Custo de vida na Inglaterra: tudo o que precisa saber

Inglaterra  / 

O custo de vida na Inglaterra varia muito de cidade para cidade. Mas é sempre melhor trazer um pouco mais de dinheiro do que acabar passando necessidade em outro país e tendo que resolver problemas em uma língua que não é a nossa língua materna.

Por isso estou escrevendo este texto para te ajudar a ter uma noção do custo de vida na Inglaterra, caso você pretenda viver aqui por algum tempo, ou queira recomeçar a vida na terra da rainha.

Qual é o custo de vida na Inglaterra?

Há algumas coisas que serão invariáveis, caso você venha morar aqui. Elas são o visto e a taxa para utilizar o sistema de saúde. O visto vai depender do tipo e do tempo que você pretende ficar aqui – isso é melhor explicado no texto “O processo do visto mudou e agora?”.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Já a taxa para utilizar o sistema de saúde é mandatória para todo cidadão de fora da União Europeia desde 2015, mesmo que você tenha um seguro internacional que comprou aí no Brasil. O sistema de saúde é chamado “NHS” (National Health Service) e é basicamente o SUS do Reino Unido. O bom é que todo o atendimento é gratuito e eles também tem o sistema de priorização: Emergência, Urgência, etc. O ruim é que caso você precise comprar algum remédio, eles não serão gratuitos, mesmo que você peça na farmácia de dentro do hospital, como acontece no Brasil.

O sistema também é bem lento – mas pagar por ele é obrigatório. Ele custa 150 libras por ano para estudantes e 200 libras por ano para os demais.

Se você tem um passaporte da União Europeia, a boa notícia é que até a Inglaterra sair oficialmente da União Europeia, você não precisará pagar por essas duas coisas.

Agora vamos falar sobre os custos de já morar aqui na Inglaterra.

Custo de vida na Inglaterra: moradia e transporte

Esses custos também são variáveis, como pode ler no nosso artigo sobre o custo de alugar um apartamento na Inglaterra.

Já o transporte vai depender do meio escolhido por você e lugar onde morar. O preço médio da gasolina no país em abril de 2018 é £1.19, e £1.3 para o diesel.

Se optar por utilizar o transporte público, pode comprar tickets diários, semanais, mensais ou anuais – sendo que os anuais valem mais a pena no longo prazo, apesar de você ter que pagar uma quantia bem grande logo de cara quando chega ao país.

hospital inglaterra

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

O bilhete mensal para as zonas 1 e 2 de Londres custam £131 enquanto o ticket semanal custa £34.10. O preço detalhado dos bilhetes em Londres por tempo e região podem ser encontrados no site Top Tip London.

Em Cambridge o custo do transporte é bem mais baixo, ele é £134 por trimestre e £509 por ano, porém não há metrô e os ônibus são menos frequentes e estão sempre atrasados.

Se optar por utilizar uma bicicleta, os seus gastos serão com a compra da mesma, os equipamentos de segurança como capacete, colete refletor e luzes, além de comprar cadeado e óleo para manter a corrente lubrificada – acredite em mim, com tanta chuva você tem que cuidar dela bem mais do que teríamos que fazer no Brasil. As bicicletas novas mais baratas que eu vi por aqui custam 100 libras, mas não recomendo comprá-las, caso você vá utilizá-la frequentemente.

Eu paguei £180 na minha porque eu pedalo 15 minutos cada trecho da minha casa até o trabalho por dia, então é uma distância curta, mas especialistas recomendam que você gaste no mínimo £250 para ter uma bicicleta boa e confortável para utilizar todos os dias e para distâncias mais longas. Eu gastei cerca de £270 quando me mudei para comprar a bicicleta e todos os equipamentos que precisava, além de uma corrente, porque infelizmente na Inglaterra tem roubo sim e uma das coisas que mais roubam por aqui são os pneus das bicicletas.

Saiba tudo o que precisa saber sobre morar na Inglaterra.

Custo de vida na Inglaterra: alimentação e bebida

Assim como no Brasil, comer em casa e trazer marmita pro trabalho é o mais barato e o que quase todo mundo faz, pelo menos no meu escritório. É possível se alimentar muito bem com menos de 200 libras por mês se você não faz lanches na rua.

Para quem gosta de um bom Pub lunch, um prato custa em média £11-£12. Se você é fã de baguete com batata frita, pode gastar cerca de 8 libras pela refeição. Agora se quiser um hambúrguer ou um prato mais requintado vai gastar em média umas 17 libras. Comer fora uma vez por semana não é caro, porém muito mais do que isso com certeza vai pesar.

Para quem gosta de sair e tomar alguma coisa, mas não quer gastar, o segredo é pedir água da torneira. A água da torneira é limpa e a maioria dos restaurantes não cobram por ela. A água em Londres não é lá aquelas coisas, mas é bebível. Se não quiser arriscar, uma garrafinha de água custa entre £1 e £1,50. Uma garrafinha de refrigerante custa cerca de £2,00 e uma pint de cerveja custa entre £4,00 a £8,00 dependendo se é da torneira, de garrafa ou da marca. Enquanto uma taça de vinho custa entre £4,00 e £7,00 dependendo da marca.

custo inglaterra

Existe desconto ou voucher?

SIM! SIM! E SIM! Uma das minhas coisas favoritas da Inglaterra é que além de ter desconto para estudantes e idosos, muitos lugares oferecem desconto para quem tem menos de 25 ou 26 anos. É muito bom ser jovem aqui porque eu pago 33% a menos nas minhas viagens de trem e de ônibus. Uma dica não só para quem mora na Inglaterra, mas para quem mora em qualquer lugar, tem menos de 30 anos e adora viajar é fazer uma carteira jovem para conseguir descontos em viagens, hostels, parques, etc.

Você também pode fazer um cartão de membresia nos supermercados e lojas que mais compra. Nos supermercados esses cartões geralmente custam £1, mas compensa bastante porque eu sempre ganho vouchers de £1 de desconto em compras que eu gasto mais de £10,00 ou £0,50 de desconto para comprar carnes, ou produtos específicos. Eu também já ganhei vouchers que multiplicam meus pontos, esses pontos acumulados eu posso trocar por dinheiro para comprar outras coisas. Então vale muito a pena.

Na loja Boots o meu cartão foi de graça e mesmo não comprando lá com tanta frequência eu tenho mais de £13.00 acumulados no meu cartão e vários vouchers que eu recebi por correio para usar até outubro.

Dicona da Mari: se você comprar muito em uma loja específica, faça o cartão deles mesmo que tenha que pagar uma taxa baixa. Se não comprar muito e o cartão for gratuito, faça o cartão também. Pode ser que você acumule muitos pontos e possa comprar algo bom somente com os pontos que acumulou.

Custo de vida na Inglaterra: lazer

Para sabermos o custo de vida na Inglaterra temos de incluir o lazer. O cinema custa em média £11 por um filme 2D, £13 por filme 3D e £15-17 para assistir em IMAX. Shows e festivais variam muito de acordo com os artistas, então os valores podem ser de £20,00 até £500,00.

Teatros organizados por grupos amadores podem custar cerca de £12,00, enquanto as apresentações mais famosas em Londres como “O Rei Leão” e Mamma Mia” custam no mínimo £50,00. Também é possível ver apresentações de orquestras ao redor do país por no mínimo £10,00 e bandas locais gratuitamente em festivais locais onde você só paga pela entrada.

Os grupos de música brasileiros se apresentam em diversas ocasiões e em diversas cidades. É possível ver apresentações de samba e capoeira nas principais cidades do país e por um preço bem acessível. Eu uma vez assisti a uma apresentação da escola de samba local por apenas £6,00.

Afinal, é caro viver na Inglaterra?

Com um salário médio brasileiro, ou o salário mínimo inglês sim. Se você tiver um salário razoável e souber organizar suas prioridades pode conseguir viver por aqui muito bem, sobrando dinheiro para viajar durante os feriados. Mas é tudo questão de organização, prioridade e de quantas pessoas você tem que manter com o dinheiro que recebe.

Saiba quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.