Segunda via de certidão: saiba como e onde solicitar

Europa  / 

Provavelmente você já precisou tirar segunda via de certidão, seja de nascimento, de casamento ou de óbito. Neste artigo, você verá informações sobre quem pode solicitar, como e onde fazer cada uma delas, os custos e os procedimentos necessários.

Diferença entre primeira via e segunda via de certidão e onde solicitar cada uma

De acordo com o portal de Registro Civil, a primeira via de uma certidão é expedida somente no momento em que se é registrado o nascimento, o casamento ou o óbito, e só é possível fazê-la no cartório.

Depois de o cartório fazer o procedimento, o documento que comprova o registro é entregue ao cidadão (esta é a primeira certidão).

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Se você precisar de uma nova cópia oficial do documento, pode solicitar uma segunda via de certidão, diretamente no cartório ou pela internet, no site do Registro Civil ou do Cartório 24 Horas, o que facilita muito a vida de quem não tem tempo de ir a um cartório ou mora no exterior.

Saiba se o Cartório 24 Horas é confiável no artigo que escrevemos sobre o tema.

Posso solicitar do exterior?

Sim, como vimos, é possível solicitar segunda via de certidão pela internet. Basta acessar um dos sites mencionados, preencher as informações requeridas, optar pela forma de entrega da certidão, fazer o pagamento no valor informado e aguardar o prazo para que a segunda via chegue em sua casa.

Você pode acompanhar o seu pedido pelo código que lhe é enviado no momento da finalização da solicitação.

Tipos de segunda via de certidão e quem pode solicitar

A segunda via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito (simplificadas, de inteiro teor, apostiladas ou não) é a mais solicitada.

Qualquer pessoa pode solicitar segunda via de certidão, tendo em vista que as certidões são documentos públicos. Mas é importante que a pessoa que for fazer essa solicitação saiba todas as informações da certidão que solicitará.

Caso você possua familiares com cidadania portuguesa, talvez seja interessante saber como realizar a busca de certidões em Portugal.

Como solicitar segunda via de certidão: procedimentos

Como vimos, não é necessário ir até um cartório para solicitar segunda via de certidão de nascimento, casamento ou óbito; é possível realizar o procedimento online de maneira simples. Confira a seguir o procedimento.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Registro Civil

Acesse o site do Registro Civil, o portal oficial do registro civil brasileiro. Nele, você consegue solicitar a certidão de nascimento, de casamento e de óbito; basta escolher o tipo de sua certidão e seguir o passo a passo adiante.

Como solicitar segunda via de certidão de nascimento

Selecione “Certidão de nascimento”, informe o cartório e sua localização e insira os dados da pessoa registrada, incluindo sua filiação. Depois, indique os dados do registro que estão presentes na certidão e na identidade.

Em seguida, escolha o tipo de certidão que você deseja receber: em papel (pelos Correios em sua residência) ou em formato digital (por e-mail). Revise seus dados e confira o valor a pagar.

Faça o seu login ou crie uma conta, revise o valor do pedido e escolha a opção do frete para certidões impressas. As certidões digitais são enviadas por e-mail em até cinco dias. Escolha a forma de pagamento: cartão de débito ou crédito ou boleto bancário. Após efetuar o pagamento, o cidadão deve acompanhar o andamento do pedido pelo site.

O cartório tem o prazo de até cinco dias úteis para preparar sua certidão e comunicar ao Registro Civil. Após esse prazo, seu pedido será postado e você poderá acompanhá-lo com o código de rastreio no site dos Correios ou receber sua certidão pelo e-mail informado.

Como solicitar segunda via de certidão de casamento

Selecione “Certidão de casamento”, informe o cartório e sua localização, além dos nomes dos cônjuges e da data do casamento. Depois, preencha os dados do registro que estão presentes na certidão e na identidade. Escolha o tipo de certidão que você deseja receber, revise os dados e confira o valor cobrado.

Em seguida, faça seu login no site ou crie uma conta. Revise o valor do pedido e escolha a opção do frete para certidões impressas. As certidões digitais são enviadas para o e-mail fornecido. Escolha a forma de pagamento: cartão de débito ou crédito ou boleto bancário.

Após realizar o pagamento do pedido, acompanhe seu andamento através de sua conta do site Registro Civil.

Caso pretenda morar no exterior, veja como fazer uma procuração e ter alguém que possa ajudar você em caso de urgência.

Como solicitar segunda via de certidão de óbito

Selecione a opção “Óbito”, informe os dados do cartório e, em seguida, o nome do falecido e a data do óbito. Inclua a filiação e insira os dados do registro. Escolha o tipo de certidão que você deseja receber, revise os dados e confira o valor cobrado.

Efetue seu login no site ou crie uma conta. Revise o valor do pedido e escolha a opção do frete para certidões impressas. As certidões digitais são enviadas para o e-mail fornecido. Escolha a forma de pagamento: cartão de débito ou crédito ou boleto bancário e efetue-o.

Após realizar o pagamento do pedido, acompanhe seu andamento através de sua conta do site Registro Civil.

Cartório 24 Horas

Também é possível fazer a solicitação da segunda via de certidão no site do Cartório 24 Horas. Para isso, você deve clicar na opção “Para você” e depois em “Iniciar pedido”. É importante indicar o cartório em que o documento está registrado e preencher o formulário com suas informações no site (CPF ou CNPJ, nome, identidade, telefone com DDD e e-mail). Depois disso, clique em “Avançar”.

segunda via certidao site

Opte por uma das formas de entrega: SEDEX, Carta Registrada ou FEDEX (para envios ao exterior), conclua a solicitação de certidões e realize o pagamento por boleto ou por cartão de crédito (Paypal apenas disponível para pedidos com envio ao exterior).

Você vai receber sua segunda via de certidão em sua residência ou no seu escritório dentro do prazo informado.

Certidão apostilada

Durante o preenchimento do pedido online, haverá a opção de pedir apostilada. Basta selecionar essa opção.

Outras formas de solicitar segunda via de certidão

Quem não tem tanta habilidade com internet ou prefere solicitar segunda via de certidão por outro método, tem outras opções: no cartório, levando toda a documentação solicitada, pelos Correios, por meio do preenchimento de um formulário do Cartório Postal e do pagamento de uma taxa para emitir o documento, ou por meio de um correspondente jurídico qualificado para esse trabalho.

Descubra o que é e quando fazer uma retificação de certidão.

Prazo para a entrega da segunda via de certidão

O prazo para que a segunda via de certidão fique pronta e seja enviada varia de acordo com a região do Brasil e para onde ela deverá ser enviada. No site Registro Civil, você pode acompanhar o pedido cinco dias após o seu pagamento, por meio do site dos Correios ou do Registro Civil.

Já no site do Cartório 24 Horas, você pode realizar uma simulação e, assim, verificar os prazos para saber mais ou menos o tempo que irá demorar para receber sua documentação.

Confira como funciona a entrega de certidões no exterior.

Quanto custa para solicitar segunda via de certidão

Os valores dos serviços oferecidos pelo Cartório 24 Horas não são fixos e variam com base em cada região do Brasil e com o destino das certidões. Você deve realizar uma simulação no site para verificar quanto pagará pela segunda via de certidão solicitada.

Com relação aos valores das certidões retiradas no site Registro Civil, o portal oficial informa que eles são praticados de acordo com a tabela de custas e emolumentos da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG). Dessa forma, segundo o portal, o valor da certidão praticado no balcão físico do cartório é o mesmo do presente no site. O frete não está incluso nestas custas.

Para receber, por exemplo, a segunda via apostilada e impressa da certidão de nascimento no Rio de Janeiro, o site cobra:

No entanto, é necessário fazer a simulação para saber quanto irá pagar pela segunda via de certidão.

Agora que você já sabe tudo sobre a segunda via de certidão, já pode reunir a documentação e emitir a sua. Ficou com alguma dúvida? Faça o seu comentário!

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.