A taxa é de 6,38% sobre as transações efetuadas.

Além da segurança, o cartão traz a praticidade de você poder controlar seus gastos e recarregar no momento em que mais lhe convier, como na hora de baixa da cotação, por exemplo.

Essas são as principais alternativas à Western Union, todas seguras. É importante que você selecione a maneira que melhor satisfaça as suas necessidades, lembrando da importância de escolher uma instituição segura e confiável, de modo que você saiba que o dinheiro chegará na conta de destino.

Confira o artigo que fizemos sobre o envio de dinheiro para o exterior e não deixe de verificar, também, o limite de remessas para o exterior, que podem lhe ajudar no processo de escolha da melhor forma de realizar transferências internacionais.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.