Uma das principais dúvidas das pessoas que precisam enviar dinheiro para o exterior é: até quanto posso enviar? Por isso, neste artigo, vamos falar sobre os limites da Remessa Online, para quem faz o cadastro simples e para quem faz o cadastro completo na plataforma.
Você verá, ainda, o passo a passo para envio de dinheiro pela Remessa Online, se a plataforma é de confiança, se é necessário declarar o envio no imposto de renda, entre outras informações.
Como funcionam os limites da Remessa Online?
Assim como qualquer instituição autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN) a operar, a Remessa Online precisa seguir os procedimentos e as políticas exigidas pelo BACEN para enviar e receber dinheiro.
Com base na Cartilha de Câmbio do BACEN, tanto o remetente, quanto o beneficiário do dinheiro precisam estar envolvidos na transferência internacional.
No caso da plataforma Remessa Online, ela está inserida na categoria “Ordem de Pagamento”, que deve ser realizada, exclusivamente, em moeda estrangeira. E uma das principais vantagens da plataforma é que ela oferece altos limites para quem precisa enviar dinheiro para outros países.
A Remessa Online oferece dois tipos de limite, um para quem faz o cadastro simples, e outro para quem faz o cadastro completo na plataforma. Veremos isso no tópico seguinte.
Limites da Remessa Online: cadastro simples e completo
Há dois tipos de cadastro na plataforma da Remessa Online: o simples e o completo. Com o simples, o limite é padrão para todos os usuários. Já com o cadastro completo, é possível ter um limite de envio maior, enviando a documentação solicitada. Entenda, agora, como funciona cada um.
Limites da Remessa Online com cadastro simples
Quando o usuário efetua o seu cadastro na plataforma da Remessa Online para enviar e receber dinheiro de outros países, automaticamente é feito o cadastro simples.
Com ele, é possível enviar até R$ 100 mil por ano, podendo realizar transações de até R$ 50 mil por dia. A Remessa Online é a única plataforma que possui um limite elevado e pré-aprovado para quem faz o cadastro simples.
É válido informar que não existe número máximo de operações a serem realizadas diariamente com a plataforma, ou seja, você pode realizar várias operações por dia com a Remessa Online, contanto que o valor não ultrapasse R$ 50 mil.
Para fazer o cadastro, basta acessar o site da Remessa Online, clicar em “Cadastrar” e escolher cadastrar como pessoa física ou jurídica.
A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.
Cotar Agora →Ao escolher fazer o seu cadastro como pessoa física, você deve o seu nome completo, o seu CPF, o seu e-mail e uma senha de acesso. Depois, basta “ticar” “Li e aceito os termos de uso e a nossa política de privacidade” e clicar em “Cadastrar”.
Limites da Remessa Online com cadastro completo
Com o cadastro completo da Remessa Online, o usuário tem “upgrade” do cadastro simples. Não é estipulado um limite diário para envios e o seu limite de envio de dinheiro anual é calculado com base nos valores declarados no seu imposto de renda.
Além de poder enviar mais dinheiro para outros países, o cliente da Remessa Online que faz o cadastro completo tem direito a diversos benefícios, como:
- Gerente de conta especial, para ajudá-lo em suas operações financeiras e orientá-lo sobre quando é o melhor momento para fazer transferências internacionais;
- Desconto de 20% no custo da sua próxima remessa;
- Participação nos programas de Fidelidade ou Fidelidade Gold da Remessa Online, dependendo dos seus envios e dos recebimentos mensais. Quanto mais transferências você efetuar, mais descontos terá;
- Com o programa de indicações, você recebe um código exclusivo para compartilhar com os seus amigos, que está disponível em seu Dashboard, área “Convide seus amigos”. Quando o amigo para o qual você enviou o código fizer a primeira transferência com a Remessa Online, você recebe 5% de desconto no custo de sua operação. Os descontos podem chegar a até 50% no custo de todas as suas remessas por um ano.
Para efetuar o cadastro completo na plataforma, acesse a aba “Limites”, depois de realizar o cadastro simples, e solicite “Aumentar Limite”. O prazo estimado para aprovação do cadastro completo é de 2 dias úteis.
