Atravessar fronteiras em busca de conhecimento e oportunidades é uma jornada que cada vez mais brasileiros estão enfrentando. O visto de estudante para Alemanha, por exemplo, tem sido um dos mais procurados, uma vez que o país abraça a excelência acadêmica e a inovação, oferecendo um dos sistemas educacionais mais renomados da Europa.

No entanto, para transformar esse sonho em realidade, é necessário entender o processo do visto, que é o ponto de partida para essa aventura acadêmica e cultural. Neste artigo, exploraremos as etapas essenciais e os requisitos para a obtenção.

Pergunta Resposta
Como tirar o visto de estudante na Alemanha? Idealmente, é preciso primeiro ser aceito em uma universidade alemã para então iniciar o processo de obtenção do visto no consulado.
Precisa de visto para fazer intercâmbio na Alemanha? Sim, caso a estadia seja superior a 90 dias. Nesses casos, geralmente é necessário o visto de estudante.

Precisa de visto de estudante na Alemanha?

Depende.

Se a sua permanência no país for menor que 90 dias, você poderá entrar na Alemanha com o visto de turista. Agora, se o prazo de permanência for maior que três meses, é necessário solicitar uma autorização de residência específica para a modalidade dos seus estudos.

Como conseguir visto para estudar na Alemanha?

Diferentemente do que muitos pensam, conseguir um visto e estudar na Alemanha pode ser mais simples do que parece. Existem diferentes opções disponíveis para obter permissão de residência no país por meio dos estudos e, o melhor de tudo: não há limite de idade.

Além disso, você não precisa necessariamente sair do Brasil com a carta de aceite de uma universidade ou dominar o idioma. O importante é entender em qual das modalidades você pode se encaixar e preparar a documentação necessária para entrar com o pedido de visto de estudante na Alemanha.

É importante lembrar que os vistos mencionados neste artigo são para maiores de 18 anos. Para quem pretende fazer a faculdade na Alemanha, é preciso comprovar a conclusão do ensino médio, mas também existe um visto de intercâmbio escolar, destinado a alunos com idade igual ou inferior a 18 anos.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Precisa falar alemão para pedir o visto de estudante na Alemanha?

Dependendo do curso escolhido e da universidade, pode ser necessário comprovar o conhecimento da língua alemã. Algumas instituições de ensino exigem certificados de proficiência em alemão, como o TestDaF ou o DSH, enquanto outras oferecem cursos ministrados em inglês.

O idioma não é um problema para quem vai fazer pós-graduação

Para os alunos do nível de pós-graduação, o idioma não deve ser um fator para desmotivação, pois muitas universidades da Alemanha oferecem diversos cursos em inglês. Além disso, os diplomas de graduação brasileiros são amplamente aceitos.

Assim, os alunos que almejam um curso de pós-graduação poderão, após serem admitidos em uma universidade, aplicar diretamente para um visto de estudante Alemanha, sem a necessidade de um período preparatório no país.

Para a graduação, é preciso saber alemão

Entretanto, para os estudos de graduação, os procedimentos podem ser um pouco mais complicados, pois, além do idioma alemão, os alunos devem ter o certificado Abitur.

De forma simplificada, o Abitur é o resultado de um processo similar ao vestibular e ao ENEM no Brasil, pelo qual os alunos alemães no último ano do ensino médio passam.

Como a maioria dos brasileiros termina o ensino médio sem esse certificado, é necessário que, caso desejem estudar na Alemanha, participem por um ano de um curso preparatório, o qual se chama Studienkolleg.

Como fazer o Studienkolleg

Para fazer o Studienkolleg é necessário comprovar conhecimento na língua alemã. Por esse motivo, há uma modalidade de visto para estudar na Alemanha destinada a todos que desejam se preparar para entrar numa universidade, tanto fazendo o curso de idiomas, quanto fazendo o curso Studienkolleg posteriormente.

Também é possível realizar o curso preparatório no Brasil, por meio parceiros do Instituto Goethe.

Além disso, há uma opção de visto apenas para aprender alemão, voltado para todas as pessoas que queiram aprender o idioma, para qualquer finalidade.

Tipos de visto de estudante Alemanha

Existem diferentes caminhos para se tornar um estudante em território alemão. Por esse motivo, existem também diferentes modalidades de visto de estudante na Alemanha, conforme o seu propósito.

É importante verificar qual tipo de visto se adequa às suas necessidades e cumprir com todos os requisitos específicos, como aceitação em uma universidade alemã, comprovante de recursos financeiros e seguro saúde.

Visto para curso intensivo de alemão

Esses cursos são projetados para oferecer uma imersão completa no idioma, com no mínimo 18 horas de aulas por semana. Ou seja, cursos de final de semana ou noturnos, além dos cursos de integração para estrangeiros já residentes na Alemanha, não se enquadram nessa categoria.

Para obter o visto, é necessário apresentar uma carta de confirmação de matrícula em um curso intensivo em uma escola de idiomas na Alemanha. A carta deve mencionar a duração e a intensidade do curso de alemão.

Professora dando aula e alunos assistindo
Se o seu objetivo for fazer um curso intensivo de alemão,você deve solicitar o visto específico para esse caso.

Se o seu objetivo for continuar os estudos em uma instituição de ensino superior alemã ou realizar um doutorado após o curso de idioma, será necessário fornecer cópias da correspondência com a instituição de ensino superior ou com o organizador do curso preparatório (Studienkolleg) na Alemanha.

Para cursos de pós-graduação ou doutorado, será necessário apresentar correspondência com o orientador e comprovante de conclusão do curso universitário, com apostila de Haia e tradução juramentada.

Para fazer suas traduções juramentadas, conheça a plataforma Yellowling. Através dela você pode solicitar sua tradução para um tradutor certificado em cerca de um minuto, e todo o processo é feito online. Aqui no Euro Dicas usamos e recomendamos, faça seu orçamento com a Yellowling.

Visto para intercâmbio escolar

Entre os vistos de estudante na Alemanha, há a possibilidade de obter um para aqueles que desejam visitar uma escola no país ou participar de um programa oficial de intercâmbio. Se você planeja uma visita regular a uma escola na Alemanha, é importante que a instituição tenha um caráter internacional.

Normalmente, o limite de idade para esses vistos é de 18 anos. Para quem ainda não completou 16 anos, pode ser necessário nomear um procurador no país. Normalmente, as famílias anfitriãs estão prontas para assumir esse papel e proporcionar todo o apoio necessário durante a estadia.

Visto para estudo (inclusive doutorado)

Cidadãos brasileiros têm a vantagem de poder ingressar no país sem visto prévio e solicitar a permissão de residência diretamente na Alemanha. Essa regra se aplica a estudantes regularmente matriculados em uma universidade alemã.

Nesse caso, a autorização de residência deve ser solicitada dentro de 90 dias após a chegada, no Departamento de Estrangeiros (Ausländeramt) da sua cidade.

Foi o que aconteceu com a brasileira Thaís Rossi, que foi aprovada em um mestrado na Universidade Ruhr Bochum, na cidade de Bochum. Thaís recebeu a carta de aprovação no Brasil e veio para a Alemanha em 2020 para aplicar para o visto daqui.

“Entrei na Alemanha sem visto e apliquei diretamente para a permissão de residência como estudante na Alemanha. Entender em alemão onde tem que aplicar e como fazer não é simples. Felizmente, tive ajuda de uma amiga que tinha feito o mesmo processo há pouco tempo para me explicar como aplicar online para um horário”.

Ela também explicou que fez toda a aplicação e recebeu as informações em alemão, e que o processo de agendamento e a lista dos documentos para levar foi feita digitalmente, “então contei com o tradutor para entender tudo certinho”, conta a brasileira.

estudante brasileira na Alemanha em um dia de inverno
Thaís estuda na Universidade de Bochum desde 2020. Foto: arquivo pessoal.

Na data do agendamento, Thaís levou todos os documentos necessários e teve a sorte da funcionária se comunicar em inglês com ela.

“Como eu tinha todos os documentos necessários, não tive problema algum na solicitação da autorização de residência. Foi aprovado na hora e eu apenas tive que esperar um mês para buscar meu cartão de residente”, finaliza.

Se você já foi admitido em uma universidade alemã ou está no processo de ser aceito, incluindo a possibilidade de fazer um curso preparatório de idiomas (Studienkolleg), é hora de solicitar o visto de estudante.

Além disso, após concluir os estudos, você pode encontrar um emprego na Alemanha, abrindo um mundo de possibilidades para o seu futuro profissional.

Onde solicitar o visto?

Alguns tipos de visto para Alemanha podem ser solicitados no Brasil através das Embaixadas e Consulados. Porém, geralmente, estudantes brasileiros não precisam solicitar um visto de estudante na Alemanha.

É possível entrar no país como turista e, dentro do prazo de 90 dias, solicitar uma autorização de residência específica. Essa autorização deve ser obtida diretamente na Alemanha, no escritório de imigração (Ausländerbehörde) da cidade onde você irá residir.

