Visitar ou morar na Inglaterra é o sonho de muitos brasileiros. Entre os motivos, podemos destacar aspectos como qualidade de vida, história e cultura, saúde e segurança. Mas, afinal, como é a segurança da Inglaterra? Será que o país é realmente seguro como muitos pensam?

Veja o artigo abaixo e entenda como é a segurança da Inglaterra para turistas e moradores, descubra quais os crimes mais comuns no país e ainda quais as cidades mais e menos seguras na Inglaterra para se viver. Vamos lá?

A Inglaterra é um país seguro?

Sim. A Inglaterra é um país seguro.

De acordo com o site Numbeo, o índice de criminalidade em todo o Reino Unido é considerado moderado.

  • O site também aponta que o nível de segurança, andando sozinho durante o dia, é alto.
  • Enquanto isso, o nível de segurança andando sozinho durante a noite é moderado.

Como em qualquer país, é impossível dizer que não existe violência e criminalidade, pois certamente há. Mas quem quer visitar ou morar na Inglaterra pode ficar tranquilo porque os números não são tão expressivos e preocupantes.

Em grandes cidades como Londres, por exemplo, certamente a ocorrência de algum tipo de crime, como roubo, é muito mais elevado se comparamos com as cidades menores.

Eu moro em uma cidade do interior da Inglaterra e os índices de criminalidade são muito baixos. Para se ter ideia, eu não me sinto insegura ao andar na rua, independente do horário, e não me preocupo caso deixe a bicicleta parada em algum lugar sem estar com tranca.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

A sensação de segurança é grande, certamente uma das vantagens de morar na Inglaterra.

Quais os crimes mais comuns na Inglaterra?

De acordo com um levantamento feito pelo Office for National Statistics em 2021, foram registrados pela polícia do Reino Unido (PRC) 6 milhões de crimes na Inglaterra e no País de Gales. Um aumento de 8% em comparação com 2020. Esses números são semelhantes aos de 2019, ou seja, antes da pandemia.

Em 2021, o período em que houve o menor número de crimes registrados foi no primeiro trimestre do ano, de janeiro a março de 2021, coincidindo com um período de lockdown por conta da pandemia. No entanto, a partir de abril de 2021 a criminalidade registrada voltou aos níveis vistos antes da crise sanitária.

Veja a tabela abaixo com os principais crimes registrados.

Crime Número de incidentes
Violência 1.789.000
Homicídio 691
Crimes com faca ou instrumentos cortantes 46.950
Furto 2.910.000
Assalto 258.185
Infrações de veículos 348.481
Roubo 62.354
Fraude 5.189.000
Golpes na internet 1.841.000

Mas, o que esses números significam? Apesar de parecerem altos, eles, na verdade, estão bem abaixo dos índices brasileiros.

Apenas como comparação, enquanto na Inglaterra foram registrados 691 homicídios em 2021, no Brasil, segundo a reportagem do G1,foram registrados cerca de 41 mil no mesmo período. Aliás, esse foi o menor número de assassinatos no Brasil por ano desde 2007.

Terrorismo é um problema de segurança na Inglaterra?

Como podemos notar, o terrorismo não está entre os crimes mais cometidos na Inglaterra. Mas, como em qualquer país, o risco existe, por isso, é preciso tomar alguns cuidados.

Segundo o site oficial do Governo Britânico, a ameaça de terrorismo no Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) é substancial, ou seja, um ataque é provável. Esse nível de ameaça foi definido pelo elo Joint Terrorism Analysis Center e o Security Service (MI5) sendo classificado da seguinte forma:

  • Baixo: um ataque é altamente improvável;
  • Moderado: um ataque é possível, mas não provável;
  • Substancial: um ataque é provável;
  • Grave: um ataque é altamente provável;
  • Crítico: um ataque é altamente provável no futuro próximo;

Isso significa que um ataque pode acontecer a qualquer momento? Não. Como vimos, o risco de ataque terrorista é mediano. Além disso, o Serviço de Segurança (MI5) é responsável por proteger o Reino Unido contra ameaças à segurança nacional.

Ademais, o Governo Britânico avalia regularmente os perigos naturais e as ameaças de terrorismo que podem afetar o Reino Unido e eles são publicados no Registro Nacional de Riscos.

Os índices de segurança da Inglaterra variam de acordo com a cidade
Cidades pequenas apresentam o melhor índice de segurança da Inglaterra do que as grandes cidades.

Cidades mais e menos seguras na Inglaterra

Para saber as cidades mais e menos seguras na Inglaterra, vamos usar os dados do Numbeo. O site faz uma pesquisa baseada em perguntas de visitantes com o objetivo de apontar o índice de segurança de uma cidade. Para isso, são usados dados de até 36 meses.

Cidades mais seguras da Inglaterra

O índice de segurança é o oposto ao índice de criminalidade e é uma estimativa do nível geral de segurança das cidades. Sendo assim, as cidades mais seguras na Inglaterra são:

  • Cambridge;
  • Brighton;
  • Newcastle upon Tyne;
  • Bristol;
  • Leeds;
  • Sheffield;
  • Liverpool.

Cidades menos seguras da Inglaterra

E claro que devemos considerar as cidades pequenas nessa lista. Como eu já mencionei anteriormente, essas cidades são extremamente tranquilas e quase não ocorrem crimes tão sérios.

Por outro lado, as cidades menos seguras são:

Veja também as cidades mais seguras da Europa.

Segurança na Inglaterra em comparação com outros países da Europa

Apesar de a Inglaterra ser bastante segura, não é o país mais seguro da Europa. Alguns países, como Suíça, estão entre os países mais seguros do mundo e possuem baixos índices de criminalidade.

Ainda usando dados do Numbeo, veja uma comparação entre o índice de Segurança do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) em comparação com outros países europeus. Quanto mais próximo de 100, melhor a segurança.

Veja a comparação:

País Índice de segurança
Suíça 77,92
Mônaco 75,08
Dinamarca 73,59
Áustria 73,28
Portugal 68,30
Noruega 66,42
Espanha 65,20
Alemanha 63,01
Itália 53,87
Reino Unido 53,40
Suécia 51,13
França 45,81

Ainda assim, a Inglaterra é bastante segura. Para você ter ideia, segundo o Numbeo, o nível de segurança no Brasil é de apenas 33,16.

Como é a sensação de segurança na Inglaterra?

Um dos principais motivos de os brasileiros se mudarem é a busca por qualidade de vida na Inglaterra, e a sensação de segurança que o país oferece.

Em geral, turistas e moradores têm uma boa sensação de segurança na Inglaterra. Aliás, a segurança é sempre um ponto destacado por relatos de pessoas que decidiram morar no país.

Segundo dados oficiais, até 31 de março de 2022, havia 142.526 policiais nas 43 forças policiais territoriais na Inglaterra e no País de Gales, número que vem crescendo a cada mês. No fim de fevereiro, esse número era de 140.966.

A Inglaterra é um país bastante seguro. Claro, tem problemas como qualquer outro, mas as pessoas têm muito mais segurança andando na rua que no Brasil, por exemplo. Mas, sempre lembrando que é importante tomar medidas de segurança em qualquer lugar do mundo.

Ficou com vontade de morar no país? Então confira nosso Ebook Como Morar na Inglaterra e veja um guia completo com dados oficiais e atualizados para realizar sua mudança de forma segura e legal!