Seguro Viagem

Solicitar PB4 online: passo a passo e documentos necessários

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade de solicitar PB4 online. Então, fizemos este artigo para esclarecer esta questão.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Você verá quais são os documentos necessários para requerer o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), quanto tempo demora para você recebê-lo, qual é a validade do documento, se tem como renová-lo e se o PB4 substitui seguro viagem.

É possível solicitar PB4 online?

Sim. De acordo com a informação que consta no site do Governo do Brasil em novembro de 2019, é possível solicitar o PB4 online.

O PB4 sempre foi feito nos Núcleos do Ministério da Saúde, localizados nas capitais dos estados brasileiros e no distrito federal. O viajante tinha que ir até o local, presencialmente, e apresentar os documentos necessários, para tirar o documento.

Entretanto, devido ao número muito alto de pedidos, alguns núcleos dos Ministérios da Saúde tinham que realizar agendamentos, que muitas vezes demoravam semanas, ou, devido à alta demanda, a pessoa entregava a documentação exigida e tinha que esperar dias para receber o PB4, agora, para facilitar o processo e não ser mais necessário ir até uma das capitais do país, o processo agora está automatizado e só é possível solicitar o PB4 online.

Entenda como funciona o PB4.

Documentos necessários para solicitar o PB4

De acordo com o Governo, os documentos necessários para solicitar o PB4 online são:

  • Brasileiro que viaje para Portugal: RG, CPF, passaporte válido e comprovante de residência no Brasil;
  • Brasileiro que viaje para Cabo Verde ou Itália: RG, CPF, passaporte, comprovante de residência no Brasil e comprovante de vínculo com o INSS;
  • Estrangeiro que viaje para Portugal, Cabo Verde ou Itália: CPF, passaporte, comprovante de residência no Brasil e comprovante de vínculo com o INSS.

O solicitante precisa preencher o formulário específico com seus dados e de seus dependentes e apresentar a documentação para comprová-los.

É importante falarmos aqui que a saúde pública em Portugal não é gratuita. Os portugueses e os brasileiros portadores do PB4 pagam um valor “simbólico” pelos serviços médicos prestados.

Quanto tempo demora

Cidadãos brasileiros e seus dependentes e cidadãos estrangeiros que morem no Brasil podem solicitar o PB4 online. De acordo com o site, preenchimento de todas as informações demora cerca de 2 horas e o solicitante receberá um e-mail informando que seu certificado está disponível para impressão em até 15 dias corridos.

PB4 precisa ser apostilado: é importante frisar que após receber seu certificado, você deverá imprimi-lo e apostilá-lo em cartório. Esclareça todas as suas dúvidas neste artigo.

Como solicitar o PB4 online: passo a passo

Criando o cadastro

1. Primeiramente, você deve acessar o link oficial para solicitar PB4. Mas, como será o seu primeiro acesso, você não tem que inserir seu CPF logo, e sim clicar em “Crie sua conta”, logo embaixo do campo para preencher o CPF.
Solicitar PB4 online site
Serão solicitados alguns dados pessoais, como:

  • Seu CPF;
  • Nome completo;
  • Seu telefone celular, para receber o SMS;
  • Seu e-mail.

Tique a opção “Não sou um robô”, aceite os termos de política de privacidade e, após preencher todos dados solicitados, clique em continuar.

2. Sua requisição será processada e passará para a tela seguinte, para validar seus dados. Nesta página, você precisa confirmar seus dados.

  • Que dia você nasceu;
  • Qual é o primeiro nome da sua mãe;
  • Qual é o mês do seu nascimento.

Selecione tudo e clique em continuar.

3. O sistema vai validar os dados novamente, E, para habilitar o cadastro, é informado que lhe será enviado um e-mail ou um SMS. Escolha a melhor opção para você e depois clique em “continuar”.

4. A requisição é processada e é informado que o link foi enviado com sucesso. Então, você deve acessar o link enviado para validar a sua inscrição e ativar a sua conta.

5. A partir daí, você já pode inserir o CPF. Cadastre uma senha e repita esta senha. Você verá se sua senha é fraca ou forte. É recomendável inserir letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres, como asterisco, por exemplo, na sua senha, para que seja mais forte. Após definir sua senha, clique em “criar senha”.

Acessando o portal

6. Agora seu cadastro já foi efetivado com sucesso e você já pode acessar o portal. Então, você vai acessar o link do portal e inserir seu CPF. Clique em “próxima”.