Portanto, os procedimentos para obtenção do visto podem ser realizados após sua chegada à Alemanha.

O visto de estudante da Alemanha pode ser negado?

Sim, pode ser negado.

Um dos pré-requisitos para que o visto de estudante seja aprovado é que o interessado cumpra todas as exigências relacionadas ao tipo de visto e entregue todos os documentos solicitados pela Embaixada da Alemanha no Brasil ou pelo escritório de imigração (Ausländerbehörde).

A apresentação de documentos incompletos atrasa o processo e pode levar à rejeição do pedido.

Assessoria para visto de estudante na Alemanha

É possível fazer todo o processo de solicitação do seu visto sozinho, mas se você preferir ter o acompanhamento de um profissional especializado para garantir o sucesso da sua requisição, indicamos a assessoria da Madeira da Costa Sociedade de Advogados.

Contar com um atendimento experiente e especializado garante que o seu pedido será encaminhado com a máxima agilidade e evita que você cometa erros. O escritório Madeira da Costa tem especialistas dedicados à Alemanha e é da confiança do Euro Dicas.

Documentos necessários para o visto de estudante na Alemanha

Para requerer o visto para estudar na Alemanha/autorização de residência, o interessado precisará apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Formulário para concessão de uma autorização de residência preenchido;
  • Duas fotos biométricas recentes (tamanho 3,5 x 4,5 cm);
  • Documento de registro de endereço no município (Anmeldung) e contrato de aluguel;
  • Comprovante de matrícula na universidade ou no curso de idiomas, ou no Studienkolleg;
  • Comprovante de renda, existindo três diferentes possibilidades:
      • Carta de um banco alemão que informe um valor disponível em conta bloqueada correspondendo ao tempo solicitado para a autorização, que é calculado pelas estimativas de custo de vida na Alemanha. O valor atual para o visto de estudo é de 947 € por mês, sendo preciso comprovar que dispõe de recursos financeiros para um ano, pelo menos (deve apresentar 11.364 € bloqueados em conta);
      • Alternativamente, pode ser apresentado um termo de compromisso financeiro de um anfitrião no país;
      • Ou uma carta de concessão de bolsa de estudo na Alemanha;
  • Comprovante de seguro saúde.

Outros documentos necessários

Embora não seja uma exigência, é recomendável levar todos os certificados e títulos acadêmicos obtidos previamente, tais como diploma de graduação e histórico, os quais devem ser apostilados pela Convenção de Haia e acompanhados de tradução juramentada para o idioma alemão.

Ainda que não tenha efetuado a matrícula na universidade, é recomendável levar a sua carta de aceite na universidade alemã na mala de mão, pois este documento pode ser solicitado durante o procedimento de controle de passaportes e imigração nos aeroportos. Se você for casado(a), lembre-se de incluir a certidão de casamento, também com tradução e apostilamento.

Além disso, não se esqueça de fazer um seguro viagem para a Alemanha, especialmente para o período em que ainda não tiver contratado o seu seguro saúde no país. Um seguro viagem é essencial não só para ter assistência médica e odontológica, mas também para minimizar transtornos com bagagens extraviadas, perda de documentos ou possíveis cancelamentos de viagem.

Para obter o melhor seguro para o seu tempo de estudos na Alemanha, utilize o site Seguros Promo. Através dele, você pode cotar diversos planos de seguros e comparar preços e opções disponíveis.

Agendamento para o visto

Ao chegar à Alemanha, é altamente recomendável que você visite o escritório de imigração (Ausländerbehörde) e agende sua entrevista o mais rápido possível.

O tempo de espera por um horário pode ser bastante longo, especialmente nas principais cidades alemãs, sendo importante garantir sua vaga com antecedência. O agendamento deve ser feito pessoalmente.

Estudantes em centro universitário alemão e com visto de estudante para Alemanha
As universidades alemãs estão entre as melhores da Europa e oferecem cursos ministrados em inglês.

No dia do agendamento da entrevista, você receberá a lista atualizada dos valores necessários para abrir uma conta alemã (a bloqueada), além dos documentos exigidos. Essa conta é necessária para comprovar que você possui os recursos financeiros adequados durante sua estadia na Alemanha.

Certifique-se de obter todas as informações necessárias para estar preparado e realizar um processo tranquilo no escritório de imigração da cidade onde você irá morar na Alemanha.

Quanto custa o visto de estudante na Alemanha?

O custo para a emissão da autorização de residência na Alemanha pode variar dependendo do tipo de visto e das taxas administrativas vigentes. Pode variar entre 75 € e 110 €.

É importante ressaltar que o valor exato pode ser obtido junto ao escritório de imigração da cidade, uma vez que as taxas também pode ser diferentes conforme a localidade.

Quanto tempo demora?

Embora o tempo de tramitação dependa de diversos fatores, incluindo a demanda no escritório de imigração local e a complexidade do seu caso individual, leva geralmente entre 4 e 8 semanas a partir do momento em que você submete todos os documentos necessários e realiza a entrevista no escritório de imigração.

Em períodos de alta demanda, como o início do ano acadêmico, o processo pode levar mais tempo. Por isso, é recomendável iniciar o processo com antecedência e fornecer todos os documentos necessários de forma completa e precisa para evitar atrasos.

Com o visto de estudante na Alemanha pode trabalhar?

Sim, mas com algumas limitações.

Em geral, é permitido trabalhar 20 horas semanais nos empregos conhecidos como “minijobs”, que pagam cerca de 520€ por mês. Até esse valor não é preciso pagar impostos e é completamente viável conciliar os estudos com a renda extra.

Para quem é de fora da União Europeia, são permitidos 120 dias completos de trabalho (carga horária de 8h/dia) ou 240 dias em meio período. Dentro dessas regras, é possível encontrar inúmeras vagas no setor de turismo, alimentação e até mesmo nas universidades.

Porém, vale lembrar que estágios não se enquadram nesse contexto e exigem um visto específico, uma vez que são considerados empregos regulares, passíveis de cobrança de impostos e com carga horária diferenciada.

Dicas sobre a comprovação financeira

O item mais assustador para os brasileiros durante todo processo de obtenção da autorização de residência é certamente a conta bloqueada com o valor exigido para cobrir os custos de vida por um ano (11.364 €, em 2023).

Certamente nem todas as pessoas dispõem desse valor e, cientes disso, os escritórios de imigração podem abrir exceções em alguns casos. Se você tem apenas parte desse valor disponível, é possível ser concedido um visto para um período mais curto, o qual precisará ser renovado.

Outra possibilidade é conhecer um familiar ou amigo alemão que possa se responsabilizar por você e fornecer o termo de compromisso financeiro.

Ainda, outra possibilidade é que, ao apresentar um contrato de trabalho, o estudante consiga a renovação da autorização de residência, já que terá remuneração necessária para cobrir os custos de vida estimados. O salário mínimo na Alemanha é considerado um dos melhores da Europa e o mercado de trabalho é bastante aquecido.

Embora os processos de admissão nas universidades e de obtenção de um visto para estudar na Alemanha pareçam complexos, eles te levarão a uma oportunidade enriquecedora e única. As universidades alemãs estão se internacionalizando cada vez mais e os estudantes estrangeiros são muito bem recebidos.

Comprovação para estudantes que trabalham

A comprovação financeira para estudantes que trabalham pode ser um pouco diferente do que para estudantes que dependem apenas de recursos financeiros próprios.

Os estudantes estrangeiros são obrigados a comprovar que possuem meios financeiros suficientes para cobrir seus custos de vida no país, mesmo que estejam trabalhando. Essa comprovação pode ser feita por meio da conta bancária bloqueada, por exemplo.

Porém, se você planeja trabalhar durante seus estudos para sustentar-se financeiramente, é possível que o escritório de imigração considere sua renda proveniente do trabalho como parte da comprovação financeira.

Nesse caso, você precisará fornecer evidências claras e consistentes de sua capacidade de se sustentar financeiramente com o trabalho, como contratos de trabalho, comprovantes de salário e declarações financeiras.

Informe-se com o escritório local

É importante ressaltar que os requisitos específicos e as regras relacionadas à comprovação financeira podem variar dependendo do tipo de visto e da política do escritório de imigração.

Portanto, entre em contato com o escritório de imigração local ou busque orientação junto à universidade para obter informações precisas e atualizadas sobre como a comprovação financeira deve ser feita no seu caso específico.

Dicas para tirar o visto de estudante Alemanha

Ao solicitar um visto, tenha em mente o seguinte:

  • Envie sua solicitação com antecedência: o processamento do visto pode levar vários meses e você não poderá entrar no país sem um visto válido;
  • Solicite o visto correto: certifique-se de que seja um visto de estudante. Os vistos de turista e de curso de idiomas não podem ser convertidos em visto de estudante posteriormente. Se você tiver o visto errado, terá de deixar o país;
  • Organize sua data de chegada à Alemanha de modo que você tenha tempo suficiente para matricular-se em sua universidade e cuidar das formalidades administrativas. A matrícula é um pré-requisito para obter a “permissão de residência estudantil”;
  • Certifique-se de que seu passaporte seja válido para o período de sua estadia! Se o seu passaporte/documento de identidade expirar enquanto estiver na Alemanha, você terá de retornar ao seu país de origem e renová-lo lá;
  • Certifique-se de ter dinheiro suficiente para pagar as taxas de autorização de residência. Alguns escritórios de imigração aceitam cartões de crédito ou débito, mas não todos.

Para ver outras dicas, assista esse vídeo da Débora França, que mora na Alemanha. Ela fala sobre o visto de estudante (e outros tipos de visto também).

Perguntas frequentes sobre o visto de estudante Alemanha

Com visto de trabalho, consigo estudar na Alemanha?

Depende. Na Alemanha, é possível fazer um curso de idiomas apenas com o visto de trabalho, mas se você possui uma autorização de trabalho para um emprego em tempo integral e deseja ingressar na universidade, infelizmente, será necessário aplicar para o visto designado para a modalidade do seu curso.

Isso ocorre porque trabalhar e estudar em tempo integral não é legalmente possível devido às contribuições para a previdência social.

Apenas o visto para curso profissionalizante, mas conhecido como Ausbildung, permite que brasileiros estudem e trabalhem na Alemanha em uma área de formação.

Como tirar o visto de preparação de estudos na Alemanha?

Para obter a autorização de residência para preparação de estudos (Aufenthaltserlaubnis zur Studienvorbereitung) o processo pode ser feito inteiramente da Alemanha.

O interessado deve dar entrada na solicitação antes do vencimento do prazo do visto de turismo, que é de 90 dias. Além disso, é necessário que a entrada na Europa tenha sido diretamente feita pela Alemanha.

O visto pode ser emitido por um período máximo de 2 anos e esses são os documentos necessários:

  • Passaporte válido;
  • 1 foto biométrica recente: 35 mm x 45 mm, foto frontal com expressão facial neutra e boca fechada, olhando diretamente para a câmera, fundo de cor clara;
  • Formulário “Application for the issue of a residence permit”(Pedido de emissão de autorização de residência) disponível em alemão, inglês, francês, italiano, grego, turco, vietnamita, espanhol, português, russo, sérvio e bósnio;
  • Comprovante de meios de subsistência. Os seguintes documentos são aceitos: conta bloqueada em um banco alemão no valor de 10.872,00 euros (valor atual para o ano de 2024) ou Declaração de compromisso em um formulário oficial ou Certificado de bolsa de estudos ou Declaração autenticada dos pais de que arcarão com as despesas de subsistência do aluno durante o período de estudos, com comprovante de renda dos pais nos últimos seis meses;
  • Seguro de saúde: a prova de um meio de vida seguro também inclui uma cobertura adequada de seguro-saúde. Aqueles que têm seguro de saúde obrigatório estão adequadamente segurados. Aqueles que têm seguro de saúde privado devem prestar atenção ao tipo e ao escopo de seu seguro de saúde;
  • Contrato com uma escola de idiomas ou admissão em uma faculdade preparatória. Adicionalmente, para um curso intensivo de idioma: certificado da escola de idiomas confirmando um curso de idioma reservado de pelo menos 3 meses;
  • Comprovante de residência principal: o registro de moradia do apartamento ou o contrato de aluguel e confirmação de mudança do locador.

Outra observação importante é que nenhuma autorização de residência pode ser emitida para um curso intensivo de idioma para aprender outro idioma estrangeiro, como inglês, por exemplo.

Isso também se aplica se o programa de graduação desejado for oferecido somente nesse idioma estrangeiro.

Estudar 3 meses na Alemanha precisa de visto de estudante?

Não. Brasileiros não precisam de visto de estudante para permanecerem na Alemanha por, no máximo, três meses ou menos que isso. Você pode entrar no país e fazer um curso de idiomas como turista.

Existe visto de acompanhante para quem estudar na Alemanha?

Infelizmente não. O que pode ser feito é um visto de reunião familiar com o cônjuge ou um visto de reunião familiar dos filhos com o(s) pai(s). Mais informações podem ser encontradas no site da Embaixada da Alemanha com o Brasil.

Se você está se preparando para se mudar para a Alemanha, independente do motivo, confira a nossa categoria exclusiva sobre o país com vários conteúdos sobre a vida na terrinha da batata.

Boa sorte!