Estações do ano na Europa: veja como são e compare com o Brasil

Europa  / 

A Europa está no Hemisfério Norte e, por isso, as estações do ano na Europa são invertidas em relação ao Brasil e a outros países do Hemisfério Sul.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Quando nos países europeus o frio está no auge, no países da América do Sul é o calor que se faz presente, bem como quando a primavera traz abundância da natureza no Brasil, por exemplo, em Portugal é o outono que, com muito vento e chuva, derruba as folhas das árvores.

Isso tudo para dizer que as estações do ano na Europa são diferentes das do Brasil.

Como é a divisão das estações do ano na Europa

As estações do ano na Europa se dividem conforme abaixo:

Hemisfério Norte (Europa)

  • Primavera: 21 Março até 20 Junho;
  • Verão: 21 Junho até 20 Setembro;
  • Outono: 21 Setembro até 20 Dezembro;
  • Inverno: 21 Dezembro até 20 Março.

Hemisfério Sul (Brasil)

  • Primavera: 21 Setembro até 20 Dezembro;
  • Verão: 21 Dezembro até 20 Março;
  • Outono: 21 Março até 20 Junho;
  • Inverno: 21 Junho até 20 Setembro.

Conheça um pouco de cada estação da Europa

A maioria dos países da Europa possuem estações do ano muito bem definidas. Mesmo que você não se atente às estações do ano na Europa, ao desembarcar em um país europeu você terá certeza em qual estação do ano você estará.

A primavera

Na primavera as árvores florescem, os dias são mais longos e quentes e, na maioria das vezes, ventosos. O vento é presença garantida na primavera da Europa, apesar de ser um vento agradável que em nada se compara aos fortes e gelados ventos do inverno. A maioria dos europeus considera a Primavera a melhor estação de todas.

O verão

Assim que acabar a primavera, o verão dará as caras e você também vai perceber com facilidade. Há um intenso aumento nas temperaturas e em Portugal os termômetros chegam facilmente aos 40ºC. Os dias são extremamente longos e, não raramente, o sol se põe pelas 22 horas.

Em alguns países da Europa as cidades sofrem com o calor intenso e um clima muito seco, como Milão, na Itália e Madrid e Sevilha na Espanha. Porém, em países como Finlândia, as temperaturas não passam de 25 graus. O ponto alto de calor no verão europeu é Agosto.

verao na europa

O outono

Começa a dar sinais de que o frio está chegando e a paisagem muda completamente. As folhas caem e as árvores ficam completamente secas. Alguns países da Europa sofrem com muita chuva, nesta época, e outros com temperaturas já muito baixas. Uma das coisas belas de se apreciar no outono europeu são as cores da paisagem, a mistura do marrom e amarelo das folhas, com o que ainda sobrou do verde.  O sol do outono na Europa se põe às 17h e os dias são mais escuros e frios, em uma clara preparação para o inverno.

O inverno

No inverno os mais desavisados sofrem. Você pode investir tranquilamente em uma jaqueta impermeável, em uma boa bota de couro e um guarda-chuva reforçado, pois vai usar por mais de seis meses por ano (outono e inverno).

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O inverno na Europa é frio, muito frio, neve, dias curtos. Em países como Inglaterra e Áustria, 4 horas da tarde já é noite. Em outros países a chuva também é intensa.

Dificuldades do inverno nos países de frio rigoroso

O inverno, em alguns países europeus mais ao norte, se apresenta de forma violenta. É comum que nevascas intensas sejam capazes de fechar estradas e causar alguns transtornos, porém os europeus não ligam muito para isso e são, de maneira geral, bem preparados para o frio.

Em Portugal você encontra neve na Serra da Estrela (centro do país) e pode até esquiar. Veja como são as estações do ano em Portugal.

A Suécia é também um dos países da Europa mais afetado pelo frio, veja como é o clima da Suécia aqui.

inverno na europa

E a neve na Europa?

Importante ressaltar que a neve, apesar de linda, é uma chuva e, sendo uma chuva, deixa tudo molhado e enlameado.

Para quem nunca teve a oportunidade de morar em um lugar onde neva, é comum que aconteça uma certa decepção, pois no dia a dia o excesso de neve e o frio prolongado são obstáculos para quem precisa sair de casa.

Dificuldades no verão

Porém, no verão os problemas também são grandes. Em alguns países europeus é recorrente o aparecimento de incêndios. Ano após ano, por conta do verão muito quente e seco, o fogo se apresenta e queima tudo o que encontra pela frente. Muitas pessoas sofrem com a desidratação devido às temperaturas elevadas, especialmente os idosos.

Veja a temperatura média de alguns países da Europa

Espanha

Primavera 20 graus, Verão 30 graus, Outono 17 graus, Inverno 8 graus.

Na Espanha podemos perceber uma variação muito grande de temperatura de acordo com a região. Se no Verão, em pleno agosto você está em Madrid, a temperatura superando os 30 graus, a sensação de uns mais 5 graus, pois é um clima seco, e você vai para cidade de Santander ou para região da Galícia, vai encontrar os termômetros marcando 20 graus ou até menos.

Saiba tudo sobre o clima da Espanha e as estações do ano na Espanha aqui.

Itália

Primavera 15 graus, Verão 27 graus, Outono 12 graus, Inverno 9 graus.

Outro país europeu cuja temperaturas variam e muito de acordo com a região. Milão, por exemplo, no Verão, faz com que você tenha a sensação de estar dentro de um forno, e quando chega à primavera a temperatura despenca, e nos últimos anos, é possível ver a neve em fevereiro, no Inverno. Confira o relato completo de como são as estações do ano na Itália aqui.

Áustria

Primavera 15 graus, Verão 26 graus, Outono 10 graus, Inverno -7 graus.

A temperatura média varia de acordo com a cidade, no caso da Áustria, por exemplo, quanto mais próximo da montanha, as temperaturas, em geral, serão mais baixas que as médias.

França

Primavera 15 graus, Verão 25 graus, Outono 9 graus, Inverno 9 graus.

As temperaturas na França quando fogem da média tendem a ser menores. Mais frio no Outono, no Inverno e também na Primavera. Além de muitos dias chuvosos.

Inglaterra

Primavera 10 graus, Verão 22 graus, Outono 8 graus, Inverno 4 graus.

O país é conhecido pelo céu cinza e as temperaturas baixas. Até mesmo no Verão, em grande parte das cidades o clima é ameno.

Veja aqui como é a temperatura em Londres e a melhor época para visitar a capital inglesa.

O que é bom e ruim nas estações do ano na Europa

É fundamental conhecer bem as estações do ano na Europa, melhor, da cidade que você pretende visitar, para aproveitar ao máximo sua viagem.

Se a ideia não é ver neve, evite o Inverno. Pois normalmente faz muito frio em praticamente todas as cidades da Europa. Para brasileiros, podemos dizer que em algumas o frio é insuportável. Além do forte vento.

A Primavera pode ser a estação perfeita para visitar a Europa. O clima ameno é predominante em quase todas as cidades. O dia começa a ficar mais longo e o calendário de atrações começa a ficar recheado.

Saiba qual é a melhor época para se mudar para a Europa aqui.

Já no Verão, que seria perfeito para quem gosta de calor, podendo evitar as cidades que apresentam temperatura muito alta, pode acabar sendo uma cilada. Se trata do momento de férias dos europeus, o que significa que todos os lugares turísticos estarão lotados e, em consequência, tudo é muito mais caro nesta época do ano.

Sem falar que no Verão na Europa muitos europeus fecham seus negócios para férias. Você vai dar de cara com muitos papéis na porta de pequenos comércios dizendo “fechado para férias, voltamos dia tal”. Em compensação, é o momento em que “tudo acontece”, festivais, shows, exposições, eventos.

O Outono também pode ser uma boa opção, desde que você não escolha países cuja temperatura média é mais baixa e que não tenha como característica chuvas nesta época do ano. Os dias também serão mais curtos.

Se você quer ver a neve

Agora, se o seu objetivo é vir para Europa curtir o inverno e ver a neve, venha no fim do Outono, início do Inverno.

Porém, pesquise bem países como Espanha, por exemplo, com as mudanças climáticas, a neve “chega” cada vez mais tarde durante o Inverno.

E claro, prepare-se, pois aquele casaco que você tem usado no inverno no Brasil não será suficiente para proteger o seu corpo do frio na Europa.

O importante é usar uma blusa térmica, para proteger o peito do frio, sapatos com sola de borracha, luvas, meias apropriadas para o inverno europeu, gorro e claro, o casaco adequado. Dessa maneira você poderá curtir o inverno.

Veja também como arrumar mala para Europa e a nossa sugestão de cidades da Europa mais baratas para viajar.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.