Comidas típicas da Inglaterra: conheça as delícias da culinária inglesa

Nada mais gostoso do que conhecer a culinária de diferentes países, não é mesmo? Por isso, quem quer conhecer a terra da Rainha não pode deixar de provar as comidas típicas da Inglaterra.

A culinária inglesa tem má fama, principalmente entre os italianos e franceses. Mas, isso é passado. Para acabar com essa injustiça, preparamos uma lista com 15 comidas típicas da Inglaterra que são uma delícia. Não importa se você gosta mais de pratos salgados ou doces, a lista contém comida para todos os gostos. Vamos conhecer?

15 comidas típicas da Inglaterra que você precisa conhecer

As trocas culturais durante o Império Britânico influenciaram diretamente a culinária inglesa. Sendo assim, as comidas típicas da Inglaterra têm influências, principalmente, das culinárias indiana e da comida francesa. Por exemplo, o curry, típico indiano, hoje está presente em muitos pratos tipicamente ingleses.

Os ingredientes base são normalmente, batatas, carnes de caça, peixes e salsichas. Os doces e o bolo inglês são outros pratos tradicionais que representam muito bem o país.

Outra característica interessante, é que diferente do Brasil, na Inglaterra o jantar é a principal refeição, o que reflete nas comidas.

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Veja abaixo as principais comidas típicas da Inglaterra.

Fish and Chips

O Fish and Chips (peixe com batata frita) é com certeza o prato mais famoso da culinária inglesa e é um símbolo das comidas típicas da Inglaterra. Para se ter uma ideia, estima-se que são vendidos 382 milhões de fish and chips anualmente no país.

fish and chips

O filé de peixe empanado com batatas fritas é muito popular em bares e restaurantes e é conhecido por ser uma comida de rua. O peixe, normalmente bacalhau, haddock ou linguado, é empanado em massa especial e frito na gordura bem quente. Já as batatas são fritas duas vezes, para garantir a crocância por fora e são cortadas em palitos grossos.

Confira também nossa lista de comidas “europeias” que só existem no Brasil.

Full English Breakfast

É praticamente obrigatório viajar para a Inglaterra e experimentar o café da manhã típico inglês. A refeição contém bacon, linguiça, ovo frito, feijão assado em molho de tomate, tomates fritos ou grelhados, torrada, cogumelos salteados e linguiça preta de sangue (chouriço) para completar.

full english breakfast

É um prato reforçado, por isso, em muitos pubs e cafés no país ele é servido o dia todo, podendo até mesmo substituir o almoço. Além disso, não é costume tomar um café da manhã completo no dia a dia, apenas nos finais de semana e feriados.

Bangers and Mash

O Bangers and Mash é uma comida típica da Inglaterra que é servida nos pubs e também muito consumida nas casas das famílias inglesas. Ele é um prato típico de inverno servido de salsichas acompanhadas de purê de batatas, ervilhas cozidas e molho de cebola caramelizada.

bangers and mash

Toad in the hole

Outro prato típico inglês é o Toad in the Hole, que é preparado com salsichas ou linguiças e massa. Depois de dourar as salsichas ou linguiças, que devem ser de alta qualidade, elas são colocadas em uma travessa e cobertas pela massa.

O prato vai ao forno até que a massa esteja bem crocante. É servido com molho de cebola ou o suco da carne. Também pode ser acompanhado de cebola roxa e molho madeira.

Conheça também as principais comidas típicas da Holanda e seus pratos mais famosos.

Beef Wellington

Uma das comidas típicas da Inglaterra mais conhecidas é o Beef Wellington. Ele consiste em um filé mignon envolto em patê, purê de cogumelos e/ou presunto de parma e coberto com uma camada de massa folhada. O filé é assado e servido bem rosado, com molho de vinho tinto.

beef wellington

O prato é muito comum nas casas e restaurantes e, apesar de a origem de seu nome ser desconhecida, acredita-se que o prato foi criado para celebrar o primeiro Duque de Wellington, Arthur Wellesley, e a vitória na Batalha de Waterloo. Independente de sua origem, o prato com certeza é uma delícia.

Sunday Roast

Entre as comidas típicas da Inglaterra, estão os assados de domingo. Em todo o país, domingo é dia de comer um assado. Ele pode ser carne de boi, frango, cordeiro, porco, ou até mesmo opções vegetarianas.

Os assados são normalmente acompanhados de batatas, cenoura, brócolis, couve de Bruxelas, ou outro vegetal, molho encorpado feito dos sucos da carne.

Além disso, dependendo do tipo do assado usado, existem alguns acompanhamentos especiais. Por exemplo, o Roast Beef (carne de boi) é feito normalmente com molho de raiz forte, mostarda inglesa e é acompanhado de um Yorkshire Pudding.

