Visto para procurar emprego na Alemanha: saiba como funciona

Embora seja uma das economias mais robustas do planeta, a Alemanha enfrenta um problema bastante recorrente em toda a Europa: o envelhecimento da população e a consequente redução da força de trabalho. Por isso, muitas pessoas de outros países enxergam uma oportunidade e buscam informações sobre o visto para procurar emprego na Alemanha.

Sim, ele existe. E você fica sabendo a partir de agora todos os detalhes para obtê-lo, como os critérios necessários, passo a passo da solicitação, como funciona, quanto custa e muito mais.

O que é o visto para procurar emprego na Alemanha?

Trata-se de uma permissão especial para trabalhadores qualificados vindos de outros países, com diploma de ensino superior ou formação profissional reconhecida na Alemanha. Ou seja, é necessário cumprir uma série de critérios – que iremos detalhar mais adiante – para fazer o pedido deste visto. Afinal, a Alemanha procura recompor seu mercado de trabalho sim, com o apoio de imigrantes, desde que sejam especializados.

Uma vez com o visto para procurar emprego na Alemanha, estes profissionais estrangeiros ficam em uma situação legal no pais durante um período mais extenso e podem encontrar uma colocação que corresponda à sua qualificação.

Veja também este artigo detalhado sobre como morar na Alemanha.

Precisa enviar dinheiro para o exterior?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Como funciona?

Quem consegue o visto para procurar emprego na Alemanha pode entrar no país e buscar uma colocação na sua área de formação, durante o prazo autorizado de estada.

Vale destacar um ponto muito importante: este documento não permite que você comece a trabalhar na Alemanha imediatamente, tampouco autoriza exercer qualquer atividade remunerada. Portanto, significa apenas que você pode visitar o país e procurar um emprego.

Outro detalhe é que a emissão do visto para procurar emprego na Alemanha não é garantida; ou seja, a embaixada pode ou não aceitar o seu pedido de acordo com a documentação apresentada, para avaliar se concederá esta permissão.

Ao chegar na Alemanha

O visto deve ser pedido ainda no Brasil. Quando recebê-lo, já pode viajar quando quiser para a Alemanha. Ao chegar lá, você precisa cumprir dois passos:

  • Informe seu endereço no Escritório de Registro: ainda que você esteja em um hotel, na casa de amigos ou parentes, quem tem o visto para procurar emprego na Alemanha precisa registrar o endereço e comunicar sua chegada ao país. Você terá duas semanas, depois de chegar ao país, para fazer isso. Há vários escritórios desses no país, e você apresentará o passaporte, visto e documentos que comprovem o endereço em que está hospedado;
  • Obtenha sua Autorização de Residência Temporária na Alemanha: o passo seguinte é solicitar esta autorização, marcando uma consulta com as autoridades de imigração perto de sua casa. No dia da consulta, você fará uma entrevista e precisará apresentar outros documentos para se inscrever.

Critérios para solicitar o visto para procurar emprego na Alemanha

Existem vários critérios para se qualificar e solicitar o visto para procurar emprego na Alemanha. Normalmente, é preciso ter:

  • Pelo menos 5 anos de experiência em sua área profissional;
  • Possuir um diploma que comprove seu alto nível de qualificação, como um mestrado;
  • Comprovar que tem meios financeiros para cobrir toda a estadia, durante o período em que estiver na Alemanha;
  • Ter um seguro de viagem ou médico para todo o período em que estiver na Alemanha;
  • Mostrar competência no idioma alemão, com o certificado mínimo B1 (CEFR).

Onde solicitar

O primeiro passo é visitar o site oficial das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil. Nele, você encontra em português todas as etapas, os formulários para preencher, o checklist de documentos.

Uma vez em posse de tudo necessário, você procura a representação alemã mais próxima de sua cidade. Hoje há escritórios em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Será necessário marcar um horário no agendamento online, tudo no mesmo site.

Seus antecedentes e documentos, formulário de inscrição e entrevista determinarão se você receberá o visto para procurar emprego na Alemanha. O tempo médio da análise do pedido de visto é de uma semana.

como funciona o visto para encontrar emprego na Alemanha

Documentos necessários

Estes são os principais documentos de que você vai precisar, sempre o original com duas cópias. A recomendação é entregar todos com tradução juramentada para o alemão, o que pode aumentar suas chances de conseguir aprovação para o visto.

    • Passaporte brasileiro;
    • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
    • Formulário de “Requerimento de concessão de um visto nacional”;
    • Currículo descrevendo sua experiência profissional, diplomas, certificados e outras informações;
  • Se tiver formação superior, apresentar o diploma alemão de conclusão do ensino superior ou de outro país reconhecido e comparável ao curso na Alemanha (o que pode ser avaliado no site da Anabin). O diploma de formação de países fora da Alemanha precisa ser apostilado e traduzido por um tradutor juramentado (veja nesse site onde encontrar) para o alemão;
  • Comprovação de conhecimentos do idioma alemão;
  • Carta de motivação em alemão (como alternativa em inglês) detalhando o planejamento da busca de emprego (área profissional, região, local de residência previsto e outros dados);
  • Comprovante de meios financeiros suficientes (mínimo 938,30€ por mês) para toda a estada;
  • Seguro-saúde para o período de validade do visto com um valor de cobertura mínima de 30 mil euros ou 50 mil dólares.

É possível que outros documentos adicionais sejam solicitados neste processo, durante o pedido do visto para procurar emprego na Alemanha.

Quanto custa?

A taxa cobrada é de 75€, paga no ato do requerimento do visto em reais (em espécie ou com cartão de crédito internacional Mastercard ou Visa). Não são aceitos euros em espécie, cheques ou cartões de débito.

Quanto tempo dura o visto para procurar trabalho na Alemanha?

A validade máxima desta permissão é de seis meses para buscar um emprego na Alemanha. Com este visto, você também tem autorização para permanecer até três meses nos países do Espaço Schengen. Confira este folheto que mostra de forma bem simples, em inglês, o processo completo.

Pode renovar?

Não. Depois que sua autorização de residência expirar, você poderá solicitar novamente o mesmo visto para procurar emprego na Alemanha. Mas é preciso sair do país e ficar a mesma duração no exterior, do tempo gasto na Alemanha enquanto procurava emprego.

E depois que encontrar emprego, o que fazer?

Como você não pode trabalhar na Alemanha com este visto, será preciso alterar seu status legal e obter uma autorização de residência.

Você poderá solicitar o Cartão Azul da União Europeia ou a autorização de residência para profissionais qualificados diretamente na Alemanha, no Departamento de Estrangeiros mais próximo do seu local de residência. E então poderá dar entrada em um dos vistos para trabalhar efetivamente na Alemanha. Informações gerais para a migração de profissionais estão neste portal.

E se não encontrar emprego, preciso sair do país?

Sim. Já que não é possível estender o visto para procurar emprego na Alemanha, significa que ao expirar você precisará retornar ao seu país de origem.

E se eu não sair? Fico em situação ilegal ou irregular?

A resposta também é sim, infelizmente. Portanto, o ideal é deixar a Alemanha, ficar pelo menos seis meses fora e voltar a aplicar para conseguir um novo visto, se quiser continuar a tentar.

É altamente recomendado seguir as leis e prazos de suas permissões, já que tudo vai para um cadastro e poderá dificultar futuros processos de visto. Além do mais, os países europeus estão cada vez mais atentos e tomando medidas para minimizar a imigração ilegal, sendo uma delas, o ETIAS, que entrará em vigor a partir de 2023. Então, vale seguir pelos caminhos mais seguros para buscar seus objetivos profissionais.

É difícil conseguir emprego na Alemanha?

A economia alemã é forte, com taxas de crescimento constantes e um PIB elevado. O desemprego veio diminuindo nos últimos anos. Contudo, a mão de obra especializada fica cada vez mais escassa. Evidentemente, após os impactos econômicos do Coronavírus em todo o mundo, será preciso reavaliar este cenário. Mas a aposta é que as grandes economias do planeta irão sair da crise gerando novas oportunidades.

Sempre bom destacar que o visto para procurar emprego na Alemanha é focado em profissionais altamente qualificados. Então será importante se planejar para atingir o nível esperado. Portanto, encontrar um emprego na Alemanha pode ser mais fácil ou mais difícil, a depender da sua qualificação, dos seus contatos profissionais e de outros fatores. Uma boa maneira de saber quais as suas chances é realizar uma boa pesquisa nos sites de emprego na Alamanha.

É necessário, sim, se comunicar com um bom nível de alemão e, se possível, o inglês é um diferencial. Como a maioria destes profissionais terá que comprovar o ensino superior, a validação do diploma na Alamanha será um passo importante, especialmente em algumas profissões, como médicos e professores, que são regulamentadas.

Vale a pena solicitar esse visto?

Claro! Se estiver determinado e se for seu plano profissional e de vida, vale correr atrás. Os salários médios do país são bastante atrativos, embora o custo de vida na Alemanha seja alto. Contudo, certamente, a qualidade de vida compensa.

Hoje, as profissionais mais bem pagas são médicos, engenheiros industriais, gerentes e pesquisadores de algumas áreas. E algumas das mais requisitadas na Alemanha são enfermeiros, médicos, engenheiros, cuidadores de idosos e técnicos de informática.

Portanto, não deixe de se informar antes de pedir o visto, reunindo dados sobre o mercado da sua área profissional, em qual das cidades da Alemanha pretende morar, e as qualificações mais solicitadas. E também procure estruturar anos uma rede de contatos profissionais, mapeando também potenciais empresas e empregadores que poderão facilitar sua busca – afinal, o visto é de apenas seis meses! Prepare uma boa inscrição e boa sorte!

Conheça também o visto de freelancer na Alemanha e saiba se ele é adequado para você.

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Artigos relacionados

Salário mínimo na Alemanha e profissões com melhores salários

A Alemanha é um país muito almejado pelos brasileiros, e pensando nisso, vamos falar tudo sobre o salário mínimo na Alemanha

Como conseguir cidadania alemã: veja o passo a passo completo

Você tem ascendência alemã ou mora na Alemanha? Saiba como obter a cidadania alemã, quanto tempo demora, quem pode solicitar, quanto custa e benefícios.

Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber

Tem vontade de morar na Alemanha? Então leia esse artigo com tudo o que você precisa para mudar para lá: visto, clima, emprego, adaptação, idioma e mais.

Universidades na Alemanha: veja as melhores e como se candidatar

Descubra quais são as melhores universidades na Alemanha, se brasileiros podem se candidatar, custos e se vale a pena estudar nessas instituições.

Custo de vida na Alemanha: saiba os custos de viver no país

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação, seguro de saúde, transporte e tudo o que você precisa saber.

Emprego na Alemanha: guia completo para conquistar o seu

Veja como encontrar emprego na Alemanha, melhores sites para procurar emprego, salários, custo de vida, se precisa falar alemão e outras dicas.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube