Países que falam inglês na Europa: conheça e aprimore o idioma

Europa  / 

A Europa é composta por 50 países e o quarto continente em população. São 730 milhões de habitantes em todo o continente europeu, correspondendo a 11% da população mundial. São diversas línguas e diversos dialetos, mas você sabe quais países que falam inglês na Europa? Vamos conhecer um pouco mais sobre esses países que adotam a língua como primeiro idioma.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Países que falam inglês na Europa como língua oficial

De todos os países que compõem a Europa, apenas 6 possuem o inglês como língua oficial. São eles os seguintes:

  • Reino Unido (Escócia, Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte). Com uma população de cerca de 63 milhões de habitantes, o inglês é a língua oficial;
  • Malta possui em torno de 425 mil habitantes e o inglês é utilizado na educação do país;
  • Irlanda, onde 4,5 milhões de irlandeses utilizam o inglês como língua oficial.

O inglês é quase sempre a segunda língua mais falada

Obviamente que se você for fluente no inglês e for visitar a Holanda, por exemplo, se sairá muito bem e será compreendido. Apesar de 46 países não terem o inglês como língua oficial, extra-oficialmente ela é quase sempre a segunda mais falada e compreendida.

Veja mais dicas sobre a qual língua se fala na Holanda.

Países que falam inglês na Europa: sotaques e diferenças linguísticas

Apesar de existirem vários países que falam inglês na Europa, existem diferenças na língua. O inglês britânico é, caracteristicamente, mais forte e com sotaque marcado em relação ao inglês falado nos Estados Unidos, por exemplo. Porém, dentro do Reino Unido existem sotaques muito diferentes. Até os ingleses brincam dizendo que o inglês falado em Londres não se parece, nem de perto, com o que é falado em Liverpool.

Assim, existem também sotaques muito diferenciados entre os cidadãos da Irlanda e de Malta, já que cada região destes países foi influenciada historicamente de modos diferentes.

Países onde o inglês é suficiente para viver

Em diversos países da Europa é possível viver, trabalhar e estudar dominando apenas o inglês. Obviamente que, por uma questão de educação e para facilitar no processo de aculturação, aprender e dominar a língua oficial quando esta não é o inglês sempre cai muito bem.

Selecionamos países que falam inglês suficiente e onde saber o idioma vai ajudar na integração.

  • Suíça;
  • Alemanha;
  • Bélgica;
  • Holanda;
  • Luxemburgo;
  • Polônia;
  • Dinamarca;
  • Suécia;
  • Noruega;
  • Finlândia.

Países que falam inglês na Europa: dica importante

Saber o inglês de maneira fluente é, com certeza, ter portas abertas em diversos países pelo mundo. Acontece que, mesmo considerada a “língua global”, também é importante dominar o idioma oficial do país onde você pretende viver.

Aprende Inglês

Na França, por exemplo, quem não domina o francês e prioriza a comunicação na língua inglesa sofre com algumas retaliações e o tão famoso “Je ne te comprends pas” (eu não te entendo). A rusga histórica entre a França e a Inglaterra deixou marcas que podem ser sentidas até hoje.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É mais fácil falar em inglês vivendo na capital

Além disso, se você optar por viver em uma capital, tudo certo. As pessoas são, tendencialmente, mais cosmopolitas nos grandes centros urbanos da Europa e uma grande parcela domina o inglês.

No entanto, o mesmo não acontece no interior. Por exemplo, em Madrid você vai conseguir viver falando apenas o inglês, mas se for para o interior encontrará certa dificuldade.

Em empresas multinacionais é comum usar o inglês para comunicar

É interessante ter em vista que se você for trabalhar em uma empresa multinacional, o inglês será extremamente importante e facilitará as coisas.

Vale exemplificar que, supostamente, a empresa que você trabalhe seja na Alemanha. No ambiente de trabalho o inglês será certamente o idioma mais falado. Mas, fora dali, o alemão é que vale e você será sempre o estrangeiro que não fala alemão.

Já escrevemos um texto sobre como trabalhar no exterior. Não deixe de conferir.

Dominar o idioma local é importante!

Ter fluência no inglês irá encaminhar qualquer conversa e situação incompreendida nos mais variados países do mundo. Porém, se você pretende viver em um país onde o inglês não é a língua oficial, sempre estude o idioma local. Além de ser um gesto bem-visto, mostra que você se interessa pela cultura daquele país e que, acima de tudo, respeita sua língua e quer se integrar de maneira mais eficaz.

Se você planeja estudar e aprimorar seu inglês, saiba onde estudar inglês no exterior. Confira também quais os cursos  de inglês disponíveis no exterior.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.