Confira aqui 18 comidas típicas da Itália que você precisa provar.

Yorkshire Pudding

Este é o acompanhamento clássico do Roast Beef. Ele é uma espécie de “pudim”, mas que não é doce. O Yorkshire Pudding é uma massinha, feita a base de farinha de trigo, leite e ovos que é assada com a gordura da carne. Ele fica crocante, leve e é realmente adorada pelos ingleses.

Yorkshire pudding

O Yorkshire Pudding é consumido durante a refeição principal ou como entrada. Mas, se você quiser transformá-lo em sobremesa, também é possível. Basta adicionar sorvete ou uma geleia.

Bubble and Squeak

o Bubble and Squeak é um prato “típico de segunda-feira”. Isso porque, normalmente, ele é feito com as sobras do assado de domingo. Esse prato consiste em uma espécie de panqueca feita com legumes, verduras ou raízes como cenoura, brócolis, ervilha, repolho, fritos com purê de batata.

É servido com um ovo frito, ou com sobras da carne assada na véspera.

Scotch Eggs (Bolovo Inglês)

Essa é a estrela dos piqueniques ingleses, além de estar presentes em festas e ser consumido como um lanche rápido. É uma massa frita ou assada de carne, ou salsicha com temperos e farinhas. No meio, há um ovo cozido mole.

Aproveite e confira as melhores comidas típicas de Portugal.

Shepherd’s Pie/ Cottage Pie

Outra comida típica da Inglaterra é o escondidinho à inglesa. Este é um prato típico de inverno, pois esquenta e satisfaz. O prato é feito com uma camada de carne moída dourada na cebola, e alguns vegetais como cenoura e ervilhas, que dão mais consistência ao prato.

Quando a carne usada é de cordeiro, o prato é chamado de Shepherd’s Pie. Já, quando usada carne de boi, chama-se Cottage Pie.

A carne é coberta com purê de batatas e queijo ralado por cima. O prato vai ao forno para dourar e ficar quentinho. É servido com pedaços de pão.

Aproveite e conheça as bebidas tradicionais e comidas típicas da Irlanda.

Pratos doces

Toda refeição na Inglaterra que se preze é acompanhada de uma sobremesa. Para descobrir quais são as comidas doces típicas da Inglaterra, acompanhe a nossa lista a seguir:

Summer Pudding

O Summer Pudding é uma das sobremesas mais famosas da Inglaterra. Isso porque, no verão, as frutas vermelhas nascem em abundância no país e são elas a base para o doce. Ele é um pudim feito com pão italiano adormecido, açúcar e frutas vermelhas, como framboesa, amoras, morangos e cerejas.

Além disso, esse é um prato típico do verão. Dificilmente você encontrará restaurantes que o oferecem no inverno.

Veja aqui os 12 melhores doces portugueses que você precisa provar.

Apple Pie e Banoffee Pie

As tortas doces também fazem parte das sobremesas inglesas. A apple pie é uma torta recheada com maçãs caramelizadas e canela, já a banoffee pie é recheada com caramelo e banana.

Scones

A Inglaterra é muito conhecida pelo tradicional chá das cinco. O chá é acompanhado por biscoitos com geleia ou manteiga, além de bolachinhas, sanduíches e os tradicionais scones.

Scones comidas típicas da Inglaterra

O Scone é um pãozinho bem típico da Inglaterra e rápido de fazer. A massa básica tem poucos ingredientes: farinha, açúcar, sal, leite e manteiga. Eles podem ser servidos com manteiga, geleia ou creme de nata. Além disso, é possível incrementar os scones adicionando à massa frutas secas, normalmente passas, mirtilos, groselha ou chips de chocolate.

Confira também 13 doces típicos da França que você precisa experimentar.

Bolo inglês

Outra delícia que não pode faltar no chá das cinco é o famoso bolo inglês. Ele é um bolo simples, que leva bastante manteiga e açúcar e é recheado com frutas cristalizadas, uvas-passas e frutos secos. Ele é muito parecido com um panetone.

Eton Mess

O Eton Mess é outra sobremesa típica da Inglaterra que consiste em um merengue quebrado com chantilly e morangos. Ele costuma ser servido em partidas de críquete no dia 4 de junho ou depois do British National Day, para celebrar o aniversário do rei George III.

Conheça aqui os 15 melhores doces italianos simplesmente irresistíveis.

Dicas finais

Viu só como a culinária inglesa é rica? As comidas típicas da Inglaterra são deliciosas e podem agradar a todos os gostos, com exceção dos vegetarianos, é claro! Agora você pode planejar sua viagem para o país sem medo.

Sua intenção é morar na Inglaterra? Então leia esse artigo que escrevi e saiba tudo!

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube