Saque TransferWise: veja como funciona na prática e quanto custa

A TransferWise é uma plataforma financeira utilizada para o envio de dinheiro ao exterior. Criada em 2011 em Londres, na Inglaterra, nasce em um contexto digital, sem fronteiras ou agências físicas. Ela e várias outras instituições agilizam serviços bancários com segurança e taxas reduzidas (ou mesmo de forma gratuita), se apresentando como os bancos do futuro. Neste artigo, então, reunimos todas as informações de que você precisa sobre o serviço de saque TransferWise.

Explicaremos como funciona, quanto custa e se vale a pena, entre outros detalhes. Confira.

É possível fazer saque na TransferWise?

Sim. Há a opção de saque TransferWise para quem tem a conta Borderless (ou sem fronteiras, em português), que é uma modalidade pensada para quem precisa enviar e receber valores em diferentes moedas – cerca de 40 estão disponíveis.

O formato é pensado para viajantes, freelancers que prestam serviços a vários países ou mesmo pessoas que moram fora do seu local de origem.

Quem tem este tipo de conta pode fazer o saque na TransferWise utilizando o cartão de débito recebido, com bandeira Mastercard. Ele permite fazer saques gratuitos de até £200 ou USD250 a cada mês.

Como funciona a conta Borderless

Na prática, a conta Borderless da TransferWise gera diversos números para a sua conta pessoal com códigos bancários de vários países (como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e um IBAN da Europa). Com isso, você consegue realizar as operações como se fosse correntista de uma rede local, sem pagar taxas que seriam aplicadas a operações internacionais.

Fizemos para você um passo a passo de como abrir uma conta na TransferWise.

Em quais moedas é possível fazer um saque na TransferWise?

São mais de 50 moedas disponíveis para a conta Borderless ou multimoedas. Basta escolher a moeda local quando for realizar o saque no caixa eletrônico (no Brasil, selecione o saque em Reais).

Em todo o mundo, você consegue sacar desde libras esterlinas, euros e dólares (americano, australiano, neozelandês, canadense, de Singapura), até rublo russo, peso argentino ou won sul-coreano.

saque com transferwise

Em quais países consigo realizar o saque TransferWise? No Brasil funciona?

Quem tem o cartão de débito pode realizar o saque na TransferWise em qualquer caixa eletrônico ATM que aceite Mastercard no mundo – e atualmente há cerca de 3,5 milhões deles em praticamente todos os países. O Brasil, aliás, é um dos países onde a rede de caixas é a mais extensa, portanto, funciona no Brasil.

Os caixas eletrônicos podem ser encontrados em muitos supermercados, farmácias e shoppings na grande maioria das cidades. Você consegue visualizar onde existe um caixa mais próximo para realizar um saque TransferWise utilizando o localizador Mastercard.

Países onde o cartão não funciona

Contudo, vale destacar que o cartão TransferWise não funciona em vários países em situação de guerra ou embargo econômico, como Afeganistão, Burundi, Chade, Congo e República Democrática do Congo, Coréia do Norte, Cuba, Eritreia, Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, República Centro-Africana, Somália, Sudão e Sudão do Sul, Síria, Territórios Palestinos e Venezuela.

Além destes, se o seu cartão tiver sido emitido nos Estados Unidos, ele também não funcionará nestes outros países listados a seguir – repare na presença de Bolívia e Paraguai, que são destinos de muitos brasileiros: Bielorrússia, Bolívia, Camboja, Costa do Marfim, Etiópia, Quênia, Líbano, Mianmar (Burma), Nepal, Níger, Nigéria, Paquistão, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka, Tajiquistão, Tanzânia, Turcomenistão, Uganda, Vietnã e Zâmbia.

Saiba se vale a pena usar o TransferWise para viajar e como funciona.

Emissão de cartões suspensa momentaneamente (período de quarentena Covid 19)

Outra observação importante, aliás, é que no momento eles estão emitindo o cartão de débito apenas para clientes baseados no Reino Unido, em países europeus e nos Estados Unidos. Pesquisamos a informação na página da TransferWise (consultada em 28 de Março de 2020).

Eles estão trabalhando, entretanto, com o envio de convites para eventualmente disponibilizar o serviço no futuro. Quando acabar a quarentena, a emissão deverá retornar ao normal.

Já publicamos um review da TransferWise completo, veja.

É seguro usar a TransferWise?

Sim, a TransferWise é uma plataforma segura, segue os mesmos protocolos de segurança de um banco convencional.

Quais as taxas cobradas para o saque TransferWise?

De acordo com o site da TransferWise, você pode fazer saques gratuitos de até £200 ou USD250 por mês, em caixas eletrônicos que aceitem Mastercard. A moeda utilizada como base para este limite vai depender de onde o seu cartão tenha sido emitido, pois as regras variam – mas, no geral, estes são os principais valores de referência.

Cobrança por exceder o limite

E respondendo à pergunta: há sim uma cobrança de taxa de saque. Ela é de 2%, caso você ultrapasse os £200 por mês ou o equivalente em outras moedas.

Tarifas próprias dos caixas eletrônicos ATM

Alguns caixas eletrônicos podem cobrar suas próprias tarifas, e eles normalmente avisam antes que você inicie. Se por acaso você observar alguma tarifa adicional, como a de conversão de moedas, por exemplo, terá a opção de cancelar e usar um caixa eletrônico diferente. Logo aqui embaixo, nos procedimentos, nós explicamos como evitar essas taxas, prossiga a leitura.

