Seja para estudar, trabalhar ou morar, a Inglaterra é um dos países estrangeiros que atrai mais brasileiros todos os anos. Solicitar o visto para Inglaterra é uma das etapas mais importantes para viver legalmente no país e aproveitar todas as vantagens que ele oferece aos seus visitantes. Confira neste artigo quais são os tipos de visto, quanto custa e como solicitar. Vamos lá?

Brasileiro precisa de visto para Inglaterra?

O visto para Inglaterra é obrigatório para os brasileiros que planejam passar mais de seis meses em território britânico. Assim, se você pretende morar na Inglaterra, visitar, trabalhar ou se juntar à família, terá que solicitar essa permissão.

Os prazos para aplicação dependem da modalidade do visto. Para viajantes, por exemplo, é preciso iniciar o processo com no mínimo três meses de antecedência da data prevista para a viagem.

A solicitação do visto pode ser realizada no Brasil, através do site do Governo Britânico. Nele, o viajante preenche um formulário online e verifica se precisa de visto e qual modalidade é a mais indicada conforme o objetivo da viagem.

Tipos de visto para Inglaterra

Existem diferentes modalidades de visto para Inglaterra. Elas variam dependendo da nacionalidade do viajante, objetivo da visita ao país, duração da viagem e até das suas circunstâncias. Diante disso, selecionamos os principais vistos para Inglaterra para você poder conhecê-los e descobrir qual é o ideal para o seu objetivo.

Visto de estudante

O visto de estudante na Inglaterra, que substituiu o antigo Tier 4, é indicado para pessoas com 16 anos ou mais que pretendem fazer cursos com mais de seis meses de duração, como:

Com o visto de estudante, você permanece legalmente no país enquanto durar o curso. Os estudantes com 18 anos ou mais matriculados em cursos de nível superior, normalmente ficam na Inglaterra por até cinco anos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

No entanto, se estiver matriculado em um curso abaixo do nível de graduação, como os cursos de inglês na Inglaterra e intercâmbios, o estudante só poderá permanecer no país por até dois anos.

Ao concluir esse prazo, e dependendo das circunstâncias do estudante, ainda é possível:

  • Estender o visto: o estudante tem direito a estender o período do visto, caso pretenda continuar os seus estudos na Inglaterra;
  • Mudar de visto: é possível mudar o outro tipo de visto para o visto de estudante se já estiver na Inglaterra;
  • Mudar para um visto de graduação: permite que o estudante permaneça no país por pelo menos dois anos após concluir o curso.

Além disso, o visto de estudante também permite que você trabalhe na Inglaterra. Contudo, essa permissão depende do que está estudando e se o trabalho é dentro ou fora do período letivo.

Visto de Trabalho temporário

O visto de trabalho na Inglaterra temporário (Tier 5) é destinado para os estrangeiros que pretendem trabalhar por um prazo determinado no país. A maioria dos vistos dessa categoria autoriza a permanência no país por cerca de um ano, prazo que pode aumentar por mais dois anos.

A autorização é destinada para estrangeiros que desejam desempenhar atividades como:

  • Charity Worker: trabalho voluntário não remunerado para uma instituição de caridade por até 12 meses;
  • Creative Worker: trabalhar na Inglaterra como atleta ou profissional criativo por no máximo 12 meses;
  • Government Authorised Exchange: participação de treinamentos, programa de idiomas do governo do país de origem, pesquisa ou bolsa de estudo por um período de 12 a 24 meses;
  • Internacional Agreement: desempenhar um trabalho coberto por leis ou tratados internacionais na Inglaterra, como empregado em uma casa diplomática ou prestando serviços para o governo estrangeiro por até 24 meses;
  • Religious Worker: fazer trabalho religioso, como trabalhar em uma instituição religiosa por 24 meses;
  • Seasonal Worker: realizar trabalhos agrícolas, como colher frutas, legumes ou flores por até seis meses;
  • Youth Mobility Scheme: para estrangeiros com idade entre 18 e 30 anos que desejam viver e trabalhar na Inglaterra por até dois anos.

Além de permitir que o estrangeiro trabalhe legalmente no país por um período específico, esse visto para Inglaterra também autoriza que o trabalhador estude e leve membros da família.

Visto de trabalho de longa duração

Diferente da modalidade anterior, o visto de trabalho de longa duração, o Tier 2, permite que o estrangeiro permaneça no país por um período de três a nove anos, com a possibilidade de ser renovado. Confira para quais trabalhos essa autorização permite exercer:

  • Skilled Worker: permite que o profissional estrangeiro permaneça na Inglaterra para desempenhar um trabalho qualificado para o empregador;
  • Health and Care Worker: indicado para profissionais da área da saúde que desejam trabalhar no NHS – sistema de saúde na Inglaterra -, em empresas vinculadas ao NHS ou na assistência social para adultos;
  • Intra-company: autoriza a atuação do profissional na filial de uma empresa estrangeira na Inglaterra;
  • Minister of Religion: destinado para estrangeiros com oferta de emprego em uma comunidade religiosa, como missionários;
  • Internacional Sportsperson: para esportistas de elite ou treinadores qualificados com reconhecimento internacional.

