Inglaterra

Casamento na Inglaterra: tipos, custos e documentação

Eu participei em dois casamentos em terras de Sua Majestade e muitas pessoas me perguntam “como é o casamento na Inglaterra?”. Então eu decidi fazer esse artigo pela perspectiva de uma brasileira que participou nesses eventos por lá.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Ficou curioso? Então lê esse texto porque eu trago algumas curiosidades bem interessantes sobre esse tópico.

Como é o casamento na Inglaterra?

A Inglaterra é um país de diversas culturas e nacionalidades! Isso se dá porque o país já foi o maior império do mundo tendo colônias em todos os continentes. Ou seja, muita gente migrou para cá por conta disso e atrás de uma vida melhor do que tinham em seus respectivos países.

Por conta disso é difícil descrever cada tipo de casamento que acontece por aqui, pois há uma mistura de culturas e religiões muito forte. Ainda assim, vou retratar aqui como acontecem os casamentos cristãos, civis e não religiosos de maneira geral, já que são os tipos de casamento mais frequentes no país.

A cerimônia de casamento

Assim como no Brasil, um casamento na Inglaterra ocorre em 2 ou 3 lugares: num cartório, numa igreja e em um local de eventos onde acontece a recepção e a festa.

Se o casal não realizar a cerimônia religiosa, eles farão a celebração do matrimônio e a festa no mesmo local. Alguns casais cristãos jovens também fazem o culto e a festa de recepção no espaço da igreja para economizar com os gastos da festa e de aluguel de espaço.

O casamento no cartório

O casamento no cartório é composto por uma entrevista para confirmar que o casamento é de verdade e não arranjado. Isso se dá para evitar casamentos forçados e por interesse. Mesmo casais de famílias inglesas precisam fazer essa entrevista, o que eu achei bem diferente, mas ao mesmo tempo legal por ser um sistema igualitário.

No cartório também há a troca de votos e assinatura dos documentos do novo casal.

Casamentos cristãos

Casamento anglicano

O primeiro casamento na Inglaterra o qual participei foi um casamento anglicano de um colega de trabalho. A cerimônia em si durou em torno de uma hora e teve música e uma pequena pregação da bíblia.

A entrada do casamento foi parecida com as entradas dos casamentos brasileiros, onde entraram o noivo com a mãe, os padrinhos lá chamados de “bridal party” e por fim, a noiva com o pai. Neste casamento não teve nenhuma criança como dama, ou pajem.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Ao final, antes de os noivos saírem para a festa, eles serviram bolo e bebidas quentes. Algumas pessoas foram convidadas somente para a cerimônia e outras para a cerimônia e a festa, o que é muito comum na Inglaterra. É uma maneira de você convidar as pessoas que você gosta para o seu dia sem gastar tanto com buffet levando tantos convidados para a festa.

Casamento evangélico

O segundo casamento que eu participei foi um casamento evangélico de um jovem casal da minha igreja. A mulher tinha 24 anos e o homem 25, então a cerimônia religiosa foi dentro da igreja e a recepção foi na parte de trás da igreja, onde todos puderam comer e beber de um jeito bem informal,  mas ainda sim extremamente organizado por suas famílias e amigos.

Depois todos retornaram para a igreja para ouvir as homenagens e histórias engraçadas sobre o casal.

Casamentos não religiosos

Este tipo de casamento também é chamado de “humanista”. Ela é muito procurada por casais sem religião, ou que querem poder realizar a cerimônia do jeito deles, onde querem e quando querem. Eles que desenvolvem todo o roteiro e a regra aqui é que não pode ter nada de vínculo religioso, nem uma música e nem a leitura de algum livro sagrado.

Apesar de esse tipo de casamento ser legal em dois países do Reino Unido, a Escócia e a Irlanda do Norte,  ele não é reconhecido oficialmente nem na Inglaterra e nem no País de Gales. Nestes últimos dois países, os casais precisam fazer o seu registro legal no cartório para ter o seu casamento reconhecido por lei.

Tradições de casamento na Inglaterra

Tradições de casamento na Inglaterra

Uma coisa interessante dos casamentos na Inglaterra é que eles imprimem uma espécie de guia da cerimônia onde você pode acompanhar quais serão os textos lidos, as músicas cantadas e os nomes de quem faz parte da “bridal party”.

Ambos os casamentos que participei tinham um guia bem bonito com fotos dos noivos, então ele também vira uma espécie de lembrança da cerimônia.

Horário da cerimônia

Os casamentos na Inglaterra acontecem na parte da manhã, ou na hora do almoço e duram o dia todo, o que é bem diferente do Brasil.

Símbolos de sorte

Mas a maior e mais famosa tradição inglesa, que podemos observar em músicas e filmes é “Something Old, Something New, Something Borrowed, Something Blue and a silver sixpence in her shoe”, uma rima que vem do período Vitoriano.

Essa rima quer dizer “algo antigo, algo novo, algo emprestado, algo azul e uma moeda de seis centavos no sapato”. Todos esses itens são considerados símbolo de sorte para o casamento e significa que para a noiva ter um casamento próspero e feliz, ela deve se casar usando estes itens.

Outra tradição britânica são o uso de chapéus ou grandes arranjos nos cabelos, principalmente o das mães e avós dos noivos.

Casamento na Inglaterra custa caro?

A média de valor que a maioria dos casais paga para casar na Inglaterra é £30 mil, o que dá mais de R$150 mil já que a moeda da Inglaterra é bem mais valorizada do que a nossa.

Mas se você só deseja se casar legalmente, sem muitos gastos o seu casamento deve sair entre £120-£500, dependendo se você só quer casar no cartório, ou fazer uma cerimônia simples em um local de festas ou em uma igreja antiga.

Documentos necessários para realizar um casamento na Inglaterra

  • Passaporte;
  • Uma foto no formato de passaporte;
  • Detalhes do local e data da cerimônia escolhidos;
  • Comprovante de residência com data dos últimos 3 meses;
  • Visto ou a permissão de residência.

Se você está pensando ir morar para este país, confira ainda os documentos que vai precisar para se mudar para a Inglaterra ou como encontrar um emprego por lá.

Casamento na Inglaterra: pode casar no país com visto de turista?

Em teoria sim, mas o processo de marcar a data do casamento no cartório e realizá-lo dura no mínimo 2 meses. Além disso, o cartório pode reportar o seu caso para imigração, caso eles achem alguma coisa suspeita. Mas isso não te trará muita dor de cabeça se você tiver como comprovar que seu casamento não é arranjado.

Caso faça o seu casamento na Inglaterra, não deixe conferir as nossas dicas de turismo para aproveitar o que o país oferece de melhor.

Casar com inglês dá nacionalidade britânica?

Não automaticamente, se você se casou com um inglês em território inglês, precisa obter a residência definitiva (ILR) antes de entrar com o processo de naturalização. Depois disso, você só poderá aplicar a uma nacionalidade britânica depois de 5 anos.

Espero que esse artigo tenha sanado suas principais dúvidas sobre como é o casamento na Inglaterra. Se você já participou de um casamento por lá, conta para a gente a sua experiência aqui embaixo.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Marienne Pires

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.

Artigos Relacionados

Fechar