Visto de trabalho na Inglaterra: saiba como conseguir

Andar pelas ruas de Londres, aproveitar uma vida mais segura e ganhar em libras esterlinas. Esses são alguns dos desejos dos brasileiros que sonham em morar na Inglaterra. No entanto, é preciso conseguir a autorização para a obtenção do visto de trabalho na Inglaterra antes de se mudar.

Confira o nosso artigo a seguir e veja onde encontrar trabalho na Inglaterra, quais os tipos de visto e os requisitos necessários para conseguir o seu. Vamos lá?

Quais os tipos de visto de trabalho na Inglaterra?

Os vistos de trabalho na Inglaterra são chamados de Tiers e há 5 categorias, aplicadas de acordo com o tipo de trabalho e qualificação do requerente. As duas mais procuradas pelos imigrantes são a Tier 2, Tier 4 e Tier 5 .

Tier 1

Para investidores e profissionais identificados como líderes das ciências ou arte, chamados de Exceptional Talent. Com a mudança no processo de vistos, essa categoria foi encerrada.

Tier 2

O mais comum, é voltado para profissionais altamente qualificados que já possuem oferta de trabalho de uma empresa inglesa ou certificado de patrocínio. Há 5 classificações para esse visto: esportistas, ministros religiosos, serviço prioritário, transferência interna e geral. Consulte valores e taxas aqui.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Vale ressaltar que há um número máximo de emissões do Tier 2 por ano: 20.700. Então, se você quer aumentar suas chances, essa é a hora de caprichar no currículo e concorrer a vagas nas profissões mais bem pagas na Inglaterrra.

Tier 3

Para profissionais de menor qualificação ou que estão viajando com contrato de trabalho temporário, também encerrado em 2018.

Tier 4

Para quem deseja estudar na Inglaterra e trabalhar enquanto cursa uma graduação ou pós. Essa modalidade possui carga horária reduzida, inferior à de profissionais já formados.

Tier 5

Para participantes de programas temporários que associam intercâmbio e trabalho, ou que irão atuar em eventos esportivos ou programas humanitários ou voluntariado de 1 ano. Esse visto pode ser prolongado por até 2 anos.

Saiba como conseguir sua bolsa de estudos no Reino Unido.

Esteja atento ao escolher a modalidade de aplicação do visto de trabalho na Inglaterra. Não é possível simplesmente alterar para outra categoria. Então, se você aplicar para o Tier 4, por exemplo, irá precisar refazer todo o processo de aplicação para o Tier 2.

Tipos de visto de trabalho na inglaterra

Tudo o que precisa para encontrar seu próximo emprego na Inglaterra.

Quem pode solicitar?

Qualquer pessoa sem histórico criminal e com um propósito no país pode solicitar um visto na Inglaterra. Também quem tem matrícula em universidade, contrato de trabalho ou vínculo à organização de caridade e eventos pode solicitar entrada e permanência.

Para ter o pedido de visto de trabalho na Inglaterra aprovado, além da documentação exigida pelo governo, é preciso comprovar que:

  • Nível de inglês adequado para se comunicar com nativos;
  • Capital para investir em um negócio, no caso de investidores;
  • Matrícula em uma instituição de ensino – para estudantes;
  • Proposta de emprego – para trabalhadores comuns – e que receberá um salário adequado para se sustentar;
  • Está apto a viajar e disponibilizar seu histórico dos últimos cinco anos;
  • Possui fundos para se manter enquanto não estiver trabalhando. Em 2018, o valor apresentado era de 945 libras em sua conta bancária por 90 dias antes de aplicar para o visto;
  • Apresentar certidão negativa. O documento comprova situação legal e informa a existência ou não de registros criminais no seu país de origem e outros em que possa ter vivido nos últimos 10 anos.

Ficou com vontade de morar na Inglaterra? Veja como aqui.

Como solicitar o visto?

Em quatro passos simples é possível solicitar seu visto de trabalho na Inglaterra:

  1. Acesse site Visa4UK para vistos e imigração e solicite um visto online. Para seguir com a aplicação, é necessário se registrar no site;
  2. Para prosseguir com o processo de solicitação, agende uma entrevista no centro de solicitação de vistos para o Reino Unido (UK Visa Application Centre – VAC) mais próximo. Lá também é possível preencher o formulário de aplicação, pagar a taxa e marcar o comparecimento no VAC para iniciar o processo;
  3. No dia marcado, chegue com no mínimo 15 minutos de antecedência. Se você gosta de causar uma boa impressão, vá bem arrumado. Pois além de receber os documentos e colher as digitais, será tirada uma foto na hora;
  4. Após a entrevista, você receberá um recibo, que será exigido para retirar seus documentos. Você pode escolher entre receber sua documentação em pessoa no centro de solicitação ou pelos correios.

Saiba a documentação certa

Ao chegar em sua entrevista no consulado da Inglaterra no Brasil, você deve estar em posse de:

  • Comprovante de agendamento impresso, recibo da taxa de visto e da taxa de serviço VAC;
  • Passaporte atualizado e válido (com ao menos 1 folha em branco, frente e verso;
  • 2 fotografias 3×4 atuais e coloridas;
  • Formulário de solicitação online impresso, assinado e datado;
  • Formulário de autoavaliação assinado e datado;
  • Extrato bancário, com valores que provem que tem como se sustentar no país período de avaliação;
  • Comprovante de fluência no idioma;
  • Atestado Médico (teste de tuberculose) e seguro de Saúde;
  • Todos os documentos de suporte relativos à categoria de visto de sua solicitação.

O ideal é levar todos os documentos juramentados (traduzidos) e autenticados por autoridades competentes, caso os originais não estejam em inglês. Posteriormente à apresentação dos documentos não será mais possível submeter novos documentos. Uma vez aplicado, caso haja erros no pedido, será necessário recomeçar o processo.

Para mais informações sobre visto de trabalho na Inglaterra, você pode entrar em contato diretamente com o Consulado-Geral do Brasil em Londres.

Documentos para solicitar visto de trabalho na inglaterra

Conheça os principais documentos para morar na Inglaterra.

Quanto custa esse processo?

Isso irá depender do tipo de visto e quantas pessoas estão aplicando com você. Porém, é bom preparar o bolso. Fora a quantidade mínima exigida em sua conta bancária, ainda poderá pagar por:

  • Tradução dos documentos;
  • Viagem até o Centro de Solicitação (há apenas 5 no Brasil);
  • Validação de diploma pelo UK NARIC (de 55,50 e 108 libras);
  • Teste de proficiência em língua inglesa;
  • Entry Clearence (se o seu pedido for aprovado);
  • Work Permit (que é o visto de trabalho propriamente dito), cujo valor varia dependendo da categoria Tier;
  • Sobretaxa de saúde (200 libras ao ano). Esse valor será destinado a cobrir seus gastos e participação no NHS, o sistema de saúde do país.

Parece muita coisa? A documentação exigida para o visto de trabalho na Inglaterra não é tão extensa, porém há regras rígidas a serem seguidas para entrar e viver no país. Quanto mais você investe no início, menos terá de se preocupar depois.

E depois que chegar na Inglaterra?

Finalmente cheguei! E agora? Busque fazer o seu National Insurance Number para garantir seu acesso ao mercado de trabalho e outros benefícios, como o sistema de saúde na Inglaterra.

Como enviar dinheiro para a Inglaterra?

Para se manter no país, você terá que se preparar financeiramente, pois o custo de vida da Inglaterra é elevado. Você só pode levar em espécie até 10 mil reais sem precisar declarar.

Portanto, a melhor forma de gerir o seu dinheiro caso você precise converter reais em libras é a transferência internacional. Através dos bancos você perde muito dinheiro com taxas, por isso utilizar plataformas online, como a Remessa Online ou TransferWise por exemplo, é a melhor forma de economizar.

Preparação é essencial

Para aproveitar bem sua nova vida, é imperativo que você saia do Brasil com um planejamento muito bem traçado e faça uma extensa pesquisa sobre os hábitos e funcionamento das coisas no país. Se você gostar da vida por lá e decidir ficar de vez, é possível pedir o visto permanente após 5 anos morando no país.

Leia nosso artigo e saiba quem tem direito e como requerer a cidadania britânica.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Artigos relacionados

Morar na Inglaterra: tudo o que deve saber para morar no país

Quer saber como é morar na Inglaterra? Saiba detalhes sobre tipos de visto, melhores cidades, mercado de trabalho, custo de vida e muito mais

Profissões mais bem pagas na Inglaterra: conheça o top 10

Descubra aqui quais são as profissões mais bem pagas na Inglaterra, como encontrar vagas de trabalhar e estabelecer a carreira no país.

Emprego na Inglaterra: tudo o que precisa para encontrar a sua vaga

Saiba como encontrar um emprego na Inglaterra, as áreas, os salários, o custo de vida no país, dicas e sites para encontrar a sua vaga.

Visto para Inglaterra: principais tipos e como solicitar

Entre os vistos na Inglaterra encontramos o que chamamos de Tier 1, Tier 2 e o Tier 5. Cada um deles possui algumas subdivisões.

Documentos para morar na Inglaterra: saiba o que vai precisar

Você planeja sair do Brasil e viver no Reino Unido? Leia nosso artigo completo e saiba quais são todos os documentos para morar na Inglaterra.

Cidades da Inglaterra: as 10 melhores e maiores do país

Você quer morar na Inglaterra mas não conhece o país e não sabe onde morar? Preparamos um guia detalhado sobre as melhores e maiores cidades da Inglaterra.

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube