PB4 precisa ser apostilado? Esclareça suas dúvidas sobre o certificado

Seguro Viagem  / 

Ao viajar para Portugal ou Cabo Verde, o brasileiro deve solicitar o PB4, que é um Certificado de Direito à Assistência Médica – CDAM. Neste artigo, você esclarecerá suas dúvidas sobre o certificado, entenderá como solicitá-lo e verificará se o PB4 precisa ser apostilado.

Vamos falar, também, sobre o que é e como fazer a apostila de Haia.

O PB4 precisa ser apostilado?

Apostila de Haia é um selo ou um carimbo, emitido pelas autoridades competentes, que é colocado nos documentos. Ele serve para certificar sua autenticidade pelo órgão pelo qual foi expedido, dando, assim, validade no país requerido.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Saber se o PB4 precisa ser apostilado e se é preciso fazer o reconhecimento de firma do certificado é a dúvida de muitas pessoas que viajam, principalmente, para Portugal, a turismo ou para morar no país.

Afinal, o PB4 precisa ser apostilado e é preciso reconhecer firma do certificado?

De acordo com a informação que consta no site do Ministério da Saúde, é recomendável reconhecer firma da assinatura no certificado (PB4), assim como realizar o apostilamento (Convenção da Apostila da Haia) nos cartórios.

Muitas vezes, a palavra “recomendável” é encarada como um quesito facultativo. Por isso, a equipe da Euro Dicas fez questão de esclarecer essa informação junto ao Ministério da Saúde.

Apuração de nossa equipe

A informação passada pelo órgão governamental é que o certificado de saúde, que, como vimos, é gratuito (e não pode ser cobrado em lugar nenhum para recebê-lo) deve, sim, ter firma reconhecida. Além disso, em Portugal o PB4 precisa ser apostilado.

Dessa forma, você deve fazer o seguinte procedimento:

Solicitar e pegar o certificado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, reconhecer firma em cartório e fazer o apostilamento de Haia no PB4, adquirindo a validade do certificado por meio de um selo (carimbo) no papel.

Não se esqueça de que é proibido que seja cobrado pelo PB4. Porém, o reconhecimento de firma e a apostila de Haia são pagos.

Confira como fazer a Apostila de Haia e os valores médios em cada estado do Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O que é o PB4?

É um seguro de saúde gratuito que prevê acordos multilaterais e bilaterais com diversos países, como Brasil e Portugal. Com ele, por exemplo, se você viajar para Portugal, pagará o mesmo que um cidadão nativo pela saúde pública, caso precise. O mesmo ocorre caso um português que solicite o PB4 viaje para o Brasil e precise usar os serviços de saúde brasileiros.

Para utilizar o serviço médico, basta apresentar o PB4 nos hospitais.

Observação: em Portugal, é preciso pagar um pequeno valor pelo atendimento médico, pois a saúde pública no país pode ser paga.

Veja como funciona a saúde pública em Portugal.

Exemplos de pessoas que podem solicitar o PB4

O PB4 pode ser solicitado, por exemplo, para as seguintes pessoas:

  • Celetistas;
  • Empregadores;
  • Domésticos;
  • Autônomos;
  • Avulsos;
  • Temporários;
  • Aposentados ou Pensionistas pelo INSS;
  • Dependentes menores de 21 anos e cônjuges.

Documentos necessários

Para solicitar o PB4, são necessários os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte válido;
  • Comprovante de residência no Brasil.

Como solicitar o PB4

Você precisa ir a um Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (os núcleos estão localizados nas capitais dos estados do Brasil) para solicitar o certificado e pode requerer para a sua família (cônjuge e filhos) sem que tenha a necessidade de todos os membros irem presencialmente ao local.

Onde solicitar

Como vimos, é necessário se deslocar até um núcleo Estadual do Ministério da Saúde para solicitar o PB4.

No site do Ministério da Saúde é possível verificar todos os postos onde pode ser feita a solicitação do seu certificado. É preciso se atentar que o horário de atendimento varia de acordo com a sua capital. Essa informação também consta no site do Ministério.

Validade do PB4

O PB4 é válido por um ano e pode ser renovado todos os anos no Brasil ou no exterior.

É válido destacar que se você possui o Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres, que pode ser solicitado depois de seis meses que você esteja morando em Portugal, não precisa renovar o PB4, desde que tenha o número de utente no país.

pb4 precisa ser apostilado seguro

Prazo para a entrega do PB4

De acordo com o Ministério da Saúde, o PB4 pode ser entregue em até cinco dias úteis a partir da data de sua solicitação.

O PB4 não vale como seguro de viagem

É importante dizermos neste texto que o PB4 não é um seguro de viagem, pois não cobre extravio de bagagem, cancelamento de voo, casos mais graves de saúde etc. Portanto, indicamos que você tenha o PB4 e o seguro viagem para embarcar sem complicações.

Saiba mais sobre o PB4 e entenda as principais diferenças entre o PB4 e o seguro de viagem.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.