Solicitar PB4 online: saiba se é possível e como ter acesso ao documento

Seguro Viagem  / 

É comum a dúvida sobre a possibilidade de solicitar PB4 online. E fizemos este artigo para esclarecer essa questão para você.

Você verá aqui o passo a passo para obter o PB4, o que é e para que serve o documento e informações sobre seguro viagem.

Solicitar PB4 online ou presencialmente

Não é possível solicitar PB4 online; o certificado deve ser solicitado presencialmente, em qualquer um dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, localizados nas capitais dos estados brasileiros.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Confira no Portal do Ministério da Saúde o responsável por cada estado, assim como o endereço, o telefone e o horário de atendimento de cada núcleo. É importante destacar que os horários e os sistemas de atendimento dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde variam de região para região, informação presente no site do Ministério.

Solicitar PB4 Online ou presencialmente: passo a passo para obter o PB4

1. Separe a documentação necessária

São necessários os seguintes documentos para obter o PB4:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Comprovante de residência brasileiro.

Para a Itália e Cabo Verde, é necessário também possuir comprovantes de vínculo com o INSS, com o pagamento de, no mínimo, três contribuições. Pode ser sua carteira de trabalho, o Guia da Previdência Social, um Contrato Social ou número do benefício da aposentadoria.

Para os dependentes, são necessários os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Passaporte;
  • Documento que comprove o vínculo (certidão de nascimento de filhos menores de 21 anos de idade ou certidão de casamento).

2. Vá ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde – não é possível solicitar o PB4 online

Com toda a documentação necessária em mãos, vá ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, localizado na capital do seu estado, para solicitar o PB4. Se for uma família (cônjuge e filhos), não há a necessidade de todos os membros irem ao local; basta que o marido ou a esposa leve os documentos da família.

Não é preciso fazer agendamento; o atendimento é feito por ordem de chegada.

PB4 precisa ser apostilado? Esclareça suas dúvidas sobre o certificado.

3. Retire o PB4 no respectivo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde

Como não é possível solicitar PB4 online, depois de dar entrada, você pode buscar seu certificado em até cinco dias úteis, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde onde você fez a sua solicitação, conforme consta no site do Ministério.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

É preciso possuir uma procuração pública para fazer a retirada do certificado para outra pessoa que não seja da família (marido, esposa ou filhos).

É importante ressaltar que o documento é válido por um ano e pode ser renovado no Brasil ou no exterior. Saiba como renovar o PB4, quais são as regras e como fazer.

Não é possível solicitar PB4 online: o que é e para que serve o documento

Agora que você já sabe que não é possível solicitar PB4 online e que é preciso ir presencialmente até um Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, veja mais informações e entenda como funciona o PB4 abaixo.

O PB4 é um seguro de saúde gratuito que prevê acordos multilaterais e bilaterais com diversos países, como Brasil e Portugal e Brasil e Cabo Verde. O documento é um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), que dá direito que brasileiros que o fizerem tenham atendimento em hospitais públicos desses países como um nativo.

Exemplo: se você tiver o PB4, viajar para Portugal e precisar de assistência médica, deverá apresentá-lo no hospital para pagar o mesmo que um cidadão nativo pela saúde pública. E, como o acordo é bilateral, caso um cidadão português viaje para o Brasil e tenha o certificado, poderá usar a saúde pública do país, assim como os brasileiros.

É válido destacar que a saúde pública em Portugal não é gratuita; a população e os brasileiros portadores do PB4 pagam um valor “simbólico” pelos serviços prestados.

Em Portugal e em Cabo Verde, o CDAM é chamado de PB4. Já Itália, esse certificado é o IB2.

PB4 ou seguro viagem?

Os dois. É comum vermos pessoas perguntando, inclusive em redes sociais, se o PB4 substitui um seguro viagem. A resposta é não.

solicitar pb4 online seguro viagem

Como vimos, não é possível solicitar o PB4 online e o certificado dá direito ao atendimento médico público. Porém, o seguro viagem é bem mais abrangente. Além das eventuais despesas médicas, hospitalares e odontológicas (de acordo com o limite estabelecido na apólice) que podem ocorrer em sua viagem, o seguro viagem cobre outros gastos, decorrentes de imprevistos, como:

  • Cancelamento de viagem ou de voo;
  • Perda ou extravio de bagagem;
  • Morte acidental;
  • Invalidez permanente;
  • Repatriação sanitária;
  • Translado médico;
  • Casos mais graves de saúde;
  • Assistência jurídica, além de muitos outros benefícios disponibilizados, dependendo do plano escolhido.

Há muitas diferenças entre PB4 e seguro viagem. Confira o artigo que fizemos sobre o assunto e veja todas elas.

Dessa forma, você passa pela imigração em Portugal somente com o seu PB4. No entanto, como você viu, contratar um seguro viagem é necessário, pois a cobertura do certificado gratuito é limitada à assistência médica.

Outra informação importante: caso seu voo faça conexão em outro país europeu além de Portugal, é obrigatória a contratação de um seguro de viagem para Europa.

Onde comprar seu seguro viagem

Sempre recomendamos aos nossos leitores a contratação de um seguro viagem específico para o seu perfil e destino, independentemente da obrigatoriedade. E, por confiarmos que o Seguro Promo oferece os melhores planos de seguradoras renomadas por excelentes preços, indicamos esse portal comparador de seguro viagem para você adquirir o plano que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Confira neste artigo que escrevemos mais informações sobre o Seguros Promo e veja como vale a pena.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.