Para fazer o seu cadastro completo, é necessário enviar:
- Documento de identidade válido e legível (pode ser RG ou CNH – frente e verso, Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, passaporte, carteira de identificação profissional ou funcional);
- Comprovante de residência no Brasil emitido nos últimos 90 dias (por exemplo, uma conta de consumo – é preciso que o documento esteja em seu nome, de seu cônjuge ou de seus pais);
- Declaração atualizada de imposto de renda pessoa física;
- Recibo atualizado da declaração entregue de seu imposto de renda (IR).
O que fazer se atingir o limite de envio na plataforma?
É possível fazer um cadastro completo na plataforma, solicitando o aumento do limite de envio de dinheiro pelo Remessa Online.
Como aumentar o limite da Remessa Online?
Para isso, você deve acessar a aba “Limites” em sua área logada, e ir até “Fazer Cadastro Completo”.
Em seguida, deverá preencher alguns dados e anexar um comprovante de residência, uma cópia da sua declaração do imposto de renda mais recente e o recibo do imposto de renda. A sua solicitação será analisada e, se for aprovada, o seu limite será aumentado.
É preciso enviar documentos extras
Como adiantamos, para conseguir aumentar o seu limite, é crucial enviar a declaração do seu imposto de renda atualizada para a plataforma ao fazer o seu cadastro completo. E, se você já possui um cadastro completo na Remessa Online, mas quer aumentar ainda mais o seu limite, o IR também é de suma importância na sua solicitação.
É necessário enviar a declaração do imposto de renda porque, caso sua solicitação de aumentar o seu limite seja aprovada, o seu novo limite será calculado com base no seu patrimônio declarado à Receita Federal.
Dessa forma, se você já é cliente da Remessa com cadastro completo, mas o seu patrimônio tenha aumentado e você pretenda aumentar também os seus limites de operação, poderá fazer isso enviando a sua declaração do imposto de renda atual.
A partir de então, a sua solicitação será analisada pela plataforma e, se for aprovada, seu novo limite será calculado de acordo com as informações fornecidas, isto é, conforme os seus bens e patrimônio declarados.
Assim, você garante a manutenção de sua conta, pode conseguir limites mais elevados e continuar aproveitando todas as vantagens de realizar transferências para outros países com a Remessa Online.
A Remessa Online é de confiança?
Sim.
A Remessa Online é uma plataforma brasileira de transferências para o exterior regulamentada pelo Banco Central do Brasil. Você pode pesquisar a sua razão social (Bee Tech Serviços de Tecnologia LTDA) e o seu CNPJ (20338931/0001-01) no site do Banco Central, que informa as instituições autorizadas a operar no mercado de câmbio.
Além disso, conforme informa o site da Remessa Online (consultado em abril de 2022), a plataforma, desde 2016, quando foi criada, já ajudou mais de 350 mil pessoas (investidores, freelancers, empresas, estudantes e famílias no mundo todo) a ampliar suas vidas globais ou seus negócios, enviando mais de R$ 11 bilhões para o exterior com transferências internacionais.
Além disso, é possível comprovar que utilizar a Remessa Online é seguro e confiável por meio de pesquisa no portal de queixas Reclame Aqui.
Remessa Online no Reclame Aqui
De 1º de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, a Remessa Online apresentou excelente avaliação no Reclame Aqui (9,1 em 10). Neste período, todas as 342 reclamações presentes neste portal de queixas foram respondidas pela empresa.
É válido informarmos, ainda, que a Remessa Online recebeu o Selo RA1000 pelo destaque no atendimento no Reclame Aqui.
A plataforma, que está há 4 anos no Reclame Aqui, apresenta índice de solução de problemas de 94,3% dos casos e, com base nas informações presentes no portal de queixas, 86,9% das pessoas que reclamaram na plataforma voltariam a fazer negócio com a Remessa Online.
A reputação da Remessa Online no geral no Reclame Aqui também é ótima (8,8 em 10).
Passo a passo para envio de dinheiro pela Remessa Online
É simples enviar dinheiro para o exterior com a Remessa Online. Veja o passo a passo adiante.
- Acesse o site da Remessa Online e se cadastre na plataforma;
- Escolha a categoria da sua transferência, ou seja, a natureza da remessa, motivo pelo qual você está enviando o dinheiro para outro país;
- Preencha na plataforma os dados da conta de destino, como o nome do beneficiário e os dados do banco que vai receber os valores no exterior;
- Confirme o valor a ser enviado. Essa operação pode ser realizada a qualquer momento, de acordo com a taxa de câmbio atual;
- Faça a transferência da quantia que pretende enviar em reais, via TED, para a Remessa Online. O dinheiro cai na conta informada em até 1 dia útil após a identificação do pagamento pela plataforma.
É preciso pagar imposto sobre o envio?
Sim. Quem envia dinheiro para o exterior deve pagar imposto. Isso vale para pessoas físicas ou jurídicas.
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), um tributo cobrado pela Receita Federal do Brasil em cima de todas as operações de crédito, de câmbio, de seguro, entre outras.
A alíquota do IOF pode ser 0,38% (para contas de terceiros, como instituições educacionais, sistemas de saúde, amigos ou familiares, por exemplo) ou 1,1% do valor enviado (caso a remessa seja feita para contas de sua titularidade). Caso o envio seja feito por meio de cartão de crédito, de débito ou cartão pré-pago, o IOF sobe para 5,38% do valor enviado.
Além do IOF, quem envia dinheiro para outros países deve pagar a taxa de câmbio, a tarifa bancária e o custo da operação.
Na Remessa Online, a tarifa bancária de R$ 5,90 só é cobrada para envios inferires a R$ 2.500. Para envios superiores, a tarifa bancária é gratuita.
Já o custo da operação é fixo, de 1,3% do valor enviado, para a maioria das transações, incluindo o euro. Para transações em dólar americano, dólar canadense ou libra, o custo é diferente e progressivo.
Mas para leitores do Euro Dicas, o custo da plataforma é de apenas 1,1%, pois oferecemos 15% de desconto no custo da plataforma para nossos leitores, para aproveitar basta se cadastrar ou fazer envio e recebimento de valores através do nosso link da Remessa Online.
É válido dizer que a Remessa Online opera com o câmbio comercial do momento da moeda estrangeira selecionada. Isso significa que a plataforma não tem margem de lucro sobre o câmbio.
Quem recebe também tem que pagar?
Sim.
Quem recebe dinheiro do exterior paga imposto também. Além do IOF, dependendo do caso e da origem do dinheiro recebido no Brasil, pode ser que haja cobrança de incidência do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), do PIS/PASEP e do COFINS.
Tem que declarar no imposto de renda?
Sim.
É preciso declarar todas as remessas para o exterior no valor igual ou maior que R$ 140; a Receita Federal considera irrelevante declarar valores inferiores a este. Além disso, se você se encaixa em um dos seguintes itens, deve declarar imposto de renda.
- Recebeu mais do que R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2021, ou cerca de R$ 2.380 mensais, incluindo salários, aposentadorias, aluguéis e pensões;
- Ganhou mais que R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte no ano, como, por exemplo, indenização trabalhista ou rendimento de poupança;
- Obteve ganhos com venda de bens, como um imóvel, por exemplo;
- Comprou ou vendeu ações na Bolsa de Valores;
- Ganhou uma quantia superior a R$ 142.798,50 em atividade rural, como agricultura, por exemplo, ou tem prejuízo rural para ser compensado no ano fiscal de 2021 ou nos próximos anos;
- Possuía em 2021 bens com valor total superior a R$ 300 mil;
- Passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2021 e permaneceu no país até 31 de dezembro;
- Vendeu um imóvel e comprou outro dentro de 180 dias, usando a isenção de IR no momento da comercialização.
Agora que você já viu todos os detalhes sobre os limites da Remessa Online, entre na plataforma e veja quanto vai custar as suas transações.
Remessa Online ou Wise: veja um comparativo entre as plataformas e escolha a melhor para você, de acordo com as suas necessidades.