Abrir conta na Alemanha: veja como fazer, os principais bancos e tipos de conta

Contas bancárias no exterior  / 

Quem pretende trabalhar e morar na Alemanha, necessariamente precisa contar os benefícios de ter uma conta bancária, não é mesmo? Sem ela você não consegue receber seu salário ou alugar um imóvel. Mas você sabe como abrir conta na Alemanha? Será que é um processo difícil para um estrangeiro?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saiba mais detalhes acompanhando este artigo!

Abrir conta na Alemanha é complicado?

Bem, antes de tudo saiba que embora o processo não seja complicado, muitos documentos são solicitados. Mas se a documentação estiver em ordem é possível abrir rapidamente a conta. Entretanto, é necessário ter um visto de permanência no país, em outras palavras, você precisa comprovar que está residindo no país.

Esse visto de permanência permite que a pessoa receba outros documentos, assim como o número da identidade fiscal.

Como de praxe em praticamente todos os bancos no mundo, uma taxa é cobrada para manter a conta e de acordo com os serviços contratados os preços variam. A variação de valores entre bancos na Alemanha é bem grande, por isso antes de escolher é bom informar-se.

Você sabe quais os tipos de vistos para trabalhar na Alemanha? Conheça todos aqui.

Quais os documentos solicitados para abrir conta na Alemanha?

Antes de mais nada, a instituição bancária irá comprovar sua identidade, solicitando seu documento de identidade, se você for cidadão europeu ou naturalizado, e passaporte no caso de estrangeiros.

Você deverá também apresentar o seu registro de residência (Meldebescheinigung), ou seja, um documento que comprova que reside no país. Este registro você retira no centro de registro de moradores ou na prefeitura da sua cidade. O comprovante de residência custa geralmente 5€ e para solicitá-lo você precisa apresentar seu passaporte.

Além disso, alguns bancos exigem o contrato de trabalho.

Alguns bancos também permitem que a conta seja aberta de modo online ou pelo correio. Nesse caso, você recebe a papelada em casa e se dirige ao correio, onde é feita a verificação de seus documentos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Leia nosso artigo e saiba tudo sobre a Alemanha.

Como abrir uma conta na Alemanha

Presencialmente

É possível para o cliente abrir uma conta diretamente no banco de sua preferência na Alemanha. Para isso é só ir pessoalmente até uma agência bancária, com os documentos solicitados. Antes da abertura de uma conta na Alemanha, é mais do que recomendado conhecer o funcionamento e taxas aplicadas no tipo de conta escolhido.

Vale lembrar que o banco fará uma verificação na Schufa (órgão de proteção ao crédito) para saber se há alguma restrição no seu nome. De acordo com o resultado o pedido de abertura poderá ser negado.

Se o cliente não domina o alemão, convém marcar horário com um funcionário que faça o atendimento em inglês.

Abrir conta na Europa: veja quais são as regras gerais para bancos europeus.

Online

O procedimento de abertura de contas de forma online ocorre em bancos que não possuem agências físicas.

O processo não é complicado, na página do banco selecione o tipo de conta que deseja abrir, preencha o formulário e na sequência imprima. Junte os originais e cópias do passaporte e do visto (Aufenthaltserlaubnis) e dirija-se até a agência dos correios. Nos correios os documentos serão verificados e será feito o processo de identificação requerido pela maioria dos bancos, o Postldent.

Estes documentos serão enviados para o banco e após alguns dias você receberá uma correspondência com o cartão e outra com a senha, por questões de segurança.

Acompanhe este post e saiba tudo sobre como estudar na Alemanha.

Tipos de contas bancárias na Alemanha

Na sequência fiz uma listagem de alguns tipos de conta que são disponibilizadas por bancos alemães:

Girokonto

É a conta corrente ideal para quem quer receber o salário, pagar o aluguel e as despesas diárias. O valor do salário pode ser transferido por seu empregador para esta conta e da mesma forma você pode transferir para pagar seu aluguel, por exemplo.

Para transferências fixas mensais, basta programar uma ordem de pagamento a partir de sua conta. Para as demais transferências é só preencher um formulário com as informações de quem vai receber o dinheiro e qual o valor.

O custo de manutenção deste tipo de conta é descontado trimestralmente direto na conta.

Se quiser utilizar a internet para esse tipo de operação é necessário informar ao funcionário do banco que você quer utilizar os serviços online.

Para movimentar a conta do tipo Girokonto o usuário recebe um cartão, chamado de EC-Karte, que possibilita o saque em caixas eletrônicos. Seu funcionamento é semelhante a um VisaElectron no Brasil, podendo ser utilizado em estabelecimentos por toda a Alemanha.

Saiba também como abrir conta bancária em Portugal.

Tagesgeldkonto

Se você tiver um dinheiro sobrando e quiser receber juros pode optar por este tipo de conta. É um tipo de conta bancária para um período mais longo. Os juros são um pouco maiores do que os da conta Girokonto.

Neste caso o valor total depositado na conta, pode ser retirado a qualquer momento.

Sparkonto

Esse tipo de conta é o que mais se aproxima da nossa caderneta de poupança. Neste caso, existe um limite de dinheiro que pode ser retirado no mês. Esse limite possibilita que o rendimento seja maior que na modalidade da Tagesgeldkonto.

Se o cliente quiser retirar todo o dinheiro precisa informar com 3 meses de antecedência e pedir o cancelamento.

Veja qual é o salário mínimo na Alemanha e as profissões com melhores salários.

Festgeldkonto

Nesta modalidade de conta poupança solicita-se um valor mínimo para depósito e um período determinado de permanência.

Kreditkartenkonto

É uma conta com a finalidade de acumular valores para quitar dívidas feitas com cartões de crédito. Está interligada com a conta Girokonto.

Depotkonto

O objetivo desta modalidade de conta é movimentações de investimentos. Serve para quem deseja vender ou comprar ações e fundos de investimentos.

Abrir conta no exterior não precisa ser difícil, veja aqui um passo a passo.

Melhores Bancos na Alemanha

A Alemanha possui muitos bancos e Sparkassen (Caixa Econômica) que são administradas pelos governos locais. A escolha do banco depende da preferência do cliente, dos serviços que o banco oferece e dos valores cobrados.

A grande parte das agências bancárias disponibilizam seus serviços por meio de caixas eletrônicos 24 horas por dia.

Os bancos mais conhecidos na Alemanha são:

É possível solicitar cartão de crédito quando abrir uma conta na Alemanha?

Os bancos alemães são bastante cautelosos quando o assunto é o fornecimento de cartões de crédito. Pode-se dizer que durante alguns meses sua conta será observada, assim o banco terá certeza que o dinheiro está sendo creditado nela.

No momento da abertura de uma conta o cliente ainda não tem um registro no sistema de proteção ao crédito, o chamado Schufa. Para brasileiros seria como o nosso Serasa ou SPC.

Como transferir dinheiro para o exterior

No início de sua nova vida em solo alemão, as coisas podem ser um pouco complicadas. Até se estabelecer é necessário que você disponha de uma quantia de euros para se manter.

Você pode utilizar o serviço de plataformas como a Remessa Online ou  Transferwise  e também enviar dinheiro para o exterior pelo banco brasileiro no qual tem conta. Lembrando que as taxas praticadas podem ser altas, além do imposto que é cobrado sobre esse tipo de movimentação.

Banco N26

Agora, se você prefere abrir conta na Alemanha de maneira online, pode contar com o banco N26. Este banco tem sua sede em Berlim na Alemanha.

A abertura é bastante simples, mas é preciso ter mais de 18 anos, um cartão de residente europeu (com validade de um ano) e um comprovante de endereço europeu. Confira o artigo completo que já escrevemos sobre o banco N26 aqui.

O processo para abrir conta é fácil?

Desde a abertura da conta até as transações, todo o processo é feito pela internet. Também não é cobrada nenhuma taxa para a abertura da conta. Enfim, é tudo muito fácil e rápido!

O cliente só precisa apresentar seu documento de passaporte e um número de telefone para confirmar sua identidade. O cartão é enviado para o endereço informado no momento do registro da conta bancária. O prazo de envio do cartão na Alemanha é entre 3 a 4 dias úteis. O limite mensal de saques é de 5 e caso ultrapasse esse número uma taxa é cobrada.

Para transferir o dinheiro para a conta pode-se utilizar o Transferwise gratuitamente.

O aplicativo do banco está disponível para IOS e Android e nada mais prático do que realizar as transações bancárias onde e quando quiser. Outra vantagem é que todo o atendimento é feito em inglês, o que é facilita muito para abrir conta na Alemanha!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

May Bell é brasileira, formada em Zootecnia. Adora história mundial, literatura, música e artes, além de viajar e conhecer outras culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e a família.