Viver na Europa: saiba tudo sobre morar no continente e se vale a pena

Europa  / 

Muitos brasileiros têm o sonho de viver fora do país, e muitos chegam realmente a conquistar esse sonho, indo para os Estados Unidos, Canadá, Japão, enfim, existem brasileiros espalhados por todo o mundo. Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como é viver na Europa, para tirar algumas dúvidas daqueles que estão pensando em sair do Brasil, mas ainda não escolheram para onde ir, ou daqueles que já escolheram, mas querem ler mais um pouquinho sobre essa experiência.

Como é viver na Europa

Viver na Europa é completamente diferente do que eu imaginava. É lógico que é muito diferente do Brasil, mas aqui também nem tudo são flores. Posso falar pela minha experiência, morei na Itália e moro em Portugal, e posso dizer que gosto muito de viver na Europa.

Desapego

Aqui eu acho que aprendemos a nos desapegar das coisas, não nos preocupamos tanto com o que os outros vão pensar e começamos a viver para nós e para a nossa felicidade, e percebemos que podemos viver com “pouco”.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Educação

Na Universidade, conheci pessoas de diversos países, tive a oportunidade de fazer intercâmbio (recebendo bolsa), tive aulas em inglês, o que foi ótimo para praticar a língua que eu já não falava há tempos, os professores me incentivaram a publicar artigos e a participar de congressos (que a universidade pagou para eu ir!).

Moradia

Morei em diversas casas, dividi uma casa com 11 pessoas de diversas nacionalidades e fazíamos festa todos os dias, depois fui para uma casa menor, depois cansei de tanta festa e encontrei uma casa só para mim. Ou seja, a variedade para escolher o que você quer é enorme. Mas tudo depende do quanto você tem para gastar.

Dependendo da cidade que você mora, você não terá outra opção além de dividir casa com outras pessoas, pois os aluguéis nas principais cidades são bastante caros.

casa compartilhada viver na Europa

Porém, existem muitas cidades da Europa que têm um custo de vida barato, por isso, pesquise sobre a cidade que você quer viver na Europa e faça as contas antes de embarcar e, se precisar, contrate uma consultoria para morar fora, para tirar todas as suas dúvidas.

Você pode gostar de saber quais são as cidades mais baratas da União Europeia para morar.

Escolher a casa para morar

Quando for escolher a casa para viver na Europa, leve em consideração alguns tópicos como, localização, estado dos móveis (existem casas muito velhas com os móveis caindo aos pedaços), aquecimento (isso é muito importante durante o inverno). E, uma dica pessoal, não alugue uma casa pela internet, antes de chegar na Europa.

Existem muitas pessoas vendendo “gato por lebre” e já vi muitos brasileiros perdendo dinheiro e sendo enganados por causa disso, por isso mais vale ficar em um hotel e procurar casa quando você já estiver na cidade onde vai morar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Vale a pena também dar uma olhada antes nos preços dos aluguéis para saber o que vai encontrar, e mais ou menos a região que você quer morar, para facilitar a procurar quando chegar lá.

Estações do ano

Ver todas as 4 estações do ano na Europa, definidas direitinho é muito muito lindo! A primavera com as flores coloridas, enfeitando as cidades (para mim foi lindo nos primeiros minutos, depois descobri que tenho alergia ao pólen…); o outono com as folhas caindo no chão, o verão, para lembrar o nosso país e aproveitar as praias (apesar da água gelada) e o inverno.

Ah o inverno, (essa estação não é tão legal para os brasileiros, pois faz muito frio e eu, por exemplo, não consegui me acostumar com isso até hoje, e olha que moro em Portugal, que nem é tão frio assim! Mas dá para aproveitar e ir ver a neve!).

É claro que as temperaturas variam de país para país, mas eu garanto que qualquer cidade da Europa terá o seu charme em qualquer estação do ano.

Segurança

Poder andar na rua sem medo, usar o celular ou simplesmente sentar em um bar e deixar a bolsa e o celular na mesa sem estar segurando o tempo inteiro não tem preço.

Cultura

A cultura é bem diferente. O brasileiro é caloroso, gosta de abraços, de tocar nas pessoas enquanto fala, faz amigos em apenas 2 segundos de conversa. Isso não acontece aqui, as coisas são um pouco diferentes, mas quando fazemos amigos, podemos contar com eles pra tudo.

Saúde

Ir ao centro de saúde público, ter um médico de família, que sempre te atende, faz seus exames, te encaminha para especialistas, tudo isso por um valor baixo (de acordo com a sua renda). Sim, o sistema de saúde público aqui funciona desse jeito. Se quiser saber mais, leia nosso artigo sobre a saúde na Europa.

Viajar

Essa é uma das vantagens de viver na Europa que eu mais aprecio. Podemos conhecer outros países em apenas um fim de semana. E as passagens aéreas são baratas! Veja como é voar com companhia aérea low cost e quanto custam as passagens.

Saudades de casa

Para mim a palavra certa é saudades de pessoas, porque para mim, aqui é a minha casa. Mas a minha família está no Brasil, então, viver na Europa, deixando a família e os amigos no Brasil, é um desafio muito grande, e uma barreira que muitas pessoas não conseguem ultrapassar.

saudades do Brasil

Trabalho

Muitas vezes, antes de conseguirmos trabalho na nossa área, temos que trabalhar em outras coisas, para começar a nos sustentar e começar a vida, por isso, para viver na Europa, as pessoas têm que ter a mente aberta e saber que vai ser um novo desafio. Nem sempre trabalhar no exterior é um mar de rosas, mas é possível!

Vale a pena viver na Europa?

Qual é o seu objetivo de vida? Se você leu todos os tópicos que eu descrevi acima, e se identificou, se empolgou, e não se importou com as partes ruins, pode ser que para você valha a pena viver na Europa.

Tudo vai depender do que você quer fazer. Para mim, nesse momento vale a pena viver na Europa, pela segurança que eu sinto, pelo apoio que eu tenho na Universidade e pela estabilidade que eu tenho na minha vida. Mas se eu quisesse mais, como luxo, serviços que temos no Brasil (como empregada ou diarista), etc, talvez eu não estaria satisfeita.

Como viver na Europa legalmente

Se você não tiver um passaporte europeu, você vai precisar de visto para viver na Europa, ou seja, precisará de uma boa razão para estar aqui.

Pode morar aqui por estar estudando, pode morar aqui porque se casou com alguém que tem cidadania europeia, ou porque trabalha aqui. São inúmeras razões.

Cada país tem a sua burocracia, por isso você tem que preencher os requisitos do país que você escolheu morar. Veja, por exemplo:

Melhor lugar para viver na Europa

Viena foi eleita a melhor cidade para se viver na Europa em 2018. A eleição foi feita baseada em estabilidade, cuidados de saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. A cidade fica na Áustria e tem uma qualidade de vida incrível.

Nós temos um artigo sobre as melhores cidades para viver na Europa, não deixe de conferir.

Países com menor custo para viver na Europa

  • Bulgária;
  • Polônia;
  • República Tcheca;
  • Hungria;
  • Eslováquia.

Saiba como descobrir o custo de vida de uma cidade e como comparar entre cidades.

Se você se decidir por morar na Europa, lembre-se de se programar direitinho e visitar o continente antes de vir cheio de malas para ficar. Para entrar aqui, seja para visitar ou para morar, você precisa ter um seguro viagem em mãos. Confira tudo sobre o seguro viagem Europa neste guia especial sobre o tema.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.