TransferWise ou Western Union? Comparamos essas plataformas de envio de dinheiro para o exterior.

Como é o procedimento?

Antes de iniciar um saque na TransferWise com seu Borderless card, vale a pena ler estas observações. Assim, você pode evitar o pagamento de taxas desnecessárias.

Procedimento básico

Insira o seu cartão

Normalmente, ao inserir, as máquinas puxam todo o cartão e o devolvem no fim. Alguns caixas ATM disponibilizam a opção de iniciar o processo utilizando apenas a impressão digital, pressionando o dedo no leitor indicado. Verifique ainda as opções de idioma e escolha o que compreender melhor.

Digite sua senha ou informe a impressão digital

Você precisará, em seguida, inserir a senha da sua conta. Alguns caixas solicitam apenas os primeiros 4 dígitos de uma senha de 6 números, por isso é preciso verificar o número de campos em branco a serem preenchidos na tela. Ou apenas informe sua impressão digital novamente, se solicitado.

Preste atenção nestes pontos para evitar tarifas extras

Quando estiver em um caixa eletrônico ATM, selecione o saque com a moeda local, do país onde você se encontra. A própria TransferWise irá fazer a conversão da moeda, com as tarifas que já falamos acima. Mas é preciso ficar atento, pois alguns ATMs podem cobrar uma nova taxa de conversão da moeda (que na maioria das vezes é muito alta).

Portanto, fique atento a estas mensagens que poderão surgir durante o saque TransferWise, assim você já fica sabendo como proceder:

  • “Continuar com conversão” ou “Continuar sem conversão”?
    Escolha: “Continuar sem conversão”
  • Débito na sua moeda original, ou débito na moeda local?
    Escolha: Débito na moeda local (por exemplo, Euros se você estiver na França ou Dólares de estiver nos Estados Unidos)
  • “Nos deixe converter o dinheiro para você — sim ou não”?
    Escolha: “Não”
  • “Confirmar taxa de câmbio — sim ou não”?
    Escolha: “Não”

Todas essas informações são oficiais e podem ser conferidas no site da TransferWise.

Confira seus limites de saque

Outra dica é conferir o quanto ainda é possível fazer as retiradas gratuitamente, pois após ultrapassar o limite você pagará uma taxa extra. Para isso:

  • Acesse a aba Conta no app da TransferWise;
  • Escolha a opção de Gerenciar cartão;
  • Selecione a opção Ver limites;
  • Clique em Saques em caixas eletrônicos;
  • Você também poderá verificar quando os saques sem tarifa voltarão a ficar disponíveis para você.

Por enquanto, os clientes não conseguem verificar o seu saldo em caixas eletrônicos, mas apenas realizar o saque na Transferwise. Para quem desejar verificar o saldo, basta entrar no aplicativo TransferWise, onde todas as informações são acessíveis.

Vale a pena fazer saque na TransferWise?

Sim, a opção de saque na TransferWise é uma das mais baratas do mercado atualmente, ainda que você ultrapasse o limite mensal de £200. Por exemplo, se você fizer uma retirada na Inglaterra do valor de £250, vai pagar as seguintes taxas, aproximadamente:

  • £1.76 na TransferWise;
  • £17.14 na Barclays;
  • £18.40 no Lloyds Bank;
  • £20.64 no Santander.

No entanto, é sempre bom enfatizar que, embora o saque na TransferWise seja vantajoso, ele não é o único critério para ter a conta. Ele nem sempre funciona como uma solução bancária completa e você pode analisar outras opções. Visite o site oficial da TransferWise e conheça as condições.

Outras alternativas de cartões multimoeda

Há várias opções atualmente de cartões multimoeda que disponibilizam saques como na Transferwise. Um exemplo é o Banco online N26 (que também disponibiliza um cartão de débito Mastercard). A equipe do Euro Dicas já fez um artigo exatamente sobre saques no N26, confira!

Luciana Andrade
Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Banco N26 é confiável? Descubra e veja como funciona

Brasileiros podem abrir conta no Banco N26? Vale a pena ter conta nesse banco? Mostramos vantagens, desvantagens, custos e muito mais.

Procuração para movimentação bancária: o que é e como fazer

Entenda o que é a procuração para movimentação bancária, onde e para qual finalidade utilizar, documentos necessários, cuidados a tomar e como revogar.

Abrir conta bancária em Portugal: os principais bancos e condições

Saiba como abrir uma conta bancária em Portugal, quais são os bancos do país e aqueles sem custos, além dos documentos necessários.

Como funciona o ActivoBank: o banco digital de Portugal

Descubra como funciona o ActivoBank, como abrir uma conta bancária, quais os documentos necessários, onde existem agências e como utilizar.

Revolut Business: conheça a conta para empresários e freelancers

Se você é empresário ou trabalha como freelancer, vale a pena conhecer o Revolut Business. Entenda como funciona este eficaz serviço financeiro digital.

Bancos brasileiros em Portugal: tudo o que precisa saber

Existem bancos brasileiros em Portugal? Quais são os melhores bancos para brasileiros em Portugal, com as melhores taxas e menos burocracia? Descubra aqui.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube