A TransferWise é uma plataforma financeira utilizada para o envio de dinheiro ao exterior. Criada em 2011 em Londres, na Inglaterra, nasce em um contexto digital, sem fronteiras ou agências físicas. Ela e várias outras instituições agilizam serviços bancários com segurança e taxas reduzidas (ou mesmo de forma gratuita), se apresentando como os bancos do futuro. Neste artigo, então, reunimos todas as informações de que você precisa sobre o serviço de saque na Wise, antiga TransferWise.
Explicaremos como funciona, quanto custa e se vale a pena, entre outros detalhes. Confira.

É possível fazer saque na Wise?

Sim. Há a opção de saque na Wise, antiga TransferWise para quem tem a conta Wise, que é uma modalidade pensada para quem precisa enviar e receber valores em diferentes moedas – cerca de 40 estão disponíveis.
O formato é pensado para viajantes, freelancers que prestam serviços a vários países ou mesmo pessoas que moram fora do seu local de origem.
Quem tem este tipo de conta pode fazer o saque na Wise utilizando o cartão de débito recebido, com bandeira Mastercard. Ele permite fazer saques gratuitos de até £200 ou USD250 a cada mês.

Como funciona a conta Wise

Na prática, a conta Wise gera diversos números para a sua conta pessoal com códigos bancários de vários países (como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Estados Unidos e um IBAN da Europa). Com isso, você consegue realizar as operações como se fosse correntista de uma rede local, sem pagar taxas que seriam aplicadas a operações internacionais.
Fizemos para você um passo a passo de como abrir uma conta na Wise.

Em quais moedas é possível fazer um saque na Wise?

São mais de 50 moedas disponíveis para a conta Wise. Basta escolher a moeda local quando for realizar o saque no caixa eletrônico (no Brasil, selecione o saque em Reais).
Em todo o mundo, você consegue sacar desde libras esterlinas, euros e dólares (americano, australiano, neozelandês, canadense, de Singapura), até rublo russo, peso argentino ou won sul-coreano.
saque com transferwise

Em quais países consigo realizar o saque Wise? No Brasil funciona?

Quem tem o cartão de débito pode realizar o saque na Wise, antiga TransferWise em qualquer caixa eletrônico ATM que aceite Mastercard no mundo – e atualmente há cerca de 3,5 milhões deles em praticamente todos os países. O Brasil, aliás, é um dos países onde a rede de caixas é a mais extensa, portanto, funciona no Brasil.
Os caixas eletrônicos podem ser encontrados em muitos supermercados, farmácias e shoppings na grande maioria das cidades. Você consegue visualizar onde existe um caixa mais próximo para realizar um saque na Wise utilizando o localizador Mastercard.

Países onde o cartão não funciona

Contudo, vale destacar que o cartão Wise não funciona em vários países em situação de guerra ou embargo econômico, como Afeganistão, Burundi, Chade, Congo e República Democrática do Congo, Coréia do Norte, Cuba, Eritreia, Iêmen, Irã, Iraque, Líbia, República Centro-Africana, Somália, Sudão e Sudão do Sul, Síria, Territórios Palestinos e Venezuela.
Além destes, se o seu cartão tiver sido emitido nos Estados Unidos, ele também não funcionará nestes outros países listados a seguir – repare na presença de Bolívia e Paraguai, que são destinos de muitos brasileiros: Bielorrússia, Bolívia, Camboja, Costa do Marfim, Etiópia, Quênia, Líbano, Mianmar (Burma), Nepal, Níger, Nigéria, Paquistão, Paraguai, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka, Tajiquistão, Tanzânia, Turcomenistão, Uganda, Vietnã e Zâmbia.
Saiba se vale a pena usar a Wise para viajar e como funciona.

É seguro usar a Wise?

Sim, a Wise é uma plataforma segura, segue os mesmos protocolos de segurança de um banco convencional.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Quais as taxas cobradas para o saque na Wise?

De acordo com o site da Wise, antiga TransferWise, você pode fazer saques gratuitos de até £200 ou USD250 por mês, em caixas eletrônicos que aceitem Mastercard. A moeda utilizada como base para este limite vai depender de onde o seu cartão tenha sido emitido, pois as regras variam – mas, no geral, estes são os principais valores de referência.

Cobrança por exceder o limite

E respondendo à pergunta: há sim uma cobrança de taxa de saque. Ela é de 2%, caso você ultrapasse os £200 por mês ou o equivalente em outras moedas.

Tarifas próprias dos caixas eletrônicos ATM

Alguns caixas eletrônicos podem cobrar suas próprias tarifas, e eles normalmente avisam antes que você inicie. Se por acaso você observar alguma tarifa adicional, como a de conversão de moedas, por exemplo, terá a opção de cancelar e usar um caixa eletrônico diferente. Logo aqui embaixo, nos procedimentos, nós explicamos como evitar essas taxas, prossiga a leitura.
Wise ou Western Union? Comparamos essas plataformas de envio de dinheiro para o exterior.

Como é o procedimento?

Antes de iniciar um saque na Wise, antiga TransferWise com seu cartão Wise, vale a pena ler estas observações. Assim, você pode evitar o pagamento de taxas desnecessárias.

Procedimento básico

Insira o seu cartão

Normalmente, ao inserir, as máquinas puxam todo o cartão e o devolvem no fim. Alguns caixas ATM disponibilizam a opção de iniciar o processo utilizando apenas a impressão digital, pressionando o dedo no leitor indicado. Verifique ainda as opções de idioma e escolha o que compreender melhor.

Digite sua senha ou informe a impressão digital

Você precisará, em seguida, inserir a senha da sua conta. Alguns caixas solicitam apenas os primeiros 4 dígitos de uma senha de 6 números, por isso é preciso verificar o número de campos em branco a serem preenchidos na tela. Ou apenas informe sua impressão digital novamente, se solicitado.

Preste atenção nestes pontos para evitar tarifas extras

Quando estiver em um caixa eletrônico ATM, selecione o saque com a moeda local, do país onde você se encontra. A própria TransferWise irá fazer a conversão da moeda, com as tarifas que já falamos acima. Mas é preciso ficar atento, pois alguns ATMs podem cobrar uma nova taxa de conversão da moeda (que na maioria das vezes é muito alta).
Portanto, fique atento a estas mensagens que poderão surgir durante o saque TransferWise, assim você já fica sabendo como proceder:

  • “Continuar com conversão” ou “Continuar sem conversão”?
    Escolha: “Continuar sem conversão”
  • Débito na sua moeda original, ou débito na moeda local?
    Escolha: Débito na moeda local (por exemplo, Euros se você estiver na França ou Dólares de estiver nos Estados Unidos)
  • “Nos deixe converter o dinheiro para você — sim ou não”?
    Escolha: “Não”
  • “Confirmar taxa de câmbio — sim ou não”?
    Escolha: “Não”

Todas essas informações são oficiais e podem ser conferidas no site da Wise.

Confira seus limites de saque

Outra dica é conferir o quanto ainda é possível fazer as retiradas gratuitamente, pois após ultrapassar o limite você pagará uma taxa extra. Para isso:

  • Acesse a aba Conta no app da Wise;
  • Escolha a opção de Gerenciar cartão;
  • Selecione a opção Ver limites;
  • Clique em Saques em caixas eletrônicos;
  • Você também poderá verificar quando os saques sem tarifa voltarão a ficar disponíveis para você.

Por enquanto, os clientes não conseguem verificar o seu saldo em caixas eletrônicos, mas apenas realizar o saque na Transferwise. Para quem desejar verificar o saldo, basta entrar no aplicativo Wise, onde todas as informações são acessíveis.

Também é possível receber dinheiro pela Wise, saiba como.

Vale a pena fazer saque na Wise?

Sim, a opção de saque na Wise, antiga TransferWise, é uma das mais baratas do mercado atualmente, ainda que você ultrapasse o limite mensal de £200. Por exemplo, se você fizer uma retirada na Inglaterra do valor de £250, vai pagar as seguintes taxas, aproximadamente:

  • £1.76 na Wise;
  • £17.14 na Barclays;
  • £18.40 no Lloyds Bank;
  • £20.64 no Santander.

No entanto, é sempre bom enfatizar que, embora o saque na Wise seja vantajoso, ele não é o único critério para ter a conta. Ele nem sempre funciona como uma solução bancária completa e você pode analisar outras opções. Visite o site oficial da Wise e conheça as condições.

Outras alternativas de cartões multimoeda

Há várias opções atualmente de cartões multimoeda que disponibilizam saques como na Wise, antiga Transferwise. Um exemplo é o Banco online N26 (que também disponibiliza um cartão de débito Mastercard). A equipe do Euro Dicas já fez um artigo exatamente sobre saques no N26, confira!