Remédios em Portugal: veja as diferenças em relação ao Brasil

Portugal  / 

Se você é brasileiro, vai viajar para a terrinha e toma algum medicamento, precisa saber sobre os remédios em Portugal.

São muitas as dúvidas relacionadas às diferenças face ao Brasil, como continuar com sua medicação em Portugal, se é possível levar medicamentos em sua bagagem e como funcionam as farmácias no país.

Neste artigo, procuramos esclarecer tudo isso para você. Confira!

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saiba tudo sobre a nova lei 2018 de cidadania portuguesa.

Remédios em Portugal: diferenças face ao Brasil

As principais diferenças entre os remédios em Portugal e no Brasil estão no preço e no nome do medicamento.

Preço

A primeira e grande diferença entre os remédios em Portugal e no Brasil está nos preços. Em Portugal, os medicamentos são considerados itens básicos e a população só paga IVA sobre eles, um imposto único. Já no Brasil, os impostos contribuem para a alta elevada no valor dos remédios, que chegam a custar mais que o dobro do que o equivalente em Portugal.

Porém, a maioria dos portugueses ainda consegue pagar menos nos remédios em Portugal. É que no país existe um sistema conhecido como comparticipação, em que o governo paga boa parte dos medicamentos diretamente às farmácias e o preço acaba saindo por um valor bem simbólico para a população.

Para isso, basta fazer uma consulta no serviço público de saúde e pegar uma receita com um código específico com o médico. O desconto não é concedido para quem leva a receita do Brasil, apenas de Portugal.

Confira como funciona a saúde pública em Portugal.

Nome do medicamento

O nome do medicamento é outro fator que confunde os brasileiros que necessitam de remédios em Portugal. Muitas vezes, ele não é o mesmo no Brasil e em Portugal.

remedios em portugal farmacia

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Por isso, basta pesquisar o nome da(s) substância(s) que compõe(m) o medicamento ou perguntar ao farmacêutico, atentando-se sempre à quantidade de miligramas.

Um site que ajuda muito a fazer essa equivalência das substâncias dos medicamentos usados em todo o mundo é o ÍNDICE Toda a Saúde. Nele, você deve preencher o país de origem do seu medicamento, o país onde você quer adquirir seu remédio equivalente e o nome comercial do medicamento – pode ser o nome original mesmo, não precisa ser o genérico, pois a plataforma te apresentará todas as equivalências no país solicitado.

Você também pode clicar para verificar o valor médio de cada um, usar o nome do medicamento e procurá-lo nas farmácias locais.

O que são remédios genéricos? Saiba como pedir o seu em Portugal.

Como continuar com sua medicação em Portugal

Você pode continuar com a sua medicação em Portugal de três maneiras. Veja a seguir cada uma delas.

Quer saber como pode morar, trabalhar ou estudar tranquilamente em Portugal?

A Atlantic Bridge é o parceiro que nós recomendamos para ajudar você a legalizar o seu sonho de vir para Portugal.

SABER MAIS »

Transporte os remédios consigo, do Brasil

Você pode transportar seus remédios consigo do Brasil, na sua bagagem de mão, com a receita de seu médico, notas fiscais, laudos e tudo o que possa comprovar a sua necessidade de uso.

Se você quiser se prevenir, coloque também na sua mala remédios que você possa precisar durante a viagem e quando chegar em Portugal, como analgésicos e vitaminas.

Verifique 10 coisas a fazer antes de morar no exterior.

Porte as receitas de seu médico do Brasil

Neste caso, você deve se consultar com seu médico pouco antes de viajar. Na consulta, você deve pedir a ele uma receita com os medicamentos que toma no Brasil e com os que poderia precisar eventualmente.

A receita brasileira é válida na maioria das farmácias em Portugal e, caso não encontre o mesmo nome, encontrará medicamentos com fórmulas equivalentes, como já mostramos.

Leia também o artigo que fizemos as livrarias em Portugal que entregam no Brasil.

Consulte-se com um médico em Portugal

Você também pode se consultar com um médico em Portugal, explicar quais são os seus sintomas e quais remédios costuma tomar. Ele te dará uma receita e você poderá comprar seu(s) medicamento(s) em uma farmácia local.

Como vimos, os medicamentos são baratos em Portugal e o governo ainda ajuda caso você se consulte em um hospital público e precise de medicamento.

Esclareça suas dúvidas sobre o PB4 e verifique se o certificado precisa ser apostilado.

É possível levar medicamentos para Portugal?

Sim. Como dissemos, você pode levar seus medicamentos habituais para Portugal, portando a prescrição médica assinada pelo médico e provas de que precisa da medicação. Além disso, as regras sobre o que não pode levar no avião devem ser respeitadas.

Medicamentos controlados

Para transportar medicamentos controlados, pode ser necessário levar mais do que o atestado médico. É ideal que a prescrição venha junto com um laudo, descrevendo sua condição de saúde e por que requer o uso de tais remédios em Portugal.

remedios em portugal hipertensao

Possuir a indicação da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID – International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems) pode evitar problemas com a imigração.

O CID nada mais é do que um código internacional que classifica as doenças, com base em uma série de sintomas, aspectos, queixas, causas e circunstâncias. Seu médico pode lhe ajudar nisso. Mas, de qualquer forma, por meio do site você pode obter o código, buscando pelo nome da doença.

A dipirona em Portugal só pode ser comprada com receita médica, saiba como solicitar o medicamento.

Pode ser útil também a leitura do artigo que fizemos sobre a segurança social em Portugal.

Como funcionam as farmácias em Portugal

As farmácias em Portugal se distinguem das brasileiras em alguns aspectos:

  • Nem todas as farmácias abrem nos finais de semana. As que não abrem deixam um papel na porta, informando o endereço da farmácia mais próxima que está funcionando;
  • É raro encontrar farmácias 24h. A maioria delas funciona de 9 às 21h;
  • O farmacêutico normalmente te atende no balcão da farmácia, diferentemente do Brasil, que muitas vezes vemos os atendentes em todas as áreas das farmácias, dando dicas de produtos e medicamentos;
  • Farmacêuticos portugueses costumam sugerir remédios para dores consideradas simples, como dor de cabeça e de garganta;
  • Existe a comparticipação em medicamentos nas farmácias portuguesas. O desconto pode chegar a 90% do valor dos remédios em Portugal. Algumas das patologias abrangidas pela tabela de comparticipação são: Doença de Alzheimer, Hemofilia e Lúpus.

É necessário seguro viagem para Portugal? É obrigatório. Saiba como contratar o seu aqui.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.