Apartamentos para alugar em Londres: melhores sites e bairros

Londres é uma das cidades mais procuradas por brasileiros que desejam morar na Europa. Mas para morar na capital inglesa, é necessário muito planejamento e a tomada de uma série de decisões, inclusive o lugar onde você vai morar. Para ajudar você, confira nosso guia de como encontrar apartamentos para alugar em Londres, com os melhores bairros, custos e o processo de locação.

Como encontrar apartamentos para alugar em Londres?

Esteja você procurando apartamentos para alugar em Londres pela primeira vez ou simplesmente um quarto na cidade, você precisará tomar muitas decisões. E a escolha do lugar é a principal delas. Pensando nisso, confira nossas dicas dos melhores bairros e sites para alugar apartamento na Inglaterra.

Alugar apartamentos em Londres para morar

Antes de começar suas buscas nos sites para encontrar apartamentos, é importante saber em qual bairro você pretende morar em Londres. A capital está dividida em 32 distritos e cada região é indicada diferentes perfis de moradores.

Em geral, os bairros centrais da capital são os melhores para trabalhadores, jovens e famílias de classe média. Alguns dos mais procurados são:

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

  • Battersea;
  • Islington;
  • Lambeth;
  • Canary Wharf;
  • Soho;
  • Hammersmith;
  • Shepherd’s Bush;
  • Vauxhall.

A área nobre da capital é composta por bairros como Kensington, Chelsea, Westminster, King’s Cross e Marylebone. Mas os alugueis costumam ser altos e os moradores são seletos, como políticos e famílias de classe alta.

Com os bairros de Londres em mente, você pode acessar os sites de imobiliária e filtrar os imóveis pela região ou preço. As plataformas mais famosas para alugar apartamento em Londres são:

  • Rightmove: o Rightmove é um dos sites mais populares. Nele, é possível filtrar as buscas por localidade, faixa de preço e quantidade de quartos;
  • Zoopla: no Zoopla você encontra imóveis para alugar em todos os países do Reino Unido. Os apartamentos são divulgados por imobiliárias britânicas, o que torna a negociação mais segura;
  • OnTheMarket : o OnTheMarket é o terceiro maior portal de imóveis do Reino Unido. São divulgadas diariamente imóveis nas principais regiões de Londres com preços variados.

Apartamento para alugar em Londres para temporada

Quem planeja ficar alguns meses na capital inglesa também pode encontrar apartamentos para alugar em Londres por temporada. Mas, em geral, os contratos são firmados por um curto período e há opções de imóveis para todos os gostos e estilos.

Os bairros centrais são as melhores opções porque eles estão próximos dos principais pontos turísticos da cidade e das ruas londrinas mais badaladas. Embora os preços dos alugueis costumem ser um pouco mais alto, é um investimento que vale a pena.

  • Camden;
  • Soho;
  • Westminster;
  • Canary Wharf;
  • Lambeth.

Confira abaixo os melhores sites para alugar apartamento por temporada em Londres e em outras cidades inglesas:

  • Airbnb: o Airbnb é uma plataforma líder para encontrar apartamentos por temporada em Londres e outras cidades do mundo. Pode filtrar por preço e localização e ainda negociar com o proprietário;
  • Booking: no Booking.com são divulgados apartamentos por temporada em Londres e em outras cidades inglesas;
  • Tripadvisor: o Tripadvisor também disponibiliza imóveis por temporada nos principais bairros londrinos. Além disso, você pode filtrar os imóveis por preço, tipo de imóvel e localização.

Alugar apartamento em Londres para intercâmbio

A Londres é o destino preferido de muitos intercambistas. Alguns bairros na cidade são os mais procurados pelos estudantes porque eles estão próximos das melhores faculdades inglesas e oferecerem uma vida noturna agitada, lojas e estão perto das linhas de metrô.

Veja logo abaixo quais são os principais deles:

  • Shepherd’s Bush;
  • Tooting;
  • Brixton;
  • Stratford;
  • Mile End;
  • Finsbury Park;
  • Camden Town.

Além disso, você também precisa decidir o tipo de acomodação que pretende alugar. Existem sites para alugar imóveis de todos os tipos, desde acomodações particulares até compartilhadas. Se você pretende fazer intercâmbio em Londres, vale a pena conferir estes sites:

  • Uniplaces: o Uniplaces é um dos melhores sites para alugar apartamentos. É possível filtrar acomodações exclusivas para estudantes, com faixas de preços e localidades diferentes;
  • Studentpad: no Studentpad você pode filtrar imóveis por faculdade, preços, disponibilidade e tipo de acomodação;
  • StudentStay: o StudentStay disponibiliza acomodações estudantis em Londres que podem ser filtradas de acordo com a faculdade, faixa de preço, duração e tipo de imóvel;
  • SpareRoom: no SpareRoom você pode alugar quartos ou apartamentos para compartilhar com outras pessoas. Os preços podem ser mais baixos e há opções nas principais áreas de Londres.

Apartamentos para alugar em Londres

Preço de aluguel em Londres

O aluguel, sem dúvida, vai comprometer uma boa parte do seu orçamento. Por isso, é preciso pensar bem onde você deseja morar. Em geral, os preços dos apartamentos para alugar em Londres variam de acordo com o tipo de imóvel e região onde ele está localizado.

Os apartamentos próximos do centro e nas áreas nobres costumam ter um custo bem maior. Por outro lado, os localizados nos arredores da cidade têm preços mais acessíveis e são ideais para orçamentos menores.

Confira a seguir uma tabela com os preços médios cobrados para apartamentos no centro e arredores de Londres:

Apartamento Centro da cidade Arredores
Apartamento de 1 quarto £1,743.92 £1,244.16
Apartamento de 3 quartos £3,155.49 £2,095.41

O custo de vida em Londres é alto, por isso considere se além do aluguel, você vai precisar mobiliar seu apartamento na Inglaterra, bem como outros gastos básicos, como alimentação, água, luz, aquecimento e internet. Dessa forma, será mais fácil definir uma faixa de preço do quanto você pode gastar na cidade.

Quanto custa o aluguel de um quarto em Londres?

Alugar um quarto é outra opção para quem pretende estudar na Inglaterra ou viajar para a cidade. Nesse caso, você terá que compartilhar alguns espaços da casa com outros moradores e no valor do aluguel pode estar incluído despesas como água, energia, aquecimento e internet.

Os preços variam de acordo com o tipo de quarto, localização e benefícios. Em sites como o Airbnb, por exemplo, é possível encontrar aluguéis de quartos sem espaços compartilhados nos arredores de Londres a partir de £236 (cerca de R$1.675) por mês.

Documentos para alugar apartamento em Londres

Para alugar apartamento em Londres, é necessário ter mais de 18 anos e ser um residente legal no Reino Unido. Mas além de cumprir esses requisitos, os proprietários costumam exigir a seguinte documentação:

  • Documento de identificação com foto, como passaporte válido ou carteira de motorista;
  • Comprovante de residência;
  • Visto de residência na Inglaterra, necessário para estrangeiros;
  • Comprovante de renda dos últimos três a seis meses;
  • Comprovante de faturamento, para residentes autônomos ou empresários.

Como o mercado imobiliário em Londres é competitivo, geralmente um proprietário tem mais de duas pessoas interessadas pelo mesmo imóvel. Portanto, vale a pena providenciar toda essa documentação com antecedência. Assim, você agiliza a assinatura do contrato de locação e não perde a oportunidade de alugar o imóvel que tanto gostou.

Precisa de depósito caução?

Sim, é cobrado um depósito de segurança nos apartamentos para alugar em Londres. Em geral, o valor é pago diretamente para o proprietário antes do dia da mudança para cobrir potenciais danos que você pode causar durante a sua estadia ou até mesmo se você sair antes da data combinada.

Contudo, se nenhum dano ocorrer e você partir no prazo estipulado, o senhorio pode reembolsar esse valor. Outra prática comum é pagar uma taxa de administração para o proprietário. Essa quantia serve para custear as despesas com registro do contrato, limpeza da casa e outros custos. Mas a taxa não é reembolsável.

Precisa de fiador?

Um fiador é necessário quando o inquilino tem uma renda inferior ao aluguel do imóvel. O fiador é a pessoa responsável por assinar o contrato de locação e honrar os pagamentos caso você não o faça. Portanto, ele deve apresentar os documentos citados acima, comprovar uma renda superior ao valor do aluguel e, se possuir uma casa própria, será ainda melhor.

Como são os apartamentos em Londres?

Em geral, os apartamentos para alugar em Londres são parecidos com os brasileiros. Ou seja, possuem um, dois ou três quartos, cozinha, sala de estar e banheiros. Também há a possibilidade de alugar imóveis mobiliados e com comodidades extras como internet e estacionamento.

O studio é outro imóvel comum em Londres. Diferente dos apartamentos, ele tem um conceito aberto e os cômodos da casa – cozinha, sala de estar e quarto – são integrados em um único espaço, sem paredes os separando. Alugar um studio, certamente, é uma boa opção para quem procura ambientes amplos e vai morar sozinho.

Cuidado com golpes

Com acontece em qualquer lugar, os golpes na locação de apartamentos também são frequentes em Londres. Muitos criminosos se aproveitam das pessoas que não conhecem o processo de locação na cidade para extorquir dinheiro. Portanto, se você vai alugar um imóvel pela primeira vez, fique atento aos seguintes golpes:

  • Visitas não permitidas: muitos vigaristas informam que o imóvel está sendo reformado, por isso não é possível visitá-lo. Mas na maioria dos casos, a propriedade não existe e eles enganam os interessados até receber o depósito de segurança;
  • Pagamentos antecipados: alguns criminosos exigem o pagamento do depósito antes da assinatura do contrato. Porém, após o envio do dinheiro, eles somem e nunca enviam as chaves do imóvel;
  • Agências falsas: infelizmente, não é apenas com locatários falsos que você deve tomar cuidado. Alguns criminosos criam perfis de imobiliárias e aplicam golpes nos interessados. É preciso ficar atento se a empresa tem CNPJ, recomendações e outros dados que comprovem a veracidade da agência.

Dicas finais

Então, gostou das nossas dicas de como encontrar apartamentos para alugar em Londres? Acesse os sites de busca de imóveis internacionais, filtre pelos bairros e faixas de preço e negocie a locação. Além disso, providencie os documentos necessários para alugar o imóvel com antecedência. Essas dicas se aplicam para todos que desejam morar na Inglaterra.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube

1