5O visto para Inglaterra abre portas para morar, trabalhar e estudar legalmente no país. No entanto, muitos brasileiros ainda sentem dúvidas sobre como e onde solicitar o seu visto.

Então, para que você não se confunda na hora de fazer a sua solicitação, confira neste artigo quais são os principais tipos, onde solicitar, quanto custa, quanto tempo demora para ficar pronto e documentos necessários. Também aproveite para entender se é possível viver em outros países com o visto para a Inglaterra. Vamos lá?

Precisa de visto para Inglaterra?

Sim, é obrigatório emitir um visto para Inglaterra caso você pretenda ficar mais de seis meses no país. Atualmente, o governo britânico disponibiliza vistos para diferentes objetivos:

  • Trabalho;
  • Estudo;
  • Casamento;
  • Investimentos;
  • Abrir uma empresa.

O pedido pode ser feito no Brasil com no mínimo três meses de antecedência da viagem. Para dar entrada é muito simples. Basta acessar o site do Governo Britânico. Nele, você vai preencher um formulário online que indica qual o visto certo para você.

Tipos de visto para Inglaterra

Confira agora nossa lista com os principais tipos de visto para Inglaterra e veja qual é o ideal para o seu objetivo:

Visto de estudante

Quem pretende fazer uma pós-graduação, intercâmbio ou outro curso por mais de seis meses, precisa solicitar o visto General Student Visa, conhecido como Tier 4.

Ele permite a permanência na Inglaterra por um longo período. Assim como, o direito a arrumar um emprego, estender o período do visto e solicitar um visto Tier 2 de trabalho.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Os estrangeiros menores de 17 anos precisam solicitar o visto Tier 4. Afinal, ele é ideal para quem vai estudar na Inglaterra, seja o high school ou pós-graduação.

Visto de trabalho

Trabalhar na Inglaterra é o desejo de muitos brasileiros. O governo emite vistos de trabalho de curta e longa duração, os chamados Tier 5 e Tier 2. Saiba mais sobre eles:

Tier 5: trabalhos temporários

Quem pretende trabalhar por tempo determinado, deve solicitar o visto para Inglaterra Tier 5. A maioria deles tem duração de um ano, podendo ser renovado por mais dois anos. Essa autorização é destinada para ocupações como:

  • Charity Worker: trabalho voluntário não remunerado em instituições filantrópicas;
  • Creative and Sporting: atletas ou profissionais criativos;
  • Government Authorised Exchange: participantes de treinamentos, programa de idiomas governamental, pesquisa ou bolsa de estudos;
  • International Agreement: trabalhos cobertos pela lei internacional, por exemplo, trabalhar para um governo estrangeiro;
  • Religious Worker: trabalho religioso, como pregar ou trabalhar em uma instituição religiosa;
  • Seasonal Worker: trabalhos agrícolas;
  • Youth Mobility Scheme: destinado a estrangeiros entre 18 a 30 anos que desejam trabalhar na Inglaterra.

O Tier 5 também garante direitos como estudar, trabalhar e levar membros da família para a Inglaterra. No entanto, a duração do visto e os benefícios variam de acordo com a sua ocupação.

Tier 2: trabalhos de longa duração

O Tier 2 é o visto para Inglaterra indicado para profissionais qualificados. Tem a duração longa entre três até nove anos, em muitos casos ele pode ser renovado. Essa autorização está dividida em cinco tipos diferentes:

  • General Work Visa: engloba o trabalho em várias funções;
  • Intra-company Transfer: trabalho em filial de empresa estrangeira na Inglaterra;
  • Minister of Religion: trabalho em uma comunidade religiosa, por exemplo, como missionário na Inglaterra;
  • Sportsperson Visa: atletas de elite ou treinadores altamente qualificados.

O General Work Visa é um dos mais solicitados por abranger vários tipos de ocupações. No entanto, ter acesso a esse visto específico não é uma tarefa fácil. Afinal, além de ser contratado por uma empresa inglesa, você precisa comprovar seu nível de inglês, histórico de viagens e receber um salário mínimo ou 30 mil libras por ano.

Visto de cônjuge para Inglaterra

O visto de cônjuge para Inglaterra é outra forma de morar no Reino Unido legalmente. O governo britânico oferece autorizações diferentes para cada perfil de solicitante. Além disso, eles também dependem de onde seu parceiro vive e se você deseja morar no país após a cerimônia. Confira abaixo mais detalhes sobre os tipos de visto para cônjuge.

  • Visto de visitante para casamento: para quem não pretende morar na Inglaterra após a cerimônia e planeja permanecer menos de 6 meses no país;
  • Visto de família: destinado para os solicitantes com intenção de viver permanentemente na Inglaterra se o cônjuge for cidadão britânico, estabelecido no país, tiver status de refugiado ou proteção humanitária no Reino Unido;
  • Autorização de família: visto para quem deseja se juntar a um membro de sua família da União Europeia, EEE ou Suíça no Reino Unido.

Os solicitantes que não têm visto de visitante para casamento ou o de família, também podem notificar sua intenção de se casar ou formar uma parceria civil. No entanto, nesses casos, o governo britânico é informado e pode proceder de duas formas:

  • Realizar algumas perguntas sobre o seu relacionamento, porém se isso acontecer, é provável que os solicitantes precisem esperar até 70 dias antes de se casar ou formar a parceria civil;
  • Não aprovar a notificação, nesse caso, os solicitantes não podem se casar ou formar parceria civil no Reino Unido.

Onde tirar visto para Inglaterra no Brasil?

É bem simples solicitar o visto para Inglaterra. É possível fazer o pedido pela internet, basta acessar o site do Governo Britânico e preencher o formulário online. Também será preciso enviar a documentação solicitada.

No entanto, caso este seja o seu primeiro visto, será necessário agendar uma entrevista pessoal na Inglaterra. Geralmente, a decisão do visto é tomada três semanas após a entrevista.

pedido de visto para Inglaterra

Quanto custa o visto?

As taxas consulares do visto para Inglaterra variam de acordo com cada tipo de autorização. Além disso, o pagamento deve ser feito após o término do preenchimento online. Portanto, veja a seguir uma relação das taxas consulares cobradas para cada visto.

Tipo de visto Valor
General Student Visa – Tier 4 £348
Work Visa – Tier 2 £610
Work Visa – Tier 5 £244
Family Visa £1.523
Married Visa £95
Start-up Visa £363
Innovator Visa £1.021
Investor Visa – Tier 1 £1.623

Custos extras

Além da taxa do visto para Inglaterra, quem deseja morar no país precisará custear outras despesas. Algumas delas são a prova de inglês e a sobretaxa pela saúde.

Essa última, por exemplo, garante que você utilize o sistema de saúde público da Inglaterra, o famoso NHS. Em média, ela custa cerca de £200 em cada ano que você pretende permanecer ficar no país.

Documentos necessários para solicitar o visto

Os documentos para tirar o visto para Inglaterra variam de caso para caso. No entanto, existem alguns que são solicitados em todos os tipos de autorização, são eles:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante financeiro que demonstre sua capacidade de permanecer na Inglaterra;
  • Aprovação no teste de conhecimento em inglês;
  • Exame de tuberculose, veja a lista completa dos países que precisam fazer o teste (o Brasil não está incluído);
  • Pagamento da taxa de solicitação;
  • Contrato de trabalho de empresa inglesa, para vistos de trabalho;
  • Matrícula ou certificado de aprovação de instituições de ensino na Inglaterra.

É importante lembrar que os documentos em português devem estar devidamente traduzidos com a tradução juramentada.

Quanto tempo demora para sair em média?

O visto para Inglaterra demora em média três semanas para ser emitido, logo após a entrevista realizada. No entanto, existe a opção de reduzir esse período para cinco dias.

Nesse caso, você precisa solicitar o serviço prioritário e pagar uma taxa por isso. Contudo, ele está disponível apenas para alguns países. Por isso, verifique se o Brasil está habilitado para esse tipo de serviço.

Então, logo após receber a confirmação, sua autorização de residência biométrica levará até 10 dias úteis para chegar.

Veja também se é preciso solicitar ETIAS para a Inglaterra.

Posso ir para Inglaterra sem emprego e conseguir emprego lá?

Caso você venha para a Inglaterra como turista, você tem 180 dias para viajar pelo Reino Unido, porém não pode exercer legalmente nenhum tipo de trabalho remunerado.

Você pode aplicar para empregos e fazer entrevistas, porém não pode ser contratado sem o visto. Dessa forma, para aplicar para um visto de trabalho, você deve fazê-lo estando no seu país de residência, que nesse caso não seria a Inglaterra, afinal aqui você estaria apenas como turista.

Quais são os riscos de trabalhar ilegalmente e sem vistos na Inglaterra?

Se o seu empregador te contratar ilegalmente, além de correr o risco de ser preso por 5 anos, ele também pode chegar a pagar uma multa de £20 mil por cada empregador ilegal trabalhando para ele.

Para o contratado que for pego trabalhando ilegalmente na Inglaterra, ele pode ser deportado. Nesse caso, ele pode optar por voltar ao Brasil pagando pela sua própria passagem, o que é a melhor opção.

Assim depois de um ano ele pode retornar ao Reino Unido outra vez como trabalhador ou turista. Caso a sua passagem seja paga pelo governo, ele pode ficar mais de 5 ano restringido de voltar ao país.

De Curitiba para o mundo! Saiba porque escolhi viver na Inglaterra.

Com visto para Inglaterra, posso morar em outros países do Reino Unido?

Com o visto para Inglaterra você tem o direito de residir no país durante o período previsto no visto. Além disso, também é possível morar em outro país do Reino Unido – Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Isso porque todos os países compartilham do mesmo acordo de vistos. Mas, para saber se você precisa de visto para o seu objetivo de viagem, basta acessar o site do Governo Britânico. Eles fornecem todas as informações necessárias para o seu tipo de visto e, sem dúvida, você irá conseguir esclarecer suas dúvidas.

A partir de 2021, com o fim do período de transição do Brexit, o sistema de imigração para entrar no Reino Unido irá mudar. Quem tem nacionalidade brasileira, continuará tendo que solicitar um visto para morar em um dos países britânicos.

A novidade é que os europeus também precisarão pedir um visto para morar, estudar ou trabalhar no Reino Unido. Além disso, os europeus que vivem nos países britânicos devem solicitar um visto de permanência especial para continuar morando no país.

Sem dúvida, ter um visto para Inglaterra abre novas portas para sua carreira, educação e qualidade de vida. Descubra mais sobre como morar na Inglaterra, no ebook O sonho de viver na Europa, compartilhamos histórias de brasileiros que emigraram para o Velho Continente.