7. Digite sua senha e clique em “entrar”.

8. Clique em autorizar o termo de uso e a política de privacidade.

9. Depois que o seu cadastro já está completo, você deverá ir em “obter seu Certificado de Direito à Assistência Médica”. É importante lembrar que, para obter este certificado, você precisa ter a data de sua viagem e as informações, como quanto tempo você ficará fora.

10. Clique em “solicitar”.

Você será direcionado para outra tela, onde você deverá preencher o cadastro da sua solicitação.

  • Preencha seu destino (Cabo Verde, Itália ou Portugal) no formulário de dados para solicitação, se você é visitante ou residente (caso você possua o visto de residente), seus dados do passaporte e anexe-o (foto deste passaporte).
  • Ainda neste formulário, preencha os dados do solicitante – data, estado e cidade de nascimento, número do RG, órgão expedidor e a UF de expedição, além do estado civil do solicitante e do documento de identificação (carteira de identidade ou CNH).
  • Informe, ainda, seus dados de contato, como seu endereço completo e, caso more no exterior, insira abaixo seu endereço no exterior.
  • Outras informações devem ser preenchidas neste formulário, como seu cartão nacional de saúde (número do SUS), o comprovante do cartão nacional de saúde (foto), além de algumas informações adicionais que você julgue relevantes.

Se tiver filhos e cônjuge, adicione

11. Caso queira, inclua seus filhos e cônjuge no seu PB4. Para fazer isso, basta colocar que tem dependentes de sua solicitação e prosseguir para o próximo passo.

12. Ao inserir os dependentes, é aberto um novo formulário, para você anexar os dependentes, que também já devem ter seus passaportes emitidos. Você deverá inserir o nome, o sobrenome, o grau de parentesco, a data de nascimento, o número do passaporte e sua data de validade, o anexo do passaporte, bem como o comprovante do grau de parentesco. Caso você tenha mais dependentes, é possível colocar dados na tabela.

Enviando a solicitação

13. Após tudo preenchido, clique em prosseguir e aparecerá uma nova tela, com o resumo de sua solicitação, seu número de protocolo e todos os dados que você preencheu. Você deve revisá-los, para verificar se está tudo certo. Embaixo, marque que está ciente e clique em “enviar solicitação”.

14. Você receberá a informação que seus dados foram enviados com sucesso. Seu preenchimento será analisado e depois você receberá uma notificação, por e-mail, com o resultado de sua solicitação.

Validade do PB4

Quem solicitar o PB4 online deve saber que o documento é válido por 365 dias.

No entanto, o Governo adverte que se o passaporte tiver validade menor que 365 dias, a data de validade do seu CDAM será a mesma do passaporte.

É possível renovar o PB4?

Sim. Para solicitar a renovação do PB4, você deverá realizar o mesmo procedimento da primeira solicitação.

Já escrevemos sobre como renovar o Pb4. Confira.

Solicitar Pb4 online: o PB4 substitui seguro viagem?

Para entrar na imigração, sim. No entanto, o certificado não substitui o seguro viagem quando o assunto são os benefícios proporcionados pelo seguro. O PB4 cobre apenas os gastos com a saúde em hospitais públicos do país (o brasileiro paga o mesmo que os portugueses pela assistência médica), mas o documento não cobre outros gastos.

Por isso, o seguro viagem é bem mais abrangente, disponibilizando para o segurado outros benefícios além das despesas médicas, hospitalares e odontológicas (de acordo com o limite estabelecido na apólice).

Estão entre os imprevistos que podem ocorrer na sua viagem, que podem estar na sua apólice de seguro viagem:

  • Cancelamento de viagem ou de voo;
  • Perda ou extravio de bagagem;
  • Morte acidental;
  • Invalidez permanente;
  • Repatriação sanitária;
  • Translado médico;
  • Casos mais graves de saúde;
  • Assistência jurídica, entre muitos outros.

Existem muitas diferenças entre PB4 e seguro viagem. Confira o artigo que fizemos sobre o assunto e veja todas elas.

Onde comprar seu seguro viagem

Agora que você já sabe que pode solicitar o PB4 online e que o ideal é ter PB4 e um seguro viagem, é importante que pesquise bastante para escolher uma proteção específica para o seu perfil e destino.

Para não precisar acessar sites de diversas seguradoras e realizar várias cotações, gastando tempo, recomendamos que utilize o comparador de seguro viagem do Euro Dicas ou que pesquise os planos disponíveis no Seguros Promo. Assim, você consegue visualizar em um só local todas os planos disponíveis das melhores seguradoras para o seu perfil e destino, pelos melhores preços.

Confira neste artigo mais informações sobre o Seguros Promo e veja como vale a pena utilizar esse comparador de seguro viagem!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Artigos Relacionados

Fechar