Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Inglaterra  / 

Trabalhar no Reino Unido é o sonho de muitos brasileiros. A oportunidade de construir uma carreira internacional é incrível. Treinar o seu inglês, ter uma experiência de morar no exterior e buscar qualidade de vida. Se você busca um emprego na Inglaterra, hoje vamos te mostrar onde procurar o seu e como é o mercado de trabalho no país europeu.

Emprego na Inglaterra: é difícil conseguir?

Muita gente me pergunta, “Como você conseguiu esse emprego na Inglaterra?”, ou “é difícil trabalhar aí? Preciso saber falar inglês?

Pela minha experiência conseguir um emprego por aqui não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso levar em consideração alguns pontos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

O primeiro passo para conseguir um emprego na Inglaterra é pesquisar sobre a sua área de trabalho e se há oportunidades abertas na Inglaterra.

O segundo passo é verificar se seu diploma é aceito no país ou se precisa de validação. De modo geral, para trabalhar na Inglaterra é necessário dominar o inglês e ter experiência na sua área (cursos específicos, inclusive).

A formação acadêmica é muito importante se você busca um trabalho qualificado, em uma grande empresa. Agora, se você busca um emprego que não exige possui formação, também é possível conseguir um. Há muitas oportunidades para cleaners (profissionais de limpeza), garçons, atendentes de pubs, cozinheiros, auxiliares de cozinha e trabalho em hotel.

A Inglaterra é um país bastante desenvolvido e com grandes empresas (nacionais e multinacionais). Atualmente o país tem cerca de 1 milhão de vagas abertas, segundo dados do portal Adzuna.

Documentos para morar na Inglaterra: o que você precisa para se mudar.

Como encontrar emprego na Inglaterra?

Para conseguir um emprego na Inglaterra, primeiro é preciso saber com o quê você gostaria de trabalhar e quais são as habilidades específicas que esse trabalho vai pedir. Se você quiser trabalhar com Marketing ou RH, falar inglês é fundamental.

A Inglaterra é um país com uma economia forte e existem muitas opções de sites para a busca de emprego. Confira a lista de opções onde você pode procurar um emprego na Inglaterra:

Use o LinkedIn

Além de ter o currículo atualizado, uma ferramenta muito utilizada por aqui é o LinkedIn. Siga todas as dicas do site para completar seu perfil e adicione o link do seu perfil no seu currículo junto aos seus contatos. Um perfil completo vai ter dar o símbolo de “all-star” e mais chances de ser encontrado por um recrutador.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Confira outras dicas para pesquisar vagas no exterior.

O que os brasileiros fazem na Inglaterra

Os brasileiros trabalham nas mais diversas áreas na Inglaterra. Há profissionais qualificados que trabalham em multinacionais e pessoas sem formação que trabalham em outras áreas. Confira os principais empregos de brasileiros na Inglaterra:

  • Profissional de limpeza (cleaners)
  • Babá (babysitter)
  • Garçom / Atendentes de restaurante
  • Cozinheiro
  • Motorista / Motoboy
  • Recepcionista
  • Atendente em pub / Barman
  • Programador e profissional de Tecnologia da Informação

Vagas de emprego na Inglaterra para brasileiros

Um bom site para buscar vagas de emprego na Inglaterra para estrangeiros, é o InterNations, porém todas as informações por lá são em inglês.

Mas a boa notícia é que existe vaga para brasileiros na Inglaterra sim! Os cargos em escritórios requerem inglês e português fluente, porém há outras vagas onde inglês é dispensável, como vagas de açougueiro, garçom/garçonete, babá, diarista, entre outros. Alguns sites interessantes de conferir são:

Vale a pena utilizar agências de emprego?

Uma agência de emprego pode te ajudar a conseguir um emprego na Inglaterra? Pode ser que sim, porém na era da internet, se você falar inglês eu acredito que é mais fácil encontrar emprego sozinho do que com ajuda de uma agência na Inglaterra.

As vagas emprego na Inglaterra são publicadas em sites abertos

A maior parte das vagas são publicadas em sites abertos e você tem a autonomia de aplicar para quantas quiser e de se envolver mais com as vagas, mesmo que elas são sejam sua primeira opção de emprego na Inglaterra.

Mas se você não falar inglês…

Se você não falar inglês pode ser mais útil contar com uma agência aí no Brasil, ou com aquele amigo que pode te ajudar a filtrar vagas baseadas nos seus interesses e habilidades.

Mas se a sua ideia é melhor trabalhar e conseguir um emprego na Inglaterra, uma boa dica é aprender inglês antes de se mudar, pelo menos o básico.

Visto para trabalhar na Inglaterra

Qual é o visto que eu preciso para trabalhar na Inglaterra, quanto custa e quanto tempo demora para tirar?

Apesar de o processo do visto só começar depois que você já conseguiu o emprego na Inglaterra, é importante estar ciente do tipo de visto que você deve tirar e quanto tempo ele demora.

Existem muitos tipos de vistos de trabalho

A má notícia é que existem tantos tipos de visto de trabalho que pode ser bem confuso saber para qual você deve aplicar. A boa notícia é que no site oficial do governo, eles trazem a descrição de cada tipo de visto, para que tipo de trabalho ele se aplica, o custo, o tempo do processo, etc.

Visto de trabalho tier 2

O visto geral de trabalho é o Tier 2, mas ele requer que você comprove um conhecimento intermediário de inglês. Por isso é bom prestar atenção no tipo de trabalho que você vai desenvolver e ver se esse realmente é o melhor visto para você.

O tipo de visto influencia o imposto

O tipo de visto e o tempo que ele dura influenciam na porcentagem de imposto que você paga e o quanto você precisa pagar antes mesmo de vir para ter acesso ao sistema público de saúde – o que é uma taxa obrigatória para estrangeiros.

Emprego na Inglaterra escritório

Como é trabalhar na Inglaterra?

O ritmo de trabalho depende muito da cidade que você mora e do tipo de emprego na Inglaterra que você tem. A jornada de trabalho normal são 37,5 horas semanais divididas de segunda a sexta, das 09:00 até às 17:00 tendo 30 minutos de intervalo para o almoço.

É importante ser produtivo

Ficar horas a mais é comum em um ambiente empresarial, porém se você sempre ficar mais tempo no trabalho, não será visto como “engajado”, mas sim como uma pessoa lenta para atingir resultados. Então tome cuidado com a empolgação e cuide do seu tempo livre. Os ingleses apreciam pessoas que conseguem se desconectar durante os finais de semana.

Feriados e férias

A Inglaterra tem apenas oito dias de feriados nacionais, incluindo Páscoa, Natal e Ano Novo. Enquanto o número mínimo de férias que você pode receber por ano são 20 dias, mas boa parte das empresas oferecem 25 dias para seus trabalhadores.

E o Brexit? Ele vai afetar o mercado de trabalho para brasileiros na Inglaterra?

A resposta simples é não. A não ser você tenha um passaporte da União Europeia (UE), as leis de visto e de trabalho para brasileiros não vão mudar em um futuro próximo. Desde que você consiga um emprego aqui e tenha todos os documentos requeridos para a aplicação do visto, você não terá problemas.

Vantagem de ter o passaporte europeu

Se você tem um passaporte da UE, ainda pode mudar para a Inglaterra mesmo sem ter conseguido emprego ainda e buscar trabalho estando aqui, antes que o Reino Unido saia oficialmente da União Europeia.

Entenda como é o salário na Inglaterra

O salário no Reino Unido todo é calculado por hora, logo você receberá um salário proporcional à sua jornada de trabalho – o que estará previsto em seu contrato. No site do governo é possível encontrar detalhadamente os valores exatos e ele é atualizado a cada ano.

Salário mínimo na Inglaterra varia

Os salários na Inglaterra são pagos por hora e variam de acordo com a idade do profissional. Os jovens ganham menos e o salário vai subindo de acordo com a idade e a formação. Veja a tabela com o salário mínimo na Inglaterra por hora:

Idade Valor por hora
25 ou mais £ 8,21
21 a 24 anos £ 7,70
18 a 20 anos £ 6,15
Abaixo de 18 anos £ 4,35
Aprendiz £ 3,90

Os novos valores por hora foram alterados em abril de 2019.

Os profissionais que ganham o valor mínimo por hora trabalhada £ 8,21 e trabalham 40 horas semanais ganham £ 1.313,60 por mês.

Já o salário médio em todo o país é de £ 34.211,00 por ano, em torno de £ 2.850,91 por mês. Londres é a cidade que melhor paga na Inglaterra. A média salarial em Londres é de £ 42.060 por ano (£ 3.505 por mês) de acordo com o portal Adzuna.

Conheça quais as profissões mais bem pagas na Inglaterra.

Emprego na Inglaterra: melhores cidades para trabalhar

As melhores cidades para se trabalhar e conseguir um emprego na Inglaterra são as maiores, nessa ordem de importância:

  1. Londres;
  2. Birmingham;
  3. Leeds;
  4. Manchester.

Melhores áreas para trabalhar

Os profissionais mais requisitados para trabalhar na Inglaterra são nas seguintes áreas:

  • Tecnologia da Informação;
  • Área financeira;
  • Administração;
  • Ensino e Educação;
  • Construção civil;
  • Comércio / Serviços.

Custo de vida na Inglaterra

O custo de vida na Inglaterra é alto. De acordo com o site Numbeo uma pessoa gasta em média £ 812,68 por mês para viver em Londres (sem o custo de aluguel). No interior da Inglaterra, o custo de vida é bem mais baixo.

Os custos mensais mais caros para quem mora na Inglaterra são:

  • Aluguel;
  • Council tax (taxa da prefeitura mensal);
  • Transportes públicos (que não são subsidiados pelo governo).

Valor do aluguel

O valor do aluguel por aqui depende de cidade para cidade. Londres é considerada a cidade mais cara de toda a Europa para se pagar aluguel (link em inglês), mas outras cidades famosas como Cambridge e Oxford não ficam atrás. A solução para os brasileiros récem-chegados na cidade é alugar um quarto em um apartamento ou casa com outros brasileiros ou então optar por morar mais longe da cidade.

O segredo é organizar bem as despesas e fazer um orçamento com a porcentagem do salário que será investido para acomodação. Antes de me mudar para cá eu usei o site Numbeo para ter uma noção geral de quanto gastaria com aluguel, comida e transporte.

Uma dica importante para quem está chegando aqui na Inglaterra é: procure morar com pessoas com a mesma cultura e estilo de vida de você. Porque conviver com diferentes hábitos dentro da mesma casa pode ser uma prova de convívio bastante difícil para quem está iniciando uma vida no exterior.

Quanto custa morar em Londres: descubra o custo de vida na cidade.

Saúde e alimentação

A saúde pública na Inglaterra é totalmente gratuita na Inglaterra, assim como as escolas públicas (menos creches). Os preços de mercado são bem parecidos com o restante da Europa e bem acessíveis. É possível comer bem na Inglaterra, com frutas, verduras e carnes preparando as refeições em casa.

Os produtos importados também são bem acessíveis e há alimentos do mundo inteiro. Confira a lista de mercado na Inglaterra (do mais barato para o mais caro):

  • Lidl;
  • Asda;
  • Tesco;
  • Morrisons;
  • Sainsbury´s.

Vale a pena pesquisar preços em supermercados diferentes e adquirir cartões fidelidade. Com eles você acumula créditos em valores financeiros, você pode usar esse valor depois para comprar qualquer coisa que aquele supermercado vender, inclusive eletrônicos.

Comer fora de casa, fica sempre mais caro. Principalmente em Londres, a média de um almoço na Inglaterra é £ 10 por pessoa (com bebida). Além disso, as comidas na Inglaterra são bastante pesadas e com muita batata frita. Por isso, se você quer manter uma vida saudável e ainda economizar, preparar suas próprias refeições em casa é a melhor alternativa.

Quanto custa para eu me mudar para a Inglaterra?

Os voos econômicos comprados com certa antecedência de São Paulo para Londres vão sair no mínimo cerca de R$3.500,00. Além dos gastos com visto, seguro viagem, sistema público de saúde, valor para depósito do aluguel e os custos do primeiro mês aqui antes de receber o primeiro salário.

Se planeje e faça um orçamento

Sim, custa bastante! Mas ao invés de se desmotivar, faça um orçamento e um plano de como conseguir esse dinheiro e se mantenha motivado. Ninguém quer chegar aqui e não dinheiro para pagar por um teto, então planeje-se bem para não passar aperto.

Os primeiros meses serão uma mistura de empolgação, saudades e indecisões. Mas com boa vontade e energia, você vai aproveitar sua estada aqui, não importa se ela é definitiva ou apenas por alguns meses.

Vale a pena busca um emprego na Inglaterra?

Vale e muito! O país é extremamente desenvolvido, as pessoas são muito educadas e a história fascina. Morar na Inglaterra é uma experiência incrível e que eu desejo que muitos brasileiros tenham essa oportunidade também.

A minha dica é: prepare um bom currículo em inglês (de preferência com a correção ou assessoria de alguma pessoa da área), capriche na sua apresentação pessoal. Mantenha seu currículo no LinkedIn sempre atualizado e se prepare bastante para as entrevistas em inglês. Treine seu inglês diariamente e esteja atento as notícias sobre o país. Boa sorte!

Como morar fora do Brasil: do planejamento até à mudança. Veja as dicas.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.

Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.