Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

O visto para Inglaterra abre portas para morar, trabalhar e estudar legalmente no país. No entanto, muitos brasileiros ainda sentem dúvidas sobre como e onde solicitar o seu visto. Para que você não se confunda na hora de fazer a sua solicitação, confira neste artigo quais são os principais tipos, onde solicitar, quanto custa, quanto tempo demora para ficar pronto e documentos necessários. Também aproveite para entender se é possível viver em outros países com o visto para a Inglaterra. Vamos lá?

Precisa de visto para Inglaterra? Em quais casos?

Sim, é obrigatório emitir um visto para Inglaterra caso você pretenda ficar mais de seis meses no país. Atualmente, o governo britânico disponibiliza vistos para diferentes objetivos:

  • Trabalho;
  • Estudo;
  • Casamento;
  • Investimentos;
  • Abrir uma empresa.

O pedido pode ser feito no Brasil com no mínimo três meses de antecedência da viagem. Para dar entrada é muito simples. Basta acessar o site do Governo Britânico. Nele, você vai preencher um formulário online que indica qual o visto certo para você.

Descubra também como viajar para Inglaterra para morar ou turismo.

Tipos de visto para Inglaterra

Confira agora nossa lista com os principais tipos de visto para Inglaterra e veja qual é o ideal para o seu objetivo:

Por que escolhemos a Goldenergy em Portugal?

Vistos para trabalhar

Trabalhar na Inglaterra é o desejo de muitos brasileiros. O governo emite vistos de trabalho de curta e longa duração, os chamados Tier 5 e Tier 2. Saiba mais sobre eles:

Tier 5: Trabalhos temporários

Quem pretende trabalhar por tempo determinado, deve solicitar o visto para Inglaterra Tier 5. A maioria deles tem duração de um ano, podendo ser renovado por mais dois anos. Essa autorização é destinada para ocupações como:

  • Charity Worker: trabalho voluntário não remunerado em instituições filantrópicas;
  • Creative and Sporting: atletas ou profissionais criativos;
  • Government Authorised Exchange: participantes de treinamentos, programa de idiomas governamental, pesquisa ou bolsa de estudos;
  • International Agreement: trabalhos cobertos pela lei internacional, por exemplo, trabalhar para um governo estrangeiro;
  • Religious Worker: trabalho religioso, como pregar ou trabalhar em uma instituição religiosa;
  • Seasonal Worker: trabalhos agrícolas;
  • Youth Mobility Scheme: destinado a estrangeiros entre 18 a 30 anos que desejam trabalhar na Inglaterra.

O Tier 5 também garante direitos como estudar, trabalhar e levar membros da família para a Inglaterra. A duração do visto e os benefícios variam de acordo com a sua ocupação.

Saiba tudo sobre como encontrar emprego na Inglaterra.

Tier 2: Trabalhos de longa duração

O Tier 2 é o visto para Inglaterra indicado para profissionais qualificados. Tem a duração longa entre três até nove anos, em muitos casos ele pode ser renovado. Essa autorização está dividida em cinco tipos diferentes:

  • General work visa: engloba o trabalho em várias funções;
  • Intra-company Transfer: trabalho em filial de empresa estrangeira na Inglaterra;
  • Minister of Religion: trabalho em uma comunidade religiosa, por exemplo, como missionário na Inglaterra;
  • Sportsperson visa: atletas de elite ou treinadores altamente qualificados.

O General work visa é um dos mais solicitados por abranger vários tipos de ocupações. No entanto, ter acesso a esse visto específico não é uma tarefa fácil. Além de ser contratado por uma empresa inglesa, você precisa comprovar seu nível de inglês, histórico de viagens e receber um salário mínimo ou £30.000 por ano.

Vistos para estudar

Quem pretende fazer uma pós-graduação, intercâmbio ou outro curso por mais de seis meses, precisa solicitar o visto General student visa (Tier 4). Ele permite a permanência na Inglaterra por um longo período. Assim como, o direito a arrumar um emprego, estender o período do visto e solicitar um visto Tier 2 de trabalho.

Os estrangeiros menores de 17 anos precisam solicitar o visto Tier 4 para crianças. Ele é ideal para quem vai estudar na Inglaterra, seja o high school ou pós-graduação.

Vistos para investimento/empreender

Para abrir um novo negócio, você pode emitir o visto Innovator ou o Start-Up visa. A principal exigência de ambos é que a ideia de negócio seja validada por uma instituição inglesa.

O visto Innovator tem duração de 3 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Já o Start-Up visa é válido por apenas dois anos, sem renovação.

O Investor 1 é o visto para Inglaterra indicado para investidores estrangeiros. Para solicitá-lo, é preciso comprovar que você deseja investir £2.000.000 ou mais no Reino Unido. Com ele você pode trabalhar ou estudar na Inglaterra no período de três anos e quatro meses.

Veja aqui as vantagens de investir na Europa.

Outros tipos

Os vistos para Inglaterra também são emitidos para outras finalidades. Elas vão desde casamento até solicitação de asilo. Conheça a seguir, alguns deles:

  • Family visa: permite trazer membros da família que estão no exterior para morar na Inglaterra com você;
  • Marriage Visitor visa: autorização para casar na Inglaterra;
  • Asylum visa: solicitar refúgio ou asilo na Inglaterra.

como solicitar o visto para Inglaterra

Onde solicitar

É bem simples solicitar o visto para Inglaterra. É possível dar entrada no pedido pela internet, basta acessar o site do governo britânico e preencher o formulário online. Também será preciso enviar a documentação solicitada.

Caso esse seja o seu primeiro visto, será necessário agendar uma entrevista pessoal na Inglaterra. Geralmente, a decisão do visto é tomada após três semanas após a entrevista.

Saiba mais sobre quanto custa e como funciona o seguro viagem para Reino Unido.

Quanto custam?

As taxas consulares do visto para Inglaterra variam de acordo com cada tipo de autorização. O pagamento deve ser feito após o término do preenchimento online. Veja a seguir uma relação das taxas consulares cobradas para cada visto.

Tipo de visto Valor
General student visa (Tier 4) £348
Work visa (Tier 2) £610
Work visa (Tier 4) £244
Start-up visa £363
Innovator visa £1,021
Investor visa (Tier 1) £1,623

Custos extras

Além da taxa do visto para Inglaterra, quem deseja morar no país precisará custear outras despesas. Algumas delas são a prova de inglês e a sobretaxa pela saúde.

Essa última, por exemplo, garante que você utilize o sistema de saúde público da Inglaterra, o famoso NHS. Em média, ela custa cerca de £200 em cada ano que você pretende permanecer ficar no país.

visto para Inglaterra Reino Unido

Documentos necessários

Os documentos para tirar o visto para Inglaterra variam de caso para caso. No entanto, existem alguns que são solicitados em todos os tipos de autorização, são eles:

  • Passaporte válido;
  • Comprovante financeiro que demonstre sua capacidade de permanecer na Inglaterra;
  • Aprovação no teste de conhecimento em inglês;
  • Exame de tuberculose, veja a lista completa dos países que precisam fazer o teste (o Brasil não está incluído);
  • Pagamento da taxa de solicitação;
  • Contrato de trabalho de empresa inglesa, para vistos de trabalho;
  • Matrícula ou certificado de aprovação de instituições de ensino na Inglaterra.

É importante lembrar que os documentos em português devem estar devidamente traduzidos. Confira nesse artigo como funciona a tradução juramentada e como solicitar.

Quanto tempo demora para sair em média?

O visto para Inglaterra demora em média três semanas para ser emitido, logo após a entrevista realizada no país. No entanto, existe a opção de reduzir esse período para cinco dias.

Nesse caso, você precisa solicitar o serviço prioritário e pagar uma taxa por isso. Contudo, ele está disponível apenas para alguns países. Por isso, verifique se o Brasil está habilitado para esse tipo de serviço.

Logo após receber a confirmação, sua autorização de residência biométrica levará até 10 dias úteis para chegar.

Posso ir pra Inglaterra sem emprego e conseguir emprego aí?

Caso você venha para a Inglaterra como turista, você tem 180 dias para viajar pelo Reino Unido, porém não pode exercer legalmente nenhum tipo de trabalho remunerado.

Você pode aplicar para empregos e fazer entrevistas, porém não pode ser contratado sem o visto. Para aplicar para um visto de trabalho, você deve fazê-lo estando no seu país de residência, que nesse caso não seria a Inglaterra, afinal aqui você estaria apenas como turista.

Quais são os riscos de trabalhar ilegalmente e sem vistos na Inglaterra?

Se o seu empregador te contratar ilegalmente, além de correr o risco de ser preso por 5 anos, ele também pode chegar a pagar uma multa de £20 mil por cada empregador ilegal trabalhando para ele.

Para o contratado que for pego trabalhando ilegalmente na Inglaterra, ele pode ser deportado. Nesse caso, ele pode optar por voltar ao Brasil pagando pela sua própria passagem, o que é a melhor opção.

Assim depois de um ano ele pode retornar ao Reino Unido outra vez como trabalhador ou turista. Caso a sua passagem seja paga pelo governo, ele pode ficar mais de 5 anos restringido de voltar ao país.

Londres na Inglaterra

Com visto para Inglaterra, posso morar em outros países do Reino Unido?

Com o visto para Inglaterra você tem o direito de residir no país durante o período previsto no visto. Além disso, também é possível viver em outro país do Reino Unido – Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Isso porque todos os países compartilham do mesmo acordo de vistos. Para saber se você precisa de visto para o seu objetivo de viagem, basta acessar o site do Governo Britânico. Eles fornecem todas as informações necessárias para o seu tipo de visto.

A partir de 2021, com o fim do período de transição do Brexit, o sistema de imigração para entrar no Reino Unido irá mudar. Quem tem nacionalidade brasileira, continuará tendo que solicitar um visto para morar em um dos países britânicos.

A novidade é que os europeus também precisarão pedir um visto para morar, estudar ou trabalhar no Reino Unido, a partir de 2021. Os europeus que vivem nos países britânicos devem solicitar um visto de permanência especial para continuar morando no país.

Saiba mais sobre as novas regras para morar no Reino Unido pós-Brexit.

Sem dúvida, ter um visto para Inglaterra abre novas portas para sua carreira, educação e qualidade de vida. Descubra mais sobre o país, leia nosso artigo sobre o custo de vida na Inglaterra e planeje bem o seu orçamento.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Custo de vida na Inglaterra: saiba os principais gastos no país

Tudo sobre o custo de vida na Inglaterra. Saiba quanto custa e quais despesas terá com moradia, transporte, lazer, alimentação e bebida.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube