Cartório 24 Horas: saiba como funciona, serviços e se é seguro

Europa  / 

Com a correria do dia a dia, qualquer tempo que conseguimos poupar já é alguma coisa para resolvermos outras pendências e burocracias. Por isso, hoje vamos falar sobre o Cartório 24 Horas, um serviço que facilita muito a vida das pessoas que moram no Brasil ou no exterior.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quer saber mais sobre ele? Então confira informações sobre como solicitar certidões online.

O que é um cartório e o Cartório 24 Horas

Informações sobre cartório

Os cartórios têm a obrigação de prestar um serviço público essencial à sociedade, que tem como principais objetivos:

  • Proporcionar segurança jurídica à vontade das partes, garantindo fé pública, valor probatório e força executiva judicial;
  • Assegurar a eternização dos atos, propiciar publicidade (tornar público) aos documentos, assim como possibilitar sua fácil e rápida reprodução;
  • Materializar a vontade das partes, em linguagem jurídica e escrita, com imparcialidade e respeito à lei;
  • Orientar seus usuários sobre as consequências de seus atos, visando evitar futuros litígios futuros.

Informações sobre o Cartório 24 Horas

O Cartório 24 Horas foi lançado em 2003 com o objetivo de prestar serviços de solicitação e entrega de certidões, de forma fácil, online e segura. A empresa possui solidez no mercado e confiabilidade, além de infraestrutura tecnológica para garantir a integridade, a confidencialidade e a inviolabilidade das certidões e das informações envolvidas.

O Cartório 24 Horas atua no Brasil e em mais de 90 países, sendo reconhecido pela Confederação dos notários e registradores do Brasil.

Confira como funciona a entrega de certidões no exterior.

Tudo é feito online mesmo?

Sim. Todo o processo de pedido de certidões é feito pela internet. Basta preencher um requerimento, com todos os dados necessários, e a equipe que trabalha no Cartório 24 Horas irá tratar de tudo para você.

Como funciona o Cartório 24 Horas

Funciona de maneira bem simples. Solicite sua certidão de forma segura e online. Para isso, acesse a opção “Para você” e clique em “Iniciar pedido”. Você deve indicar o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário com suas informações solicitadas no site (CPF ou CNPJ, nome, identidade, telefone com DDD e e-mail) e clique em “Avançar”.

Após optar por uma das formas de entrega: SEDEX, Carta Registrada ou FEDEX (para envios ao exterior), você deve concluir o pedido de certidões e efetuar o pagamento por boleto ou por cartão de crédito (Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior). No prazo informado, você vai receber sua certidão em sua residência ou no seu escritório.

Saiba como solicitar segunda via de certidão online.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

E se eu estiver fora do país?

Nada muda se você estiver no exterior. Você pode fazer a sua solicitação de certidão no Cartório 24 Horas estando em outro país, que eles fazem o envio para mais de 90 regiões.

Confira a lista de alguns dos países para onde o Cartório 24 Horas faz envio de certidões.

África do Sul Israel
Alemanha Itália
Angola Japão
Argentina Líbano
Austrália Luxemburgo
Áustria Macau
Bélgica Malásia
Bolívia Martinica
Canadá México
Chile Moçambique
China Noruega
Colômbia Nova Zelândia
Coréia do Sul Panamá
Dinamarca Paraguai
Emirados Árabes Unidos Peru
Espanha Polônia
Estados Unidos da América Portugal
Finlândia República Tcheca
França Rússia
Grã-Bretanha Suíça
Guadalupe Suriname
Holanda Tailândia
Hong Kong Turquia
Índia Ucrânia
Indonésia Uruguai
Irlanda Venezuela

Para ver a lista completa, confira os países disponíveis no site do Cartório 24 Horas.

Serviços oferecidos pelo Cartório 24 Horas

O Cartório 24 Horas oferece serviços de matrícula de imóvel atualizada, busca de bens, certidão de nascimento, de casamento e de óbito (simples ou de inteiro teor, com ou sem apostilamento), certidão de protesto (concentra os 10 cartórios de São Paulo/SP), entre outras.

Para saber todos os serviços oferecidos e certidões online, de acordo com o seu estado, é só pesquisar no site do Cartório para verificar se o que você precisa é disponibilizado.

Como pedir uma certidão com apostila de Haia

O Cartório 24 Horas também realiza Aposlilamento de Haia nas certidões de nascimento, de casamento, de óbito e certidões do Cartório de Registro de Imóveis.

Veja esse vídeo com o passo a passo para solicitar uma certidão online apostilada.

Prazo e preço para emissão de certidões

Os prazos para as certidões chegarem e os preços cobrados não são fixos, pois o custo varia de acordo com a região onde foi feita a solicitação.

Mas para saber quanto pagará pelo seu pedido, você pode realizar uma simulação clicando em “Conhecer preços e prazos”.

Veja o que já escrevemos sobre busca de certidões em Portugal.

Vale a pena pagar mais caro por segurança?

Acreditamos que sim, principalmente quando o assunto são documentos. Caso essas certidões sejam extraviadas, podem cair nas mãos de pessoas maliciosas, que podem fazer mau uso delas.

E que pode acontecer ao enviar certidões para o exterior?

Como dito, se não forem enviadas de forma segura, as certidões podem se extraviar, e a pessoa pode acabar perdendo os documentos e o dinheiro. O Cartório 24 Horas garante que isso não aconteça e nos informou que nunca aconteceu um extravio de certidão em envios para o exterior; a única coisa que aconteceu foi um pequeno atraso, que foi resolvido entre a empresa FedEx e o cliente.

Se você está se programando para morar fora do Brasil, vale a pena saber como fazer uma procuração, e dessa forma ter alguém que possa ajudar você em caso de urgência.

Como é feito o pagamento do Cartório 24 Horas

Para os pedidos com entrega no Brasil, o Cartório 24 Horas aceita o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito.

Já para os pedidos com entrega no exterior, além do boleto bancário e do cartão de crédito, o pagamento pode ser efetuado via Paypal.

Como asseguram o envio e pagamento do serviço?

O pagamento por boleto é confirmado pelo banco em até 48 horas, e pelo PayPal, pela própria plataforma.

Antes de enviar a certidão para os clientes do exterior, o Cartório 24 Horas envia a certidão digitalizada, para garantir a transparência do serviço.

Vantagens e desvantagens do Cartório 24 Horas

Vantagens

  • Funciona da mesma maneira dentro do Brasil ou para envios de certidões para o exterior;
  • Não é preciso perder tempo indo a um cartório físico, pois os serviços podem ser solicitados e pagos de forma online;
  • É possível fazer simulação para verificar os preços e os prazos para envio de certidões;
  • É possível solicitar certidões em todo o Brasil e receber certidões em diversos países;
  • Pode ser utilizado por pessoa física ou jurídica. O sistema de gestão Cartório 24 Horas Empresarial possui acesso exclusivo por login e senha, sem custo adicional;
  • É possível acompanhar o processo online;
  • O atendimento é personalizado;
  • Há formas de pagamento diferenciadas.

Desvantagens

  • O serviço pode não ser tão atraente para quem não tem habilidade com internet para fazer a solicitação e o pagamento de forma online;
  • Não é possível tirar suas dúvidas na hora, tendo em vista que nem sempre há alguém do atendimento disponível para esclarecê-la, assim como no contato físico;
  • Alto custo.

O cartório 24 Horas é seguro e confiável?

Sim. Como vimos, o Cartório 24 Horas está no mercado desde 2003 e busca aprimorar sempre seus serviços, utilizando maneiras seguras para enviar documentos e certidões para o Brasil e para o exterior e prezando pela segurança de seus clientes. Segundo informações presentes no Facebook, o Cartório 24 Horas emitiu mais de meio milhão de certidões online.

Você pode ficar seguro para enviar certidões pelo Cartório 24 Horas. Para fazer o envio das certidões para o exterior, a empresa utiliza os serviços da FEDEX, conhecida mundialmente. Essa empresa emite um número para rastrear o envio a cada etapa da entrega, incluindo a previsão de recebimento no local indicado pelo cliente.

O site é seguro e possui um cadeado ao lado da HTTP, indicando que suas informações, como senhas e números de cartões de crédito, permanecem privadas quando são enviadas para esse site.

Mas é comum ficarmos na dúvida também sobre a credibilidade antes de conhecermos os serviços de determinada empresa. Por isso, a pesquisa prévia é fundamental. E para comprovarmos que o Cartório 24 Horas é confiável, em julho de 2019 realizamos pesquisas sobre a reputação da empresa no Reclame Aqui e também verificamos reviews de clientes sobre o serviço oferecido. Confira.

Reclame Aqui

O Cartório 24 Horas está com avaliação regular no Portal Reclame Aqui . No geral, foram feitas 250 reclamações sobre o serviço prestado por esta empresa e 248 foram respondidas. No entanto, menos da metade dos clientes que avaliaram a empresa fariam negócio com ela novamente.

Reviews de utilizadores

No site do Cartório 24 Horas e no Facebook é possível ter acesso a depoimentos de pessoas satisfeitas com o serviço após o recebimento de seus documentos. Veja alguns deles:

“Eu também fiz pedido de certidão para ser entrega na aqui Suécia e o serviço foi excelente, as vezes que enviei e-mail com alguma dúvida fui prontamente respondida, muito cômodo usar o site. Obrigada e recomendo o serviço.” –  Gleicy Kelly, no Facebook;

“Obrigado! O atendimento do Cartório 24 Horas é excelente. Recomendo a qualquer um.” – Daisy Marques da Silva, no site do Cartório;

“Agradeço a toda equipe do CARTÓRIO 24 HORAS pela dedicação e agilidade nos processos. Recebi com sucesso minha certidão de nascimento e tudo isso dentro do prazo combinado. Estou muito satisfeito e desejo sucesso pra todos vocês.” – Afonso Garces Sampaio, no site do Cartório.

Prêmio Philips

Além disso, o Cartório 24 Horas, recebeu, em maio de 2007, o Prêmio Philips de Simplicidade.

Atendimento do Cartório 24 Horas

Caso você tenha alguma dúvida, poderá entrar em contato com o Cartório 24 Horas enviando uma mensagem pelo site ou ligando diretamente para o telefone 0800 7071 772, que funciona de segunda a sexta das 9h00 às 16h30. Porém, é importante saber que só são aceitas ligações do Brasil.

Além desses contatos, você pode falar com o Cartório 24 Horas pelo Facebook, e-mail e WhatsApp (55 41 99177-8847).

Viu como é bem fácil solicitar segunda via de certidão sem ter que sair de casa? Você já utilizou o serviço? Então, conte pra gente o que achou!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.