Além de estar qualificado para o cargo, o profissional estrangeiro deve cumprir diversos requisitos para conseguir o General Work Visa (Tier 2). Para obter autorização e trabalhar na Inglaterra, é necessário comprovar o vínculo com a empresa aprovada pelo Home Office, proficiência em inglês e receber pelo menos um salário mínimo por mês.

Visto de cônjuge

O visto de cônjuge, ou Marriage Visitor, tem duração de seis meses e deve ser feito por estrangeiros que desejam casar na Inglaterra ou formalizar parceria civil com cidadãos ingleses. No entanto, dependendo da autorização, o requerente pode morar legalmente no país após a cerimônia.

Vale lembrar que para conseguir o visto para Inglaterra de cônjuge é necessário cumprir alguns requisitos e apresentar a documentação específica. Portanto, após escolher qual autorização é a ideal para o seu caso, consulte o site do governo Britânico para obter mais informações sobre o processo de solicitação.

Visto de família

O Family Visa é destinado aos estrangeiros com cônjuges ou parceiros ingleses, que desejam morar juntos e permanentemente na Inglaterra. Tem prazo de dois anos e seis meses, mas pode ser estendido.

Outra modalidade é o apply for an EU Settlement Scheme family permit to join family in the UK. Essa autorização de família é indicada para os estrangeiros que desejam se juntar a um membro da família da União Europeia, EEE, Suíça ou Inglaterra e autoriza a permanência no país por até seis meses.

Visto para quem tem cidadania europeia é diferente?

Não.

Após o Brexit, os estrangeiros com cidadania europeia que chegaram na Inglaterra depois de 31 de dezembro de 2020 devem obter o visto para viver e trabalhar no país. Nesses casos, o processo de solicitação é feito pelo sistema de imigração de pontos.

Solicitação do visto para Inglaterra com passaporte europeu
Após o Brexit, quem tem cidadania europeia também precisa solicitar o visto para Inglaterra.

Os demais cidadãos europeus que planejam passar mais de seis meses na Inglaterra, seja para estudar ou trabalhar, também devem solicitar o visto correspondente e cumprir os requisitos necessários.

Onde solicitar o visto para Inglaterra no Brasil?

É possível solicitar o visto para Inglaterra no Brasil através do site do Governo Britânico. Para tanto, basta preencher o formulário online e enviar a documentação necessária corretamente.

Contudo, caso tenha dúvidas sobre a aplicação de visto feita fora do Reino Unido, entre em contato com o Centro de Solicitação de Visto no Brasil. Através dele, você acompanha o seu processo e obtêm mais informações.

Quanto custa o visto?

As taxas consulares para solicitação de visto para Inglaterra variam conforme a modalidade de autorização. Portanto, confira abaixo a lista das tarifas cobradas para os principais vistos em 2022.

Tipo de Visto Valor
Student Visa (Tier 4) £348
Work Visa (Tier 5) £259
Work Visa (Tier 2) A partir de £625
Marriage Visitor £100
Family £1.612

Documentos necessários para solicitar o visto

Os documentos necessários para solicitar o visto para Inglaterra dependem da de autorização que você precisa para ingressar no país. No entanto, apesar de mudarem, alguns deles são fundamentais para a aplicação, como:

  • Passaporte válido;
  • Pagamento das taxas consulares;
  • Aprovação no exame de proficiência em inglês;
  • Contrato de trabalho de empresa na Inglaterra (visto de trabalho);
  • Comprovante financeiro de que tem condições para permanecer no país;
  • Matrícula ou comprovante de aprovação em instituição de ensino inglesa (visto de estudante).

Quanto tempo demora para sair em média?

Os pedidos de visto para Inglaterra feitos fora do Reino Unido demoram em média três semanas para sair. Esse prazo é contado após o preenchimento do formulário online, a comprovação da identidade e o fornecimento de toda a documentação necessária.

Em alguns países, há possibilidade de optar pelo “Serviço Super Prioritário”. Dessa forma, por meio do pagamento de uma taxa de £800, o visto é entregue até o final do próximo dia útil.

Posso ir para a Inglaterra sem visto e tentar me regularizar lá?

Não, porque o pedido de visto para Inglaterra deve ser feito no seu país de residência. Como turista, você pode ingressar em território britânico e permanecer por até 180 dias para fazer turismo, cursos de até 6 meses e outras atividades permitidas.

Após esse período, é possível solicitar o aumento da estadia apenas em circunstâncias específicas, como para obter tratamento médico. Caso contrário, você estaria em situação irregular no país e teria que iniciar um complicado processo legal para permanecer na Inglaterra.

Com visto para Inglaterra, posso morar em outros países do Reino Unido?

Com o visto para Inglaterra você tem o direito de residir no país durante o prazo previsto no visto. Além disso, também é possível morar no Reino Unido — Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Isso porque todos os países compartilham do mesmo acordo de vistos para Inglaterra. Contudo, para saber se você precisa de visto para o seu objetivo de viagem, acesse o site do Governo Britânico. Ele fornece todas as informações necessárias para o seu visto.

Sem dúvida, ter um visto para Inglaterra abre novas portas para sua carreira, educação e qualidade de vida. Para te ajudar com todos os passos burocráticos e planejamento da mudança para o território britânico, recomendamos o ebook Morar na Inglaterra, que reúne em um só lugar, todas as informações necessárias para que você possa concretizar a sua mudança.