Tudo sobre a Alemanha: mapa, história, economia e mais

Alemanha  / 

A Alemanha é conhecida pelo seu alto índice de desenvolvimento. Mas também atrai muitas pessoas pelas suas riquezas culturais. Se você quer saber tudo sobre a Alemanha, continue conosco!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Tudo sobre a Alemanha: o que você precisa saber

Se você pretende visitar ou até morar na Alemanha, um bom primeiro passo é recolher algumas informações sobre o seu “destino“. Ao longo desse texto você vai entender os motivos que fazem da Alemanha um dos países mais desejados, por milhares de pessoas, para morar na Europa.

Mas afinal, onde fica a Alemanha?

A Alemanha, cujo nome oficial é República Federal da Alemanha – está localizada na Europa Central. Para você que quer saber tudo sobre a Alemanha, saiba que o país faz divisa com diversos outros, facilitando a locomoção para turistas e mercadorias.

Fronteiras e costa

O país possui uma costa de 3.621 km, fazendo fronteira ao norte com a Dinamarca, a leste com a Polônia e a República Tcheca, a sul com a Áustria e a Suíça, e a oeste com a França, Bélgica e Países Baixos.

Qual é a língua da Alemanha?

A língua oficial do país é o alemão, chamado também de língua germânica ocidental. E a segunda língua mais falada no país é o inglês, sendo que a grande maioria da população tem conhecimentos nesse idioma.

O inglês pode ajudar numa mudança para a Alemanha

Então, se você apenas se arrisca no Inglês, pode ficar tranquilo que você se sairá muito bem no quesito comunicação na Alemanha.

Países que falam inglês na Europa: confira a lista.

Capital da Alemanha

A capital da Alemanha é a cidade de Berlim. A capital conta com uma população de cerca de 3,7 milhões de habitantes. Berlim é considerada uma cidade cosmopolita e acredita-se que cidadãos de 190 países vivam por lá. É também a maior cidade alemã e uma referência cultural para o país.
A cidade conta com subdivisões que tem a função de facilitar a organização do país. São 12 subdivisões:

  • Mitte;
  • Friedrichshain-Kreuzberg;
  • Lichtenberg;
  • Marzahn-Hellersdorf;
  • Neukölln;
  • Pankow;
  • Reinickendorf;
  • Spandau;
  • Steglitz-Zehlendorf;
  • Tempelhof-Schöneberg;
  • Treptow-Köpenick.

A rede de transporte de Berlim é um dos destaques da cidade. A cidade conta com mais de 900 pontes que dão acesso a todos os cantos da cidade, além de transporte metropolitano que passa pelos principais pontos da capital e centenas de linhas de ônibus.

tudo sobre a Alemanha Berlim

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Saiba como é morar em Berlim nesse artigo.

Breve resumo da história do país

A história secular da Alemanha e do povo germânico começa no século I a.C. ainda na Idade do Ferro. Inicialmente batizada de Germania pelo Império Romano, foi somente no Império Otomano que as regiões da atual Alemanha foram definidas.

Apesar de ter uma história de invasões e domínios, a marca da história alemã se manchou com a figura de Adolf Hitler. O sanguinário ditador foi responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus e considerado o estopim para a Segunda Guerra Mundial.

Depois de ser dominada e derrotada pelos Aliados, a Alemanha contou os seus mortos. Foram 10 milhões de soldados e civis alemães que perderam suas vidas na guerra, perdas territoriais significativas além de 15 milhões de alemães expulsos de territórios orientais.

Foi então que a Alemanha foi dividida em 4 zonas de ocupação militar. Na parte controlada pelos Estados Unidos, França e Inglaterra se originou a República Federal da Alemanha. Já a parte controlada pela então União Soviética, posteriormente, deu origem a República Democrática da Alemanha.

A Alemanha se dividiu em duas partes, Ocidental e Oriental. Inclusive um muro foi construído na capital do país, o famoso Muro de Berlim. Em 1990, após a queda do muro em 1989, a Alemanha é reunificada e o território é o que se conhece até hoje.

Morar na Alemanha: tudo o que você precisa saber.

Qual é a moeda e como é a economia da Alemanha?

A moeda circulante no país é o Euro. O país é membro da União Europeia desde 2002 e isso ajuda você a saber tudo sobre a Alemanha, inclusive que a economia alemã é a maior da Europa e a quarta maior do mundo. Aliás, importante dizer que a Alemanha é o país que mais exporta no mundo.

A economia da Alemanha é uma das mais fortes do mundo inteiro

A economia da Alemanha produz quase duas vezes mais valor que o Brasil inteiro. Em 2017, o PIB da Alemanha foi de 3.7 Trilhões de Euros, contra os 2.05 Trilhões do Brasil.

É uma economia tão forte e próspera que das empresas mundiais com ações negociadas em bolsas de valores, 37 estão sediadas na Alemanha. Entre elas: Daimler, Volkswagen, Allianz, Siemens, Deutsche Bank, BASF e etc.

Custo de vida na Alemanha

Para saber tudo sobre a Alemanha, é necessário conhecer também o custo de vida na Alemanha. O país europeu é um dos com o maior custo de vida, porém, o salário médio é alto.

Sem contar que a Alemanha é um dos países mais desenvolvidos da Europa e conta com indústrias dos mais diferentes setores, estando há anos em pleno emprego. Ou seja, custa caro viver na Alemanha, mas você terá um emprego que cobrirá todas as suas despesas e com folga.

Cidades mais caras da Alemanha

De acordo com o Índice de Aluguel da Alemanha (Mietspiegel) de 2018, as cidades com os aluguéis mais caros do país são Munique, Frankfurt, Stuttgart, Freiburg e Mainz. Entretanto, Munique tem os salários mais altos do país.

Saiba como alugar apartamento na Alemanha, com dicas importantes sobre regras e os nomes utilizados.

Direitos sociais na Alemanha

Os direitos sociais têm grande peso na economia alemã, sendo que seus cidadãos têm diversos direitos garantidos desde o seu nascimento. As principais fontes de renda da economia da Alemanha é a indústria e a geração de energia.

Oportunidades de trabalho

Segundo o Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional, a maior demanda por profissionais na Alemanha até 2025 é por profissionais qualificados, especialmente engenheiros, profissionais de saúde, professores.

5 maiores cidades da Alemanha, além de Berlim

Para saber tudo sobre a Alemanha, também convém conhecer as 5 maiores cidades da Alemanha, além de Berlim, claro. Então, confira abaixo:

Hamburgo

A segunda maior cidade alemã é Hamburgo, com cerca de 1,8 milhões de habitantes. É uma cidade extremamente importante, com muitas indústrias e instituições de ensino.

Também tem importantes prédios históricos em diversos estilos e baixos – são poucos os arranha-céus no local. Abriga ainda famosas igrejas, como a de São Nicolau – o mais alto edifício do século XIX.

Munique

A cidade tem cerca de 1,5 milhões de habitantes e abriga importantes universidades, como: Universidade de Munique, Universidade Técnica de Munique e Universidade de Ciências Aplicadas de Munique.

Tem diversos prédios históricos imponentes que chamam a atenção pela beleza de suas construções.

Pontos que não podem deixar de serem visitados são:

  • Marienplatz (praça no centro em frente da prefeitura);
  • Neues Rathaus (prefeitura);
  • Hofbräuhaus (famosa cervejaria);
  • Viktualienmarkt (feira permanente);
  • Odeonsplatz (praça);
  • Feldherrnhalle (edifício);
  • Karlsplatz (Stachus) (praça);
  • Englischer Garten (Jardim, maior do que o Central Park de Nova York);
  • Theresienwiese e a Estátua da Baviera e Spielzeugmuseum – o interessante museu de brinquedos.

Colônia

4ª maior cidade alemã. Colônia tem aproximadamente 1,1 milhão de habitantes.

A cidade é considerada um polo cultural do país, contando com 30 museus. Destacam-se entre eles Museum Ludwig (Arte moderna e contemporânea), o Wallraf-Richartz-Museum (Arte do medieval até o século XIX) e o Römisch-Germanisches Museum (Artesanato da época romana) – que conta com construções subterrânea que datam a época do Império Romano.

Frankfurt

A cidade conta com cerca de 750 mil habitantes. A cidade é considerada o polo econômico do país e até da Europa. Em Frankfurt se localizam importantíssimas instituições, como: o Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a Bolsa de Valores de Frankfurt.

Também já escrevemos sobre as melhores cidades para morar na Europa.

Stuttgart

É a 6ª maior cidade da Alemanha e tem a peculiaridade de ficar distribuída entre colinas – fato bem interessante de se conhecer. É conhecida por sua cultura automotora, agregando diversas montadoras. Tem cerca de 635 mil habitantes.

Cidades com maior qualidade de vida na Alemanha

Se você quer saber tudo sobre a Alemanha, conheça as cidades com maior qualidade de vida.

Na verdade, não existe consenso entre quais são as cidades com mais qualidade de vida, porém, em todas as listas que consultamos estão as cidades de:

  • Munique;
  • Hamburgo;
  • Frankfurt;
  • Düsseldorf;
  • Stuttgart;
  • Berlim.

E Munique, Hamburgo e Berlim costumam figurar entre as melhores cidades da Alemanha e da Europa e do mundo para se viver. As cidades contam com muita oferta de emprego e oportunidades de crescimento. Nós já escrevemos sobre isso, confira na matéria.

Mapa da Alemanha e divisões

Se você quer saber tudo sobre a Alemanha, saiba que é importante entender a divisão do país. A Alemanha é composta por estados que são conhecidos como Estados Federais.

tudo sobre a Alemanha mapa

São 16 estados que compõem o país.

São eles:

  • Bade-Vurtemberga (Baden-Württemberg);
  • Baviera (Bayern);
  • Berlim (Berlin);
  • Brandemburgo (Brandenburg);
  • Brema (Bremen);
  • Hamburgo (Hamburg);
  • Hesse (Hessen);
  • Meclemburgo-Pomerânia Ocidental (Mecklenburg-Vorpommern);
  • Baixa Saxônia (Niedersachsen);
  • Renânia do Norte-Vestfália (Nordrhein-Westfalen);
  • Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz);
  • Sarre (Saarland);
  • Saxônia (Sachsen);
  • Alta Saxônia (Sachsen-Anhalt);
  • Schleswig-Holstein;
  • Turíngia (Thüringen).

A Alemanha e a Filosofia são grandes aliadas, sabia?

É indiscutível a influência alemã na filosofia. São históricas as obras de diversos e renomados filósofos e pensadores alemães e como eles influenciaram (e influenciam até hoje), em pesquisas e estudos sobre filosofia, psicologia, antropologia e outras ciências humanas.

Muitos filósofos notáveis foram cidadãos alemães

Muitos filósofos e pensadores notáveis, que são referências até os dias de hoje, foram cidadãos alemães, como:

  • Gottfried Wilhelm Leibniz;
  • Immanuel Kant;
  • Georg Wilhelm Friedrich Hegel;
  • Friedrich Wilhelm Joseph Schelling;
  • Johann Gottlieb Fichte;
  • Arthur Schopenhauer;
  • Friedrich Nietzsche;
  • Edmund Husserl;
  • Martin Heidegger;
  • Jürgen Habermas;
  • entre outros.

Também se destacam os notórios alemães na formulação de teorias econômicas como a Teoria Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.

Tudo sobre a Alemanha:  valorização da cultura

Na Alemanha são os estados que cuidam da cultura e os números impressionam. São 240 teatros, mais de 25 mil bibliotecas, orquestras sinfônicas e milhares de museus.

Saiba tudo sobre a cultura da Alemanha nesse artigo.

E como é clima da Alemanha?

Grande parte do país possui um clima temperado com ventos úmidos. Já próximo ao Atlântico Norte o clima é moderado. Na costa e no noroeste da Alemanha, o clima é bem marítimo, caracterizado por verões quentes e invernos nublados.

A temperatura média em Julho é de 22ºC e em Janeiro de 3ºC.

No leste o clima é mais rigoroso, especialmente no Inverno

O leste do país é o que apresenta o inverno mais rigoroso, chegando a registrar temperaturas negativas. Já nas outras regiões os Invernos são mais amenos e os Verões também – cujas temperaturas não passam dos 30ºC nessa estação.

A bandeira da Alemanha

A bandeira da Alemanha conta com formato retangular e apresenta 3 cores. São faixas de cores horizontais do mesmo tamanho.

bandeira da Alemanha

Cores da bandeira

As cores são: preto, vermelho e dourado. Saiba que essa versão da bandeira alemã foi adotada pela primeira vez em 1919 – durante a República de Weimar.

Se você está interessado em conhecer países Europeus, você também pode conferir tudo sobre a Irlanda e tudo sobre a Holanda.

Alemanha Oriental x Alemanha Ocidental

De 1945 a 1989 havia “duas Alemanhas“: a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental.

A reunificação dos dois países aconteceu no dia 3 de outubro de 1990, com a simbólica queda do Muro de Berlim, que separava as duas Alemanhas. Com a reunificação, os territórios voltaram a ser a antiga República Democrática da Alemanha. Você vai gosta

Quer saber tudo sobre a Alemanha? Então, nos próximos destinos, não se esqueça de incluir esse fantástico país no seu roteiro de viagem e veja tudo de perto! Mas não se esqueça, para entrar na Alemanha você vai precisar de um seguro viagem Europa, é um documento obrigatório. Leia nosso artigo sobre o tema e garanta o seu ao melhor preço.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.