Médico de família em Portugal: o que é e quem pode ter

Portugal  / 

Ficar doente nunca é bom, e principalmente quando estamos fora do nosso país e longe da nossa família. Saber como funciona o sistema de saúde do lugar onde vivemos é imprescindível para sabermos como proceder em caso de necessidade. O médico de família em Portugal é o primeiro profissional que devemos procurar quando queremos marcar uma consulta médica.

Precisa de Ajuda Para Exercer Medicina Em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a trabalhar como médico no país

SABER MAIS »

Você já tem um médico de família em Portugal? Sabe como funciona o sistema? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre isso.

O que é um médico de família em Portugal

O médico de família em Portugal é o profissional designado para cuidar da sua saúde e da saúde da sua família. O médico de família poderá fazer atendimento nos centros de saúde ou a domicílio (em caso de necessidade comprovada).

Recomenda-se que todos os membros do agregado familiar estejam sendo acompanhados pelo mesmo médico de família.

Veja como funciona a saúde pública em Portugal.

Qual a importância

Ter um médico de família em Portugal é muito importante pois é ele quem vai te acompanhar durante toda a sua vida. Os médicos de família atendem pessoas de qualquer idade (medicina geral).

Ou seja, é esse médico que saberá todo o seu histórico de doenças e é a ele que você vai recorrer caso não se sinta bem. Ele vai te acompanhar durante a sua doença e depois, criando um vínculo real com o paciente.

O médico de família irá te tratar em todos os momento, e ele poderá te encaminhar para um especialista caso haja necessidade. Ele é o responsável pelo pedido de exames, por analisar os resultados, por te medicar e acompanhar a sua saúde e por atribuir uma baixa médica em caso de necessidade.

Quem tem direito a um médico de família

Ter um médico de família em Portugal é um direito de todos os cidadãos. Atenção que é um direito e não uma obrigação, portanto as pessoas podem optar por não ter um médico de família, se assim desejarem.

Cidadão estrangeiros que residam legalmente em Portugal também têm direito a um médico de família.

Como ter acesso

Para ter direito a um médico de família em Portugal você tem que se inscrever no centro de saúde da sua residência. Depois de inscrito no centro de saúde, você poderá escolher um médico de família ou então eles te atribuirão um.

A partir do momento que lhe for atribuído um médico de família, ele será responsável por te atender em todas as consultas que você marcar, e acompanhar todo o seu histórico.

Saiba mais sobre o sistema nacional de saúde em Portugal.

Como se inscrever no centro de saúde

Como já dissemos, é necessário estar inscrito em um centro de saúde para poder ter um médico de família em Portugal. Para se inscrever basta ir no centro de saúde da sua residência e levar os seguintes documentos:

Depois de inscrito no centro de saúde, você receberá um número de utente, que será o seu número de registro no sistema nacional de saúde. Esse número deverá ser apresentado sempre que você for ser atendido nos centros de saúde ou hospitais.

Entenda também como funcionam os remédios em Portugal: as diferenças nos nomes em relação ao Brasil, necessidade de receita médica e mais.

É possível mudar o médico de família?

Sim. Se por um acaso você precisar de trocar de médico de família em Portugal, você deverá apresentar um pedido por escrito, com a justificativa da troca, dirigido ao Diretor do Centro de Saúde.

O Diretor irá decidir se a troca do médico poderá ou não ser efetuada.

Quanto custa a consulta com o médico de família

Quando você marcar uma consulta com o seu médico de família, você deverá pagar o que chamam de “taxa moderadora”. Essa taxa tem o valor de 4,50€. Algumas pessoas possuem isenção dessa taxa, de acordo com alguns critérios, como por exemplo renda mensal.

Quer saber como ser médico em Portugal? Veja aqui todos os passos.

Como marcar consulta

Para marcar consulta com o seu médico de família em Portugal você deverá entrar em contato com o seu centro de saúde. Alguns centros de saúde não fazem marcações por telefone, sendo necessário marcar a consulta presencialmente.

Atualmente existe um aplicativo do sistema nacional de saúde onde você pode se cadastrar com o seu número de utente e fazer as marcações das consultas online.

Muitas vezes os centros de saúde possuem uma quantidade de vagas abertas para consulta para quem precisa ser atendido no mesmo dia. Para isso, chegue cedo ao centro de saúde e entre na fila de “consultas abertas”.

Quando devo procurar o médico de família

Sempre que você precisar de uma consulta, seja ela de rotina ou por não estar se sentindo bem, você deve procurar o seu médico de família em Portugal. Somente se ele não estiver disponível para atendimento (em caso de consulta de urgência) é que você será atendido por outro médico.

Está pensando em se mudar para Portugal? Recomendamos a leitura do nosso Ebook Como Morar em Portugal, um guia completo com tudo o que você precisa saber para se mudar legalmente para o país, sem imprevistos. Vale a pena!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.