Levanta a mão quem nunca ouviu falar de um dos pratos britânicos mais famosos no Reino Unido, e no mundo, o fish&chips? Uma das comidas mais pedidas nos pubs ingleses, esse e outros pratos dizem muito sobre como é a base principal da alimentação na Inglaterra.

Claro, nós não estamos falando de comidas super exóticas como vemos em muitos países asiáticos, por exemplo. Mas, ainda sim, a adaptação alimentar de um brasileiro aqui na Inglaterra pode não ser das mais digestas. Para ajudar, resolvi escrever um pouco da minha visão, e experiência, de como é a rotina alimentar no país e outros tópicos interessantes. Vamos lá?

Como é a alimentação na Inglaterra?

A Inglaterra tem vários pratos típicos e alcançou uma reputação culinária invejável. Na verdade, alguns dos maiores chefs do mundo são do país, como o famoso Gordon Ramsay, que apesar de ter nascido na Escócia, foi criado desde criança na Inglaterra. Outros nomes de destaque são Jamie Oliver, Marcus Wareing, Thomasina Miers e Marco Pierre White.

Como mencionei acima, a culinária inglesa não tem nenhum prato exótico. Aliás, a alimentação na Inglaterra é básica, bastante simples, influenciada pelas tradições e culturas do Império Britânico. Para se ter ideia, no passado a comida inglesa era uma das melhores do mundo.

Eu, particularmente, acho a comida inglesa bastante pesada, já que os pratos sempre têm muita batata e massas, assadas e fritas. Os molhos também são gordurosos e, em alguns casos, com gosto bastante forte. Obviamente, gostar de uma comida é algo muito particular, então cuidado para não tomar a minha opinião como verdade única. O importante é experimentar e tirar a sua própria opinião.

Influências de diversas culturas

Também é importante lembrar que a comida inglesa é, e sempre foi, influenciada por várias culturas. Por exemplo, dos normandos vieram as especiarias como canela, açafrão, noz-moscada, pimenta e gengibre. Já os chineses levaram a amadíssima tradição do chá da tarde e, dos indianos, os britânicos adotaram o curry, que hoje pode ser definida como tipicamente inglesa.

Aliás, o que não falta na Inglaterra são restaurantes indianos, em vasta quantidade nas cidades grandes, mas que também podem ser encontrados em cidades menores.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Onde eu moro na Inglaterra, por exemplo, uma pequena cidade de 25 mil habitantes, tem ao menos 3 restaurantes com comida indiana e uma tailandesa.

Comidas típicas da Inglaterra

Algumas das comidas típicas da Inglaterra são:

  • Fish&chips (peixe e batata frita): peixe empanado (bacalhau, pescada ou arinca) com batatas fritas temperadas com sal e vinagre;
  • Baked Beans: feijão mais adocicado, vendido em latas, e muito comum nos pratos ingleses;
  • Bangers and mash (salsicha e purê): salsichas Cumberland servidas com purê de batatas;
  • Assado de domingo: composto por carne assada acompanhada de batata assada e purê de batata, tudo acompanhado de pudim de Yorkshire e legumes;
  • Frango Tikka Masala: frango ao curry e molho de especiarias e é muito popular em pubs.
  • Roast Beef: rosbife servido com pudim Yorkshire e molho de rábano ou mostarda inglesa;
  • Yorkshire Pudding (pudim de Yorkshire): vem de Yorkshire. É uma massa cozida feita de farinha, ovos e leite;
  • Torta de frango ou torta de rim: na torta de frango, o alimento é cozinhado com cogumelos e salsichas, já o de carne bovina (torta de rim) é decorado com rins, ou o de sardinha com cabeças de peixe incluídas. É muito comum ser consumido em pubs acompanhado de cerveja;
  • Pudins britânicos: são famosos, muitas vezes cozidos no vapor ou assados ​​como no Spotted Dick e servidos com creme, são muito consumidos no inverno.

É difícil para um brasileiro se adaptar à alimentação inglesa?

A verdade é que não é uma tarefa difícil se acostumar com a alimentação na Inglaterra. Isso porque, apesar de não ser comum o nosso tradicional arroz e feijão, muitos dos ingredientes são parecidos com os que comemos no Brasil. Principalmente as carnes, legumes, temperos e especiarias.

Apesar de algumas vezes ser um pouco gordurosa, a alimentação não é exótica. Sendo assim, você pode adaptar o seu paladar sem maiores problemas.

Mais uma vez, no entanto, essa é uma questão bastante particular. Você pode facilmente preparar um prato de almoço com batata, arroz, salada, legumes e uma carne, por exemplo. E se estiver sentindo muita falta de um bom feijão preto, alguns mercados já vendem pacotes do produto. Então, fome a gente não passa.

Confira também a nossa lista de comidas “europeias” que só existem no Brasil.

Hábitos alimentares na Inglaterra que mais me surpreenderam

Os hábitos alimentares na Inglaterra não são extremamente exóticos, como acontece nos países asiáticos, por exemplo. Mas é claro que existem alguns hábitos que surpreendem, especialmente os brasileiros na Inglaterra.

Confira os principais:

O café da manhã inglês

Você já pensou em comer feijão no café da manhã? Na Inglaterra esse é mais que um hábito, mas acima de tudo, tradição. Mesmo que não seja tão comum no dia a dia, você encontrará o prato em praticamente todos os cafés, restaurantes e pubs abertos de manhã. Portanto, ao pedir o café da manhã inglês em um hotel, você já sabe o que vai encontrar.

O café da manhã também é conhecido como pequeno almoço inglês, servido quase sempre como um só prato com itens como: torradas, ovos fritos ou mexidos, bacon, feijão cozido (feijão em molho de tomate), tomate e cogumelos. Mas é bom lembrar que esse feijão é enlatado e não tem o mesmo que sabor que o feijão preto ou carioquinha que estamos acostumados no Brasil.

Outras comidas comuns no café da manhã são o bubble and squeak (panquecas de batata e vegetais), hash browns (panquecas só de batata cortadas em pedaços pequenos) ou as clássicas batatas fritas.

Porção de café da manhã inglês
Típico café da manhã da Inglaterra

A principal refeição é o jantar

No Brasil, a nossa principal refeição costuma ser o almoço, mas na Inglaterra normalmente as pessoas se dedicam mais ao jantar. No país é muito comum fazer apenas um lanche leve e rápido no meio do dia e muitos nem mesmo param o trabalho para isso.

Esse lanche costuma ser um sanduíche com presunto e queijo, ou mesmo algo que sobrou do jantar no dia anterior. Sempre acompanhado de um copo de suco ou refrigerante. Na Inglaterra, o horário comum do almoço é por volta das 13h.

Já na hora do jantar é quando as famílias costumam se reunir à mesa e fazer uma refeição completa. Aliás, outro hábito diferente é que o jantar costuma ocorrer bastante cedo, entre as 16h e às 18h.

E você quer saber outra curiosidade interessante? Os ingleses chamam o almoço de dinner, e a janta eles chamam de tea ou supper.

Os britânicos bebem muito chá, mas também café

Essa, na verdade, não é exatamente uma surpresa, já que o tradicional chá inglês das 17h é conhecido no mundo todo. O que realmente surpreende é que o café também é bastante popular na Inglaterra. Aliás, o mercado de cafés no país é estimado em quase 12 bilhões de dólares.

Então, é muito comum você encontrar pessoas andando nas ruas ou nas linhas de metrô com um copo de café na mão. Sem contar que o número de novas cafeterias e coffee shops aumentou consideravelmente nos últimos anos, e é uma tendência que veio para ficar.

Saiba como fazer um intercâmbio na Inglaterra para mergulhar na cultura do país.

É possível manter uma alimentação saudável na Inglaterra?

Como podemos ver, os principais pratos na Inglaterra envolvem frituras, empanados, salsichas, bacon e molhos. Verdadeiras bombas calóricas e gordurosas.

Mas será que é possível ter uma alimentação saudável no país? A verdade é que sim!

Por exemplo, um prato bastante comum no país é o Bubble and Squeak, feito com vegetais. Geralmente repolho, batata, cenoura, feijão e couve de Bruxelas, entre outros.

Aliás, não é muito difícil encontrar legumes, vegetais e frutas nos supermercados no país. Algumas frutas comuns são:

  • Ameixas roxas;
  • Groselhas silvestres;
  • Mirtilo;
  • Amora;
  • Framboesas;
  • Morangos;
  • Maçãs;
  • Peras;
  • Pêssego.

Na Inglaterra também se encontram muitas frutas importadas como abacaxi, banana e laranjas.

Sendo assim, a principal dica para manter uma alimentação saudável no país é cozinhar as suas próprias refeições para ter uma dieta equilibrada. A tentação de ir nos pubs e comer junk food pode ser grande, mas nesses locais dificilmente você encontrará pratos muito saudáveis.

Veja aqui 10 coisas que os brasileiros pensam ao chegar na Inglaterra.

Dicas para se adaptar a alimentação na Inglaterra

A chave para se adaptar é não ter medo de experimentar. Não fique apenas com base no que você sabe, sem querer se abrir a pratos novos.

Outra dica é cozinhar em casa, assim você pode testar os ingredientes e ver o que agrada melhor o seu paladar. Aliás, isso também ajuda a diminuir o custo de vida na Inglaterra.

Como dissemos, na Inglaterra eles não têm uma tradição muito forte de “comer bem”. Mas existem muitos restaurantes libaneses, japoneses, indianos, chineses, italianos, australianos, turcos, gregos e assim por diante, dessa forma, você pode sempre experimentar novos sabores. Lembre-se que a Inglaterra não é apenas batatas fritas: é a cozinha de todo o mundo!

E se você sentir saudade da comida de casa, também existem restaurantes brasileiros no país. Assim como, você também encontrar nos supermercados o básico: arroz, feijão enlatado (não é o feijão brasileiro, mas tem uma diversidade grande), macarrão, carne de frango, peixe, camarão, carne de bovina e de porco, alimentos comuns no Brasil. Em algum supermercado internacional até é possível encontrar o nosso irresistível feijão brasileiro.

Conheça também como são as comidas típicas da Irlanda.