O visto de estudante na Inglaterra é um requisito indispensável para estudar em qualquer instituição de ensino britânica, seja escola ou universidade. Por isso, reunimos neste artigo as principais informações sobre o processo de pedido de visto, incluindo custos, prazos, tempo de duração e muito mais. Acompanhe!

Perguntas Respostas
Brasileiro precisa de visto para estudar na Inglaterra? O visto é obrigatório para estudar na Inglaterra por um período superior a 6 meses.
Como tirar visto de estudante para Inglaterra? O visto pode ser solicitado pelo site do Governo Britânico através do preenchimento do formulário, pagamento de taxas e envio de documentos.
Como tirar o visto britânico no Brasil? Acesse o site do governo britânico e leia com atenção os requisitos e documentos exigidos para dar entrada no pedido.

Precisa de visto para estudar na Inglaterra?

Sim.

É preciso pedir um visto para estudar na Inglaterra se o curso tiver mais de seis meses de duração. Essa categoria de visto permite que você more e estude no país até concluir os estudos.

Por outro lado, ele não é necessário para cursos com duração inferior a seis meses. Isso significa que se você quer fazer um curso de inglês na Inglaterra por três meses, não precisa pedir o visto de estudante.

Além disso, as crianças entre 4 e 17 anos também devem ter um visto especial para estudar nas escolas inglesas.

Tipos de visto de estudante para Inglaterra

Existem três tipos de visto de estudante para Inglaterra e cada um é ideal para um curso e perfil de aluno específico. A seguir, apresentamos as principais características dos vistos para estudantes no Reino Unido para que você possa identificar qual se adequa melhor para a sua situação:

General Student Visa

Indicado para alunos maiores de 16 anos que pretendem fazer um curso de longa duração, com mais de 11 meses. Além disso, o curso deve ser patrocinado por uma instituição de ensino. Permite que o aluno estude, trabalhe e até more com familiares na Inglaterra (parceiro e filhos).

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Short-Term Study Visa

Para cursos de inglês com curta duração, entre 6 a 11 meses. O estudante pode morar e estudar no país durante todo esse período. Contudo, esse visto não permite trabalhar e/ou levar dependentes para o país.

Child Student Visa

Exclusivo para crianças e adolescentes entre 4 a 17 anos que pretendem estudar em uma escola independente inglesa. Esse visto pode ser renovado, caso o aluno precise continuar os estudos na Inglaterra ou mudar para outro visto.

Como conseguir visto de estudante para Inglaterra?

Para conseguir o visto de estudante para Inglaterra, você precisa acessar o site do Governo Britânico, preencher o formulário e apresentar a documentação correspondente. Explicamos abaixo o passo a passo completo de como solicitar essa autorização:

  1. Identifique qual o tipo de visto de estudante ideal para os seus objetivos;
  2. Acesse o site do Governo Britânico;
  3. Preencha o formulário de solicitação com seus dados pessoais;
  4. Efetue o pagamento das taxas;
  5. Marque uma consulta pelo site da VFS Global em um Centro de Solicitação de Visto, para que seus dados biométricos (impressões digitais e fotografia) possam ser capturados;
  6. Submeta online todos os documentos necessários para o seu pedido de visto;
  7. Compareça ao agendamento para o seu pedido de visto;
  8. Acompanhe as atualizações sobre a solicitação de visto pelo e-mail ou telefone até que a decisão seja tomada pelo Centro de Solicitação de Visto.

Pronto! Depois que uma decisão de solicitação de visto for tomada, você será contatado para retirar seus documentos/passaporte no Centro de Solicitação de Vistos ou receber seus documentos devolvidos por correio por uma taxa adicional.

Se você deseja ter o acompanhamento de uma assessoria especializada na solicitação de vistos para a Inglaterra, indicamos os serviços do escritório LondonHelp4U. Com mais de 20 anos de experiência no setor, a equipe poderá auxiliar em todo o processo, tornando sua solicitação do visto de estudante mais segura e eficiente. É da confiança do Euro Dicas.

Para o nosso entrevistado, Ricardo Colombo, que cursou o Executive MBA na London Business School por 20 meses, entre 2017 a 2018, a solicitação do visto foi mais simples:

Eu recebi um documento da escola informando que eu estava matriculado no EMBA e cada vez que eu entrava na Inglaterra, eu recebia um novo visto no controle de imigração ao chegar na Inglaterra.

Ricardo ressalta que, na época que estuou no país, não era preciso obter o visto de estudante antes de embarcar.

Ricardo Colombo, brasileiro em Londres
Ricardo Colombo solicitou o visto de estudante para cursar MBA em Londres. Foto: arquivo pessoal.

Documentos necessários para o visto de estudante

Para o visto de estudante para Inglaterra, providencie os seguintes documentos:

  • Passaporte válido;
  • Confirmação de Aceitação de Estudos (CAS) do seu provedor de curso;
  • Certificado do Academic Technology Approval Scheme (ATAS), para alunos de mestrado;
  • Comprovante de recursos financeiros para se manter no país;
  • Autorização de viagem assinada pelos pais ou responsáveis legais, caso o solicitante seja menor de idade;
  • Consentimento por escrito para sua inscrição do seu patrocinador financeiro se você recebeu patrocínio para as taxas do curso e custo de vida nos últimos 12 meses;
  • Formulário de solicitação.

Além disso, os documentos devem estar apostilados e com tradução juramentada. Embora isso demore um pouco, é algo que vale a pena fazer, por facilitar todo o protocolo.

Para obter a tradução dos seus documentos de forma rápida, segura e com qualidade, indicamos que acesse o site da Yellowling. A plataforma tem uma grande equipe de tradutores e todo o processo, do pedido de orçamento à entrega das traduções, é feito online. É da confiança do Euro Dicas.

Portanto, acesse o site do Consulado do Reino Unido para ver a lista completa dos documentos e planejar melhor a sua viagem.

Quanto tempo demora para ser emitido?

Se tudo estiver correto, você pode receber a autorização dentro de três a oito semanas, a partir da data da solicitação no Consulado Britânico. Para quem precisa ter uma resposta rápida, pode contratar o atendimento prioritário por uma taxa extra. Em geral, a análise do visto é feita em cinco dias úteis.

Dois estudantes preenchendo o formulário do visto de estudante na Inglaterra
Estudantes fora do Reino Unido devem pedir o visto com até 6 meses de antecedência.

É importante destacar que para estudantes fora do Reino Unido, o ideal é pedir o visto em até seis meses antes de iniciar o curso. Se você estiver em terras britânicas, pode solicitá-lo em até três meses antes do começo do curso.

O visto de estudante Inglaterra pode ser negado?

Sim.

O pedido de visto de estudante pode ser negado, principalmente por questões como documentação inadequada, falta de comprovação financeira e até inconsistências no processo de aplicação.

Por isso, é fundamental entender os requisitos específicos e seguir as orientações para aumentar as chances de aprovação do visto. Caso tenha dúvidas ou dificuldade nesse processo, vale a pena considerar a contratação de uma assessoria especializada.

Para garantir uma aplicação tranquila e aumentar suas chances de sucesso, indicamos a LondonHelp4U , que oferece assessoria especializada em vistos de estudante para a Inglaterra. A equipe experiente da empresa pode orientar você durante todo o processo, fornecer suporte na preparação da documentação e ajudar a superar possíveis obstáculos no processo.

Quanto custa o visto de estudante para Inglaterra?

O custo do visto de estudante para Inglaterra varia entre £200 e £490, dependendo do tipo de visto escolhido. Mas esse valor corresponde apenas à taxa aplicação, existem outras despesas que tornam a solicitação cara, entre elas os custos com traduções de documentos.

Visto Taxa de aplicação
Student Visa £ 490
Short-term study visa £ 200
Child Student visa £ 490

Junto da tarifa do visto, também é preciso pagar a taxa do seguro de saúde britânico. Com ele, você pode acessar o sistema público de saúde da Inglaterra, enquanto morar no país. O valor varia de acordo com a sua idade e tipo de visto.

Por exemplo, um estudante brasileiro de 19 anos que aplica para o Student Visa para um curso de 14 meses deve pagar uma taxa de £ 940. No site do governo britânico é possível simular os custos totais. Além disso, considere as despesas com a tradução e a apostila de Haia dos seus documentos.

Para realizar a apostila de Haia na documentação do seu visto, indicamos a empresa eTraduções. Com confiança, rapidez e sigilo, os seus documentos apostilados podem ser entregues no Brasil e no exterior. Acesse o site da eTraduções para conhecer mais detalhes e pedir o seu orçamento.

Pode trabalhar com visto de estudante para Inglaterra?

Sim, mas depende do visto solicitado. Explico!

O visto de estudante para Inglaterra do tipo Child Student permite que os alunos com 16 anos ou mais trabalhem no país. Mas é preciso cumprir com alguns requisitos. A jornada de trabalho deve ser no máximo de 10 horas semanais ou, se for estágio, não pode ocupar mais de 50% do tempo do curso. Contudo, durante as férias é permitido trabalhar em tempo integral.

O General Study também permite que o estudante trabalhe na Inglaterra. Para esse tipo de visto não há limite quanto a jornada de trabalho e tipo de emprego. Sem dúvida, é a melhor opção para os alunos custearem todas as despesas para morar na Inglaterra.

Em relação à autorização de trabalho, Ricardo Colombo explica que ele não tinha permissão para trabalhar com o visto que solicitou. Para custear as suas despesas na Inglaterra, ele nos conta que prestou consultoria para uma empresa, mas o vínculo de trabalho era no Brasil.

Quanto tempo dura o visto de estudante?

O tempo de permanência na Inglaterra varia conforme o tipo de visto e idade, como explicamos. Em geral, pode ficar no país até concluir o curso informado no pedido do visto.

É importante saber que os estudantes de graduação com 18 anos ou mais podem ficar na Inglaterra por até 5 anos. Por outro lado, quem faz um curso inferior à graduação, geralmente pode permanecer no país por até 2 anos.

Terminei meus estudos e quero ficar na Inglaterra, o que devo fazer?

Existem algumas alternativas para quem decide ficar no país por mais tempo. A primeira é conseguir um emprego na Inglaterra e dar entrada no visto de trabalho. Com ele, você tem autorização para morar no país legalmente até a duração do contrato de trabalho. Mas se você permanecer na Inglaterra por mais de cinco anos, pode solicitar a sua cidadania inglesa.

Outra alternativa é solicitar a prorrogação do seu visto de estudante para Inglaterra. Embora, isso seja possível apenas para o Child Student Visa e General Visa Student, é uma boa opção para quem deseja fazer mestrado ou doutorado em uma universidade inglesa, ou até mesmo quem precisa de mais tempo no país para concluir a pesquisa.

No entanto, existem outros vistos que você pode solicitar, como, o de casamento ou união estável. Para tanto, é preciso casar com um cidadão britânico e morar na Inglaterra após o casamento.

Dicas para solicitar o visto de estudante para Inglaterra

Como vimos acima, a solicitação do visto de estudante para Inglaterra é um processo bastante burocrático, que exige planejamento, organização e paciência. No entanto, existem algumas dicas que podem torná-lo mais prático para você, como:

Encontre o visto ideal

A melhor maneira de tornar a solicitação do visto de estudante para Inglaterra mais fácil é encontrar o tipo de permissão ideal para você. Dessa forma, poderá descobrir quais os requisitos, documentos necessários, taxas e o que pode ou não fazer no país.

Certifique-se de cumprir todos os requisitos

Após descobrir qual o visto de estudante para a Inglaterra ideal, confira os requisitos exigidos para aplicação. Isso pode incluir: aprovação da instituição de ensino, fundos mínimos para requeridos, autorização dos pais ou responsáveis e nível de domínio do idioma.

Reúna os documentos necessários

No site do Governo Britânico você encontra uma lista completa dos documentos necessários para a aplicação do visto de estudante para Inglaterra. Leia com cuidado essas informações e organize toda a documentação listada, isso ajuda a reduzir os riscos de ter o seu pedido retardado ou até negado.

Vale a pena pedir o visto de estudante para a Inglaterra?

Com certeza!

O visto de estudante para Inglaterra é a chave para o seu ingresso em um dos melhores sistemas educacionais do mundo. Com essa autorização, você pode fazer cursos de idiomas, fazer matrícula em escolas e universidades de todo o país.

Além disso, como estudante internacional você terá a chance de aproveitar uma experiência de estudo maravilhosa e aprimorar suas habilidades pessoais, profissionais e linguísticas. Esse é, sem dúvida, um grande diferencial, principalmente durante a busca por emprego.

O nosso entrevistado, Ricardo Colombo, aconselha os estudantes que planejam solicitar o visto a familiarizarem-se com todas as permissões que ele concede, tais como a possibilidade de trabalhar, a opção de trazer um acompanhante e o período de validade do visto. Ele também recomenda a análise detalhada das informações disponíveis no site oficial do Gov.UK.

Quer saber mais sobre como é o processo de solicitação de visto? Então, assista o vídeo abaixo do canal Samara Saint – Intercâmbio onde a estudante brasileira detalha todos os documentos necessários, como é o processo e se é fácil conseguir o visto.

Perguntas frequentes sobre o visto de estudante Inglaterra

Ainda tem dúvidas de como pedir o visto de estudante na Inglaterra? Para ajudar, respondemos algumas perguntas frequentes dos nossos leitores sobre o pedido de visto para estudar em território britânico. Confira!

Brasileiro precisa de visto para estudar na Inglaterra?

Sim! Os brasileiros que não possuem cidadania britânica geralmente precisam de visto para estudar na Inglaterra. O tipo de visto que você terá que solicitar dependerá da duração e natureza do curso.

O Short-Term Study Visa, por exemplo, é indicado para cursos de inglês com duração de 6 a 11 meses. Enquanto isso, o General Student Visa deve ser solicitado para brasileiros que planejam ingressar em cursos com duração superior a 11 meses.

Como conseguir uma carta convite para visto de estudante Inglaterra?

A carta convite para visto de estudante na Inglaterra é fornecida pela instituição de ensino após a aprovação do estudante estrangeiro no curso. Assim, ao receber a confirmação da matrícula, entre em contato de imediato com a instituição de ensino e solicite o documento.

Por ser um documento crucial no processo de visto, certifique-se de que a carta possui informações como a duração do curso, detalhes do programa acadêmico e a comprovação de que você está matriculado na instituição. Isso pode evitar contratempos durante a aplicação do visto.

Posso estudar inglês na Inglaterra com visto de turista?

Sim, desde que o curso de inglês tenha duração de até 6 meses. Após esse período, é necessário solicitar um visto de estudante na Inglaterra de acordo com o programa que você deseja se inscrever.

Isso ocorre porque o visto de turista na Inglaterra é indicado para estadias temporárias e não contempla atividades educacionais de longa duração, ou seja, com período superior a 6 meses.

Qual a nota mínima no IELTS para visto de estudante na Inglaterra?

A pontuação mínima no IELTS para visto de estudante na Inglaterra é 4,0 ou superior para todas as quatro habilidades. Atender a esse requisito é essencial para conseguir o visto e ingressar em uma instituição de ensino no país.

Agora que você já tem todas as informações sobre o visto de estudante na Inglaterra, basta começar o seu planejamento. E se você quiser conhecer mais detalhes sobre como é morar no país, documentos necessários, custos e como planejar a sua viagem, vale a pena ler o nosso Ebook Como Morar na Inglaterra que oferece todas as informações detalhadas sobre a mudança.

Boa viagem e até a próxima!