Temperatura em Londres: conheça o clima e a melhor época para viajar

Inglaterra  / 

Falar do clima por aqui é praticamente inevitável. Todo mundo comenta sobre isso o tempo todo e é um excelente tema para iniciar uma conversa, principalmente com pessoas desconhecidas. Mas a temperatura em Londres também faz parte do diálogo diário entre vizinhos, mesmo os de longa data.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Seja para viajar a turismo ou planejar sua mudança, é muito importante entender um pouco mais sobre a temperatura em Londres. Ficou curioso? Então acompanhe o nosso artigo.

Temperatura em Londres: entenda como é

Para começar a explicar, de forma simples, as estações do ano são opostas às brasileiras. De dezembro até meados de março é o inverno, de março até junho é a primavera, junho a setembro temos o verão e de meados de setembro até dezembro é o outono.

Se você pretende morar na Inglaterra, eu preciso dizer que o clima aqui é bastante imprevisível. Ou seja, no meio do verão você pode ter um dia bem frio e, de repente, temperaturas altas no dia seguinte. Pior do que isso é que também é muito comum que a temperatura em Londres varie durante o mesmo dia: nuvens, chuva, frio, calor e sol. A sua saúde agradece!

As variações não chegam a ser tão extremas na capital, mas por ser uma ilha, as coisas podem mudar de uma hora para a outra.

Como são as estações do ano?

De maneira geral, as estações são bem definidas, sem variações extremas. Uma curiosidade interessante é que Londres tem a chamada ilha de calor urbano. Quer saber o que isso significa? A temperatura no centro de da capital inglesa chega a ser alguns graus superior à dos subúrbios fora da cidade. Por isso, Londres tem as temperaturas mais quentes do Reino Unido. Acompanhe:

Primavera

A temperatura em Londres durante a primavera varia entre 2°C e 19°, em média. Talvez o maior problema aqui seja a chuva. É uma época mais chuvosa, mas acredito que seja a estação do ano preferida pelos londrinos, já que as temperaturas são mais agradáveis, nem tão frio e nem tão quente.

Os dias começam a ficar mais longos. O sol nasce por volta das 6h30 da manhã e escure às 18 horas. Como não é tão frio e as árvores começam a renascer após o inverno rigoroso, não dá para negar que é uma época muito bonita.

Verão

Os meses de julho e agosto são os picos do verão, com dias bem quentes. Mas, no geral a temperatura em Londres nessa época do ano não se compara com o que gente conhece no Brasil. Ainda sim, é uma época perfeita para viajar. Como o calor é menos intenso, mas ainda sim muito agradável, é o período ideal para curtir o que a cidade oferece.

Para quem mora na capital também é uma excelente oportunidade para aproveitar e visitar parques, aproveitar os festivais de verão espalhados pela cidade, andar de bicicleta e bater muita perna.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

verão em Londres

No geral, a temperatura em Londres tem uma variação menor durante o verão, entre 16° C a 21° C, mas claro que em alguns dias a temperatura pode beirar os 30° C. O clima também é mais úmido. E sabe o que é o melhor do verão? Os dias longos! O sol amanhece antes das 5 horas da manhã e começa anoitecer a partir das 21 horas. Além disso, o horário de verão começa em março, o que faz o dia durar ainda mais!

Conheça as festas de verão na Europa.

Outono

Depois de um verão agradável é hora de ver os termômetros começarem a cair, uma espécie de preparação para o que está por vir! A partir de outubro a temperatura em Londres varia em média de 5°C a 20°C e vai diminuindo gradativamente até o inverno. O sol nasce às sete horas da manhã e se põe às 18 horas.

outono em Londres

Saiba qual a melhor época para mudar para a Europa.

Inverno

Os meses mais frios são registrados entre dezembro e março, mas janeiro e fevereiro são considerados os piores meses do ano. A temperatura em Londres, no entanto, não é extrema, mas para quem não está acostumado com o inverno Londrino, é bom estar preparado. Ainda sim, não chega a ser um dos mais frios do mundo.

A neve ocorre entre quatro ou cinco vezes por ano, em especial entre dezembro e fevereiro. Esse ano, por exemplo, os londrinos viram neve em março e abril. Mas não se preocupe porque isso acontece raramente! A média de temperatura varia entre 1°C e 8°C, no entanto os termômetros podem registrar temperaturas negativas em alguns dias.

O ruim dessa estação é que os dias são bem mais curtos do que no verão, ou seja, amanhece depois das 8 horas da manhã e começa a escurecer novamente depois das 16 horas. Além disso, como venta bastante, a sensação térmica pode ser mais gelada do que o termômetro marca.

Chuva

Ao contrário do que muitos pensam, a média de chuvas em Londres é menor do que em muitas outras capitais. A diferença é que aqui você vai ter um número maior de dias nublados e com garoa do que na maioria das outras cidades, incluindo Berlim. Ou seja, o céu fica nublado e há a presença de uma garoa fina durante muitos dias do ano.

As chuvas são bem regulares durante todo o ano, mas são mais frequentes durante a primavera.

Temperatura em Londres: viajar a turismo

Na minha opinião, a melhor época para viajar para Londres é no verão, com os dias bem longos e as temperaturas altas, perfeito para curtir tudo o que a cidade oferece. Mas a partir de abril também é uma boa época, já que as temperaturas estão um pouco mais altas e tem menos risco de chover (muito).

Mas se você gosta de frio, se programa para viajar entre setembro e dezembro. A temperatura em Londres ainda não é tão baixa e os pontos turísticos estão menos lotados de turistas.

Independente da época do ano, Londres possui atrações para todos os gostos e estações, seja no inverno ou verão. Conheça Londres.

Você também pode ler nosso artigo sobre os museus em Londres e os museus gratuitos.

Regras

A regra principal para quem viaja ou mora na Inglaterra é estar preparado. Sempre! Isso significa que é preciso andar sempre com um guarda-chuva e uma jaqueta mais quentinha.

Itens obrigatórios de um guarda-roupa londrino são:

  • Jaqueta corta-vento;
  • Casaco com capuz impermeabilizado, que ajuda e muito naqueles dias que garoa fina;
  • Casacos bem pesados para o inverno;
  • As famosas galochas ou outros calçados à prova d’água;
  • Luvas;
  • Cachecol;
  • Gorro.

Também é importante tomar cuidado com a pele, especialmente nos dias mais frios, e com vento. Abuse dos hidratantes de pele e lábios. Para as mulheres, o batom costuma ajudar a evitar que a boca rache ou seque demais.

Não esqueça de cuidar da saúde, especialmente durante o inverno. Leia nosso artigo completo sobre como morar na Inglaterra.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Andrea é uma jornalista curitibana que uniu a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, África e Ásia. Ao lado do filho e do marido foi morar no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a produção de conteúdo e os passeios pelo Reino Unido.